Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador para Máquinas Virtuais


NaaTaaN

Posts recomendados

Galera, fiquei tanto tempo sem trabalhar com hardware que percebi estar completamente enferrujado e desinformado sobre processadores.

 

Preciso montar um computador que tenha alto processamento, entretanto não será para jogos.

Tenho o sonho de deixar ligado no meu pc umas 4 ou 5 máquinas virtuais rodando perfeitamente sem gargalos.

 

Motivo: Quero estudar em um tipo de rede virtual que quero montar dentro do computador.

 

Gostaria de saber qual processador seria mais adequado para que eu não compre um ogro para matar uma formiga.

 

Estava pensando entre o I5 4670 da Intel e o FX=8350 da AMD.

 

PS: NÃO QUERO JOGAR NO COMPUTADOR E JAMAIS VOU QUERER. SOU "FANBOY" DE CONSOLES.

 

Grato.


esqueci de comentar...

eu vou usar muito o camtasia ao mesmo tempo. Pois a intenção é estudar e gravar aulas daquilo que aprender em um futuro distante (1 ano talvez).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@NaaTaaN, procurei em uma penca de sites e não achei um teste com virtualização, aí não fica tão fácil te dar uma resposta, mas, o i5 tem melhor desempenho em "tarefas individuais", o FX só vale a compra se você usar aplicativos nativamente feitos para vários núcleos, então eu iria de i5 ou i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais indicado seria o FX-8350 que possui oito núcleos para rodar suas VM sem lentidão no host quanto no guest. Assim se não for atribuir números de núcleos de processador para cada VM. Com esse processador você consegue um bom desempenho atribuindo até dois núcleos para no máximo duas VMs. Ficando, por exemplo, 50% de recursos de processamento para host e 50% para o guest. O ideal é nunca ultrapassar 50% dos recursos do host, memória RAM e processador por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mais indicado seria o FX-8350 que possui oito núcleos para rodar suas VM sem lentidão no host quanto no guest. Assim se não for atribuir números de núcleos de processador para cada VM. Com esse processador você consegue um bom desempenho atribuindo até dois núcleos para no máximo duas VMs. Ficando, por exemplo, 50% de recursos de processamento para host e 50% para o guest. O ideal é nunca ultrapassar 50% dos recursos do host, memória RAM e processador por exemplo.

 

O FX não tem 8 núcleos completos, ele tem 4 e as unidades de inteiros duplicadas, tem certeza que isso vai ajudar mais que o melhor desempenho por núcleo individual pra este caso ? (eu não sei e isso me interessa saber. ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito pouco provável que o Fx-8350 leve vantagem sobre os outros somente pelo fato da quantidade de núcleos (virtuais)......

 

 

Virtualização é muito mais que quantidade.......

 

 

Para uma melhor compreensão e consequente debate sobre sua dúvida seria interessante você informar qual plataforma pretende utilizar para Virtualização..... uma vez que algumas não utilizam alguns recursos disponíveis em processadores modernos enquanto outra utilizam.....

 

 

Já adianto minha opinião: I5 4670; Processador com VT-X e VD-T tendem a ser superior a processadores mais "potentes" não dotados destes recursos, principalmente quando possuímos uma quantidade considerável de VMs rodando.....


@NaaTaaN, procurei em uma penca de sites e não achei um teste com virtualização, aí não fica tão fácil te dar uma resposta, mas, o i5 tem melhor desempenho em "tarefas individuais", o FX só vale a compra se você usar aplicativos nativamente feitos para vários núcleos, então eu iria de i5 ou i7.

 

São bem difíceis de encontrar..... lembrando que a VMWare proíbe que divulguem benchmarks utilizando os produtos deles.....

 

Fiz a minha pós em cima de virtualização de baixo custo e acabei realizando alguns testes.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a utilização de várias máquinas virtuais um Core i7 seria o ideal, mas se o orçamento não comporta tal investimento, eu iria de Core i5. Entretanto, o FX-8350 também não iria se sair mal, então qualquer que seja sua escolha você estará bem servido. Eu rodo várias máquinas virtuais (sistemas antigos e outros mais recentes) com meu já obsoleto Phenom II X6 1090T BE overclockado a 3.816GHz e não tenho nada a reclamar (e mesmo em stock - 3.2GHz - já rodava de boa). Mas pelo pouco que li sobre o assunto um processador "parrudo" faz toda a diferença na hora de rodar máquinas virtuais. Invista bastante no processador e não se preocupe tanto com placa-de-vídeo para esse fim (ou seja, um Core i7-4770K seria o ideal, até mesmo por já vir com um IGP - vídeo onboard - "parrudinho").

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 4770K não tem o VT, melhor o 4770 "não K", @Pistigrilo ;)

 

Vale investir num bom tanto de RAM também, certo ?

 

Ué! Não sabia que a Intel tinha capado a versão "K" e colocado tal instrução na versão mais barata, com multiplicador de clock travado para overclock e com IGP pior. Qual é o sentido dessa jogada da Intel?

 

Vale a pena sim ter boa RAM. De 8GB para cima seria o ideal. Mas mesmo com 4GB já dá para rodar razoavelmente, isso se for rodar sistemas mais antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ué! Não sabia que a Intel tinha capado a versão "K" e colocado tal instrução na versão mais barata, com multiplicador de clock travado para overclock e com IGP pior. Qual é o sentido dessa jogada da Intel?

 

Vale a pena sim ter boa RAM. De 8GB para cima seria o ideal. Mas mesmo com 4GB já dá para rodar razoavelmente, isso se for rodar sistemas mais antigos.

 

Segundo eles: o publico que faz overclock nao e o mesmo que faz virtualizaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo eles: o publico que faz overclock nao e o mesmo que faz virtualizaçao.

 

É por essas e por outras que tem horas que tenho certa antipatia da Intel. É fato que atualmente eles estão bem à frente da AMD em processamento, mas ô atitudezinha ridícula, viu? A pessoa paga mais de mil dilmas num processador top-de-linha (ou intermediário superior, aos que só consideram tops os LGA2011) e se deparam com um recurso capado. Bacana demais, viu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pra virtualização quanto mais núcleos tiver o processador melhor... tenta pegar pelo menos um quad core. E pra rodar 4 VMs vai precisar de pelo menos uns 12 GB de RAM.... eu colocaria 16.

 

Qual ferramenta de virtualização vai utilizar? você não vai instalar ela sobre o windows não né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

senhores, fico muito grato pelas respostas.
Desculpem a demora para responder...

 

Pretendo utilizar o virtualbox rodando sobre o windows. Infelizmente não vou poder utilizar o linux pelo fato de usar muito o camtasia enquanto ligo as máquinas virtuais.

 

Será que com esse I5 eu consigo manter quantas máqs ligadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3 tranquilamente. Pelo que lembro do Vbox, você pode "alugar" um núcleo específico pra cada máquina, né ? Dá até pra colocar 4, mas eu daria uma folguinha pra um dos núcleos dependendo do que for fazer (eu já rodei 3 ou 4 [esqueci quantas foram] em um i3 da geração anterior e ele não reclamou)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em montar algo em torno desta configuração:
http://www.terabyteshop.com.br/t-home/computador-t-home-intel-i5-4670-3.40ghz-4-geração--8gb-ddr3--hd-500gb--dvd-rw---chdmi--gab-thermaltake.ptml

Quero rodar ao menos 3 máquinas virtuais + Camtasia tudo no Windows usando virtual box.
Será que guenta liso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os caras me montam um micro bacaninha pra socar uma fonte vagabunda ali no meio, ai !!

 

Se você comprar as peças avulsas, fica mais barato, e você ainda coloca uma fonte decente na tua máquina.

 

Mas, aí é assunto pro setor de recomendações de produtos (a máquina toda), e seria o caso de pedir pra moderação mover seu tópico pra lá. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo visto independente do número de cores o I5 vai levar a melhor... agora para matar:

 

I5 4ª geração ou I7 3ª geração?

ou seja

I5 4670 ou I7 3770?

 

Vi no CPUboss que o I7 leva pequena vantagem, quase nada... mas o que me chamou atenção é que tem o dobro de threads. Para a minha necessidade isso seria bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pelo visto independente do número de cores o I5 vai levar a melhor... agora para matar:

 

I5 4ª geração ou I7 3ª geração?

ou seja

I5 4670 ou I7 3770?

 

Vi no CPUboss que o I7 leva pequena vantagem, quase nada... mas o que me chamou atenção é que tem o dobro de threads. Para a minha necessidade isso seria bom?

 

Eu pegaria i7, mas, ele esta no preço do i7 da geraçao atual, pense direito. ;)

 

Tem o dobro de Threads, mas ele nao e duas vezes mais rápido que um i5 de mesmo clock e geraçao. O HT (o que faz o i7 achar que tem 8 núcleos quando tem 4) da uns 30-40% a mais de desempenho, quando da. Pro teu caso ele deve permitir mais algumas VMs, mas nao sei quantas, nao pude brincar com os i7. :/

 

Desculpe a falta de acentuaçao, nao sei o que o forum anda bebendo.. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pegaria i7, mas, ele esta no preço do i7 da geraçao atual, pense direito. ;)

 

Tem o dobro de Threads, mas ele nao e duas vezes mais rápido que um i5 de mesmo clock e geraçao. O HT (o que faz o i7 achar que tem 8 núcleos quando tem 4) da uns 30-40% a mais de desempenho, quando da. Pro teu caso ele deve permitir mais algumas VMs, mas nao sei quantas, nao pude brincar com os i7. :/

 

Desculpe a falta de acentuaçao, nao sei o que o forum anda bebendo.. ^_^

 

Saquei, vou dar uma analisada.

kkkkk.

Forum owned.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu investiria mais em SSDs e RAM do que em muito processador......

 

Só para terem uma ideia, da pra rodar  8 VMs simultaneamente com um Athlon 245 ou um Pentium 2030....... Utilizei com sucesso estas configs na minha monografia.....

 

Gargalo de virtualização caseira é "disco" ..... soluções de Virtualização de verdade utilizam storages homologados.... só para terem um ideia a VMWare não da suporte para os produtos corporativos se o hardware não estiver dentre os homologados por eles....

 

Processadores com tecnologia voltada a virtualização (leia-se VT-D, VT-X e outras) fazem com que a máquina acesse diretamente o hardware (sem a necessidade de "tradução" das instruções pelo processador).....em um modo simplista de dizer... menos "lag"

 

Quanto mais RAM melhor, se puder configurar o hypervisor ou a solução que estiver utilizando para não "cachearem" a VM em disco melhorará infinitamente o resultado.

 

Quer rodar 3 VMs + programas pesados no host ?? No mínimo 8 Gb com no máximo 1,5 GB em cada VM..... Se faltar RAM o cache será feito em disco....então serão 4 máquinas gravando e lendo o disco ao mesmo tempo....esquece....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NaaTaaN Aqui eu rodo num i3 2100  2X4GB DDR 3 1333 gtx 650, até 3 máquinas virtuais do XP ao mesmo usando o Vmware Player  para rodar um jogo de tiro em primeira pessoal, conhecido como Blackshot. Rodo direto, também, ao mesmo tempo 4 XPs ou até 3 Sevens utilizando  o Virtualbox, mas esse é  mais mesmo para fazer teste de rede e com programas apenas.

 

Eu prefiro Vmware player para jogos e por travar menos além d e aceitar sempre meus pendrives. Virtual box não roda meus jogos direito. 

 

Recentemente comprei um SSD e concordo plenamente com disse @BinhoCP   vale muito a pena investir num SSD além de memória. Assim como num PC normal, é só olhar o que o programa que vamos testar usar mais o que o sistema usa normalmente e resevar no programa de virtualização em relação a quantidade de memória.

 

Se  um I3 segunda geração rodou 3 jogos ao mesmo tempo no guest + 1 jogo no host, imagina o que não pode fazer um i7  quarta geração? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NaaTaaN, com i5 e memória ram suficiente, dá pra rodar várias VMs, não precisar ser no máximo 4(o número do núcleos do processador). Você com 8 GB de Ram consegue rodar umas 6(ou 7) VMs com 1 núcleo cada e 1 GB de ram alocada, com facilidade. Você pode até experimentar colocar dois núcleos em cada VM, que dá certo.

Pra rodar direitinho, com performance aceitável, é bom habilitar as instruções de virtualização na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!