Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC trava após ficar um tempo ocioso


Posts recomendados

Meu pc começou a congelar totalmente após ficar em média 20 minutos sem mexer.. (quando eu saio do pc para fazer outra coisa e deixo ligado) me forçando a reiniciar pelo botão, ai volta ao normal.. quando estou usando o pc ou jogando, dificilmente acontece, já fiz testes no memtest, HDTunePro, Diagnóstico de memória do windows, já limpei a memória com uma borracha, já formatei o pc (antes de formatar tava dando tela azul com o erro ''Driver IRQL not less or equal, amdppm.sys), parou a tela azul, porém o congelamento não resolveu... umas 2 semanas antes de começar a dar o problema, atualizei a bios para a versão mais recente (5407) e o windows para a última versão disponível  (não sei se tem algo relacionado) Alguém sabe solucionar?

Meu PC:

Ryzen 5 2400g

A320m-k/br asus

memória 8gb team group vulcan 2400mhz (1 pente só)

HD 1tb 7200rpm toshiba (windows instalado nele)

HD secundário samsung 500gb 5200rpm, de notebook

Fonte aerocool kcas 500w 80 plus bronze

rx 580 4gb gigabyte

monitor antigo lg 19 polegadas ligado a um adaptador HDMI > VGA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, venho aqui relatar que consegui resolver o meu problema (não trava nem da tela a azul a 3 dias), ontem fiz alguns procedimentos e algum deles pode ter influenciado a resolver, fica ai a dica: formatei o pc e deixei na versão anterior do windows 10 19041 (Estava na 2004 antes), limpei a memória ram com borracha outra vez, só que com mais atenção, troquei os cabos do hd, fiz um check em toda a placa-mãe apertando bem todos os cabos, e talvez o mais importante, fiz downgrade na bios da versão 5407 para 5220 (Para quem tem asus a320m-k/br) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, estou lidando exatamente com o mesmo problema. Se deixo o computador alguns minutos ocioso, o windows congela ou então por algumas vezes recebo uma tela azul indicando o amdppm.sys

Minhas confugrações são bem parecidas:

A320 K-M/BR

Ryzen 5 3400G

8 gb da team group 3200Mhz.

No começo achei que pudesse ser algo relacionado a frequência da memória ram, já que o 3400g suporta 2933Mhz, mais do que isso não é indicado. Testei todas as frequências, de 2400 até as 3200 e nada, sempre com a mesma coisa. Atualizei pra bios mais nova, que no caso é a 5603. Estou em contato com o suporte da pichau, pois o computador ainda está na garantia e acredito que nem eles saibam o que está acontecendo. Formatei o Windows também, nada mudou.

@Luiz Romano , você pode me dizer se seus problemas acabaram? Acabei de realizar o downgrade para a versão 5220 da bios e estou na torcida pra ver se agora está tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@juliano12 Olá, quando fiz downgrade de bios para a versão 5220 da bios , ficou um bom tempo sem apresentar problemas, mas acabou voltando, mas da tela azul não tão frequentemente... eu nem sei mais o que fazer, não tem quase nada falando sobre esse problema específico que eu acho que é só de nós que temos esse kit em especial... se conseguir resolver, me contacte aqui por favor 🙂

 

Obs: Upei a bios para a 5603 e também não adiantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Romano Fico contente que tenha visto minha mensagem. Como meu computador é novinho, e detectei no primeiro dia que chegou, já estava em contato com o suporte da Pichau pra resolver logo. Fiz o básico que me pediram, formatei, testei com outro hd, com outra memória e nada. Como absolutamente nada resolvia, eles pediram o pc de volta pra analisar e acabei de terminar de embalar (Sério, terminei faz uns 10 minutos) pra transportadora pegar amanhã aqui. Uma coisa que deixei passar na última mensagem é de que inclusive a nossa fonte é a mesma, Aerocool KCAS 500W com PFC ativo. Vou te informando no desenrolar da história, mas já estou com o pensamento de negociar um upgrade de placa-mãe com eles (uma b450 talvez), porque acredito que deve haver algum bug que só acontece entre a A320 K-M BR e a linha Ryzen, mas tanto a ASUS quanto a AMD fazem vista grossa. Ou quem sabe, pode ser a fonte que não consegue lidar com esse kit.

Uma dica, caso voce não se importe de gastar um pouquinho de ram e gpu, nesses últimos dias eu tava utilizando o PC quase que de maneira normal. Como comprei pra as vezes passar um tempo com meus amigos no Counter-Strike,eu tinha percebido que ele nunca travava no meio das minhas partidas, então nesses últimos dias, a primeira coisa que fazia ao iniciar o PC era ir correndo abrir algum joga pra deixar rodando no fundo, mesmo eu não jogando. Desse jeito usei por vários dias e nunca travou, mas se eu fechasse e fosse fazer outra coisa, menos de 5 minutos e o PC já travava. Mas retornei pra garantia porque ainda to no começo do meu semestre da faculdade e consigo levar as aulas com um note antigo aqui e também quero resolver pra ajudar quem sofre com esse problema safado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juliano12 @juliano12 Mano, comprei meu pc em agosto de 2018, e sempre rodou perfeitamente, só que de 4 meses pra ca começou esses problemas, já fiz de tudo pra tentar resolver e nada... sempre revirei atrás de fóruns procurando problemas parecidos, mas o maldito problema parecia ser só comigo... achei estranho pois a pichau vendeu muitos computadores ''iguais'' e só o meu acontecendo isso é triste haha. Infelizmente minha garantia já acabou, então nem tento ir atrás da pichau/amd/asus, mesmo porque não sei exatamente o que está causando o problema... Só me resta continuar tentando resolver 😄 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Romano Fiquei 5 dias esperando a transportadora com o computador fechado e nada, aí fiquei chateado e decidi tentar descobrir dnv se acho a solução. Formatei com o Windows 10 v. 2004, com a bios 5603 mesmo. Fiz sem internet pra não deixar o Windows Update atualizar alguns drivers e passei pelo pendrive os drivers do chipset do site da Asus, mas instalei todos, desde o primeiro e um por um, reiniciando toda vez. Depois disso liguei o cabo de rede e atualizei os outros, mesmo assim, tela azul, só que com erros diferentes. Se não me engando deu KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED amdppm.sys e algum outro relacionado a memória. Então pela bios alterei e coloquei a frequência da ram de 2133Mhz, pois tinha visto lendo os comentários de um video do Youtube de um cara dos Eua que o PC se tornava muito estável. Então o computador tá desde ontem lá pelas 23:00 até agora ligado e realmente, não deu mais nenhum erro. Pra mim ainda não sei se vai valer limitar a frequência tão baixa assim, mas pelo menos já to conseguindo fazer muita coisa sem ter que abrir algum jogo pro pc não apresentar problemas kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Comprei meu PC na Pichau com as configs parecidas.

 

ASUS Prime A320 K-M/BR

AMD Ryzen 5 3500X Hexa Core 3.6GHz

RAM 8GB da Team Group T-Force Vulcan DDR 43000Mhz

Placa de Vídeo Afox Radeon RX550 4GB 128bit AFRX550-4096D5H3

SSD Team Group GX1 120GB 2.5" Sata 6GB/s

 

Só que a fonte é a Cooler Master MWE 500 80 Plus Bronze, MPE-5001-ACAAB-BR

 

Estou tendo os mesmos problemas. Estou começando a suspeitar que pode ser relacionado a memória ou a placa da vídeo, pois os erros são constantes de Driver IRQL e afins. Diversos tipos de BSOD, porém o último que verifiquei agora a pouco relacionava ao arquivo amdppm.sys. 

 

Alguma outra ideia, pessoal?

 

Daqui uma semana vou tentar formatar a máquina para testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yukurai Olá, passei muito tempo tentando resolver o problema, aos poucos mexendo cheguei num ponto estável... o que eu fiz foi instalar o Windows da ultima versão, BIOS ultima versão 5604 se não me engano, driver de chipset da a320 ultima versão do site da amd, driver de som do site da placa-mãe, aí na hora de instalar o driver de vídeo, instalei o ddu, reiniciei em modo seguro e removi o driver de vídeo que o Windows instala automaticamente, e marquei uma opção nas configs do ddu para ele não deixar o Windows instalar um driver novamente... aí instalei o driver 21.4.1 que foi o mais estável pra mim até agora, tentei instalar o 21.5 e o 21.6 e deu tela azul... eu não faço ideia do que esteja causando o problema, suspeito principalmente da placa de vídeo, memória e fonte, espero ter ajudado... acompanhando os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeitava bastante que era a fonte, porque a do meu PC é uma KCAS AEROCOOL 500W. Ele voltou da garantia da Pichau com memória e processador novos, mesmo assim ele travava. Quando eu ía mandar ele dnv pra garantia, coloquei um SSD Sata III e pra minha surpresa, nunca mais tive o problema. Hoje rodo com a ram em 3200 MHz, Windows instalado no SSD de 240 Gb e mais um HD de 1 Tb pra armazenar o restante dos meus arquivos. Nunca consegui entender essas BSODs, mas meu problema foi resolvido com um SSD e HD juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Venho aqui ressuscitar esse problema que aparentemente não foi resolvido ainda e eu ainda também não achei solução para tal.
Minha config é diferente dos demais:

placa-mãe
AORUS ELITE B450M
CPU

Ryzen 5 5600

GPU

RTX 2060 Ventus GP OC MSI NVIDIA

RAM
Hyperx 8GB 3200Mhz x2 (default memory profile 1)
PSU
Corsair CX 550

O que eu tentei:
Alteração no VCORE.
Atualizar o Windows no Update.
Alterar tempo de desligamento por ociosidade no perfil de energia.
Fixei frequência do CPU.
Obs.1: após atualização do Windows não presenciei trava com PC ligado durante 3 dias, mesmo com tempo de ociosidade alternando entre uso intenso e ociosidade total.
Obs.2: lembrando que após alguma configuração feita um teste de estresse era realizado, e em todos os testes não consegui reprisar travas ou errors.
Obs.3: percebi que o Windows só trava na tela de login, 
O computador só trava após tempo ocioso, variando de 5 minutos até horas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou com o mesmo problema do @juliano12 acabei de montar meu pc do zero e estou enfrentando os mesmos problemas de meu pc rodar somente se o emulador BlueStacks estiver aberto, já tentei de tudo e só consigo usar o pc se for assim.

Setup: 

placa-mãe: Gigabyte a320m s2h

CPU: Ryzen 5 4600G

GPU: AMD Radeon HD 6670 

RAM: Husky Gaming, 8gb, 2666Mhz 

PSU: Fonte Gamer Vinik Dash, 500w VFG500WP

 

Obs: Estou aguardando a chegada de um SSDs XPG S41 TUF M.2 PCIe 512 gb.

 

Agradeço desde já à quem puder dar uma ajuda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2023 às 09:10, Raoni Ramos disse:

Estou com o mesmo problema do @juliano12 acabei de montar meu pc do zero e estou enfrentando os mesmos problemas de meu pc rodar somente se o emulador BlueStacks estiver aberto, já tentei de tudo e só consigo usar o pc se for assim.

Setup: 

placa-mãe: Gigabyte a320m s2h

CPU: Ryzen 5 4600G

GPU: AMD Radeon HD 6670 

RAM: Husky Gaming, 8gb, 2666Mhz 

PSU: Fonte Gamer Vinik Dash, 500w VFG500WP

 

Obs: Estou aguardando a chegada de um SSDs XPG S41 TUF M.2 PCIe 512 gb.

 

Agradeço desde já à quem puder dar uma ajuda!

 

 

Boa rapaziada, voltei pra informar que resolvi meu problema retirando minha placa de vídeo e consequentemente o PC parou de travar e reiniciar sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!