Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RESOLVIDO - HD Queimado/Recuperado - Diodo em Curto


Druid

Posts recomendados

Pessoal tenho um HD Samsumg de 160 Gigas, que foi queimado pela fonte de alimentação do meu desktop.

 

Foi no Youtube e vi que quando isso ocorre, uma das soluções para resolver isso é testar os diodos perto da corrente 12 volts.

 

Levei numa loja de conserto de TV e o técnico me fez o favor de medir com um voltímetro estes diodos e pimba um deles estava queimado, em curto.

 

Como dizia no vídeo do youtube, fui para casa e retirei o diodo e o HD voltou a funcionar.

 

Minha pergunta é: estou com um computador novo, com uma fonte legal, e como no vídeo não diz nada, gostaria de saber se posso usar o HD sem este diodo, para que ele serve, acredito que é uma proteção, enfim, eu posso ficar usando ele até ir para o centro e comprar um diodo compatível para substituir este que queimou, tem perigo de eu queimar com o uso o HD sem este diodo?

Att.

 

Druid®. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, funcionar ele pode até funcionar, mas é aquele negócio.... não é muito recomendável, pois o diodo serve para evitar excesso de tensão no HD e evitar um problema maior, dá uma olhada no teu HD e vê o modelo da placa lógica (queimada) e compra uma nova do mesmo modelo e faz a instalação, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, vi aqui na web em um fórum de eletrônica que o diodo é justamente para proteger o HD contra tensão de transiente, que deve ter sido o caso dele ao ter dado problema na fonte do meu antigo desktop e queimado a placa-mãe e o HD.

 

Vou no centro aqui em Curitiba, especificamente na 24 de maio, tentar encontrar este diodo ou diodo compatível para substituir, pois comprar uma placa para ele não vou encontrar nova e como ele é de apenas 160GB, era do SO Windows do outro computador, fica mais em conta.

 

Já acessei ontem ele e copiei o que precisava para outro HD (backup) e formatei.

 

Está funcionando de boa, mas sua vida útil de acordo com o S.M.A.R.T é de 97 ou mais dias ligado, então logo ele vai pra terra do pé junto 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.

 

Obrigado por responderem rápido e prontamente minha dúvida, como sempre o fórum está de parabéns.

 

Att

 

Druid®.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!