Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inferência Eletromagnética em equipamentos médicos


Posts recomendados

Boa tarde Pessoal.

Estou com problemas em dois monitores multiparamétricos de sinais vitais apresentando interferência na onda de batimentos cardíacos. As enfermeiras dizem que o monitor sempre alarma bradicardia.

Essa interferência gerada pela rede elétrica pode influenciar na leitura dos batimentos também? Ou somente interfere distorcendo a onda de ECG ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu equipamento a princípio já deveria dispor de filtros pra isso e nada - absolutamente nada poderia interferir nas leituras... mas... wtf bradicardia? não quero googlar. Ao explicar o que é,  talvez dê pra incluir algum insight eletro & técnico no contexto.

 

s atrás, aphawk disse:

um pequeno problema e coloquei 2 stents

 

Paulão tmj kk. E empatados 2 x 2 kk. Mas ganhei do seu "pequeno" kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio que a interferência não seja advinda da alimentação, até onde sei os equipamentos são bem protegidos contra isso, principalmente nas UTIs com sistema IT-médico.

Tem imagens do gráfico do ECG para entendermos melhor qual é a distorção provocada?

 

uma maneira de calibrar se interfere no monitoramento é usar a tecnologia analógica do reloginho e contar, ou comparar com um oximetro portátil. (acho que a ideia do relogio pode nao funcionar pois estes monitores atualizam a cada batida né?

 

e confirma pra mim pois faz alguns longos meses que não uso o termo

Bradicardia = BMP<60 né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann isso!

DEFINIÇÃO. A bradicardia é o ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto. Nesse ritmo, o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de forma suficiente para o seu corpo durante uma atividade ou exercício físico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eletrocutado ,


Estranho alarmar bradicardia sem ser mesmo uma bradicardia porque o monitor deve se basear na média de batimentos para isso ...
 

Por curiosidade : quando ocorre o alarme, a taxa de batimentos é baixa também ? Ou ele alarma Bradicardia mostrando uma taxa de batimentos alta ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eletrocutado ,

 

Sobre a definição de bradicardia :

 

Desde que eu tive um pequeno problema e coloquei 2 stents, a minha frequência cardíaca ficava entre 50 e 60 . Mas quando eu estava relaxado,  ficava na faixa entre 40 e 50 e não percebia nenhuma alteração fisiológica.

 

Depois de uns 10 anos fiz um novo Holter e tomei um baita susto pois quando dormia muitas vezes ficava abaixo de 40 e  perto de acordar apontou entre 35 e 40 , com ligeira arritmia ....

 

Para corrigir isso tive de tomar durante anos 3 medicamentos . Mas nunca percebi algum problema de insuficiência de sangue, mesmo quando fazia minhas corridas de 7 Km/h na esteira durante 20 minutos.
 

Paulo

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um smartwatch que monitora a freq cardiaca a cada 10 ou 15 minutos e tenho notado frequências abaixo de 50bmp também durante o sono e alguns sustos de 130 em alguns momentos (provavelmente quando a morena tira a roupa no sonho xD)
Li em alguns artigos que atletas e pessoas que praticam atividade física regular e se alimentam bem tem tendência a ter uma freq cardíaca um pouco menor quando estão em repouso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!