Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O tamanho físico do capacitor importa?


SenhorNerd

Posts recomendados

OBS: NÃO ENTENDO PRATICAMENTE NADA DE ELETRÔNICO, POR FAVOR USE UMA LINGUAGEM SIMPLES!

 

Fui testar um computador que tenho aqui em casa e ele não estava dando vídeo, lembro-me uma vez que a fonte estava com muita poeira e por isso não estava ligando, então fui verificar a fonte, estava bem limpa, mas percebi que havia um capacitor de 10V e 1000uF +105°C (Tem um número: 40501), tenho outras 4 fontes paradas, e achei um capacitor em uma delas cujo possui as mesmas especificações, porém ele é "mais magrinho" e é verde (o defeituoso é preto)...

Gostaria de saber se posso usar esse capacitor "mais magrinho" (eles possuem a mesma "altura") já que eles possuem as mesmas especificações, e caso não possa, que tipo de capacitor devo usar? Quais são as consequências de por um capacitor diferente? Além disso gostaria de algumas dicas/explicações sobre eletrônica, onde posso aprender sem torrar o cérebro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2019 às 16:57, SenhorNerd disse:

capacitor de 10V e 1000uF +105°C

O que importa são essas especificações. Sendo iguais pode colocar sem problemas.

 

Mas tome cuidado com capacitores usados. pois eles podem apresentar defeito mesmo estando com a aparência normal.

 

Em 11/08/2019 às 16:57, SenhorNerd disse:

porém ele é "mais magrinho" e é verde (o defeituoso é preto)...

Isso não importa, quanto a tamanho e cor só depende da marca e da época em que foi fabricado (os mais antigos são maiores).

 

Como sabe que o capacitor da sua fonte está ruim?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que colega disse está certo,mas em alguns caso pode colocar capacitores usados sim,eu uso sem problemas,mas tem que ter medidor de esr,esr é a resistência interna dele,muita gente fica em duvida eu troquei o capacitor e funcionou mas ele estava com a capacitancia boa como pode ocorrer isso ?possivelmente ele estava com sua resistencia interna alterada ou seja esr.

Confira aqui nesse link que fala sobre o esr do capacitor.

https://www.te1.com.br/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/#

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 eu também uso bastante capacitor usado. 

Eu só avisei o colega @SenhorNerd porque os capacitores das fontes de PC têm um desgaste maior por causa das altas correntes e frequência.

E ainda tem fontes dessas aí que usam uns capacitores dos mais ruins que tem. 

Já consertei várias fontes dessas somente trocando capacitor, ele é a primeira coisa que estraga por causa dos motivos que eu citei acima. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Na verdade estava falando do esr para o camarada @SenhorNerd,mas enfim,sim capacitores que trabalha em alta frequencia como fonte,é sempre bom colocar novos,como nos casos das philips que trabalha com aqueles bcs prateado e dois capacitores um de 47uF x 25 e um 220uF x 25,o meu caso já é mais voltado pra tv,pc não é minha praia,disse apenas para o camarada,que se fosse colocar usado tem que medir o esr do capacitor,porque mesmo no capacimetro dando a capacitancia correta,ai ele coloca ai fica o mesmo problema ai o camarada fica caçando defeito que nem louco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2019 às 19:22, Renato.88 disse:

Como sabe que o capacitor da sua fonte está ruim?

 

Já ouvi dizer que poeira pode acumular umidade e/ou ajudar a estufar um capacitor... Não sei se é verdade, mas, o capacitor estava entre os cabos da fonte, com muita poeira e BEEEM estufado! (Se estufasse mais, viraria uma bola)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!