Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe faz tanta diferença ?


Posts recomendados

Bom dia,

Então, estou aos poucos montando meu computador e até agora comprei as seguintes peças:

RYZEN 5 3600X

2x8GB 3600mhz

SSD Adata XPG Spectrix S40G, 256GB, M.2, Leitura 3500MB/s

Fonte Corsair 650W 80 Plus White VS650

Gabinete Corsair Carbide Spec Delta

E to querendo comprar uma placa-mãe, eu tava pensando em pegar uma "Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR", ela ta no valor de R$1520,00. Não to com tanto dinheiro sobrando, mas queria investir em algo bom que fosse durar bastante e que eu conseguisse fazer um overclock decente no processador, e após a placa-mãe iria procurar uma RTX 2060, porém esse preço é meio salgado, e não sei se vale a pena, então vim perguntar se realmente vale a pena, ou por um preço mais baixo consigo algo que segure tranquilamente meu kit e um overclock no processador, porque quero jogar com um bom fps jogos como COD/PUBG, e em jogos mais sérios, necessitam muito de 3600mhz e de um processador bom, esse ryzen com overclock acho que seria perfeito.

Alguém consegue me responder com clareza se vale ou não a pena pegar essa placa mesmo com esse preço alto?... Caso a reposta seja não, poderia me indicar alguma placa-mãe que fosse combinar com esse kit, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SteelNovak disse:

Fonte Corsair 650W 80 Plus White VS650

Se ainda der, peça reembolso e devolva isso aí, essa fonte não é muito boa.

 

2 horas atrás, SteelNovak disse:

E to querendo comprar uma placa-mãe, eu tava pensando em pegar uma "Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR", ela ta no valor de R$1520,00. Não to com tanto dinheiro sobrando, mas queria investir em algo bom que fosse durar bastante e que eu conseguisse fazer um overclock decente no processador, e após a placa-mãe iria procurar uma RTX 2060, porém esse preço é meio salgado, e não sei se vale a pena, então vim perguntar se realmente vale a pena, ou por um preço mais baixo consigo algo que segure tranquilamente meu kit e um overclock no processador

A pergunta que você tem que fazer é: você precisa de PCIE 4.0? Não? Então não compre uma X570 que é cara de mais pelo que oferece. Você poderia procurar por uma B550, mas é muito cara por ter lançado no meio da pandemia, então vá atrás de uma B450 que tenha dissipador nos VRM, e já que você tem algum dinheiro, uma melhorzinha.

 

3 horas atrás, SteelNovak disse:

porque quero jogar com um bom fps jogos como COD/PUBG, e em jogos mais sérios, necessitam muito de 3600mhz e de um processador bom, esse ryzen com overclock acho que seria perfeito.

Na real que 3600mhz já começa a ser meio overkil... a partir de uns ~3200, o ganho é pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SteelNovak disse:

Bom dia,

Então, estou aos poucos montando meu computador e até agora comprei as seguintes peças:

RYZEN 5 3600X

2x8GB 3600mhz

SSD Adata XPG Spectrix S40G, 256GB, M.2, Leitura 3500MB/s

Fonte Corsair 650W 80 Plus White VS650

Gabinete Corsair Carbide Spec Delta

E to querendo comprar uma placa-mãe, eu tava pensando em pegar uma "Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR", ela ta no valor de R$1520,00. Não to com tanto dinheiro sobrando, mas queria investir em algo bom que fosse durar bastante e que eu conseguisse fazer um overclock decente no processador, e após a placa-mãe iria procurar uma RTX 2060, porém esse preço é meio salgado, e não sei se vale a pena, então vim perguntar se realmente vale a pena, ou por um preço mais baixo consigo algo que segure tranquilamente meu kit e um overclock no processador, porque quero jogar com um bom fps jogos como COD/PUBG, e em jogos mais sérios, necessitam muito de 3600mhz e de um processador bom, esse ryzen com overclock acho que seria perfeito.

Alguém consegue me responder com clareza se vale ou não a pena pegar essa placa mesmo com esse preço alto?... Caso a reposta seja não, poderia me indicar alguma placa-mãe que fosse combinar com esse kit, agradeço.

 

A escolha da placa-mãe deve ser feita conforme o processador escolhido, é ele quem dirá quanto de demanda energética será necessário, e de acordo com a demanda energética temos quanto de calor será dissipado.

Pra um processador intermediário como Ryzen 5 3600x uma B450 é mais que suficiente.

 

ASrock B450 Steel Legend

Link Aqui

 

PS: Fontezinha exagerada pra esse kit em, 500w ai atendia com sobra, podia ter economizado na fonte e pego algo que trouxesse benefício imediato, como um cooler para o processador por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SteelNovak Entre uma MB de 700 reais e uma de 1600 você vai ver, talvez, 3 a 10 FPS de diferença, mas isso só se estiver usando componentes de desempenho tão elevado que se beneficiem no aumento da qualidade da mesma. Ou seja, a diferença geralmente será mínima. A maior diferença que você pode ver em jogos é investindo em uma GPU superior, seguida de uma CPU superior, por último memória.

 

Resumindo, para ter maior desempenho gaste seu dinheiro com uma GPU melhor, compre uma MB B450 de qualidade, uma CPU como o Ryzen 3600 é mais do que suficiente para levar qualquer GPU hoje. 

adicionado 1 minuto depois
42 minutos atrás, SteelNovak disse:

Algumas pessoas me deram opções como B450, mas não entendo nada.

B450 DS3H pelo custo benefício, B450 Aorus M se a primeira estiver em falta, em último caso a B450 tomahawk se não tiver nenhuma das outras no estoque.

adicionado 1 minuto depois
43 minutos atrás, SteelNovak disse:

Alguém consegue me responder com clareza se vale ou não a pena pegar essa placa mesmo com esse preço alto?... Caso a reposta seja não, poderia me indicar alguma placa-mãe que fosse combinar com esse kit, agradeço.

Não, não vale. Modelos indicados no post anterior.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz diferenca sim.. e muita, principalmente na usabilidade...

 

nao adianta tu gastar 1k ou mais em processador e dar 300, 400 conto numa placa-mãe vagabunda, capada de itens basicos como dissipadores nos vrms pra depois ter uma usabilidade horrivel e vir se queixar que "nenhum pc amd presta porque assim e assado e o meu computador nao funciona direito"

 

é o que mais vemos nesse forum, configs desbalanceadas, pessoas com pcs caros e insatisfeitas porque nao tem o devido desempenho esperado, ou porque o pc se torna sofrivel em determinadas situações, etc, etc, etc

 

 

as pessoas de uma forma geral (e nao é uma critica a você especificamente) tem que entender que um bom PC é a junção do equilíbrio de todo o conjunto.. se vai ter processador bom, placa-mãe boa tb.. se vai ter uma placa de video parruda, uma excelente fonte pra acompanhar... e assim vai criando o resto do conjunto... é dessa forma que você conseguirá no fim ter o que desejava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

faz diferenca sim.. e muita, principalmente na usabilidade...

 

nao adianta tu gastar 1k ou mais em processador e dar 300, 400 conto numa placa-mãe vagabunda, capada de itens basicos como dissipadores nos vrms pra depois ter uma usabilidade horrivel e vir se queixar que "nenhum pc amd presta porque assim e assado e o meu computador nao funciona direito"

 

é o que mais vemos nesse forum, configs desbalanceadas, pessoas com pcs caros e insatisfeitas porque nao tem o devido desempenho esperado, ou porque o pc se torna sofrivel em determinadas situações, etc, etc, etc

 

 

as pessoas de uma forma geral (e nao é uma critica a você especificamente) tem que entender que um bom PC é a junção do equilíbrio de todo o conjunto.. se vai ter processador bom, placa-mãe boa tb.. se vai ter uma placa de video parruda, uma excelente fonte pra acompanhar... e assim vai criando o resto do conjunto... é dessa forma que você conseguirá no fim ter o que desejava.

No quesito QUALIDADE, concordo em gênero, número e grau com o que disse. Uma MB de má qualidade vai condenar qualquer sistema à mediocridade. A Asus Prime por exemplo não aguenta CPUs da segunda geração sem superaquecer mesmo com bom arrefecimento do gabinete, o que a longo prazo pode acarretar até na perda prematura da MB. 

 

Sobre valor e porte da MB, já discordo. Uma MB Full ATX não é necessária, por exemplo, a menos que o usuário tenha uma finalidade específica em mente. O mesmo vale para chipsets mais parrudos com várias conexões e funcionalidades adicionais. Uma MB X570 será subutilizada em 99% dos casos, especialmente com componentes de entrada ou intermediários (venhamos e convenhamos, R5 3600 é intermediário, e RTX 2060 é o low do high end). 

 

Enfim, qualidade sempre é importante, mas jogar dinheiro em uma MB que vai ter mais 1000 conexões quando se vai utilizar apenas 10 ao longo de toda a vida útil do PC, quando o valor poderia muito bem ser melhor empregado em uma GPU ou outro componente de maior impacto no desempenho, considero desperdício de dinheiro. Mais ainda depois de a AMD ter reiterado o compromisso de compatibilidade da 4ª geração nas B450.

adicionado 1 minuto depois

Se a pessoa tiver orçamento ilimitado, no entanto... Mas aí já pode pular para um TR também, e uma RTX Titan. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Enfim, qualidade sempre é importante, mas jogar dinheiro em uma MB que vai ter mais 1000 conexões quando se vai utilizar apenas 10 ao longo de toda a vida útil do PC, quando o valor poderia muito bem ser melhor empregado em uma GPU ou outro componente de maior impacto no desempenho, considero desperdício de dinheiro. Mais ainda depois de a AMD ter reiterado o compromisso de compatibilidade da 4ª geração nas B450.

 

sim, mas nao falei especificamente em relação ao porte da placa-mãe, nem chipsets, nada.. isso ai é uma discussão a parte e que deve ser levada em consideracao a partir das necessidades de cada pessoa.

 

o que falo é sobre casos como vi aqui de pessoas pegando um 3800x por exemplo e querendo colocar numa b450 dessas mais capadas (como a b450m gaming da asus)... o 3800x é um baita de um processador e pra ele nao é recomendável menos do que uma x470 ou x570.. nao sou eu quem digo, sao os proprios reviewers q tem conhecimento tecnico a respeito e fazem os respectivos testes para trazer as informações de graça e disponiveis a todos

 

eu mesmo nessa minha b450 da asrock nao arriscaria um 3800x nem a pau.. porque é um processador diferenciado.. no maximo o 3700x.. o socket é o mesmo, é compativel, mas temos q analisar todo o conjunto em si, alimentacao da placa, construcao, componentes usados, etc, etc, etc... tempos atrás tinha um caso de uma pessoa aqui mesmo nesse forum q comprou um 3900x e colocou numa a320 e estava cheio de problemas de desempenho.. e nao era pra menos.. é nesses casos q minha observacao entra.. processador beirando 4k querer colocar numa placa de 400, 500 reais é uma piada..

 

e exemplos nao faltam.. por isso q o balanceamento na escolha dos produtos é sempre primordial.. as pessoas focam muito em determinado componente seja só processador, só placa de video e esquecem do essencial

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira sim, concordo com tudo que disse. O contexto do OP, com 3600 querendo comprar x570 que foi meu foco, pois é muita MB para a CPU em questão, especialmente ao preço praticado hoje. Quando custava 1000 reais já era caro, 1500 é simplesmente absurdo. Mais ainda quando temos que desprender valores astronômicos com GPUs intermediárias. O mercado está péssimo e sem previsão de melhorar... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!