Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual destas configs é mais vantajosa?


Posts recomendados

Boa tarde, amigos!

 

Sou novato no ramo do PcGamer. Tenho 3 dúvidas, uma de cada configuração, que são também possibilidades de upgrade para mim. Sendo possível, podem sugerir o que é melhor. O tópico deve ficar um pouco extenso, então me desculpem!

 

Meu PC (atual):

- Placa-Mãe: GA-H61M-S1 (rev. 2.2)

- Processador: Intel Core i5-3330 (3GHz)

- Memória (RAM): 4GB (não sei a marca mas ta rodando em 1600MHz)

- Fonte: não consegui ver, mas acho que é 250W (já veio no ibytePc)

> Primeira dúvida: Caso não consiga promoções razoáveis para adquirir algum dos PCs abaixo, dado o momento atual da economia, é melhor comprar outra memória (RAM) 4GB 1600MHz, ou coloco uma placa de vídeo RX 570 de 8GB, ou ambas as ideias, ou não casam bem?

 

Primeira configuração (desejo):

- Placa-Mãe: "Gigabyte B450M DS3H" ou "Gigabyte Aorus B450 Aorus M" ou "Gigabyte B450 Gaming X"

- Processador: "AMD Ryzen 5 3600X" ou "AMD Ryzen 5 3600" ou "AMD RYZEN 5 3500X"

- Memória (RAM): "16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16" ou "16GB (4x4GB), 3200MHz, DDR4, CL16"

- Placa de vídeo: "GeForce RTX 2060 Super, 8GB, GDDR6" ou "GeForce RTX 2070, 8GB, GDDR6"

- Fonte: "Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo" ou "Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550"

> Segunda dúvida: Quais das opções de compra casam melhor? Se houver outro combo melhor, por favor, sugeriram!

 

Segunda configuração (crise):

- Placa-Mãe: "Asus Prime B450M Gaming/BR" ou "Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2"

- Processador: "AMD Ryzen 5 1600 (AF)" ou "AMD Ryzen 3 3200G"

- Memória (RAM): "16GB (2x8GB), 3000MHz, DDR4, CL15" ou "16GB (4x4GB), 3000MHz, DDR4, CL15"

- Placa de vídeo: "AMD Radeon RX 580, 8GB, GDDR5" ou "GeForce GTX 1660, 6G, GDDR5"

- Fonte: "Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550" ou "Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450"

> Terceira dúvida: Nessa aqui, além do melhor combo, quero saber: quais apresentam mais custo benefício? Já que é um PCzinho temporário da crise... Caso exista outro combo nessa linha de raciocínio, por favor, sugiram!

 

Dúvida bônus (hehehe): gabinete, armazenamento e periféricos? Quais indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi muito bem o propósito do tópico. Basicamente o que posso dizer é que a primeira configuração obviamente é a melhor, e se você tiver dinheiro pra adquirí-la (você disse que ja tem) vai nela.

Se quiser algo custo benefício vai na segunda opção. O que vai definir você mesmo ja disse: aquilo q você deseja; e aquilo que você esta disposto a pagar na "crise"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, acabei não esclarecendo direito. Quero saber o que comba melhor. Veja que cada item de hardware tem mais de uma opção. A dúvida geral é saber o que comba melhor, tanto no que pretendo adquirir quanto no que já tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na primeira:

Gigabyte Aorus B450 Aorus M

AMD Ryzen 5 3600

2x8GB

GeForce RTX 2060 Super, 8GB, GDDR6

fonte 600w (nao precisa de 750w kkk)

Na Segunda:

Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

6GB (2x8GB), 3000MHz, DDR4, CL15

AMD Radeon RX 580, 8GB, GDDR5

Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550

 

 

adicionado 0 minutos depois

 

agora, Lap90 disse:

Desculpa, acabei não esclarecendo direito. Quero saber o que comba melhor. Veja que cada item de hardware tem mais de uma opção. A dúvida geral é saber o que comba melhor, tanto no que pretendo adquirir quanto no que já tenho.

 

Eu tive que reler 3x pra tentar entender, mas acho q era isso q você tinha perguntado kkkk

adicionado 3 minutos depois

Sobre o seu pc atual 4GB tem se mostrado ser insuficiente pra boa parte dos jogos recentes, se puder fazer os dois upgrades de placa de video e ram seria melhor, mas tenta montar um setup novo monitorando os preços. Nao ta nada absurdo se você pegar as promoções

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehe me atrapalhei com tanta informação. Era isso mesmo! O que combava melhor... Valeu aí! Agora é garimpar ofertas... Você acha viável, nesse momento, fazer alguma melhoria no meu PC atual? Colocando uma RAM ou uma VGA...

 

Meu PC (atual):

- Placa-Mãe: GA-H61M-S1 (rev. 2.2)

- Processador: Intel Core i5-3330 (3GHz)

- Memória (RAM): 4GB (não sei a marca mas ta rodando em 1600MHz)

- Fonte: não consegui ver, mas acho que é 250W (já veio no ibytePc)

> Primeira dúvida: Caso não consiga promoções razoáveis para adquirir algum dos PCs abaixo, dado o momento atual da economia, é melhor comprar outra memória (RAM) 4GB 1600MHz, ou coloco uma placa de vídeo RX 570 de 8GB, ou ambas as ideias, ou não casam bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que você já tem, tu esquece. Não reaproveita nada dali, talvez o HD somente.

Quanto ao resto, você é quem tem que fazer a matemática financeira e se adequar.

 

Se o seu objetivo é jogos, quais seriam eles? Esta é a primeira pergunta. A segunda seria qual será o monitor utilizado. Só aí pra definir que tipo de placa de vídeo seria melhor no seu caso.

Mas no geral, um PC pra games você destina a maior parte da grana na placa de vídeo e depois em um processador que a acompanhe. RAM não precisa ser das mais caras e rápidas, apenas a quantidade de GB necessários pra rodar do jeito que deseja.

 

E obrigatório em qualquer das duas configurações colocar um SSD aí.

 

Edit: E se não tem grana pra nada disso (desperdiçando o nosso tempo), sim, coloca uma RX570 + 4/8GB de RAM + SSD, e vai tocando o barco. Vai ter que trocar esta fonte genérica tmb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lap90 não compensa nada disso. 

 

Custo-benefício não existe; computador para uso temporário é jogar dinheiro fora. Se vai comprar peças novas, então que seja para mais de três anos. Não tem condição de ficar trocando cpu+placa-mãe de três em três anos ou menos, isso é jogar dinheiro fora. 

 

Hoje, um computador com foco em jogos, que terá ao menos uns dozes games próprios de pc, não dá para ter um ssd de 120GB. A marca do ssd também conta. Não adianta nada comprar um ssd ruim de 500GB. Dispositivo de armazenamento interno tem que ter confiabilidade e é necessário tem um hd externo para prevenir caso o hd interno ou ssd interno dê problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. Realmente o HD vou aproveitar, tem 500GB. É um HDD por sinal (não que eu saiba o que isso signifique). Eu sei que a grana é o norte pra montar a máquina, por isso coloquei uma configuração da crise (por falar nisso: vale a pena? ou parto logo pra maior?).

 

Os jogos são de os mundo aberto e os battle royale da vida (Por exemplo: The Witcher 3, GTA V, RDR2, COD, PUBG, Battlefield V, etc). Cansei de jogar moba... Perdi a paciência também (o pc é fraquinho mesmo). Quanto ao monitor tenho um antigo, porém razoável. Modelo: LG 24MN43D - PSP (no verso fala que é 50 a 60Hz, 33 W). Ou seja, o objetivo é jogar em FullHD com 60 de fps travado.

 

19 minutos atrás, Phoenyx disse:

O que você já tem, tu esquece. Não reaproveita nada dali, talvez o HD somente.

Quanto ao resto, você é quem tem que fazer a matemática financeira e se adequar.

 

Se o seu objetivo é jogos, quais seriam eles? Esta é a primeira pergunta. A segunda seria qual será o monitor utilizado. Só aí pra definir que tipo de placa de vídeo seria melhor no seu caso.

Mas no geral, um PC pra games você destina a maior parte da grana na placa de vídeo e depois em um processador que a acompanhe. RAM não precisa ser das mais caras e rápidas, apenas a quantidade de GB necessários pra rodar do jeito que deseja.

 

E obrigatório em qualquer das duas configurações colocar um SSD aí.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é você quem tem que responder... Quanto quer pagar em um setup? Se quiser uma coisa de ultima geração vai na primeira, se quiser pagar menos mas conseguir rodar tranquilo também vai na segunda. você quem decide isso... As configs estão equilibradas, definindo apenas se você quer gastar ou nao.

adicionado 0 minutos depois

De todo modo, nao investiria no seu atual, é dinheiro perdido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 05/05/2020 às 15:54, Lap90 disse:

hehehehe me atrapalhei com tanta informação. Era isso mesmo! O que combava melhor... Valeu aí! Agora é garimpar ofertas... Você acha viável, nesse momento, fazer alguma melhoria no meu PC atual? Colocando uma RAM ou uma VGA...

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lap90 disse:

 

Agora a situação tá feia

 

Placas de vídeos aumentaram tudo de preço

 

Só na pichau que a RX 5700 XT e RX 5700 ainda mantém o preço

 

Processador então, só se for o RYZEN 5 1600 AF na kabum

 

Muito ruim comprar PC agora e nos próximos meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade. Comecei a acompanhar em março. Antes de todas as loucuras (país e mundo). E posso afirmar que o preços quase dobraram (100%), quando pouco aumentaram foi em 30% (no caso do 1600AF). Sei que agora tô olhando promoção de NoteGamer. Parece estar compensando mais por ter algum estoque parado e uma config já pronta... Tem saído umas ofertas razoáveis até. Nada comparado a uma black Friday, mas preços honestos. Esse dias tinha um helios 300 na casasbahia por 5.999,00 parcelado em 12x. Ainda coloquei no carrinho... Mas demorei demais a decidir porque era com a 1660Ti e estou muito imerso na ilusão do RayTracing. E comprando agora não quero comprar nada do tipo por, pelo menos, 5 anos... Já que uso bem um setup antes de trocar (deu pra perceber, né?!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/05/2020 às 15:42, Lap90 disse:

Verdade. Comecei a acompanhar em março. Antes de todas as loucuras (país e mundo). E posso afirmar que o preços quase dobraram (100%), quando pouco aumentaram foi em 30% (no caso do 1600AF). Sei que agora tô olhando promoção de NoteGamer. Parece estar compensando mais por ter algum estoque parado e uma config já pronta... Tem saído umas ofertas razoáveis até. Nada comparado a uma black Friday, mas preços honestos. Esse dias tinha um helios 300 na casasbahia por 5.999,00 parcelado em 12x. Ainda coloquei no carrinho... Mas demorei demais a decidir porque era com a 1660Ti e estou muito imerso na ilusão do RayTracing. E comprando agora não quero comprar nada do tipo por, pelo menos, 5 anos... Já que uso bem um setup antes de trocar (deu pra perceber, né?!)

 

Assista esse vídeo sobre Ray Tracing

 

 

Eu diria para esperar, tivemos uma alta do dólar lá em cima, agora está caindo e estabilizando

 

Estabilizando o dólar, os preços também irão pelo mesmo caminho

 

RYZEN 5 1600 AF é o melhor custo x benefício, com cupom de 5% sai por 683 reais

 

Monitor Gamer LG LED 23.8´, Full HD, IPS, 2 HDMI, 75hz, 1ms, FreeSync só compatível com placa vídeo AMD - 24ML600M    R$ 650,00     (lojas grandes)
Sem ajuste de altura, mas com com maior fidelidade de cores por causa o painel IPS
ou
Monitor Gamer AOC LED 24´ Widescreen, Full HD, HDMI/VGA/DVI/Display Port, FreeSync, Som Integrado, 75hz, 1ms,  - G2460VQ6 -    R$ 800,00     (lojas grandes)
Com ajuste de altura, mas sem maior fidelidade de cores por causa do painel TN
ou
Monitor Gamer AOC Hero LED 24´ Widescreen, Full HD, HDMI/VGA/DVI/Display Port, FreeSync, Som Integrado, 144Hz, 1ms, Altura Ajustável - G2460PF    R$ 900,00     (lojas grandes)
144 hz é o ideal para jogos de FPS

Se trabalha com edição de vídeos, ou coisa assim, talvez seja melhor um ultrawide

Monitor LG LED 29´ Ultrawide, IPS, HDMI, FreeSync - 29WK500    R$ 900,00     (lojas grandes)
Sem ajuste de altura, mas com com maior fidelidade de cores por causa o painel IPS, é Ultrawide

AOC Hero 2020

 

Monitor Gamer AOC HERO W-LED 24´ Widescreen, FHD, IPS, HDMI, DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms, Altura Ajustável - 24G2/BK    R$ 1300,00     (lojas grandes)
Com ajuste de altura, maior fidelidade de cores por causa o painel IPS, 144 hz é o ideal para jogos de FPS

 

ou

 

Monitor Gamer AOC HERO W-LED 27´ Widescreen, FHD, IPS, HDMI, DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms, Altura Ajustável - 27G2/BK    R$ 1600,00     (lojas grandes)
Com ajuste de altura, maior fidelidade de cores por causa o painel IPS, 144 hz é o ideal para jogos de FPS
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo tá completando 1 ano já! 😱

 

Concordo que tem um desajuste claro entre os desenvolvedores de jogos e de GPUs, mas nada que o tempo não resolva.

 

Aposto no futuro do Ray Tracing e acho que só não colou ainda porque, além de não haver grandes parcerias (como no vídeo explica) não é bem divulgado e, no caso do Brasil, não é tão acessível. Faltam as associações, o marketing e o preço.

 

Talvez alcancem isso nessa geração que está chegando. As RTX 3000 estão sendo muito aguardadas.

 

Ah, e valeu mesmo a dica dos monitores. Eu tava pensando em FullHD com 60Hz travado por enquanto já que meu monitor consegue entregar. Mas, um up possível seria os 75Hz/1ms em FHD. E o up dos donhos seria o 144Hz em 2k.

 

Edit: Quase esqueci do 1600AF. Eu cheguei a botar no carrinho quando reapareceu por R$ 549,00, mas esgotou na mesma hora. E agora custando R$ 699,00 não acho tão viável, pois a nova geração tá na porta e o dólar tá despencando, conforme você mesmo disse... Enfim, passou o tesão de comprar PC (tô me virando com o setup atual... Formatei, limpei, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 04/06/2020 às 16:29, Lap90 disse:

Esse vídeo tá completando 1 ano já! 😱

 

Concordo que tem um desajuste claro entre os desenvolvedores de jogos e de GPUs, mas nada que o tempo não resolva.

 

Aposto no futuro do Ray Tracing e acho que só não colou ainda porque, além de não haver grandes parcerias (como no vídeo explica) não é bem divulgado e, no caso do Brasil, não é tão acessível. Faltam as associações, o marketing e o preço.

 

Talvez alcancem isso nessa geração que está chegando. As RTX 3000 estão sendo muito aguardadas.

 

Ah, e valeu mesmo a dica dos monitores. Eu tava pensando em FullHD com 60Hz travado por enquanto já que meu monitor consegue entregar. Mas, um up possível seria os 75Hz/1ms em FHD. E o up dos donhos seria o 144Hz em 2k.

 

Edit: Quase esqueci do 1600AF. Eu cheguei a botar no carrinho quando reapareceu por R$ 549,00, mas esgotou na mesma hora. E agora custando R$ 699,00 não acho tão viável, pois a nova geração tá na porta e o dólar tá despencando, conforme você mesmo disse... Enfim, passou o tesão de comprar PC (tô me virando com o setup atual... Formatei, limpei, etc).

 

Eu fiz upgrade logo, esses dias teve promoção do RYZEN 5 1600 por 650 reais

 

Só clicar em meu PC

 

Sai de i5 6600k de 4 core / 4 threads e fui para 6 core / 12 threads, vários jogos que rodavam travando na minha CPU, não rodam mais

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!