Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe não reconhece processador


Posts recomendados

A uma semana comprei umas peças novas pro PC, uma placa-mãe "MSI PC MATE B150", e um "I5 6400". Consegui ligar normalmente e usei durante o dia sem problemas. Precisei trocá-lo de lugar e desliguei e retirei da tomada, ai começou os problemas! Assim que ligava o cabo ele dava um pico de energia acionava tudo e desligava. Consegui resolver depois de dar um reset na bios e configurá-la pra não iniciar apos queda de luz.

 Agora estou com outro problema, a placa-mãe parece não reconhecer o processador. O Led CPU no "MSI debug led" acende e o PC não inicia, posso desliga-lo e re ligar varias vezs, tiro a memoria, os HDs e continua no led de CPU aceso. Algumas vezs ao acaso quando reconhecia o processador, ele acusava a falta da DRAM acendendo este led apos apagar a do CPU. Consegui liga-lo com muita insistência e não pretendo desligar ate entender o problema. 

 As peças estão com dias de uso, tenho medo de que seja algum defeito de fabrica que me cause dores de cabeça 00'

 Pensei em atualizar a bios, entrei no prompt e PARECE que a BIOS está desatualizada. Talvez atualizando resolva, mas nunca fiz esta atualização de BIOS e estou com medo de desliga-lo e ele não ligar novamente!

 

Configuração MSI B150, IG 6400, CX500, 2X4Gb ddr4 HyperX FURY, XFX HD 7770.

2Q==

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho difícil uma placa-mãe pr a tão jovem 6ª geração intel ter BIOS desatualizada, seria melhor se você pudesse acessar a BIOS, já fez mais algum reset na bios desde o inicio do problema? verificou se todos os cabos da fonte estão bem conectados assim como memórias e força do cpu? tente dar uma verificada e poste qq novidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissoonmartinns poderia por favor explicar direito o que aconteceu?

 

Você desligou o PC, tirou da tomada e colocou em outro lugar. Até aí vai.

Fez o que depois? Aconteceu o que depois?

Ligava o cabo o quê? Filtro de linha?

Queda de luz como? Cai toda hora aí?

A tomada que começou a dar problemas vem de uma caixa diferente da outra? Fiação diferente?

 

Se o micro estiver ligado, desligue o micro, desligue o interruptor da fonte, desligue da parede / filtro de linha.

Tire a bateria da placa-mãe por 10 minutos. Recoloque a bateria.

Ligue o micro em uma tomada segura (ou a mais segura da casa), ligue o interruptor da fonte, ligue o micro. Entre no BIOS (se ele der boot) e carregue o "Load Optmized Defaults". 

 

Se continuar dando zika, desligue o micro, desligue o interruptor da fonte, desligue da parede e desmonte o micro todo. Cada peça. Isso pode tirar carga estática que algum surto pode ter carregado no seu micro. Tire a bateria novamente e deixe 10 minutos fora. recoloque a bateria. Monte o micro todo de novo, tome cuidado e monte o micro descalço, coloque a mão na parede de vez em quando para descarregar estática, toque o gabinete ou a fonte para dividir a carga.

 

Depois que montar tudo de novo, ligue na parede, ligue o interruptor da fonte, ligue o micro e veja se vai. Se não ser, alguma peça pode ter queimado com um surto. Mas eu não saco muito disso, então deixo para outra pessoa.

 

 

Ah, sempre que mexer no micro tome cuidado com estática. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Warnney Machado disse:

acho difícil uma placa-mãe pr a tão jovem 6ª geração intel ter BIOS desatualizada, seria melhor se você pudesse acessar a BIOS, já fez mais algum reset na bios desde o inicio do problema? verificou se todos os cabos da fonte estão bem conectados assim como memórias e força do cpu? tente dar uma verificada e poste qq novidade

Ja tentei dar reset mas não resolveu, parece que liga na sorte sabe, ao acaso. E eu Tentei ligar varias vezes, cheguei a desmontar e ligar fora do gabinete, pois pensei ser algum mal contato. 

 Baixei o Programa Live Update 6 e ele me informa que a Bios está na versão C.00, e já está disponível a versão C.50. Mas como nunca atualizei a bios, estou com duvidas e só tentarei atualizar quando estiver mais certezas 

 

5 minutos atrás, Contiusa disse:

@alissoonmartinns poderia por favor explicar direito o que aconteceu?

 

Você desligou o PC, tirou da tomada e colocou em outro lugar. Até aí vai.

Fez o que depois? Aconteceu o que depois?

Ligava o cabo o quê? Filtro de linha?

Queda de luz como? Cai toda hora aí?

A tomada que começou a dar problemas vem de uma caixa diferente da outra? Fiação diferente?

 

Se o micro estiver ligado, desligue o micro, desligue o interruptor da fonte, desligue da parede / filtro de linha.

Tire a bateria da placa-mãe por 10 minutos. Recoloque a bateria.

Ligue o micro em uma tomada segura (ou a mais segura da casa), ligue o interruptor da fonte, ligue o micro. Entre no BIOS (se ele der boot) e carregue o "Load Optmized Defaults". 

 

Se continuar dando zika, desligue o micro, desligue o interruptor da fonte, desligue da parede e desmonte o micro todo. Cada peça. Isso pode tirar carga estática que algum surto pode ter carregado no seu micro. Tire a bateria novamente e deixe 10 minutos fora. recoloque a bateria. Monte o micro todo de novo, tome cuidado e monte o micro descalço, coloque a mão na parede de vez em quando para descarregar estática, toque o gabinete ou a fonte para dividir a carga.

 

Depois que montar tudo de novo, ligue na parede, ligue o interruptor da fonte, ligue o micro e veja se vai. Se não ser, alguma peça pode ter queimado com um surto. Mas eu não saco muito disso, então deixo para outra pessoa.

 

 

Ah, sempre que mexer no micro tome cuidado com estática. 

Comecei a montagem na mesa da sala onde não há filtro ou estabilizador, funcionou normalmente, fiz a instalação do windows, drives e tal. Quando estava tudo pronto, desliguei pra trazer para o quarto, ai deu o primeiro problema, ele reconheceu como queda de luz e tentava iniciar sem apertar o botão power. Removi da tomada, retirei a bateria e ele consegui entrar na bios/ config de entergia/ e alterei esta parte de iniciação automática.

 PC ficou ligado por 2 dias até que alguem desligou forçado, direto no botão power, quando tentei liga-lo percebi este problema, o  Led CPU no "MSI debug led" aceso, busquei no manual que diz que o CPU está com problema ou não é reconhecido. Como respondi para o Warnney Machado, tentei por varias vezes, retirei tudo e liguei fora, não funcionou, retirei a memoria por algumas vezs, na maioria não reconhecia, mas em uma delas apagou a CPU e acendeu o LED DRAM (imagino que nessa hora iniciaria o Windows normalmente se estivesse com a RAM), apos desligar e recolocar a RAM ele voltou pro led CPU aceso. Ate que depois de muita insistência, com o PC fechado, apenas ligando e desligando no Power ele iniciou. Estou Nele neste momento, funcionando sem problemas, o que mostra que não tem nenhuma peça com problema!

 Imagino que esteja apenas desatualizado, mas como eu não entendo de Bios, estou aqui pra pedir a ajuda de vocês! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Uma coisa é certa, você não pode atualizar o BIOS com o sistema nessas condições. A placa-mãe pode ir para o saco. Também não acho que seja problema de BIOS, porque a sua placa-mãe dá suporte nativo para o i5-6400.

 

Já viu as temperarturas? A cooler está instalado direito? Tirou o plastico de proteção antes de instalar?

 

Citação

ele reconheceu como queda de luz e tentava iniciar sem apertar o botão power

 

Você diz que ligou e o micro começou a fazer o loop? Desligar antes de completar o boot e reiniciar de novo?

 

Como você já montou o micro dentro e fora do gabinete, descarto mal contado dos conectores SATA. Viu se está direito? Não faz muito tempo aconteceu algo parecido comigo. Era o cabo SATA. 

 

Como a sua fonte não é modular, não é mal contato.

 

Viu se os conectores da fonte estão bem plugados na placa-mãe? Conector da CPU?

 

Deixe conectado apenas o essencial - um pente de memória, HD, placa de vídeo e processador. Faça o Memtest64 para ver se as memórias estão legais.

 

Reinstale o Windows.

 

 

Pode até tirar a placa de vídeo e só testar com o processador, um pente de memória e o HD. Teste o pente de memória com o Memtest antes.

 

Instale o Windows novamente só com essas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

1- Uma coisa é certa, você não pode atualizar o BIOS com o sistema nessas condições. A placa-mãe pode ir para o saco. Também não acho que seja problema de BIOS, porque a sua placa-mãe dá suporte nativo para o i5-6400.

 

Já viu as temperarturas? A cooler está instalado direito? Tirou o plastico de proteção antes de instalar?

 

 

Você diz que ligou e o micro começou a fazer o loop? Desligar antes de completar o boot e reiniciar de novo?

 

Como você já montou o micro dentro e fora do gabinete, descarto mal contado dos conectores SATA. Viu se está direito? Não faz muito tempo aconteceu algo parecido comigo. Era o cabo SATA. 

 

Como a sua fonte não é modular, não é mal contato.

 

Viu se os conectores da fonte estão bem plugados na placa-mãe? Conector da CPU?

 

Deixe conectado apenas o essencial - um pente de memória, HD, placa de vídeo e processador. Faça o Memtest64 para ver se as memórias estão legais.

 

Reinstale o Windows.

 Estou com ele ligado e queria ter uma quase certeza antes de desligar, pois imagino que eu n consiga ligar fácil novamente, demorei quase 1 dia tentando re-ligar. Testei as temperaturas aqui, estão normais! 
 

Os cabos sata são novos e o Win instalei a pouco, ele inicia sem problema.

 

O problema e que as vezes ele não reconhece o Processador! 

 Em nenhum momento ele da loop. Se eu o ligar e deixar, ficará com o Debug led CPU ligado até que eu o desligue manualmente, não reinicia! 

 

Este programa Live update 6, pelo que eu li ele baixa os drives no HD e pede pra reiniciar e atualiza os drives

Eu imagino que se eu fizer isto, ele iniciará a instalação sem problemas, já que não precisará do processador para isto, Certo?

Parece estar desatualizada!

Live Update.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, alissoonmartinns disse:

Este programa Live update 6, pelo que eu li ele baixa os drives no HD e pede pra reiniciar e atualiza os drives Eu imagino que se eu fizer isto, ele iniciará a instalação sem problemas, já que não precisará do processador para isto, Certo? Parece estar desatualizada!

 

Parece desatualizada porque se tiver uma BIOS mais nova ele vai dizer que está desatualizado. Não quer dizer que o sistema não possa rodar com o BIOS atual.

 

Claro que vai precisar do processador. Sem processador o micro não dá nem tela.

 

Eu não atualizaria o BIOS. O seu micro pode desligar a qualquer momento, e aí você inutiliza a placa-mãe.

 

Como você não pode atualizar o BIOS (pode, mas corre sério risco de ter que comprar outra placa-mãe), a única solução é instalar o Windows de novo. Desligue, fazer o quê? Em algum momento você terá que desligar mesmo.

 

Teste as memórias e instale o Windows de novo só com o processador (vídeo integrado), com o HD e com um pente de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

 

 

Ah, vá em Inciar / Computador (botão direito) / Gerenciar / Gerenciador de Dispositivos. Tem alguma coisa com o símbolo de interrogação amarelo? 

Desliguei ele normalmente, pelo win e aconteceu o problema. Demorei bastante até conseguir liga-lo, entrei na bios e restaurei os padroes, desligando aconteceu novamente. Fazendo algumas tentativas, removi a placa de video, apareceu a mensg da foto. Não consegui apertar F então tive que reiniciar manualmente, e percebi que em alguns momentos ele reconhecia o CPU, Reconhecia a Memoria e quando Entraria na checagem da VGA ele piscava novamente CPU e reiniciava!
 Com muitas tentativas eu consegui ligar novamente, somente com um pente de memoria, um HD e sem Placa de Video!

20160418_121707_HDR[1].jpg
 @Warnney Machado

9 horas atrás, Contiusa disse:

 

 

Ah, vá em Inciar / Computador (botão direito) / Gerenciar / Gerenciador de Dispositivos. Tem alguma coisa com o símbolo de interrogação amarelo? 

Não há simbolo de interrogação amarelos, Entrei em contato com a loja responsável pela venda e trocarei de placa. 

 Existe alguma possibilidade de o problema estar no processador? Algum defeito de fabrica?

  Pretendo trocar a Mobo pela "gigabyte b150m-d3h ddr4" que era minha segunda opção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Você deve ter fritado a placa-mãe, mas pode ser algum erro de montagem do micro por inexperiência. Só mesmo vendo aí. Arrume um colega que entenda de micro para dar uma olhada, porque corre o risco de você ficar devolvendo várias placas-mãe para o vendedor.

Obrigado pela ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!