Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Prime B450M não reconhece pentes de memória e não dá vídeo.


Posts recomendados

Oi, pessoal.

Ontem eu montei meu computador e quando fui ligar, não deu vídeo. 

 

Fiz diversos testes, até chegar na Memória RAM. O que acontece é que a placa-mãe só estarei reconhecendo um dos slots, por isso só consigo usar um pente de 8GB ao invés dos 2 de 8GB que comprei. 

 

Eu instalar a memória no slot A2 da Prime B450M. Os slots B1 e B2 não reconhecem os pentes. O que pode ser? É possível que os slots tenham queimado? 

 

Configuração: 

- Ryzen 5 3600

- Asus Prime B450M

- 2x8GB 2666mhz 

- Fonte CX550w

- GTX 750ti

- SSD 240GB

- HDD 500GB

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, MatheusDesign disse:

Oi, pessoal.

Ontem eu montei meu computador e quando fui ligar, não deu vídeo. 

 

Fiz diversos testes, até chegar na Memória RAM. O que acontece é que a placa-mãe só estarei reconhecendo um dos slots, por isso só consigo usar um pente de 8GB ao invés dos 2 de 8GB que comprei. 

 

Eu instalar a memória no slot A2 da Prime B450M. Os slots B1 e B2 não reconhecem os pentes. O que pode ser? É possível que os slots tenham queimado? 

 

Configuração: 

- Ryzen 5 3600

- Asus Prime B450M

- 2x8GB 2666mhz 

- Fonte CX550w

- GTX 750ti

- SSD 240GB

- HDD 500GB

Percebi também que meu processador está operando com 40°C, usando um Air Cooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MARCIOPXS disse:

Ola! Só uma pergunta: você fez o teste com cada um dos pentes, individualmente, em cada slot?

 

Se a resposta for sim , então o problema é sim na placa-mãe.

 

OBS: Observe no manual da placa-mãe como colocar as memórias e tipos suportadas.

Sim, testei. Todos os pentes estão funcionando, mas só um slot da placa-mãe está funcionando. O jeito é levar na loja de comprei e trocar a placa-mãe, certo? 

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, I9ty disse:

@MatheusDesign Sua placa tem 4 slots de memória né? Tenta conectar os 2 pentes no cinza, se não der, tenta conectar os 2 no preto

Isso, são 4 slots. Eu fiz o teste mas apenas um slot reconhece/lê o pente de memória. Nesse slot que funciona eu testei os dois pentes separados e ambose são funcionando :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MatheusDesign disse:

Fiz diversos testes, até chegar na Memória RAM. O que acontece é que a placa-mãe só estarei reconhecendo um dos slots, por isso só consigo usar um pente de 8GB ao invés dos 2 de 8GB que comprei. 

 

Eu instalar a memória no slot A2 da Prime B450M. Os slots B1 e B2 não reconhecem os pentes. O que pode ser? É possível que os slots tenham queimado? 

RAM tem um caminho: Slot > Placa-mãe > Processador

 

Se testou os dois pentes de RAM e ambos funcionam, sobram placa e CPU.. Aí, você teria de ver se, tem algum pino torto ou algum dano no soquete da placa-mãe, pra descartar falha humana..

 

Ainda sim, o ideal seria retornar ambos pra ver o que se passa, pois pode ser um defeito interno do processador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

RAM tem um caminho: Slot > Placa-mãe > Processador

 

Se testou os dois pentes de RAM e ambos funcionam, sobram placa e CPU.. Aí, você teria de ver se, tem algum pino torto ou algum dano no soquete da placa-mãe, pra descartar falha humana..

 

Ainda sim, o ideal seria retornar ambos pra ver o que se passa, pois pode ser um defeito interno do processador..

Fiz a sua recomendação. Abri tudo e tirei o CPU para ver se tinha entrotado algum pino ou alguma sujeira ou dano no soquete e... nada, tudo 100%. Dei uma limpada de novo na pasta termina e apliquei uma nova, montei de novo mas o mesmo problema continua acontecendo :{ 

 

Acredito que agora só resta a placa-mãe, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MatheusDesign disse:

Fiz a sua recomendação. Abri tudo e tirei o CPU para ver se tinha entrotado algum pino ou alguma sujeira ou dano no soquete e... nada, tudo 100%. Dei uma limpada de novo na pasta termina e apliquei uma nova, montei de novo mas o mesmo problema continua acontecendo :{ 

 

Acredito que agora só resta a placa-mãe, né?

A ideia de olhar a CPU é que, usualmente, dano no soquete não é coberto por garantia.. E pino torto da CPU seria erro humano.. Alias, deveria ter dito pra você tirar fotos da placa-mãe, do soquete e da CPU, só pra sua segurança.. Caso o pessoal da tal loja, tente enroscar a situação..

 

Como o controlador de RAM é na CPU, difícil dizer se é a placa-mãe mesmo.. O melhor seria levar o kit CPU + MOBO + RAM, pra que a loja veja isso e consiga isolar o problema, com um outra CPU e placa-mãe.. Não precisa levar o resto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, RS Faria disse:

A ideia de olhar a CPU é que, usualmente, dano no soquete não é coberto por garantia.. E pino torto da CPU seria erro humano.. Alias, deveria ter dito pra você tirar fotos da placa-mãe, do soquete e da CPU, só pra sua segurança.. Caso o pessoal da tal loja, tente enroscar a situação..

 

Como o controlador de RAM é na CPU, difícil dizer se é a placa-mãe mesmo.. O melhor seria levar o kit CPU + MOBO + RAM, pra que a loja veja isso e consiga isolar o problema, com um outra CPU e placa-mãe.. Não precisa levar o resto..

Entendi! Eu vou lá amanhã mesmo pra ver com eles, tem alguma recomendação/dica de como falar/abordar o assunto com eles? 

 

E sobre as fotos, eu tirei algumas assim que desmontei tirei o CPU do socket o/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para finalizar o tópico e dar a solução para quem eventualmente tiver o mesmo problema, hoje eu fui na loja que me vendeu as peças de upgrade para o PC e realmente tinha um dano na placa-mãe, o que não deixava que ela lesse as memórias. Em uma manutenção lá na própria loja, a placa sofreu uma quebra e isso danificou algumas trilhas e praticamente todos os slots de memória, sobrando apenas 4. 

 

A loja em questão foi a "InfoGordo" na Santa Ifigênia.  

 

De qualquer forma, estou com o computador funcionando e lende os 24GB de RAM normalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde, dois anos depois, não sei se resolveu. mas eu estava com problema parecido. minha placa não queria funcionar em mais de 1 slot, e o pior é que quando troquei as memórias, ele reconhecia uma, porém a outra não. pensei que poderia ser a RAM, então testei em outro lugar, ela funcionou 100%... não conseguia compreender, se meu pc aceita uma e a outra não? mudei slot e tudo mais, quase comprei outra placa-mãe achando ser a mesma o problema. Pois bem, desmontei ele todo, tirei a bateria da placa - isso é essencial - e ''dei um banho'' de alcool isopropilico, esse alcool é a cura! esperei secar tudo, passei nos conectores da memória também. Resumindo, ligou e reconheceu as duas. Pode ter sido um reset de algum bug na placa-mãe, visto que tirei a bateria, ou sujeira em um lugar específico que só resolveu lavando. enfim, testa antes de comprar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!