Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 não instala versão 64 bits


Posts recomendados

Prezados foristas.

Venho relatar um problema um tanto estranho.

Tenho um já idoso (7,5 anos) notebook Avell LBP21 (vulgo Compal PBL21), mas que ganhou vida nova depois que coloquei um SSD +4GB de RAM. Ele roda atualmente com o Windows 7 64 bits.

Especificações: Processador Intel Core i5 (2a geração 2520 2.5ghz, 8GB de RAM DDR3 1333Mhz; Placa de vídeo Nvidia Geforce GT540M; SSD 480GB Sandisk.

 

Desde que o Windows 10 foi lançado em 2015, tentei migrar para ele. A instalação acontecia, note reiniciava, mas na hora que continuava a instalação, a tela ficava preta no item "Preparação dos dispositivos" e não acontecia mais nada. Sempre achei que fosse incompatibilidade da BIOS com o Win10, e sempre deixei por isso, continuando com o Windows 7. 

 

Aqui em minha casa tem um outro PC já bem antigo, da STI Toshiba (aqueles com os componentes mais vagabundos possíveis) que meus pais usam para navegar na internet e usar o pacote Office. Esse PC tem um processador Intel Dual Core E2180, processador 32 bits. Para dar uma acelerada nele, comprei um SSD e +2GB de RAM. Devido a esse update, resolvi testar se o Windows 10 32 bits funcionaria nele, e para minha surpresa, instalou perfeitamente.

 

Vendo isso acontecer, peguei o mesmo pendrive com o Windows 10 32 bits, e resolvi testar em meu notebook (retirei o SSD e coloquei o HD antigo para testes), e mais uma vez para minha surpresa, a instalação aconteceu sem problemas com a edição de 32 bits.

 

Venho perguntar aos foristas, existe alguma explicação para a instalação da versão 32 bits funcionar e a 64 bits não funcionar em um mesmo PC?

 

OBS: As ISO do Windows 10 32 e 64 bits obtive por download do site da Microsoft, e para ambas, criei um pendrive bootável com o RUFUS 3.1, escolhendo a opção MBR no esquema de partição. A BIOS de meu notebook aparenta não ter suporte UEFI, mesmo sendo de 2011 (01 ano antes do lançamento do Windows 8).

 

Maneiras que ainda não testei: Criar um pendrive do WIN10 x64 usando a opção GPT na partição; Tentar instalar o Windows 8.1 e atualizar ele para o 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Pentium E2180 é de 64 bits, só para constar.

 

Tenho um notebook mais ou menos da mesma época, com um Celeron e 4 GB de RAM, dessa mesma geração, e rodo sem problemas o Windows 10 64 bits.

 

No caso se você esperou por muito tempo e ainda ficou travado, eu tentaria desligar o Wifi/cabo de rede e tentar novamente, fazendo tudo offline. Tem outras dicas aqui pra seguir, veja se ajuda alguma delas: https://www.thewindowsclub.com/windows-10-install-stuck-during-installation

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, eduardoamll disse:

Prezados foristas.

Venho relatar um problema um tanto estranho.

Tenho um já idoso (7,5 anos) notebook Avell LBP21 (vulgo Compal PBL21), mas que ganhou vida nova depois que coloquei um SSD +4GB de RAM. Ele roda atualmente com o Windows 7 64 bits.

Especificações: Processador Intel Core i5 (2a geração 2520 2.5ghz, 8GB de RAM DDR3 1333Mhz; Placa de vídeo Nvidia Geforce GT540M; SSD 480GB Sandisk.

 

Desde que o Windows 10 foi lançado em 2015, tentei migrar para ele. A instalação acontecia, note reiniciava, mas na hora que continuava a instalação, a tela ficava preta no item "Preparação dos dispositivos" e não acontecia mais nada. Sempre achei que fosse incompatibilidade da BIOS com o Win10, e sempre deixei por isso, continuando com o Windows 7. 

 

Aqui em minha casa tem um outro PC já bem antigo, da STI Toshiba (aqueles com os componentes mais vagabundos possíveis) que meus pais usam para navegar na internet e usar o pacote Office. Esse PC tem um processador Intel Dual Core E2180, processador 32 bits. Para dar uma acelerada nele, comprei um SSD e +2GB de RAM. Devido a esse update, resolvi testar se o Windows 10 32 bits funcionaria nele, e para minha surpresa, instalou perfeitamente.

 

Vendo isso acontecer, peguei o mesmo pendrive com o Windows 10 32 bits, e resolvi testar em meu notebook (retirei o SSD e coloquei o HD antigo para testes), e mais uma vez para minha surpresa, a instalação aconteceu sem problemas com a edição de 32 bits.

 

Venho perguntar aos foristas, existe alguma explicação para a instalação da versão 32 bits funcionar e a 64 bits não funcionar em um mesmo PC?

 

OBS: As ISO do Windows 10 32 e 64 bits obtive por download do site da Microsoft, e para ambas, criei um pendrive bootável com o RUFUS 3.1, escolhendo a opção MBR no esquema de partição. A BIOS de meu notebook aparenta não ter suporte UEFI, mesmo sendo de 2011 (01 ano antes do lançamento do Windows 8).

 

Maneiras que ainda não testei: Criar um pendrive do WIN10 x64 usando a opção GPT na partição; Tentar instalar o Windows 8.1 e atualizar ele para o 10.

Uma dica: tente a instalação sem nenhum periférico conectado, nem mesmo um mouse, se conseguir usar apenas o teclado.

Quanto mais coisas conectadas, maior a tendência de haver problema na instalação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, dudaskank disse:

O Pentium E2180 é de 64 bits, só para constar.

 

Tenho um notebook mais ou menos da mesma época, com um Celeron e 4 GB de RAM, dessa mesma geração, e rodo sem problemas o Windows 10 64 bits.

 

No caso se você esperou por muito tempo e ainda ficou travado, eu tentaria desligar o Wifi/cabo de rede e tentar novamente, fazendo tudo offline. Tem outras dicas aqui pra seguir, veja se ajuda alguma delas: https://www.thewindowsclub.com/windows-10-install-stuck-during-installation

 

Em relação ao computador com Pentium E2180, ao olhar as informações do sistema no Windows 10, aparece processador com base x64. Sempre achei que era um processador 32 bits, pelo fato de ser o "Dual Core" ao invés do "Core 2 Duo". Até o momento não fazia diferença, já que tinha apenas 2GB de RAM, agora tem 4GB. Vou arriscar daqui uns dias instalar a versão x64. Testei dar boot com um DVD do Win7 x64 e os tramites andaram e chegou na tela das partições, e obviamente não segui.

 

Voltado ao notebook, desativei na BIOS o WLAN, Camera, Card Reader e um tal de Azalia. Ainda desativei o Wireless em uma chave física que tem nele. Deixei apenas o pendrive com a instalação do Windows engatado no notebook. E mais uma vez, a instalação não prosseguiu no item "Preparação dos dispositivos". Estou fazendo todos esses testes, no HD antigo, mas descarto problemas nele, pois quando tentei instalar no SSD, aconteceu a mesma coisa.

 

OBS: Aparece "Preparação dos Dispositivos", a bolinha fica rolando por mais 1 segundo e depois a tela fica toda preta até que o próprio note reinicia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ele reiniciar sozinho, eu nunca vi nada desse jeito.

 

Mas, uma coisa que você pode tentar, seria instalar o Windows 10 no HD antigo do Notebook, mas usando o PC mesmo, e depois de instalar colocar ele no Notebook pra ver o que acontece.

 

Outra coisa, já tentou entrar em contato com a Avell, ou com a Microsoft sobre isso? Talvez eles possam ajudar, possivelmente mais até a Avell, talvez você não seja o único com esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No feriado de carnaval fiz mais algumas tentativas:

 

Tentativa 01: Através do programa Windows ISO Downloader, baixei uma ISO do Windows 8.1 x64. Tentei instalar ele, mas aconteceu o mesmo que no Win10 x64. Quando o PC dá o primeiro reinicio, ao chegar no Item “Preparação dos dispositivos”, a tela ficou preta, e mais alguns minutos o PC reiniciou sozinho. O instalador deu a seguinte mensagem:

 

“O computador foi reiniciado de forma inesperada ou encontrou um erro inesperado. A instalação do Windows não pode continuar. Para instalar o Windows, clique em "OK" para reiniciar o computador e reinicie a instalação.”

 

Tentativa 02: Fiz uma instalação toda limpa do Windows 7 x64, não instalei nada, nem drivers, e mandei atualizar para o Win10 x64. Ignorei a opção de conectar na internet para atualizar. Ele fez os procedimentos, reiniciou, atualizou 30%, reiniciou, continuou a atualização, até chegar em 43%. Nesse momento, a tela ficou toda preta, e o PC não fez mais nada. Como sabia que não daria em nada, resetei ele. O instalador restaurou ao Win 7 e deu a mensagem.

 

0xc1900101 0x30018 – A instalação falhou na fase FIRST_BOOT com um erro durante a operação SYSPREP.

 

Algo que descobri é que essa versão do Win10 x64 (1809) está com algum problema, pois não consegui instalá-la em uma máquina virtual, e em duas tentativas de anos anteriores (com edições anteriores do Win10), instalei o Win10 x64 em VMs e funcionou sem problemas. Vou fazer o download de uma edição anterior. 

 

Tentativa 03 (mais drástica): Instalei o Win 8.1 x64 em uma máquina virtual (motivo de ter sido o 8.1 ao invés do 10 está acima). Com esse Windows instalado, utilizei o software EaseUS para clonar as partições dessa VM, para o meu HD antigo. Após essa clonagem, troquei os HDs no notebook, e iniciei o PC. Devido a clonagem, o Win 8.1 iniciou e foi pro item “Preparação dos dispositivos”. Aí a tela ficou preta, e o PC não fez mais nada.

 

Como ele funciona na versão 32 bits, achava que era o esquema MBR x GPT. Mas, na máquina virtual, as partições foram instaladas em MBR.

Agora que veio esses códigos de erro, vou continuar procurando soluções, pois vi que tem alguns tutoriais para esses erros. Por enquanto vou ficando no Win7 x64.

 

Porque desejo mudar de SO: Uso o Win 7 desde a versão RC2, e é um excelente sistema operacional, mas já está com muuuuitos remendos. Somente a pasta C:\Windows consome 25 GB de meu HD, sendo quase 10GB somente para a pasta “winsxs”. Várias vezes tive que redimensionar a Partição C (do SO) para poder caber os arquivos.

Rodar o Win10 32 bits não está na jogada, já que tenho 8GB de RAM e um processador x64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2019 às 10:06, eduardoamll disse:

 

Em relação ao computador com Pentium E2180, ao olhar as informações do sistema no Windows 10, aparece processador com base x64. Sempre achei que era um processador 32 bits, pelo fato de ser o "Dual Core" ao invés do "Core 2 Duo". Até o momento não fazia diferença, já que tinha apenas 2GB de RAM, agora tem 4GB. Vou arriscar daqui uns dias instalar a versão x64. Testei dar boot com um DVD do Win7 x64 e os tramites andaram e chegou na tela das partições, e obviamente não segui.

 

Voltado ao notebook, desativei na BIOS o WLAN, Camera, Card Reader e um tal de Azalia. Ainda desativei o Wireless em uma chave física que tem nele. Deixei apenas o pendrive com a instalação do Windows engatado no notebook. E mais uma vez, a instalação não prosseguiu no item "Preparação dos dispositivos". Estou fazendo todos esses testes, no HD antigo, mas descarto problemas nele, pois quando tentei instalar no SSD, aconteceu a mesma coisa.

 

OBS: Aparece "Preparação dos Dispositivos", a bolinha fica rolando por mais 1 segundo e depois a tela fica toda preta até que o próprio note reinicia.

Você ainda está usando Rufus? Já tentou usar a ferramenta de instalação do próprio Windows?

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembram do PC antigo da STI, que descobri ter processador x64? Gravei o Win10 x64 em um DVD e instalei nele e a instalação ocorreu sem problemas. 

Para eliminar qualquer chance de problemas com o pendrive, rodei no meu notebook a instalação via DVD. Desativei na BIOS todos os componentes integrados (Audio, WIFI, camera, Card Reader), e também modifiquei o modo SATA para IDE, ao invés de AHCI.

Mesmo fazendo tudo isso, ocorre os mesmos problemas, com o Windows 10. Como a funcionou no PC antigo, que também não ter suporte UEFI, pode-se descartar qualquer problema de partição GPT x MBR.

 

Como relatei, ao tentar colocar o Windows 8.1, acontece o mesmo, mas dá aquela mensagem de erro inesperado. Segui os passos que tem na internet (alterar um valor Dword no registro). A instalação prosseguiu, e chegou no QUASE PRONTO. Precisei sair de casa e não vi o que aconteceu, mas como cheguei e a tela tava toda preta, imagino que deu algum erro.

 

Diante de todas essas tentativas frustradas, possivelmente é uma incompatibilidade da BIOS x Win10 x64. A única saída seria atualizar ela.

 

15 horas atrás, ricardo_br disse:

Você já tentou instalar o Windows 10 64bits em GPT?

 

O notebook não tem suporte UEFI, mas como relatei acima, em um PC mais antigo, também sem esse recurso, a instalação do win x64 acontece sem problemas.

 

10 horas atrás, Wal SJC disse:

Você ainda está usando Rufus? Já tentou usar a ferramenta de instalação do próprio Windows?

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Conheço a ferramenta da MS, a desvantagem dela é ter que fazer o download de 4GB toda vez que quiser montar um Pendrive. E como relatei, instalando via DVD, acontece o mesmo erro, e em outro PC, a instalação finaliza normalmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, eduardoamll disse:

Diante de todas essas tentativas frustradas, possivelmente é uma incompatibilidade da BIOS x Win10 x64. A única saída seria atualizar ela.

 

Incompatibilidade com a bios propriamente dita eu não acredito, pois nunca vi isso acontecer antes e acho que não existe.

Mas o que você falou me acendeu uma luz.

Pode ser algum dispositivo on board que está dando erro na hora de instalar os drivers.

Vou te dar uma última ideia: entre na bios e desative todos os dispositivos on board desnecessários à instalação (Rede, Wifi, Som, Webcam, etc).

Deixe habilitado somente aquilo que for indispensável para rodar a instalação.

Se possível, durante a instalação dispense também o mouse, use apenas o touchpad.

Tente instalar o Windows desse jeito (chance de 50%+  de dar certo!).

Depois do Windows instalado e rodando, você habilita os dispositivos e instala os drivers um a um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ricardo_br disse:

Provavelmente o problema é a placa de vídeo já que a tela fica escura né.

Eu não tenho certeza, mas acho que não é. Na verdade, pode até ser o driver de vídeo que está dando conflito de recursos na hora de instalar, mas na verdade não é a VGA que está com defeito.

Instalando o Windows com o mínimo possível de drivers durante o processo de instalação, é menos provável que haja algum conflito. Mas para ter certeza, só testando mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Wal SJC disse:

Incompatibilidade com a bios propriamente dita eu não acredito, pois nunca vi isso acontecer antes e acho que não existe.

Mas o que você falou me acendeu uma luz.

Pode ser algum dispositivo on board que está dando erro na hora de instalar os drivers.

Vou te dar uma última ideia: entre na bios e desative todos os dispositivos on board desnecessários à instalação (Rede, Wifi, Som, Webcam, etc).

Deixe habilitado somente aquilo que for indispensável para rodar a instalação.

Se possível, durante a instalação dispense também o mouse, use apenas o touchpad.

Tente instalar o Windows desse jeito (chance de 50%+  de dar certo!).

Depois do Windows instalado e rodando, você habilita os dispositivos e instala os drivers um a um.

 

Obrigado pela dica, mas Já tentei esse procedimento. Desabilitei tudo que dava pra desabilitar via BIOS, que foram bluetooth (aparece na BIOS mas não tem no PC) WLAN, Card Reader, Azalia (pelo que vi é o Audio Onboard). Instalei sem mouse, e via DVD e deu o mesmo erro na "Preparação dos dispositivos".

 

@ricardo_br, também pensei na hipótese da placa de vídeo. O ruim é que não tem como desabilitá-la na BIOS. Esse ultimo procedimento de desabilitar não vai funcionar aqui, pois é JUSTAMENTE na tela Preparação dos Dispositivos que a instalação da erro.

 

Tem duas alternativas que não testei: 

01 - Fazer uma instalação Limpa do WIN7, mandar atualizar pro Win10, mas dessa vez escolher a opção fazer download de Drivers e atualizações (pra já instalar com drivers).

02 - Embutir com o NTLite o driver da placa de vídeo NVIDIA na instalação do WIN10.

 

Enfatizando novamente, esse problema só acontece na versão 64 bits do WIN10 e do 8.1 -  Em 32 bits instala perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!