Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock instável e tela azul


Posts recomendados

Fala galera! Seguinte, eu comprei recentemente dos EUA uma memória G.Skill TridentZ de 3600Mhz e clock de 15, beleza. Meu setup é o seguinte até agora? placa-mãe asus rog strix 370-g gaming wifi, processador Core i7 8700k, a memória já citada 2x8gb (16gb no total), SSD samsung 970 pro de 512GB. E sim, estou sem placa de vídeo até o momento, tô na esperança de o tal do google stadia ocasionar uma baixa nos preços das vgas pra comprar uma rtx 2080 dos eua. Montei esse pc não faz nem um mês, e ele tava apresentando muito problema, mas só quando jogo league of legends. Entrei com um ticket pra o suporte relatando os problemas, baixei um programa que fazia um relatório, e eles chegaram a seguinte conclusão: Haviam dois problemas de conflito, o primeiro era do jogo com o perfil XMP da memória ram, o clock, e o segundo, é que tem um processo que parece estar dando problema, que é de um driver de áudio do realtek, chamado: NahimicSvc32.exe e o de 64 também. Eles informaram que eram esses dois programas que estavam entrando em conflito com o jogo, e eu desinstalei e instalei o driver de audio e encerrei os processos, até aí beleza, até que parou muito os erros no jogo. Mas hoje foi a segunda vez dentro de 1 mês que o computador deu a famosa tela azul enquanto eu jogava. Segunda vez que acontece a tela azul durante uma partida de lol. Então decidi desativar o perfil XMP, pra ver se para com os erros, mas é uma infelicidade, porque a vantagem da memória que comprei é exatamente o clock dela, que inclusive fazia diferença no próprio jogo, com o perfil ativo eu cnoseguia mais de 200 fps, sem a vga, no gráfico médio-alto, e com o perfil desativado mal mantém o jogo em 144 fps no low. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso, se eu nunca mais vou poder usar o clock da memória, se é porque falta a placa de vídeo e é normal dar a tela azul da memória na ausência da vga. Me deem um norte aí por favor, tô muito desapontado aqui.

Abração e obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, grievous disse:

@Cayque Menezes O que te resta seria configurar na manualmente as tensões, latências, frequência, etc. Porque aí você vai testando até onde a memória aguenta o overclock sem prejudicar o sistema.

Como eu posso ir configurando manualmente? Que na bios só tem a opção de 1 perfil da memória que é o máximo. E tipo, é isso mesmo? Eu não vou poder usar a capacidade máxima dela nunca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cayque Menezes Como cada interface de BIOS é diferente uma da outra eu não saberei te dizer exatamente onde fica a sua porém em algum lugar fica as opções de overclock da memória onde você configura manualmente as tensões, frequências e latências.

 

Exemplo:
blog_Corsair_Overclocking_Guide_Part_3_R

 

blog_Corsair_Overclocking_Guide_Part_3_R

 

É bem trabalhoso conseguir fazer um bom overclock na memória e na minha opinião seria melhor se contentar com o que tem ou comprar uma GPU de entrada pra ir usando enquanto não tem a definitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, grievous disse:

@Cayque Menezes Como cada interface de BIOS é diferente uma da outra eu não saberei te dizer exatamente onde fica a sua porém em algum lugar fica as opções de overclock da memória onde você configura manualmente as tensões, frequências e latências.

 

Exemplo:
blog_Corsair_Overclocking_Guide_Part_3_R

 

blog_Corsair_Overclocking_Guide_Part_3_R

 

É bem trabalhoso conseguir fazer um bom overclock na memória e na minha opinião seria melhor se contentar com o que tem ou comprar uma GPU de entrada pra ir usando enquanto não tem a definitiva.

Ah, beleza, tô entendendo e concordo, vou correr atrás de uma gpu de entrada mesmo. Eu esqueci até de colocar o erro que aparece na tela azul, aparece apenas "kmode_exception_not_handled". E agradeço aí a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom saber se o problema não é na própria memória também, já tentou rodar o Memtest?
Se não, sugiro que rode, faça pelo menos três runs com o XMP ativo, e mais três runs com o XMP off.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amanda Gonçalo disse:

Seria bom saber se o problema não é na própria memória também, já tentou rodar o Memtest?
Se não, sugiro que rode, faça pelo menos três runs com o XMP ativo, e mais três runs com o XMP off.

Vou fazer esse teste! Muito obrigado.  Muito medo de ser problema na memória, se for não faço a mínima ideia de como eu vou fazer, visto que eu comprei elas nos EUA, no site da newegg.com. Espero que a garantia seja mundial, igual da intel, que independente de onde comprasse, pode mandar onde quer que você esteja pra assistência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala galera! Tudo em ordem?

Cara, seguinte velho, eu tenho um pc, já vim aqui no fórum outras vezes inclusive só que agora o problema aparenta ser clock instável. Meu setup é o seguinte: Processador i7 8700K, 2x8gb memória g.skill 3600mhz e 15 de clock XMP, SSD samsung PRO 970, mobo asus rog strix z370-g gaming wifi ac, fonte corsair HX1000i, watercooler corsair h100i v2, e comprei uma asus rog strix RTX 2060 OC edition porém ainda não chegou. Então como vocês podem ver, eu estou jogando ainda sem placa de vídeo offboard, e beleza até aí, porque com esse setup eu jogo lol no médio a mais de 300 fps, apesar de eu limitar até 144fps, fazendo overclock. Porém aí que tá, toda vez que jogo lol ou guild wars 2 fazendo overclock, no lol dá muito bug splat e já deu 2 tipo de tela azul: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (dxgkrnl.sys) e KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE. Esses dois erros de tela azul já aconteceram, todos 2 durante uma partida de lol. E em guild wars 2 depois de passar 5 minutos no game o pc simplesmente CONGELA, não consigo seque abrir o gerenciador de tarefas, tenho que deslogar do usuario e logar. Tudo isso acontece só e somente só quando eu ativo o perfil XMP e faço o overclock. Aí tipo, seria isso causado pela ausência da placa de vídeo, e assim causa uma instabilidade no sistema? E se quando eu instalar a placa de vídeo que também permite orverclock, esses problemas vão sumir de vez mesmo eu fazendo um overclock completo? E outra, devido as essas 2 telas azuis aí, eu deveria fazer algo a respeito? Levando em consideração que eu baixei todos os drivers no site da minha mobo, asus, e estão todos atualizados, e meu windows é original. Ou é algo relacionado com a tensão dos componentes? Vocês já passaram por isso? Porque é de dar uma dor no coração ter gasto tanto, ter investido tanto, montado uma máquina dessas, pra ficar passando aperreio por causa disso. Ou ter uma máquina dessas e não poder fazer nunca mais um overclock? Mesmo que tá numa ferrari e não poder andar em alta velocidade nunca. Abração e agradeço desde já aqueles que pueram dar uma olhada aqui e tentar me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Pelo que eu entendi isso só acontece quando você faz overclock, correto?

Se for o caso, muito provavelmente sim, um leve reajuste par ao Vcore deve resolver.

Isso, só acontece quando faço overclock, as telas azuis. E segundo o suporte da Riot, a questão do bug splat, no caso do lol, é por causa de um driver de som, porém o driver se som que eu tenho é o da asus que baixei diretamente do site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amanda Gonçalo disse:

Então agora o ponto é esse mesmo, subir um pouco o Vcore e ver se fica estável, mas fique de olho nas temperaturas e não ultrapasse os limites de tensão.

Certo, muito obrigado pela dica, vou fazer isso, ir aumentando devagarinho a tensão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2019 às 22:44, Cayque Menezes disse:

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (dxgkrnl.sys) e KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE.

Bom dia, como aparentemente toda a configuração está de acordo, acredito que o ajuste nos parametros pode dar resultado.

Por outro lado as mensagens que apareceram foram falha de algum componente, eu tive várias dessas(é um Ryzen 1800X).

Eu primeiro iria verificar as temperaturas do conjunto. Não que eu tenha implicancia com esses gabinetes com tampa frontal em vidro, mas já ví vários usuarios relatando que ao retirar essa tampa frontal a temperatura da CPU cai entre 5 e 10 graus, o que pode ser muito crítico no caso de OC de CPU. Se esse for o caso a única solução é trocar esses FAN e colocar outros mais potentes se mantiver a tampa. Um teste fácil é tirar o painel lateral e jogaro ar de  um ventilador desses de 30cm direto na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, PedraX disse:

Bom dia, como aparentemente toda a configuração está de acordo, acredito que o ajuste nos parametros pode dar resultado.

Por outro lado as mensagens que apareceram foram falha de algum componente, eu tive várias dessas(é um Ryzen 1800X).

Eu primeiro iria verificar as temperaturas do conjunto. Não que eu tenha implicancia com esses gabinetes com tampa frontal em vidro, mas já vários usuarios relatando que ao retirar essa tampa frontal a temperatura da CPU cai entre 5 e 10 graus, o que pode ser muito crítico no caso de OC de CPU. Se esse for o caso a única solução é trocar esses FAN e colocar outros mais potentes se mantiver a tampa. Um teste fácil é tirar o painel lateral e jogaro ar de  um ventilador desses de 30cm direto na placa-mãe.

Eu tô aqui no youtube caçando um bom tutorial de OC pro 8700k na minha mobo. Pra ir fazendo o passo a passo. Quanto a questão da temperatura, no OC ele ficava na casa dos 40 graus, pelo menos era o que indicava o iCUE, aplicativo da corsair do próprio watercooler. E eu creio que 40 graus seja até baixo pra um OC, eu vi gente dizendo que pegava 55 graus fazendo OC e era normal. Que você acha? Tipo, qual a temperatura ideal você acha pra um OC de um setup como o meu, lembrando que eu tô esperando a placa de vídeo chegar ainda. Tô rodando sem a gpu ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Cayque Menezes disse:

Quanto a questão da temperatura, no OC ele ficava na casa dos 40 graus,

Se dá tela azul nessa temperatura, então o problema é de incompatibilidade entre componentes ou defeito .

Na medida do possível deve tentar isolar o problema, testando um módulo de memoria por vez.

E a placa-mãe atual? Ela é compatível com essa memória?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, PedraX disse:

Se dá tela azul nessa temperatura, então o problema é de incompatibilidade entre componentes ou defeito .

Na medida do possível deve tentar isolar o problema, testando um módulo de memoria por vez.

E a placa-mãe atual? Ela é compatível com essa memória?

 

É sim, ela pega até 4000Mhz com suporte a dual channel e XMP. Eu peguei esse vídeo aqui, e fiz igual ao cara 

Mesma coisa que ele fez e vou testar, a temperatura aqui no clock tá na casa dos 36 a 40 graus

adicionado 8 minutos depois
7 minutos atrás, Cayque Menezes disse:

É sim, ela pega até 4000Mhz com suporte a dual channel e XMP. Eu peguei esse vídeo aqui, e fiz igual ao cara 

Mesma coisa que ele fez e vou testar, a temperatura aqui no clock tá na casa dos 36 a 40 graus

Deu crash, ele diz pra aumentar o vcore se der crash, mas vou deixar quieto e esperar minha gpu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX e @Amanda Gonçalo

Seguinte, esse clock que eu tava fazendo era só ir na bios e habilitar o perfil XMP da memória, aí perguntava se eu gostaria de fazer um pequeno ajuste no clock do processador, não chegava nem a 4ghz o processador, ficava tudo em automatico. Só que agora a noite eu me sentei e fui atrás de pesquisar como fazer um OC de vergonha, e segui o que o cara do vídeo fez. Agora ele tá a 5GHz cravado, fiz o teste de stress com o Cinebench R15, deu tudo ok até então. Vou jogar algumas partidas de lol agora, torcendo muito, mas muito mesmo pra não dar nenhum crash, rodar tudo ok. Se não der certo só chorar sobre o leite derramado mesmo, esperar a GPU e se contentar em não fazer mais OC. Temperatura té entre 39 e 43 graus, nesse overclock atual, e no Cinebench chegou a 80 graus, mas o cara do vídeo disse que era normal ele chegar até aos 95 graus nesse teste, o problema seria se passar desses 95. Vou colocar o link do vídeo que assisti: https://www.youtube.com/watch?v=CoUtA7DKXhU

A mobo não é a mesma da minha, é uma bem superior, mas deu pra seguir com o que ele fez tranquilo, só algumas opções as quais ele nem mexe, que tem a mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

quando se faz overclock, você não pode fazer overclock de CPU e Mem Ram ao mesmo tempo. Primeiro se faz do processador e testa a estabilidade.

Depois volta o processador em stock e inicia o overclock da Mem Ram e testa a estabilidade.

Depois de tudo estabilizado, ai sim junta-se os overclock. Caso contrário, se der tela azul, você não vai saber qual componente causo a instabilidade.

@Cayque Menezes

80ºC tá excelente essa temperatura para um overclock de 5ghz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!