Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som 5.1 no Computador - Home theater


Posts recomendados

Olá a todos, venho dando uma pesquisada em formar em componentes de som atualmente e estou tendo muita dúvida, gostaria que se possível alguém me ajudasse.

 

Eu queria um sistema de som 5.1 Surround pra usar no PC, e nas minhas pesquisas, me parece que as únicas opções para isso são Home theaters e Receivers?
Diante disso, achei os Receivers muito caros (impraticável) e cheio de funções que jamais irei usa e os home theaters apesar de não tão custosos ainda, ainda me parece meio complicado porque eles possuem o sistema de leitura de mídias físicas que será 100% inútil para mim, não uso DVDs, CDs, BluRay ou qualquer outra mídia física.

Meus interesses são todos os comuns que envolvem sistemas de áudio, música, filmes, séries e jogos.

Existe alguma opção mais viável ? ou seria o Home Theater mesmo?, nesse caso, vocês podem me indicar de algum modelo ou equipamento para esses usos que tenha bom custo benefício?
No caso do receiver que nos videos do youtube sempre é considerado como sinônimo de qualidade, a qualidade sonora não dependeria das caixas de som ?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o home theater não tiver entrada óptica, porta HDMI ou entradas RCA individuais para os 6 canais de audio você não terá audio 5.1 real, a maioria dos HT mais baratos o 5.1 só funciona realmente quando reproduzindo filmes.

 

A opção mais em conta mantendo o minimo de qualidade e se não se importar em ter um "ninho de rato" de cabos atras do PC, seria pegar uma boa home theater com entrada 5.1 analógica, como a Logitech Z607, dai você usaria 3 cabos p2/RCA pra ligar o PC na HT, a maioria dos PCs suportam ao menos audio 5.1 usando a entrada de linha e de microfone traseiras como saídas de som adicionais, basta instalar o gerenciador de audio que vem junto com os drivers de som, conectar os cabos e configurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Obrigado pela dica, acho que estou entendendo, agradeço se você puder me tirar só mais algumas dúvidas, não incomodarei mais:


1) A HDMI e óptica são digtais, então o aparelho divide o som nas 6 caixas automaticamente, diferente do analógico (RCA) né isso?

2) Em seguida acho que não entendi muito bem o que você quis dizer com o "5.1 só funcionar realmente em filmes", pelo que entendi, músicas são estéreo então elas irão tocar nas 5 caixas ao mesmo tempo, não sendo um 5.1 real, como em filme e jogos que hoje em dia são bem comuns nessa configuração de audio, é isso que você quis dizer ?

3) Agora sobre o aparelho que você me indicou (Logitech Z607),  eu dei uma olhada e vi que no painel traseiro ele possui apenas as 6 entradas RCA e as 6 saídas para as caixas de som e o bluetooth, nesse caso, conectando aparelhos via bluetooth, como por exemplo uma televisão, este seria um "canal Digital" e o 5.1 funcionaria ?, pois tenho uma TV que não tem as 6 saídas RCA, apenas saídas digitais, seria possível o uso dessa TV nesse aparelho via bluetooth  ou através de algum conversor ?

4)Vi alguns comentários sobre o modelo Z506 apesar de ser anterior, possuir uma qualidade melhor que esse Z607, me desculpe se estou falando besteira mas, se tratando de aparelhos "baratos" ("baratos", pois 600R$ é bastante dinheiro pra mim), você sabe me dizer se de fato pode existir de fato alguma diferença de qualidade notável entre eles? O preço é próximo e olhando o painel traseiro do Z506 eu notei que as entradas são diferentes, são 3 entradas que me parecem conexões iguais a do PC (Imagino que seja P2), nesse caso eu conectaria com 3 cabos P2 do PC para o HT e o 5.1 real funcionaria normalmente ?
Painel do Z506:

Z506_painel.png.729c5c6c1052a395ad21444ed7b784c4.png

5) Pesquisando mais um pouco eu vi que tem um modelo da marca mondial que é BEM mais barato (~300R$), meu quarto tem 14 metros quadrados, é realmente pequeno o que me faz entender que não necessito de muita potência, mas, você acha que mesmo em um ambiente tão pequeno existem diferenças na qualidade da montagem dos aparelhos que compensassem a compra de um daqueles mais caros? Que esse da mondial é realmente fuleiro (considerando as diferenças dos preços)?

6) Ou você acha que mesmo em um ambiente tão pequeno, vai valer mais a pena a compra de um aparelho mais caro ~1700, pois esses mais baratos tem um péssimo custo benefício ?

Desculpa pelo número de perguntas, eu sou realmente ignorante, então essas coisas ficam martelando na cabeça. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ter audio 5.1 real o arquivo de video que voce for reproduzir precisa ter os 6 canais de audio gravados junto com o video, tipo um filme DVD ou BD ou mesmo um jogo moderno... do contrario seja o PC ou o HT vão ter que tentar emular esse 5.1, alias ate mesmo pela falta de opções de audio 5.1 é que esses HTs tão meio fora de moda dando lugar as soundbars, ou sistemas 2.1 simples...

 

As HT mais baratas simplesmente aproveitam o audio 5.1 que ja existe nos DVDs e BDs e os repassam para as caixas, Entradas auxilares, bluetooth, TV digital (DTV) ou mesmo radio FM são todas fontes de audio estéreo, logo a HT vai ter que gerar os demais canais ou vai operar em modo 2.1 (calais LR _ Sobwoofer)

 

Se você quiser enviar audio 5.1 do PC pra HT ela tem que ter um modo de receber o audio completo dos 6 canais seja analógico, digital por entrada optica/coaxial ou mesmo porta HDMI-IN

O que muda é os cabos usados, no audio 5.1 analógico a placa de som do PC ja manda tudo pronto e o HT só amplifica, ja usando cabo optico ou HDMI o receiver da HT vai ter que ter um decodificador dobbly DTS/AC3 pra decodificar o som digital, e tudo isso tem um custo a mais. 

 

Pra quem realmente presa por qualidade de audio, Bluetooth = lixo, o audio via bluetooth usa um padrão de compressão de audio com perdas pra comprimir o arquivo a ser enviado, ou seja quando você escuta um MP3 no celular via fone bluetooth o som do MP3 é decodificado e depois comprimido novamente pra ser enviado pro fone, pra depois ser novamente descomprimido e decodificado por um DAC na placa do fone, e tudo isso consumindo o minimo de energia, simplesmente não da pra exigir qualidade de um processo desses ja que cada recompressão de um arquivo joga fora dados e detalhes da musica e adicionam ruido no lugar. e pra fechar o bluetooth só suporta audio estéreo, ou seja alem de estragar o som o HT ainda via ter que emular os canais faltantes.

 

Quanto a logitech eu mesmo só recomendei por ser marca com boa reputação, e relativamente honesta enquanto mondial é uma importadora de produtos chineses de 2ª linha, igual britania, knup, multilaser... mas o que vale mesmo seria se você tiver como ouvir os aparelhos e tirar sua conclusões.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Eu abri um tópico ontem com uma dúvida parecida com esta...vou te contar a minha experiência. Sou rocker, e o último computador que eu comprei foi em 2013. Pedi ao vendedor uma placa-mãe onde o destaque fosse a saída de som, e ele me arranjou uma Gigabyte 8I945GMF. Esta placa tem exatamente o esquema de som que você quer...eu tenho um blog de rock e baixo matrizes remasterizadas para editá-las e subi-las para a minha conta para compartilhá-las. Comprei esta placa lá atrás já pensando em jogar o som dela em um aparelho aiwa. Meu aparelho tem uma potência de 70 watts por canal, fora o subwoofer. Se eu estivesse no seu lugar, eu resolveria isso da seguinte maneira; arranjaria esta placa-mãe e compraria um aiwa já com 4 ou 5 caixas...agora tem muitas pessoas se desfazendo destes aparelhos por causa da crise do corona quase de graça...e alguns equipamentos destes são daquela linha gloriosa chamada NSX...na OLX tem gente publicando anúncio quase todo dia. Acho que sairia mais barato, além de dar menos ou quase nenhuma dor de cabeça. A minha situação atual é a seguinte; já tenho a placa-mãe, já tenho o som aiwa e já tenho o cabo aqui também, só não o liguei ainda porque estou com esta dúvida no meu tópico. Se eu tivesse uma terceira caixa reserva aqui eu já teria feito o teste, porque mesmo que queimasse, eu ainda teria as outras duas do aparelho, mas este equipamento meu é anterior a linha NSX e só tem 2 caixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem soluções mais em conta, porém nem um pouco práticas. 

se você tem as caixas é 80% do trabalho feito já, se não tiver convêm-lhe adquirir pronto, a não ser que disponha de materia prima e tempo para a fabricação das caixas.

 

tem amplificadores digitais para vender na internet com excelente qualidade de reprodução e preços bastante atrativos.

image.png.98576ff93c3f397981844196c2337aba.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Interessante, agradeço pela resposta, tenho um conhecimento básico em eletrônica, poderia ser interessante se empenhar em um projeto do tipo, Você sabe me indicar uma loja online que os venda ou marcas desses amplificadores digitais de boa qualidade ?

E uma segunda dúvida, falando em qualidade de reprodução sonora, além dos nossos ouvidos e o gosto pessoal claramente, quanto de importância você atribuiria a cada um dos itens, Amplificadores VS Caixas ? É possível montar caixas de ótima qualidade em casa e mais em conta ou um nível realmente bom vai aproximar o preço ao da compra do equipamento pronto, não compensando o trabalho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, LeandersonSs disse:

uma loja online que os venda ou marcas desses amplificadores digitais de boa qualidade ?

é chinês mesmo, a caracteristica dele que o torna robusto contra som de baixa de qualidade hehehe

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1013922200-placa-amplificador-digital-60-w-rms-12v-a-24v-tpa3118-mono-_JM 

 

amplificador e caixas são igualmente importantes. construir caixas em casa dá um trabalhão e precisa de materiais de qualidade que nem sempre se encontra tão facilmente.

a ultima caixinha que fiz foi com dois biaxiais de porta de carro numa caixa selada de MDF 15mm. tabuas coladas e cobertas com courvin depois de pronto.

 

Ficou lindão e os dois altofalantes juntos tem 300W RMS de som, mas meu amplificador só tem 60 (30+30) 😕  ainda assim é muito alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 30/06/2020 às 21:04, LeandersonSs disse:

Olá a todos, venho dando uma pesquisada em formar em componentes de som atualmente e estou tendo muita dúvida, gostaria que se possível alguém me ajudasse.

 

Eu queria um sistema de som 5.1 Surround pra usar no PC, e nas minhas pesquisas, me parece que as únicas opções para isso são Home theaters e Receivers?
Diante disso, achei os Receivers muito caros (impraticável) e cheio de funções que jamais irei usa e os home theaters apesar de não tão custosos ainda, ainda me parece meio complicado porque eles possuem o sistema de leitura de mídias físicas que será 100% inútil para mim, não uso DVDs, CDs, BluRay ou qualquer outra mídia física.

Meus interesses são todos os comuns que envolvem sistemas de áudio, música, filmes, séries e jogos.

Existe alguma opção mais viável ? ou seria o Home Theater mesmo?, nesse caso, vocês podem me indicar de algum modelo ou equipamento para esses usos que tenha bom custo benefício?
No caso do receiver que nos videos do youtube sempre é considerado como sinônimo de qualidade, a qualidade sonora não dependeria das caixas de som ?


 

Olá

Com respeito à pergunta sobre a qualidade do som e do que depende a qualidade: eu digo que a qualidade começa a depender dá energia que entra pela sua rede, qualquer parte do sistema compromete a qualidade final, a melhor caixa do mundo não fará diferença se a eletrônica for ruim.

Eu vejo dois fatores que não foram comentados e que são de suma importância, um deles o quanto você pretende gastar aproximadamente.

Outra questão e eu enfatizo nela porque você comentou  que é para o computador, você deve levar em conta que, um sistema de home theater 5.1 jamais funcionará Se você não por as caixas de forma correta.

Você precisa ter uma caixa Central, atras do seu monitor, sem que ela fique oculta. mais duas caixas chamadas de canal principal, ficarão  uma a sua esquerda e outra à sua direita, mais duas caixas chamadas de caixas surround, ficarão  ligeiramente atrás de você apontadas para os seus ouvidos. Colocando no Google a palavra sistema 5.1 posicionamento, vá na opção imagens e você verá vários exemplos do que eu estou falando.

Evite comprar esses equipamentos que possuem drive para mídia física, geralmente Esses são os piores, você terá os melhores momento com um receiver dedicado.

 

https://mobile.comprasparaguai.com.br/receiver-harman-kardon-avr1610s-bluet51__2726946/   -  https://mobile.comprasparaguai.com.br/home-theaters-harman-kardon-home-theater-51-220v-hkts16wq-branco__2614568/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dica caros amigos,

 

Sou novo nesse amplo mundo dos Home Theaters.

 

Esses dias estava passando por uma loja que vendo 'sucatas' e encontrei um Home Theater Gradiente Stilus Hts 150d - 1500W.

 

Não contive e fui negociar, comprei as caixas e o sub por R$60,00, sem o reciver pois estava com defeito.

 

Como tenho uma placa GA 990xa-ud3 R5 que possui suport a 6 canais, imaginei que o reciver nao faria falta.

 

Liguei as caixas no computador através de 3 cabos P2 e instalei o original drive que possui suport ao Dolby Digital Plus.

 

Testei alguns filmes, em 5.1,  e jogos e o som estava muito  a desejar, além do sub não funcionar. No próprio filme de teste do dolby o som estava horrível.

 

Depois de algumas buscas achei um drive realtek que usa ProLocic IIx.

 

O drive tinha a opção de fazer alguns ajustes, ativei uma opção de gerenciamento de graves, fiz uma configuração de ambiente (sala),  apliquei alguns ganhos.

 

Apesar do drive com ProLocic IIx ter melhorado significativamente a qualidade do meu som, não estou usando um 5.1 efetivo.

 

Gostaria de saber se há uma forma de usar o 5.1 REAL com qualidade?

 

pensei em algumas alternativas:

 

1 - comprar um reciver (pior de todas, pois achei muito caro)

 

2 - transmitir via cabo optico e usar um conversor D-A, já que o drive tem opções de usar DD e DTS. link abaixo:

segue o link :https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1578713625-conversor-de-decodificador-de-audio-digital-de-51-canais-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=0b6c40ad-22c6-408c-b9e1-0c2995c0cdb6https://http2.mlstatic.com/conversor-de-decodificador-de-audio-digital-de-51-canais-D_NQ_NP_889233-CBT42432031110_072020-F.webp

 

3 - trocar minha placa de audio.

 

Minha placa-mãe é a ga 990xa-ud3 R5

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-990XA-UD3-R5-rev-10#ov

 

 

Gostaria da recomendação do senhores, qual a melhor opção.

 

Desculpe me qualquer besteira que falei, estou aprendendo sobre o assunto ainda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...