Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 9400f ou Ryzen 5 2600


Posts recomendados

Boa noite senhores!

 

Gostaria de pedir a opinião de vocês para me ajudar a escolher entre 2 processadores: o i5 9400f ou o Ryzen 5 2600. O resto do setup será o mesmo: 8gb de memória 2666MHz, HD de 1TB, fonte 500w 80 plus, SSD de 240gb e uma RX 570. A placa-mãe será a Asus A320M/K-BR se eu escolher o Ryzen 5 e H310M-HGA DDR4 se i5 9400f.
Estou em dúvida pois mesmo o Ryzen 5 2600 ter melhores configurações no papel em todos os benchmarks que assisti e li o i5 9400f ganhou com uma certa folga. Eu jogo basicamente CS. Ás vezes GTA V, Street Fighter V, PUBG Lite e LoL. Com isso gostaria de saber quais vocês me indicariam pois ambos estão com uma diferença inferior a 50 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os benchmarks que você olhou provavelmente eram com placas muito, mas muito mais fortes que a RX 570. Com essa placa qualquer um dos dois processadores vai extrair 100% dela e não há diferença. Se futuramente pensa em pegar uma placa de vídeo topo de linha vale a pena o i5. Se por outro lado pensar em streamar ou deixar vários programas abertos enquanto joga, vá de Ryzen que tem desempenho multithread muito superior. De qualquer forma eu pensaria em colocar uma placa-mãe de chipset melhorzinho, especialmente no caso do Ryzen, que te dá muitas opções de upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Os benchmarks que você olhou provavelmente eram com placas muito, mas muito mais fortes que a RX 570. Com essa placa qualquer um dos dois processadores vai extrair 100% dela e não há diferença. Se futuramente pensa em pegar uma placa de vídeo topo de linha vale a pena o i5. Se por outro lado pensar em streamar ou deixar vários programas abertos enquanto joga, vá de Ryzen que tem desempenho multithread muito superior. De qualquer forma eu pensaria em colocar uma placa-mãe de chipset melhorzinho, especialmente no caso do Ryzen, que te dá muitas opções de upgrade.

@Shaman93 Entendi, meu foco é jogar com qualidade no momento. Pelo visto vou de i5 ja que o Ryzen 2600 está indisponível. Vou tentar dar um upgrade numa placa-mãe melhor, obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Atretador disse:

@Gabriel Godoy Tavares o i5 nao faz o minimo sentido.

 

Metade das threads, cooler inferior, plataforma pior.

Note que essa é a versão x (~100 reais a mais, ou 10%, que o i5) e mesmo assim teve que ser overclockado a 4.2 pra tentar competir com o i5 (e mesmo assim perde, por pouco, é verdade, em vários jogos), usando um water cooler. Em termos de refrigeração, o cooler da Intel é realmente uma vergonha perto do da AMD, mas que também não chega a ser bom. Pra overclock ou render qualquer um dos dois é muito fraco.

Pode fazer sentido sim pegar o i5, no cenário em que o intuito é usar uma placa topo de linha (como a RTX 2080Ti usada nesses testes) e jogar competitivamente, extraindo o máximo de fps possível. Alguém que paga 6000 reais numa placa de vídeo dificilmente vai estar se preocupando com durabilidade da plataforma ou custo benefício, são esses 10 fps a mais que a pessoa está buscando. Em praticamente todos os outros cenários realmente o Ryzen é mais negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 AM4 vai permitir upgrade a proxima gen, que sai proximo mes. E provavelmente a gen do ano que vem tambem, em 7nm.

 

2600X e o 2600 sao o mesmo CPU. So muda o clock, e todos sao desbloqueados para overclock.

O i5 nao tem o que fazer, a performance dele nao vai aumentar.

Spoiler

Tende a piorar na verdade, com as falhas de segurança que surgem de tempos em tempos, inclusive a do mes que vem que ta para sair e no linux pelo menos reduziu a performance dos Coffee Lake para nivel de Haswell.

 

 

Uma diferenca de uns 10FPS, quando ambos estão bem acima dos 100FPS(no caso 144 vs 148), perdendo metade das threads, pegando uma plataforma pior, cooler stock pior, e ainda pagando mais caro....Para mim, nao faz o mínimo sentido.

26 minutos atrás, Shaman93 disse:

jogar competitivamente, extraindo o máximo de fps possível.

148 vs 144FPS (stock RAM vs stock R5 26X), vai fazer nada de diferenca.

(Para usar uma RAM mais alta como 3400Mhz conforme teste, no i5-9400F, e que rendeu FPS...precisa de uma mobo Z370/390...Com o Ryzen, ate A320 faz OC em RAM...nao que importe no orcamento atual)

 

Fora que, ele nao esta pegando uma 2080Ti agora, e se for pegar algo do nivel dela depois, seria bom ter um pelo menos a possibilidade de um CPU mais forte e relevante no futuro. Uma plataforma que permita upgrade, ja e um bom comeco.

 

Spoiler

image.thumb.png.bb32bb6c6cd86a20b40e4787c13f2ef0.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Eu já vi muitos benchmarks e em todos os cenários de jogos o i5 9400f ganhou mesmo sendo inferior no papel. Eu vi que o Ryzen vai me dar mais possibilidades e a perda de fps não é tão grande tendo em vista ainda que posso fazer OC nele e igualar ao i5. Eu montei o meu pc usando os recursos da pichau e terabyteshop e consegui melhorar a placa-mãe em ambos setups, ficou em torno de 2900 à vista.

@Atretador Eu percebi isso, o que me deixa em dúvida é que mesmo ele sendo inferior em todos os aspectos ainda sim entrega um desempenho significativamente melhor em jogos.

 

A minha questão para finalizar o tópico será: Eu conseguirei, com o Ryzen, jogar CS com a mesma qualidade que com o i5 tendo em vista que terei a rx 570 em ambos os cenários. Eu jogo CS em 1024x768, com tudo no LOW pois no CS não importa muito e so quero jogar na faixa dos 200 fps, porém quando eu quiser abrir outro jogo, mais pesado, como o GTA V quero manter a qualidade dos gráficos e conseguir jogar da mesma forma. Agradeço a participação de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gabriel Godoy Tavares disse:

A minha questão para finalizar o tópico será: Eu conseguirei, com o Ryzen, jogar CS com a mesma qualidade que com o i5 tendo em vista que terei a rx 570 em ambos os cenários. Eu jogo CS em 1024x768, com tudo no LOW pois no CS não importa muito e so quero jogar na faixa dos 200 fps, porém quando eu quiser abrir outro jogo, mais pesado, como o GTA V quero manter a qualidade dos gráficos e conseguir jogar da mesma forma. Agradeço a participação de todos.

Nesse cenário, o fator limitante seria a placa de vídeo.. Tanto faz, qual dos dois você pegue, nesse caso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabriel Godoy Tavares disse:

Eu já tenho todo o setup funcionando, só que estou usando a Vega 11 no momento e dei mole de ter comprado fonte de apenas 400w. E também já tenho um ssd de 240gb, esqueci de dizer.

Podia ter falado isso antes...Deu a impressão que nem tinha PC ainda..

 

Qual fonte você tem??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Deveria ter citado. Tenho uma AeroCool KCAS 400W White Full Range 80 Plus. Depois que já tinha comprado que vi que ela não era muito confiável e nem muito recomendada.

 

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-aerocool-kcas-400w-white-full-range-80-plus-en50311

 

Pode me dizer se vale a pena vender o setup todo e comprar dnv com um ryzen 5 2600 + rx 570 e fonte decente de 500w ou se vale a pena trocar a fonte e comprar uma rx 570, sendo que paguei 1900 no meu atual, e o que quero está por volta de 2700, sendo que gastaria cerca de 600 na rx 570 e 300 na fonte 500w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Eu já até assisti a um benchmark de um Ryzen 5 2400g + rx 570 e o cara tinha uma VS400 da corsair, até estranhei pois a própria AMD requisita 450W+. A grande dúvida é se vale a pena ficar com o que já tenho ou tentar recomprar, o problema é achar compradores. Mas se a minha fonte aguenta, posso avaliar em comprar logo a rx 570 e trocar de fonte daqui um tempo, uns 3 meses.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gabriel Godoy Tavares disse:

A grande dúvida é se vale a pena ficar com o que já tenho ou tentar recomprar, o problema é achar compradores.

Seria a coisa mais estúpida a se fazer.. Por experiência própria, não faça..

 

Tem a grana da placa? Vai nela.. Depois, mude a fonte e faça upgrades, conforme necessidade/possibilidade.. Se já tem uma base aí, vá usando ela e melhorando..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gabriel Godoy Tavares disse:

@ClinkLinck Eu já até assisti a um benchmark de um Ryzen 5 2400g + rx 570 e o cara tinha uma VS400 da corsair, até estranhei pois a própria AMD requisita 450W+. A grande dúvida é se vale a pena ficar com o que já tenho ou tentar recomprar, o problema é achar compradores. Mas se a minha fonte aguenta, posso avaliar em comprar logo a rx 570 e trocar de fonte daqui um tempo, uns 3 meses.

 

Cara, sua configuração não passa de 300W de consumo. Pode relaxar, não precisa nem trocar de fonte, na minha sincera opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria faria isso então. Concorda com a opinião do @ClinkLinck em relação a fonte?

7 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Cara, sua configuração não passa de 300W de consumo. Pode relaxar, não precisa nem trocar de fonte, na minha sincera opinião.

Obrigado pela opinião. Seguirei de acordo então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!