Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600X com oscilação da tensão


PKsasso

Posts recomendados

Tenho um ryzen 5 2600X ligado numa aorus B450M, e percebo que o cooler dele ficar acelerando toda hora, fui ver as voltagens e notei que, com o computador parado sem programas abertos, ela fica elas ficam subindo pra 1.4V e descendo para 0.8V toda hora, o que faz com que a temperatura fique variando entre 50°C e 65°C, é nesses momentos que percebo o cooler acelerar, isso é algo normal ? Tem como evitar disso ficar acontecendo? Pois o processador esta em 1% de uso e ficar batendo 60°C penso que isso pode ir degradando ele a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PKsasso disse:

Tenho um ryzen 5 2600X ligado numa aorus B450M, e percebo que o cooler dele ficar acelerando toda hora, fui ver as voltagens e notei que, com o computador parado sem programas abertos, ela fica elas ficam subindo pra 1.4V e descendo para 0.8V toda hora, o que faz com que a temperatura fique variando entre 50°C e 65°C, é nesses momentos que percebo o cooler acelerar, isso é algo normal ? Tem como evitar disso ficar acontecendo? Pois o processador esta em 1% de uso e ficar batendo 60°C penso que isso pode ir degradando ele a longo prazo.

"Normal" até é, só não é o ideal. Coloque a tensão no manual ao em vez de deixar a placa-mãe subir a vontade que isso vai controlar a subida do clock e diminuir a temperatura (e ppr consequência, a rotação do cooler). Aliás, você já deveria ter feito isso junto com o overclock do sistema.

 

Quanto à tensão cair do nada, é normal, é um recurso para economizar energia. E sobre a temperatura, não se preocupe que 60c está bem longe de degradar o chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Imakuni disse:

"Normal" até é, só não é o ideal. Coloque a tensão no manual ao em vez de deixar a placa-mãe subir a vontade que isso vai controlar a subida do clock e diminuir a temperatura (e ppr consequência, a rotação do cooler). Aliás, você já deveria ter feito isso junto com o overclock do sistema.

 

Quanto à tensão cair do nada, é normal, é um recurso para economizar energia. E sobre a temperatura, não se preocupe que 60c está bem longe de degradar o chip.

O negócio estranho é que eu não fiz nenhum overclock, sobre colocar no manual quanto você diria que é bom sem perder desempenho ? E colocando no manual em momentos  de muito estresse do processador ele da boost sozinho ou vai limitar pela tensão que eu mandar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PKsasso disse:

O negócio estranho é que eu não fiz nenhum overclock

Deveria, a final você tem processador e placa-mãe liberadas para isso. É desempenho de graça.

 

1 hora atrás, PKsasso disse:

sobre colocar no manual quanto você diria que é bom sem perder desempenho ?

Isso depende em parte da frequência que você colocar o processador. Mas tese, quanto menor, melhor, não há perda de desempenho. Você corre o risco de ter instabilidade se não for suficiente, mas o desempenho em si não vai mudar.

 

3 horas atrás, PKsasso disse:

E colocando no manual em momentos  de muito estresse do processador ele da boost sozinho ou vai limitar pela tensão que eu mandar?

Mas é exatamente esse o ponto de colocar no manual, fazer com que chegue em um valor máximo (a decidir) ao em vez de deixar a placa-mãe exagerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 29/07/2020 às 19:14, Imakuni disse:

Deveria, a final você tem processador e placa-mãe liberadas para isso. É desempenho de graça.

 

Isso depende em parte da frequência que você colocar o processador. Mas tese, quanto menor, melhor, não há perda de desempenho. Você corre o risco de ter instabilidade se não for suficiente, mas o desempenho em si não vai mudar.

 

Mas é exatamente esse o ponto de colocar no manual, fazer com que chegue em um valor máximo (a decidir) ao em vez de deixar a placa-mãe exagerar.

Po, valeu mesmo, só to com dificuldade de setar essas voltagens na bios, parece que esses menus não estão acessiveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, PKsasso disse:

Po, valeu mesmo, só to com dificuldade de setar essas voltagens na bios, parece que esses menus não estão acessiveis

Ué, deveria ter lá uma opção para mudar para o modo manual, e quando você fizer isso, deve aparecer um novo campo para você digitar a tensão que quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!