Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Importação despacho postal pago a mais de 40 dias sem entrega


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Se você está lendo este post é porque já pagou o despacho postal de sua importação e já se passou o prazo de 40 dias sem ocorrer a entrega.

Seja bem vindo ao clube dos despachos pagos sem entrega!

Eu ainda não sei o que fazer para reclamar mas, qualquer sugestão é válida.

29.jpg.9850a5a0dc090cbb3b58825bbf0ab211.jpg30.jpg.3e35ad49f350d5ed8d4047bf5325e086.jpg43.jpg.4ac93178401ce4ddf86fde0cfd6a6a19.jpgpz.jpg.d3632192440d175119a370366c2bfa11.jpg

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procurei me informar nos diversos casos relatados na internet, em resumo não existe previsão legal para o destinatário reaver os valores pagos de taxas ou tributos de mercadorias não entregues, o máximo que pode conseguir é a devolução do valor pago pela mercadoria junto ao remetente. 

A lei prevê apenas restituição de valores ao remetente com base no principio de que a mercadoria pertence ao remetente até o ato da efetiva entrega ao destinatário.

Só resta ao destinatário esperar pela entrega caso ela ocorra ou não, é assim que funciona a importação.

O site dos correios não aceita reclamação de prazo ou qualquer outra coisa por parte do destinatário, só aceita do remetente.

Se passar pelo remetente para reclamar de prazos ou reaver valores pagos pelo destinatário deve ser crime.

O sistema dos correios não permite manifestação por parte do destinatário, então resolvi tentar uma sugestão da internet com base na lei de informações:

PI.thumb.jpg.1c5879ff2afc4c22ce01917d3a19292c.jpg

O pedido acima é sobre restituir a taxa paga, fiz outro sobre reclamar do não cumprimento de prazo, ambos realizados pelo destinatário. O que será que vão responder? Eu acho que vão ratificar que o destinatário não tem direito a nada, é uma mera questão de dissabor que não gera dano moral.

Se bem que tudo leva a crer que este canal não é próprio para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Responderam sobre o pedido de registro do atraso de entrega, segue parte da resposta:  "Prezado(a) Senhor(a),
Cumprimentando-o (a) cordialmente, informamos que sua manifestação será encaminhada ao sistema e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal), conforme detalhes a seguir:...

...Caso Vossa Senhoria não concorde com o reencaminhamento do pedido, é possível apresentar, em até 10 (dez) dias a contar da notificação acima indicada, pedido de revisão à Ouvidoria-Geral da União (OGU), com fundamento no art. 14, III, do Decreto n. 8.109/2013."

Entrei no e-OUV e ainda não consta nada lá.

 

Também fiz uma consulta na patrulha do consumidor e aguardo a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eder Neumann Não aguentei esperar, dei meus pulos, fiz assim; mudei o ip com algum programa que indicava eu estar em outro país, ai consegui acessar o site e abrir a manifestação:

manifest.jpg.586fd7ce61696573d2c3efdd18701c08.jpg

Pelo que pude notar, alguma coisa mudou no preenchimento do formulário, se não me engano, antes tinha que fornecer o nome e endereço como sendo o remetente e agora não precisa mais do endereço, vai só o nome, como no meu caso eu não sei quem é o remetente, escrevi "Não sei".

Outro detalhe, o item 7 da resposta menciona clicar em "dificuldade com o pagamento de tributos", esta opção não existe, no lugar dela só aparece uma opção que não lembro mais, além de que no campo 8 menciona "breve relato de duplicidade de pagamento", o meu caso é restituição de pagamento por não entrega do objeto.

O que me leva a crer que apenas no caso de duplicidade de pagamento é que o valor pode ser restituído e que não existe previsão para restituir pagamento de objeto não entregue.

O sistema parece estar mais esperto; se tentar abrir uma reclamação com um número de rastreio digitado errado, por exemplo no lugar do número 6 digita o 3, aparece a mensagem de que é impossível registar a reclamação e se tentar registrar de novo uma reclamação com o mesmo código de rastreio de uma reclamação já aberta, o sistema volta com a mensagem de que já existe reclamação aberta e mostra o número dela, isso é bom para se saber se já existe reclamação aberta para aquele objeto.

E só para constar, o meu acesso ao sistema e-sic foi cortado, não reconhece mais minha senha e mesmo recebendo uma senha provisória nega o acesso, desta forma não posso mais visualizar a resposta fornecida.

Hoje a contagem é de 52 dias úteis sem a entrega:

52.jpg.2636a70907cdd23ab3ae11d15467f909.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eder Neumann Só se for por atendimento on-line. Por causa de R$ 15,00 não compensa, considerando os gastos de transporte ida e volta várias vezes embora que, se tivesse a certeza de que resultaria numa mudança no sistema de modo a permitir a restituição do valor de forma on-line eu pagava para conseguir. Apenas saber que foi gerada uma multa não me satisfaz, é tipo um ganhou mas não levou porque sei que no fim não vão pagar a multa e serão anistiados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um entendimento pessoal com relação à este tipo de coisa hehehhe

 

os correios não possui órgão regulador isso os deixa um pouco folgados em alguns quesitos em especial o atendimento aos clientes. se reclamar com eles eles vão fazer a maquina burocrática do "isso dai é com o fulaninho" até chegar no responsável para o problema ser tratado, mas não farão nada para melhorar, a unica ferramenta acessível que pode intervir ainda que pareça inefetiva é o procon e até que eles tenham dados suficientes para tomar alguma atitude grande eles ficarão de braços cruzados.

Sei que eles trabalham bastante, sei que todo sistema esta sujeito a erros, mas não fazer nada para resolvê-los que é o problema. Com as taxas de R$ 15,00 por importação a arrecadação da empresa aumento bastante permitindo um investimento melhor objetivando a solução de tais problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está funcionando mesmo, veio a resposta por e-mail:

reg.jpg.a0286a01604ad52f3c92addb6a86c943.jpg

Consideraram como objeto extraviado, qualquer ressarcimento cabe apenas ao remetente, já o pagamento do despacho postal (assunto deste tópico) e os tributos, creio eu que ai também entra o possível pagamento do ICMS, serão ressarcidos ao destinatário.

Agora vou providenciar os documentos solicitados e ver se consigo dar entrada no link fornecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A coisa é complicada.

Já consegui junto a operadora do cartão o código de autorização de seis dígitos, ele não aparece na fatura, tive que ligar e pedir, sorte minha que havia feito apenas um pagamento no dia, se fosse o caso de vários pagamentos de taxas no mesmo dia ia ser complicado para adivinhar qual é o referente à aquela taxa especifica.

Se fosse o caso do pagamento por boleto, acho que bastava o código autenticador que está no recibo de pagamento.

Além disso eu também deixei separado a DIT e o recibo de pagamento gerado pelo ambiente minhas importações, que por enquanto não foi preciso.

Não existe o link mencionado na resposta para dar a entrada, apenas está escrito clique aqui, fiquei batendo a cabeça para achar o lugar no site dos correios para dar entrada no pedido de ressarcimento e não achei, o único meio viável que encontrei foi acompanhar a manifestação existente:

recadastra.jpg.19e82fb1fc385bad112435f01e0d959e.jpg

E reativar com os dados faltantes:

3.jpg.d8900e020915e925f493e4349722ea02.jpg

Não sabia se é o mesmo motivo ou se é por outro motivo, escolhi o segundo e depois preenchi com os dados faltantes

2.jpg.1293f63b5f14847ea105c7688f773197.jpg

E finalmente a mensagem de que foi reativada:

4.jpg.27624c26e7911a7842cd046477567d29.jpg

Imagino eu agora que o valor pago vai ser estornado para o cartão e se fosse o caso de boleto, seria depositado na conta informada.

Veremos! Se o valor voltar para o meu cartão, posso considerar que estes foram os R$ 15,00 mais suados que consegui em minha vida.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra resposta:

respostamanifs.jpg.8bb4bdcedb7614e3912133cbe7bae8ad.jpg

Eu dei uma lida no contrato e observei que o prazo para a restituição dos valores é de 90 dias, só falta saber se são dias corridos, dias úteis ou dias pandêmicos.

No caso dos dois primeiros, dias corridos ou úteis tem como calcular, no caso dos pandêmicos não há como se calcular porque além de sobreviver tem que esperar a volta da normalidade, se esta vier a ocorrer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pincipi disse:

Agora só falta conferir a fatura do cartão de crédito. Só para controle, o vendedor não responde aos e-mails e como perdi o prazo de reclamação, perdi também o dinheiro pago pela encomenda.

eu sempre peço postergação do prazo quando nao chegou ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

eu sempre peço postergação do prazo quando nao chegou ainda..

Pois é, quando vi que tinha chegado no Brasil eu acreditei que seria entregue no prazo de 40 dias e deixei quieto. Agora que tive o prejuízo fiquei mais esperto, enquanto eu não receber o item, não importa onde esteja, abro a reclamação antes do fim do prazo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Só para constar, em 23Mai20 registrei a reclamação 122805647 com o seguinte conteúdo:

"Informação de registro de reclamação de atraso de entrega pelo destinatário Solicito na qualidade de destinatário informação sobre como registrar reclamação de atraso de entrega superior a 40 dias úteis do pagamento da taxa de despacho de objeto internacional com destino ao Brasil, tendo em vista que o canal oficial só permite pedidos pelo remetente."

E responderam hoje dia 04Ago20:

"Prezado(a) senhor(a),

Pedimos desculpas pela demora na resposta. Em atenção à sua solicitação não identificamos o número do objeto. Para que o sistema localize o objeto é preciso que seja informado o número completo do código de registro, que é composto por duas letras, seguidas de nove algarismos arábicos e mais duas letras (por exemplo EE123456789BR). Caso tenha interesse em registrar uma manifestação que envolve objeto postal registrado, solicitamos acessar o link: http://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php fazendo as seguintes opções no momento do registro: No campo Você deseja registrar uma, selecione a opção Reclamação; Escolha a opção entrega de remessa com origem e destino nacional ou internacional, conforme o caso, ou poderá ser feito junto à nossa Central de Atendimento, no telefone 0800 725 0100, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 14 horas."

Em resumo, pedi informação de como registrar a reclamação e responderam 73 dias depois que não identificaram o número do objeto, ao menos responderam, é verdade, não informei o número do objeto o que eu queria mesmo é saber como registrar a reclamação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!