Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de partida


RogerLoko

Posts recomendados

Boa noite pessoal se estiver postando em local errado ou se o assunto não for relativo ao forum peço a um administrador que mova ou delete o post.Mandei enrolar um motor de bomba de vacuo e como a caixa onde fixa as chaves está danificada o enrolador deixou a fiação solta.Acontece que não sei como o capacitor sumiu e não tenho ideia de onde ligar  outro capacitor e preciso usar a bomba e o enrolador está viajando.O motor possui 6 fios sendo que o unico solto é o 5 que com certeza é um polo do capacitor, poderia me dizer qual seria o outro fio?O motor possui centrifuga e platinado.Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o capacitor está entre o 5 e o 6, o 5 costuma ser a fase auxiliar que é utilizada na partida do motor e quando ele atinge uns 75% a 80% da rotação nominal essa fase é desligada sozinha, invertendo as pontas 5 e 6 muda o sentido de rotação do motor, porém achei um tanto quanto estranha essa ligação que você postou.

não tenho certeza, espere mais respostas, isso pelo menos é o que mais encontro por aqui, sabe se esse capacitor é de auxiliar a partida ou é permanente ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o capacitor está entre o 5 e o 6, o 5 costuma ser a fase auxiliar que é utilizada na partida do motor e quando ele atinge uns 75% a 80% da rotação nominal essa fase é desligada sozinha, invertendo as pontas 5 e 6 muda o sentido de rotação do motor, porém achei um tanto quanto estranha essa ligação que você postou.

não tenho certeza, espere mais respostas, isso pelo menos é o que mais encontro por aqui, sabe se esse capacitor é de auxiliar a partida ou é permanente ?

Creio ser de partida pois possui centrifuga e platinado

Seria isso que procuras, creio eu...

Sem+t%C3%ADtulo.png

Desculpe Felipe mas sou leigo em interpretar diagramas.Poderia explicar?Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem muito o que explicar, é o diagrama para o q o Matthwus falou, tem uma bobina auxiliar de partida, e assim que o motor atinge rotação de trab se desliga a bobina.. sendo que o capacitor vai em serie com essa bobina... a chave q você tem ali seria para mudar entre 220v e 110v certo? sendo assim você simplesmente coloca as bobinas principais em serie ou em paralelo para cada uma ter sempre 110v sobre ela.

 

Se eu entendi direito ( por favor se alguém notar algum erro corrija) seu capacitor vai entre o 5  e o 3 .. Bote o capacitor com uma ponta no 5 e a outra no 3... agora não tenho certeza como você vai desligar essa bobina auxiliar depois... melhor esperar alguem com mais experiencia nisso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo, é aqui mesmo, essa parte é completamente eletrônica.

 

Na realidade esta parte tem relação com energia / eletrotécnica...

 

Obrigado pela atenção amigos, como é difícil fotografar com detalhes fiz um esquema incluindo fiação e chave de tensão.Os fios aqui são pretos mas colorizei para facilitar visualização.Observando que o fio 3 aqui é o único que está com a isolação solta.

 

Primeiro tente identificar as 3 bobinas como na figura do post acima postado pelo FelipeZ. Tem algum instrumento que te permita verificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.rificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade esta parte tem relação com energia / eletrotécnica...

 

 

Primeiro tente identificar as 3 bobinas como na figura do post acima postado pelo FelipeZ. Tem algum instrumento que te permita verificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.rificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.

Como meu multímetro morreu usei meu alicate amperímetro em escala de 200 ohms, separei todos os fios e medi e obtive o seguinte resultado:

 

FIOS 1 E 3= VALOR 9

 

FIOS 2 E 4= VALOR 9

 

FIOS 5 E 6= VALOR 17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!