Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador utilizando metade de seu desempenho total (?)


palenrique_

Posts recomendados

Olá pessoas, venho aqui pedir a ajuda de vocês e sendo direto ao ponto. Meu processador pode estar usando apenas 2 núcleos, sendo que ele tem 4, pois sempre que eu abro o CPU-Z, eu vejo que ele só reconhece 2 núcleos, o mesmo vale pro HWMonitor, quando eu abro o msconfig só é selecionado 2 núcleos para inicialização, mas quando eu vejo na BIOS, todos os 4 núcleos estão funcionando e aparecem que estão normais. Isso é comum ou não? O que seria o ideal de se fazer? Segue as imagens do que está acontecendo aqui.

bios foto.jpg

cpuz.png

hwmonitor.png

msconfig.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando encontrei um post do amigão Peperaio.

Segue soluções que com ele funcionou.
 

Solução 1: Para resolver este problema, vá no iniciar e na barra de buscas digite: “Opções de Energia” e dê enter. Ative a opção “Alto Desempenho“. Se você não estiver vendo esta opção, clique em “Mostrar planos adicionais”.

 

Solução 2: Abra o iniciar e na barra de buscas digite “DEVMGMT.MSC“. Irá abrir o gerenciador de dispositivos. Abra a guia “Processadores“, e com o botão direito, clique em “Desinstalar“. Quando pedir para reiniciar, clique em “Não” e continue desinstalando todos os núcleos que aparecerem ali.

 

desinstalando-o-processador.jpg
 

Quando terminar de desinstalar todos, reinicie o Windows. Ao voltar, o Windows irá reinstalar o driver para o seu processador, é possível que ele peça para reiniciar novamente, reinicie. Ao voltar novamente, abra o CPU-Z e veja se agora, está correto a velocidade do processador e os seus núcleos. Se não estiver, vamos a última solução.

 

Solução Final: Se ainda assim, o processador ainda não foi reconhecido normalmente, tanto em velocidade, quanto em seus núcleos, pare e pense.. Quando isso comecou? Depois de atualizar o Windows? Depois de instalar algum driver? Tente descobrir, reinstale os seus drivers de Chipset. Ou, reinicie o computador e entre na BIOS, apertando a tecla “DEL” ou “F2”. Veja se na sua BIOS, é possível desabilitar ou diminuir a capacidade do seu processador. Veja se o seu processador não está com algum overclock. Procure uma opção para carregar as opções otimizadas da sua BIOS (geralmente você encontra como: “Load Optimized Defaults” ou algo parecido), salve e volte ao Windows para checar novamente no CPU-Z. Considere talvez formatar o Windows, pode resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, HarveySpecter disse:

Pesquisando encontrei um post do amigão Peperaio.

Segue soluções que com ele funcionou.
 

Solução 1: Para resolver este problema, vá no iniciar e na barra de buscas digite: “Opções de Energia” e dê enter. Ative a opção “Alto Desempenho“. Se você não estiver vendo esta opção, clique em “Mostrar planos adicionais”.

 

Solução 2: Abra o iniciar e na barra de buscas digite “DEVMGMT.MSC“. Irá abrir o gerenciador de dispositivos. Abra a guia “Processadores“, e com o botão direito, clique em “Desinstalar“. Quando pedir para reiniciar, clique em “Não” e continue desinstalando todos os núcleos que aparecerem ali.

 

desinstalando-o-processador.jpg
 

Quando terminar de desinstalar todos, reinicie o Windows. Ao voltar, o Windows irá reinstalar o driver para o seu processador, é possível que ele peça para reiniciar novamente, reinicie. Ao voltar novamente, abra o CPU-Z e veja se agora, está correto a velocidade do processador e os seus núcleos. Se não estiver, vamos a última solução.

 

Solução Final: Se ainda assim, o processador ainda não foi reconhecido normalmente, tanto em velocidade, quanto em seus núcleos, pare e pense.. Quando isso comecou? Depois de atualizar o Windows? Depois de instalar algum driver? Tente descobrir, reinstale os seus drivers de Chipset. Ou, reinicie o computador e entre na BIOS, apertando a tecla “DEL” ou “F2”. Veja se na sua BIOS, é possível desabilitar ou diminuir a capacidade do seu processador. Veja se o seu processador não está com algum overclock. Procure uma opção para carregar as opções otimizadas da sua BIOS (geralmente você encontra como: “Load Optimized Defaults” ou algo parecido), salve e volte ao Windows para checar novamente no CPU-Z. Considere talvez formatar o Windows, pode resolver.

Eu já fiz isso, já coloquei 4 núcleos para funcionar na BIOS, já desinstalei e reinstalei os drivers do processador, já entrei nesse modo de Optimized Defaults da BIOS e vi até mesmo outros tópicos daqui e em outros sites, mas nada. Tenho mesmo que formatar aqui para tentar resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Imakuni disse:

Você está com a versão mais recente da BIOS? Se não, atualize e veja se resolve.

 

43 minutos atrás, QuizzyQ disse:

Faz assim, baixa o Drive Booster e atualiza seus drivers (se não faz isso nos últimos 3 meses, há muitos pra atualizar).

É importante lembrar que a Bios reconhece todos os 4 núcleos, apenas o S.O que não. Talvez, como última opção, podes formatar.

 

29 minutos atrás, Vegetto disse:

Ja aconteceu isso comigo e era driver d chipset

 

 

Acabei de atualizar todos os drivers que tinham desatualizados e a BIOS também, mas nada de diferente. Fiz mais uma vez todo o processo mencionado alí em cima, mas nada ainda.

adicionado 2 minutos depois

Pelo o que eu to vendo, a única opção mesmo deve ser formatar. Vocês recomendam eu apenas reinstalar o Windows, caso isso seja um erro dele, ou formatar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!