Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU dando picos de uso PC TRAVANDO!!!


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite pessoal,

 

Bom, há alguns meses montei meu PC por recomendações do pessoal aqui no fórum, porém não sei a quanto tempo faz isto mas meu computador está meio que "dando laggs" não sei se é esta a palavra correta, porém ele não chega a ficar paralisado ou travado, ele dá um lagg uma travadinha e volta ao normal. Isto só acontece quando o computador está ligado a algum tempo, 1h/2hrs daí eu tenho que reiniciar e ele volta ao normal, observando o gerenciador de tarefas, tirei algumas print screens na hora que ele trava e percebi que toda hora em que o lagg acontece o windows explorer sobe a porcentagem de consumo como vocês porém ver nas imagens abaixo.

 

Isto acontece durante o travamento "lagg"

1179146752_Semttulo1.png.4566d876620fa923ff898b64748672c5.png

 

Como podem o windows explorer sempre dá um pico de uso

1829853902_Semttulo2.png.d87c28f385c8754dcf5bd60b32322684.png

Nesta imagem com os gráficos mostram claramente que o PC tem muitos picos e com isto eu "acho" que o problema está com o windows explorer, porém sou muito leiga no assunto e não sei realmente o problema nem como resolve-lo. O PC não tem me decepcionado em nada, porém como jogo lol isto tem me incomodado muito, um PC tão bom assim não era pra travar desta forma, e lembrando que ele trava mesmo sem nada aberto passando de algum tempo de uso após ser ligado.

1450200781_Semttulo3.png.bebc4922ce888e7b60dcb692c5b0341f.png

 

E nesta última imagem mostra como o PC fica normal, esses 17/20/21% de uso da CPU sobem do nada em apenas alguns segundos sei lá, coisa de 1/2 segundos e volta ao normal para 2/3% de uso da CPU, dá um pico alto e volta pico alto e volta coisa rápida porém isto causa os laggs e travamentos.937084618_Semttulo.png.ad85fdf29cdb56e59278e69a72e1f615.png

 

Se por favor alguém conseguir me ajudar, ficarei muito grata, não entendo o que possa ser, muito menos como consertar isto e espero ter ajudado com estas informações, meu conhecimento não vai muito além disto.

Caso seja necessário as configurações do meu computador estão aqui em baixo, e se precisar instalar algum programa ou precisem de mais informações estou aqui a disposição para tentar ajudar o máximo que puder.

 

Desde já obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Nickie Olá Nickie, boa noite e seja bem vindo(a) ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Já monitorou as temperaturas?

Olá e obrigada pela ajuda, 

 

bom pelo que olhei no HW monitor estão todas na casa dos 40 graus, único que tá um pouco a cima disto é meu processador que fica entre 50/60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@HardwareDescomplicado Atualizações em si tem baixas chances de causa isto.

 

@Nickie Use o HD Tune somente por via das dúvidas. Pois um HD com problemas mesmo não sendo o disco com o sistema operacional pode sim gerar instabilidades no sistema.

Certo irei fazer isto e ver o resultado.

 

2 horas atrás, HardwareDescomplicado disse:

Pode ser o sistema, Windows 10 tem muito frufru e talvez alguma atualização ou programa esteja impedindo o sistema de correr bem, acredite, tem muita configuração desnecessária, o seu PC é bom e deve rodar tudo tranquilamente mas de fato o sistema é bem troll.

Olha já formatei umas 2x, estou começando a acreditar nisto, pois dá bastante problema mesmo, como o PC é rápido eu formato ele em instantes então já estou pensando na possibilidade ;(.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá usando alguma programa pirata ou crackeado? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, mick 07 disse:

Tá usando alguma programa pirata ou crackeado? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Muito obrigada pelas dicas, vou fazendo com calma pois é muita coisa, e posto aqui os resultados.

 

2 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Nickie Qual versão do Windows 10 você está instalando?

Windows 10 PRO, eu simplesmente baixo a ferramenta do próprio site da microsoft e instalo tudo num pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2020 às 15:44, mick 07 disse:

Tá usando alguma programa pirata ou crackeado? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Boa tarde pessoal, consegui finalizar os testes. Com relação ao Windows, tinha alguns erros como mostra na imagem abaixo, foram corrigidos e tal porém o segundo comando como também mostra na imagem não consegui executar, deu algum tipo de erro.856535341_Semttulo.png.16af49fbdf7fc243e88960925255408b.png

Já com relação as memórias deu tudo certo, em todos os testes nenhum defeito foi encontrado.

 

Tela azul meu computador não deu nenhuma vez então tudo certo com este ponto também, já o processador como o meu é Ryzen não sei se existe algum jeito ou forma de testa-lo.

 

Com relação aos HDs/SSD do meu computador, foram os testes mais demorados, porém também sem nenhum problema, todos sem nenhum defeito ou complicação, só meu SSD que eu não tinha o programa da samsung instalando ele tinha uma att de firmware atualizei e o mesmo ficou até mais rápido eu achei, porém depois de todos testes feitos, o PC tava normal pensei que tinha sido resolvido o problema, até que abri o LOL e começou o problema novamente, o fps está em 300 de repente cai pra 40 e volta aos 300 novamente, e mesmo após fechar o game o pc fica assim dando esses lags.

 

Sinceramente não sei mais o que fazer, acho que irei tentar formatar novamente o PC para realmente ver se o problema não é algum programa que instalei ou o SO com problemas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Brazzilero disse:

Vou deixar essa mensagem aqui só para acompanhar, venho tendo o mesmo problema ou pelo menos algo parecido, eu ligo o PC e as vezes jogando ou não ele começa a travar e apenas reiniciando para voltar ao normal. 
Vou testar essa solução acima também.

Boa tarde, pois é já estou sem muitas opções, que tristeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Boa tarde, obrigada novamente, testei o comando e deu certo.

 

Bom pessoal, como eu disse eu mesma comprei e montei o PC desde o início com a ajuda e escolha de peças do pessoal aqui do fórum em um outro post, no entanto sou curiosa porém leiga no assunto, sei mexer bastante para alguém que jamais fez qualquer curso, porém não sou tão expert a ponto de achar erros que acontecem como por exemplo este do meu problema agora.

Bom mudando de assunto eu desisti e acabei formatando o PC (como o processo é rápido por já ser um PC rápido não demorou 2hrs até formatar e instalar tudo novamente tendo em vista que tudo que preciso já fica nos discos rígidos então o processo consiste em só formatar o sistema do windows normalmente por flash no USB e pronto, coisa rápida. Após fazer todo o processo me deparei com uma coisa (eu NUNCA, JAMAIS, NUNCA havia instalado os drivers da mobo desde a primeira vez) sim eu estava rodando tudo sem nenhum driver da mobo, não tinha pensado nisto antes, sendo assim instalei os drivers da mobo agora, instalei também os drivers e atualizei o firmware do ssd como eu já havia dito antes pois eu não tinha o samsung magician também, instalei um driver/programa do processador ryzen 3600 que controla tudo pelo que entendi ao abrir o mesmo, consigo ver desde potencia, temperatura até os mais derivados requisitos então caso precise de alguma informação sobre, agora creio que eu vá conseguir, também troquei as memórias de slot como recomendado para testes (estavam nos slots 2 e 4, e agora estão nos slots 1 e 3, como recomendado pelo fabricante para o dual channel).

E por fim atualizei a BIOS da minha mobo, tinha uma versão acima que dizia corrigir alguns erros de incompatbilidade com jogos programas e etc, bom este é o processo que me dá mais medo, visto que não tenho um nobreak e tenho que fazer as cegas e "na sorte" rezando para que não caia a luz nem nada na hora, porém deu tudo certo, agora a BIOS está na última versão.

 

Por fim, não consegui testar ainda pessoal só passei aqui para dar uma atualizada na situação e agradecer vocês que estão tentando me ajudar, espero que desta vez dê tudo certo, e se souberem de algo que talvez eu esteja deixando passar (como por exemplo não instalar os drivers da modo xD) eu agradeceria, Obrigada.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

 

Bom após feito tudo isto parece que não resolveu, o problema persiste e realmente agora estou começando a achar que o problema está em algum componente que não testei, mobo, processador, ou algo do gênero, joguei umas 3 partidas de lol e as 3 com os mesmos travamentos, sinceramente já estou bem decepcionada com relação a AMD, meus computadores intel jamais tiveram problema algum parecido com isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@Nickie Boa tarde Nickie como vai?

Já tentou re-instalar o sistema? Teria algum HD só para testar o sistema zerado para confirmar que seja isto?

Boa tarde, olha não muito bem devido a estes acontecimentos né, mas tenho sim. Vou tentar reinstalar em um HD vazio o sistema e deixar algumas horas ligado para ver se o problema persiste.

adicionado 14 minutos depois

Outra pergunta pessoal, 

 

Estou com dúvida sobre quais drivers baixar na hora que reinstalar o sistema, eu instalei todos outras vezes porém vi que tem alguns inúteis, alguém pode me indicar quais eu realmente devo baixar e quais realmente são necessários?

https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#Download

Este é o site da minha mobo, fora isto preciso de mais algum driver ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...