Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

descobrir chip da Placa de video GT 430 FAKE


Posts recomendados

Olá, há mais ou menos 1 ano e alguma coisa comprei uma placa de video GT 430 pelo Mercado Livre, no entanto ao decorrer dos jogos(pesados) ela sempre fechava o jogo(crashava) e aparecia que o driver parou de responder e se recuperou com exito, isso em jogos como Fortnite, Naruto to boruto shinobi Striker, mas o que me deixou surpreendido foi que ela começou a dar esse mesmo problema em jogos leves como (Unturned), Fiquei dias procurando a solução pra esse erro que achava eu ser de Software mas apos eu comprar uma fonte nova, formatar o PC, atualizar o driver milhares de vezes e voltar a algum antigo tambem acabei baixando o TechPowerUp pra ver se estava tudo Ok com ela, mas acabei me deparando com essa seguinte situação

  3434324324.PNG.9e539a1e16f26479d7bf084ed0d76308.PNG

Bom, lendo alguns topicos de alguns foruns resolvi abrir ela pra ver o verdadeiro chip, abrindo ela me deparei que nao tem a versão do chip nela, porque queria trocar a bios dela pra usar a verdadeira placa que ela é, ja que na maioria dos jogos que roda normalmente do nada a tela fica em varias cores e o driver de video para de funcionar apos um arranque do cooler, gostaria de saber se alguem pode me ajudar a descobrir de que chip é esta placa ja que sou leigo na area de GPUS e se tem como eu trocar a bios da placa pra usar a verdadeira, segue em anexo a foto do chip e como era nos jogos32131111.thumb.jpg.98f9860ad76ab25f040e71c373fec9e2.jpg309248407_ndice.thumb.jpg.dbded9997ef63467c3580f1de8979947.jpg

So pra constar que o que esta no chip é 12C8B033 123141 S TAIWAN NCH348.MOD

 

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@LucasXavier27 @Inst_Daniel

Estou com uma da marca PCyes GT430, que diz na etiqueta (e na caixa) ter 2GB GDDR5. 

Ocorre que ela possui 8 chips de memória modelo Samsung K4G10325Fg-HC04. Cada chip destes, que é sim GDDR5 5000 Mbp/s 40ns efetivos, possuem apenas 128MB por chip. Assim sendo 128MB X 8 chips = 1 GB GDDR5 5 GHz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema da PCYES GT 430. 

O chip gráfico é o GF116-200-KB-A1. o mesmo utilizado nas GTS 450 rev. 2 é GTX 550 TI. 

A board é GF106B. 

Bios version 70.26.26.00.05. 

 

Foi necessário usar gravador de eeprom, pois o NVFLASH não conseguia gravar nenhuma Bios. 

 

Testei 15 bios diferentes. Até da GT 545 1GB OEM (que é a única com exatamente o mesmo número de CUDA/TMU/SHADER cores. 

 

Analisando outros modelos vendidos pela própria pcyes vi extrema semelhança na construção da GT 430 "2GB" com a gts 450 2gb e a gtx 550 ti. 

Até a versão da BIOS é a mesma. 

 

Finalmente gravei a BIOS da GTS 450 2GB nela e funcionou perfeitamente, inclusive parou de apresentar a mensagem de [FAKE] no GPUZ. no entanto ainda acusava ser 2GB e o jogo travava ao passar de 1004MB de VRAM. 

 

Por fim utilizei a BIOS da GTX 550 TI 1GB GDDR5 da mesma marca. 

Ficou excelente! 

Não apresenta travamentos. Ficou mais rápida devido aos clocks e aceitou overclock próximo de uma GTX 550 TI padrão. 

 

O arquivo utilizado foi o do link a seguir :

https://www.techpowerup.com/vgabios/205426/205426

 

Reparei que não havia conector 6 pinos Pci-ex, porém há o local pra instalar e todos os componentes ao redor estão ligados. 

Devido ao consumo de energia ser de uns 115w, instalei eu mesmo o conector no local, o qual retirei de outra VGA sucateada. 

 

Meu cliente ficou muito satisfeito. 

 

Seguem fotos:

Antes:

373472067_IMG-20191228-WA00682.thumb.jpg.c201155c1e09212c4be1cf007ed304d4.jpg

 

Depois:

347823147_IMG-20191231-WA00102.thumb.jpeg.3864ed4c4f469086408ff83c727b3b30.jpeg

 

Pontuação no 3D do Passmark: 1600 pontos. 

Userbenchmark : 8%.

 

Espero que venha ajudar outras pessoas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, FelipeSalgado disse:

@toni_fatec Olá, eu tenho a mesma placa, com o mesmo problema, e não tenho conhecimento nenhum nisso de gravar bios nela, você poderia me ajudar a fazer?

Irá precisar do gravador CH341A + pinça jacaré. 

 

A sua é da PCYES GT430? Pode postar foto do GPUZ das informações dela? 

 

Daí o que irá fazer é como mostrado no vídeo à seguir :

Gravando bios placa de vídeo com CH341A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GappySE

Já assistiu ao vídeo que postei acima? 

O vídeo mostra uma GTx 960 fake, mas as placas em si são quase idênticas. 

 

Na placa que eu trabalhei a BIOS que está na descrição do vídeo do YouTube não funcionou (até da boot, mas fica a imagem fica cheia de artefatos). 

 

Eventualmente na de vocês sirva a BIOS que tá lá no vídeo, que é uma versão modificada da BIOS da GTS 450 1GB GDDR5. 

Ou irá servir a da pcyes GTX 550 TI 1GB, a qual já postei o link anteriormente. 

 

@FelipeSalgado

 

Só é possível com o gravador. 

Até existe um programa que usa comandos, NVFLASH64, porém nestas placas com BIOS MOD ele não retorna erro. 

 

A propósito a sua está mostrando que usa chip GF106 (gts 450), então na sua a BIOS lá do vídeo pode funcionar, se bem que eu instalei a da GTS 450 2GB (PCYES) nesta 430 e funcionou, com único detalhe de que passando dos 1024MB o jogo travava do mesmo jeito. Por isto escolhi a da GTX 550 ti, da própria pcyes, a qual está configurada para apenas 1GB GDDR5 que é o que de fato está placa tem

 

A única bios que talvez o nvflash consiga instalar seja de alguma GT 430 GDDR5, isto porque o DEVICE ID que está na bios original da PCYES diz que é uma GT 430, cujo chip deveria ser o GF108. Mas NÃO recomendo tentar, 99% de chance que o PC nem irá dar boot (vai ficar só girando cooler e apitando bips longos, indicando erro na placa de vídeo). Afinal o chip dela NÃO é da gt 430. 

 

Por sorte é bem mais potente aliás. 

 

Conselho à quem tiver comprado a PcYes GT 430 2GB GDDR5, tiver a nota fiscal, mesmo passado o tempo de garantia, podem mandar e-mail pra o SAC deles com foto da NF e print do GPUZ. Como se trata de vício oculto eles provavelmente irão fazer RMA e trocar por outro modelo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@toni_fatec Cara, desculpa a voltar o tópico KKK

 

Mano, to querendo uma maneira de somente limitar a VRAM. Você sabe como limitar? Como o problema de artefatos e bug no Driver só acontece quando passa de 1gb de vram, você sabe como limitar a VRAM usando a mesma bios que já vem na placa de video? Para depois usar o NVFLASH para colocar a mesma bios só que com a VRAM limitada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FelipeSalgado disse:

@toni_fatec Cara, desculpa a voltar o tópico KKK

 

Mano, to querendo uma maneira de somente limitar a VRAM. Você sabe como limitar? Como o problema de artefatos e bug no Driver só acontece quando passa de 1gb de vram, você sabe como limitar a VRAM usando a mesma bios que já vem na placa de video? Para depois usar o NVFLASH para colocar a mesma bios só que com a VRAM limitada?

Usando o mesmo arquivo de Bios original dela, teria que editá-lo num editor de hexadecimal, descobrindo onde fica armazenado a Info de 2GB e alterando para 1GB.

Daí sim com esta bios mod você pode flashear usando o NVFLASH. 

 

Em 06/01/2020 às 21:17, GappySE disse:

@toni_fatec

Uma dúvida meio besta

É obrigatório ter esse conector na placa pra BIOS da GTX 550 TI funcionar?

 

Não testei sem ele. Provável que funcione sem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, toni_fatec disse:

Usando o mesmo arquivo de Bios original dela, teria que editá-lo num editor de hexadecimal, descobrindo onde fica armazenado a Info de 2GB e alterando para 1GB.

Daí sim com esta bios mod você pode flashear usando o NVFLASH. 

@toni_fatec Você conseguiria fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec

O único problema é que não tenho gravadora EEPROM, mais obrigado ai por toda a ajuda, vou tentar achar alguém que consiga fazer isso, pois quero trocar a bios pelo nvflash, não quero comprar o EEPROM, pois pra mim não vai servir mais pra nada dps.

adicionado 24 minutos depois

@toni_fatec

Desculpa mencionar novamente.

 

Se você souber de alguém que faça, poderia me passar o contato dele? 

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Repolhoo vai precisar de um gravador de eprom + cabo jacaré, além do arquivo de BIOS da pcyes gtx 550 ti 1gb Gddr5. 

Não dá para trocar de bios sem o gravador. Na verdade sem o gravador, utilizando linhas de comando do NVFLASH64 consegui trocar pra outras gt 430 de outras marcas, porém em todas dava problemas assim que ligava o PC. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!