Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual ESTABILIZADOR vocês me indicam comprar?


Posts recomendados

Acredito que equipamentos elétricos sejam resistentes a esse tipo de ocasião (mesmo tendo fortes dúvidas quanto ao serviço prestado por companhias de eletricidade pelo Brasil), pelo menos aqui em casa nunca deram problemas e possuo equipamentos com mais de 10 anos que quase nunca foram tirados da tomada. Isso porque além da maioria deles ter proteção (fusível) para sobrecarga, a rede elétrica quase nunca tem 220v certos, pode variar de 190 até 250v.

Pode ser que os equipamentos elétricos comuns sejam mais resistentes do que fontes de alimentação, por isso eles raramente dão problema.

Mas não vá com a opinião de um eletricista nesse caso, procure um eletrônico que ele vai te ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pessoal.

Não sabia nada disso.

Me falem se souberem: e os danos de queda de energia ou quando energia vem a mais... o que isso acarreta para a fonte do pc, que não esta usando um estabilizador?

Agradecido

Luis

A fonte se ajeita, afinal as modernas fontes operam normalmente mesmo que a tensão de entrada chegue a 265 Volts, que representa mais de 20% acima da tensão nominal, absolutamente fora do normal..  Se tiver estabilizador nessa hora, pode que ele pegue fogo, como esse daqui: http://forum.gamevicio.com/topico/2014/06/estabilizador-explodiu-e-levou-a-fonte-junto/

 

Se a tensão chegar a esses valores se preocupe com muitas outras coisas, por exemplo, todas suas lâmpadas, seu refrigerador,equipamentos elétricos em geral, menos com seu PC pois a fonte do mesmo vai operar numa boa mesmo com 265 Volts na cuca.. Sem estabilizador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte se ajeita, afinal as modernas fontes operam normalmente mesmo que a tensão de entrada chegue a 265 Volts, que representa mais de 20% acima da tensão nominal, absolutamente fora do normal..  Se tiver estabilizador nessa hora, pode que ele pegue fogo, como esse daqui: http://forum.gamevicio.com/topico/2014/06/estabilizador-explodiu-e-levou-a-fonte-junto/

 

Se a tensão chegar a esses valores se preocupe com muitas outras coisas, por exemplo, todas suas lâmpadas, seu refrigerador,equipamentos elétricos em geral, menos com seu PC pois a fonte do mesmo vai operar numa boa mesmo com 265 Volts na cuca.. Sem estabilizador...

O que abrange modernas, @faller? Tenho uma fonte Bomba (ST500BAZ), acha que ela se enquadra nesse quesito?

 

A proteção delas ainda é o fusível ou elas possuem outros componentes monitorando a entrada de energia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luisfranope1109 o primeiro passo é verificar qual o consumo dos equipamentos que você pretende ligar no estabilizador você pode consultar o manual ou etiqueta contendo o consumo em watts dos equipamentos.

O segundo é qual a tensão da tomada de energia disponível e a tensão de alimentação dos seus equipamentos, se forem iguais exemplo: tomadas 110V ou 127V e equipamentos 110V, você poderá comprar um estabilizador monovolt  que é mais barato que um bivolt por exemplo.

O mercado brasileiro de estabilizadores é normatizado então independente do fabricante você pode confiar na potencia indicada na embalagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que abrange modernas, @faller? Tenho uma fonte Bomba (ST500BAZ), acha que ela se enquadra nesse quesito?

 

A proteção delas ainda é o fusível ou elas possuem outros componentes monitorando a entrada de energia?

 

 

 

O fato de uma fonte não ser Full Range (operar de 90 a 265 Volts AC) não significa que ela não tem sua tolerância para operação normal..

Não encontrei o papel de especificações dessa sua dai, mas sim de uma assemelhada, que é para que vejas que embora ela não tenha um range contínuo de tens`ao de operação, ela tem sim, para cada faixa (110 ou 220) um certo range bem largo até..

Veja ai, a fonte é a ST-450P-CG, que bem pode operar de 90 a 132 Volts se a tensão for setada para 110 Volts e de 180 a 264 Volts se setada parda 220 Volts. Isso dai representa +20% e - 18% o que é uma faixa extremamente larga, correto???

 

SeventeamST450P-CG_zps5ab1a0b3.jpg

 

Fontes em geral tem na entrada o fusível e logo os filtros.. Dificilmente tem varistores e eu até defendo que não os tenha. O lugar de proteção é fora da fonte e não dentro da mesma..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, pra quem é leigo, o que levar em consideração na hora de escolher o filtro de linha.

No balao da informatica to vendo que tem muitas opções....

Agradecido

Vejamos. Se eu, me deparasse com a necessidade de comprar um filtro de linha, uma proteção para meus equipamentos, buscaria:

1) Nas características dos mesmos:

- Procuraria por algum dado, alguma especificação de sua atenuação em 100 MHz e esse valor para ser bom teria de estar maior ou igual a 40dB e alcançando 60 dB seria classificado como ótimo;

- A máxima absorção de energia teria de estar ai por perto dos 300 Joules ou superior;

- A quantidade de varistores deveria ser pelo menos 3, distribuídos entre F-N, F-T e N-T;

 

2) No visual dos mesmos:

- Que atendesse o número de tomadas desejado;

- Que tivesse tomadas já da norma nacional;

- Que a força de inserção de algum plug nele fosse grande o suficiente para conferir um bom contato. Não pode ficar molenga;

- Sempre preferiria algum com gabinete de aço (lata);

- Que tivesse um cabo visivelmente bem dimensionado (grosso) e que tivesse um comprimento adequado;

- Que tivesse proteções adicionais para rede telefônica se usasse internet via modem ADSL, ou para TV a cabo se usasse internet via esse cabo;

- Para conforto, tivesse uma proteção série por mini-disjuntor (mini-breaker) ao invés de fusível;

 

3) Se eu pudesse observar seu interior:

- Procuraria por montagem limpa, clara, robusta e com bom número de componentes, de preferência em placa impressa de fibra de vidro;

- Que a soldagem dos fios fosse bem feita, com fios adequadamente dispostos e que não tivesse componentes dependurados no barramento.

 

Quanto ao seu interior, visite esse tópico que tem essa visão interna de cerca de 40 diferentes filtros de linha: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luisfranope1109 o primeiro passo é verificar qual o consumo dos equipamentos que você pretende ligar no estabilizador você pode consultar o manual ou etiqueta contendo o consumo em watts dos equipamentos.

O segundo é qual a tensão da tomada de energia disponível e a tensão de alimentação dos seus equipamentos, se forem iguais exemplo: tomadas 110V ou 127V e equipamentos 110V, você poderá comprar um estabilizador monovolt  que é mais barato que um bivolt por exemplo.

O mercado brasileiro de estabilizadores é normatizado então independente do fabricante você pode confiar na potencia indicada na embalagem.

Quanta abobrinha você falou... Recomendo que atualize-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agradecidissimo Mestre sideral.

Se tiver um tempo, de uma olhada no www.balaodainformatica.com.br e me fala uns 2 que escolheria?

Grato

Luis

Visitei e ai só tem tranqueira, filtros de linha que mais se aproximam de extensões de tomadas..  Se queres realmente proteção para seus equipamentos terás de buscar outras alternativas. procure por produtos da Clamper, por exemplo..

Como esses dai:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EFCPT8BTLT

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CONTR009237

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para proteção contra surtos assim,de forma residencial, existem os DPS, para ser instalados junto ao quadro de disjuntores e geralmente se coloca um para cada fase que adentra a casa..

São esses dai:

http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros+e+protetores+DPS+protetor+de+raio+VCL+p-+ent.+de+for%C3%A7a

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, logico, não quero estragar peças no meu computador e tenho sim alguma grana pra gastar com filtro de linha ou estabilizador...
Filtro de linha seria para garantir que picos de 'energia a mais' ou 'a menos' danifuquem o computador ou filtro de linha é para evitar que uma descarga (raio) danifique o mesmo?
Agradecido

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo:

Não quero danificar meus componentes e, se necessario, pretendo gastar com o que for melhor (filtro de linha ou estabilizador).

Pergunto: 

Filtro de linha seria so para evitar queimar componentes em caso de 'raio', por exemplo, ou tem outra função?
Agradecido

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtros de linha, mundialmente conhecidos como Surge Supressors ou Surge Protectors tem algumas funções básicas, a saber:

1) Oferecer maior número de tomadas para facilitar a ligação dos mais diferentes periféricos que possam ai por volta de seu PC estarem;

 

2) Providenciar equalização do potencial das carcaças de todos os equipamentos com plugs de 3 vias a ele ligados. Todos os equipamentos com plugs de 3 vias a ele ligados estarão com sólida ligação entre todas as suas carcaças, minorando a possibilidade de ruído e de corrente circulante nos cabos de interligação dos mesmos;

 

3) Oferecer chave liga/desliga para desalimentar a todos os seus equipamentos simultaneamente;

 

4) Garantir a correta polarização dos equipamentos nele ligados pois se inserido em tomada apropriada, fase neutro + terra, garantirá que esses elementos aportem de modo correto em todos os equipamentos que nele se liguem, também a três pinos;

 

Do ponto de vista da filtragem:

5) Oferecer filtragem da energia da rede elétrica 60 Hz, através de filtro passa baixas, passivo, atenuando enormemente ruídos, interferências de radiofrequência, existentes na rede elétrica;

 

Do ponto de vista proteção:

6) Oferecer, com adoção de fusível ou mini disjuntor série, proteção caso seu equipamento se danifique e garantir que ele não vá pegar fogo, abrindo o circuito de alimentação nesses casos. Protege portanto sua casa de não pegar fogo;

 

7) Oferecer proteção contra surtos de tensão, que podem ter duas origens distintas:

- Surtos de tensão em modo diferencial que tem sua gênese nos dispositivos e equipamentos feitos pelo Homem. Desligamento de máquinas e motores de alta potência, máquinas que emitem faíscas (solda elétrica) chaveamento de contatoras em redes de alimentação etc..

- Surtos de tensão em modo comum, os raios e derivados de indução de descargas atmosféricas, nas tempestades elétricas.

 

8) Oferecer proteção contra surtos de tensão, adicionalmente, para as linhas telefônica e do cable o que é de suma importância  se sua internet for via ADSL ou cabo da TV. É comum raios entrar em seu PC vindo pela conexão rede telefônica ou cabo, passando pelo cabo da rede Lan e botando a perder sua placa de rede ou placa-mãe.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!