Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faculdade de Engenharia da Computação de SP


Posts recomendados

olá gente, eu quero cursar engenharia da computação, tô estudando muito, mas não tô conseguindo achar sites e opiniões confiáveis sobre as faculdades, uns dizem que é ruim, outros boa. eu queria muito entrar na FIAP, mas eu acho que a USP pesa mais no currículo, mas se a FIAP for melhor, eu tento lá, meu sonho. enfim, eu gostaria de saber qual a melhor faculdade de engenharia da computação de São Paulo de preferência perto da Capital, eu já ouvi falar na FIAP, USJT e tem a USP né.

 

se pessoas que têm experiências nessas faculdades puderem falar, melhor ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de universidade pública pesar mais que privada ou federal pesar mais que estadual, em questão de oportunidade de emprego não é bem assim. O que pesa muito é a papelada. Se você tem um currículo lattes com publicação de artigo, capítulo de livro, resenha, participação enquanto organizadora de eventos, bolsa de iniciação científica, premiações(como a de melhor tcc), etc.

 

Tem que passar no gasto(passagem, mensalidade se for uma privada, aluguel, conta de energia, transorporte dentro da cidade ou entre os municípios se não for morar na cidade que fica a universidade\faculdade e também a questão da segurança. Não dá para ignorar que existem locais mais perigosos que outros. 

 

Eu conheço um cidadão que hoje é doutor e ele tem formação pela USP. Esse cidadão até um tempo desse era concursado, hoje em dia não sei qual o trabalho dele, mas o fato é que não vi destaque dele em relação aos demais da época que eu conheci, em termos de conhecimento. 

 

O primeiro passo é saber se você realmente quer cursar e terminar o ensino superior. Os salários mesmo para quem está formado não estão lá essas coisas para todos. Salários inicias pagando menos de três mil reais; profissionais que tiveram que trabalhar em empregos de nível médio ou fundamental porque foi o que conseguiram; formados desempregados. 

 

Eu conheço um sujeito que o pai já gastou uma grana pesada para ele passar em medicina, e até agora ele não passou e para complicar mais esse ano começou a paranoia internacional do corona vírus, aí o pai vai ter que já chega para o filho, pois não tem condição, do jeito que está indo, a família vai ficar na pindaíba e do jeito que está a bagunça na saúde, é risco de vida para o filho. 

 

Você está estudando inglês por conta própria? Sem ter um inglês intermediário vai ficar complicado para você. 

 

Além de informações nos sites oficiais dessas instituições de ensino, você pode pequisar no site do mec. Veja vídeos no youtube sobre elas. Se puder ler relatos na internet de quem já se formou nelas seria uma boa, mas tem que levar em conta que a realidade para pesquisas não está fácil. Até universidades com mais destaque nacionalmente estão sucateadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@evamyuu curso técnico é mais para quem não vai cursar ensino superior e está precisando de grana. 

 

Ex-colegas da universidade tinham curso técnico, e foi não serviu para tanta coisa assim profissionalmente falando. Salários não são lá essas coisas e uma ex-colega disse que não era tão fácil assim o curso técnico que ele se formou, ou seja, pode exigir mais do que pensa. Dependendo do que se estuda e da ida e volta, é um ensaio para o ensino superior, pode até ser que você goste, contudo tem um problema, se mesmo após de formar e querer entrar no ensino superior, vai encarar um cenário mais complicado para passar na USP(se for essa a sua escolha). Pra quem está em condição de estudar para vestibulares, essa é a hora. Esse ano tem gente que está no prejuízo por conta desse abre e fecha, que não vai conseguir passar no vestibular. Não é todo mundo que consegue estudar só em casa e também não é todo mundo que tem livros, internet, computador, etc. 

 

Seja lá o que você for fazer, tem que calcular muito bem, pois um ano de curso técnico para depois querer entrar no ensino superior pode atrasar sua entrada no ensino superior. No outro, esquecer o curso técnico e começar já o superior e depois de formado não querer ou não encontrar serviço que pague bem na sua área, também é ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@evamyuu  Olha, sua dúvida é muito pertinente. Acredito que a maioria dos estudantes do ensino médio ou tem dúvida em qual curso fazer, ou tem dúvida em qual faculdade entrar. Eu também tive isso.

 

Uma coisa é clara: não importa a faculdade ou seu título, importa o que você fez/produziu, como o @Grande Mestre Lucasdisse. Obviamente, um título em uma universidade pública, geralmente tem um "valor explícito" maior. Se o cara bate o olho no seu currículo e viu que você é formada na USP, o cara vai pensar "Pô, ela deve ter sofrido um cado pra acabar o curso, acho que pode ter alguma coisa boa aqui". Porém, se depois ele ver que você não fez muita coisa, não participou de nada e cumpriu só as matérias, não sei se ele vai te diferenciar muito de qualquer outra pessoa que tem um ensino superior. O que mais difere as universidades de estudar em casa/sozinho são as oportunidades, network e o ambiente acadêmico.  Não conheço a FIAP então não posso opinar sobre a qualidade, mas posso afirmar que a USP é uma das melhores universidades da américa latina.

 

De qualquer forma, todas as universidades públicas seguem um currículo muito parecido da computação, então não vai ser grande a diferença entre uma e outra.

 

Não importa o quão preparada você está, você irá sofrer na universidade. A não ser que você já tenha cumprido o curriculo online do MIT e passado em todas as matérias. Aí vai ser de boa.

 

 

Uma coisa que posso te falar e que aí também vai da sua situação financeira e mental: sair de casa e morar em outra cidade sozinho, é uma das maiores experiências pessoais que alguém pode ter.


Por que você acha que seria bom fazer o curso técnico antes da universidade? Geralmente eles são bem divergentes. Um ensina mais a parte prática das coisas, sem muita teoria ou com uma parte muito superficial. O outro já chega a ser tão teórico que falta algo prático. O curso técnico foi criado para te dar as bases práticas da área e te deixar minimamente preparada para atuar na área no mercado de trabalho.

 

De qualquer forma, foque em fazer o melhor serviço que você puder. Se você entrar no técnico primeiro, dê o seu melhor. Se for entrar na Uni primeiro, dê o seu melhor. Se for trabalhar em casa programando sozinha como freelancer, dê o seu melhor.

 

Uma coisa que eu posso te garantir que vai fazer a diferença na sua vida, é começar a fazer. Comece. Liste os motivos de por que seria bom ir por um caminho e o que seria ruim. Coloca na balança e pega aquele que parece ter o melhor custo benefício.

 

Ah e concordo sobre o inglês, porém não acho obrigatório entrar no ensino superior sabendo inglês mas sair sabendo, sim.

 

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa tamo aí,

Abs,

Nícolas Campana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!