Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento Ryzen 5 3600


Posts recomendados

Olá pessoal,

Montei meu pc tem uma semana, como não tenho adaptador para o H55 AM4, estou usando cooler box, notei que as temps do processador, em um normal (sem jogos) está variando muito. Estou monitorando pelo HWMonitor. Num segundo a temp cai pra 40°C e do nada vai pra 50°C sem alterar nada.. Ou eu instalei o cooler errado ou o processador tá bem agressivo mesmo..

Alguns efeitos aparecem, mas não sei se é decorrente da temperatura, travamentos e lentidão, só resolvem quando reinicio o pc.

adicionado 7 minutos depois

image.png.bd9dfe39c5a09d218d2553cfc2feb3dc.png

Por exemplo, acabei de abrir o programa e olha a diferença nas mínimas e máximas da placa-mãe do processador.. não sei se faz sentido meu raciocínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso ta normal. Desde que não passe dos 90 graus ta legal. Por esse motivo e que eu decidi montar com um ryzen 5 2600. nao vi nenhuma reclamacao sobre aquecimento dele. Ja do ryzen 5 3600 vejo muitas reclamacoes que esquentam muito pra quem quer usar o cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A temperatura do processador aparece descrito como Package.

Creio que o cputin (socket) e systin (motheboard) sejam os sensores que ficam na placa-mãe.
Essas temperaturas aparecem também na bios, veja print aqui.

 

Segundo um review os dois dissipadores de metal não dissipam adequadamente os componentes da VRM.
No teste a VRM ficou em 70C com temperatura ambiente 26C:

 


The Power delivery system is good and provides stable voltage for the CPU and memory, however the two metallic heatsinks are not enough to adequately cool the VRM components.
During gaming and with an ambient temperature of 26 degrees Celsius, the VRM reached a temperature of around 70 degrees Celsius. 
 

 

Review completo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura esta normal, mas de qualquer maneira faca o que os colegas disseram:

- Atualiza o windows

- Atualiza a BIOS

- Atualiza o Chipset driver https://www.amd.com/en/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

- Se ja tiver algum desatualizado instalado, remova o AMD chipset drivers no adicionar ou remover programas antes de instalar o novo

- Va na BIOS e ligue o Cool`n`quiet

- Escolha o plano de energia ryzen balanced

- Gringos dizem que o Hwinfo64 é mais confiavel que o HWMonitor

 

Os ryzen 3000 tem uma densidade muito grande de energia num pequeno espaco, entao o pico de temperatura é sempre alto. O que importa é a media de temperatura no que voce faz no dia a dia. O meu com um cooler bem melhor que o box opera na media a 58-62 graus e o pico fica em 73. Pouca coisa diferente do seu. Um cooler melhor obviamente melhoraria as temperaturas e deixaria o setup mais silencioso, mas nao é obrigatorio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!