Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha rx580 está esquentando muito?


Posts recomendados

Tenho uma rx580 8gb que comprei faz mais ou menos 6 meses. Comecei a perceber que dependendo dos jogos ela alcança até 85°, com isso os fans dela chegam a parecer um avião, fica realmente muito barulhento.

O que realmente me incomoda é essa temperatura e o barulho dos fans que mesmo com o headset consigo ouvir ele de fundo. Com 80° os fans chegam a 90%. Alguém poderia me ajudar dizendo se isso é muito estranho ou se tem alguma ideia do que possa ser somente com essas informações?

 

Desde já agradeço a todos!

 

Informações adicionais:

1: pedi pra um técnico trocar a pasta termica, mas aparentemente ele colocou por cima da antiga.

2: não sei se isso pode ser algo relevante mas uso ela em conjunto com um i5 7400, 8 GB de ram (semana que vem talvez consiga colocar mais 8gb) e uma fonte da corsair de 750w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, TioBiel disse:

1: pedi pra um técnico trocar a pasta termica, mas aparentemente ele colocou por cima da antiga.

Profiçonau esse hein... 🙄
Tem que refazer o serviço, agora direito. Limpar a lambança que deve estar e reaplicar pasta.
 

14 minutos atrás, TioBiel disse:

Alguém poderia me ajudar dizendo se isso é muito estranho ou se tem alguma ideia do que possa ser somente com essas informações?

É bem estranho, sim. A maioria das marcas invalida a garantia se você mexer (incluindo abrir) na placa também, o que esse "técnico" deveria ter te alertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TioBiel Nem vi o negocio do "técnico", ele fez isso realmente? Se ele fez, retire toda a pasta termica e reaplique em uma camada bem fininha, se ele juntou a antiga com a nova na aplicação,a camada grossa deve estar atrapalhando mais ainda o dissipamento de calor... famoso dissipamento wi-fi, é cada "técnico" por ai...

Se o gabinete for lacrado de nada adianta essas ventoinhas, veja o modelo dele e manda aqui pra agnt.

@TioBiel É tão alto assim o barulho? Pode ser questão de ponto de vista, as vezes é so o barulho da ventoinha mesmo, tente mandar um video do barulho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 então, ela tá ficando em 30/31° em idle, mas quando vou jogar the witcher 3 por exemplo ela bate 74° com tudo no alto e os fans chegam a 76%.

adicionado 5 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo vou ver o modelo e aviso, mas o gabinete pode ser aberto do lado esquerdo.

Sobre o barulho ele me incomoda, mas já perguntei pra minha namorada ela disse que não é tão alto assim.

É minha primeira placa da AMD antes disso sempre usei NVidia e elas sempre foram super silenciosas.

Vou tentar gravar e ver se consigo algo.

 

 

Btw, 31° em idle é muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TioBiel

7 minutos atrás, TioBiel disse:

Btw, 31° em idle é muito?

Completamente normal. Esse valor de 74 graus no TW é normal tb, só comece a se preocupar mesmo acima dos 85, por isso disse estar no limite do aceitavel.

8 minutos atrás, TioBiel disse:

pra minha namorada ela disse que não é tão alto assim.

Isso, as vezes a pessoa considera que é algo nocivo mas é o barulho normal da placa.. depende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TioBiel

 

O barulho tá dentro do esperado.. Qual a marca dela?

 

O que você poderia ver é quanto o driver tá aplicando de tensão na GPU.. De alguém que também pulou de NVIDIA pra AMD, o driver da AMD te dá uma boa liberdade, quanto a mexer em tensão, clocks, fans, etc..

 

O problema é que o driver da AMD não é tão estável assim.. Mesmo deixando no padrão, ele varia um bocado a tensão na GPU, o que pode fazer ela esquentar mais que o esperado..

 

De resto, evite o "profissional" em questão, pois é capaz de ter usado pasta barata, pra terminar de zoar o negócio..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TioBiel disse:

Ajustando a tensão da placa consigo rodar the witcher a 60° sem perder frames e sem fazer muito barulho. Parando para analisar isso, mesmo limitando não tive perda de frames o que na verdade deveria ter ocorrido, não?

Não necessariamente.. Se a placa tá operando normalmente, mesmo com a redução, seria sinal que o driver tava mesmo forçando a barra, com tensão..

 

Por padrão, a AMD joga a tensão um pouco acima da média, pois assim garante que a maioria das placas rodarão sem problemas.. Tem chip bom, tem chip mediano e tem chip ruim, na questão clock/tensão.. Tem chip que atinge altos clocks, com pouca tensão e tem chip ruins, que exige mais tensão, pro mesmo clock.. A AMD meio que nivela por baixo.. Aí, cabe ao usuário, dar uma fuçada no driver, pois a imensa maioria das placas serão "meio-termo"..

 

 

Minha experiência com uma RX 570, por exemplo, me mostrou que a placa que tenho, opera tranquilamente com tensão entre 1010 e 1035 mV, em clock máximo.. Vez ou outra, o driver jogava 1150mV.. Não parece muito, mas a diferença na temperatura e do barulho da placa era sentida.. Claro, isso varia de placa pra placa, mesmo sendo de mesmo modelo.. Não é o nosso caso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria eu consigo diminuir consideravelmente a tensão da placa, mas ela sempre reseta e volta pro automático. É um porre ficar sempre regulando, mas isso posso tentar resolver.

Sobre o técnico, vou ter que resolver ********** com a pasta térmica e assim tirar a dissipação wi-fi.

 

Agradeço a todos pela ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TioBiel disse:

eu consigo diminuir consideravelmente a tensão da placa, mas ela sempre reseta e volta pro automático. É um porre ficar sempre regulando, mas isso posso tentar resolver.

Dá pra salvar um perfil dos clocks, tensão e etc., que você vai ter de aplicar, manualmente, toda vez que reiniciar o PC.. Não é o melhor dos mundos, mas...

 

image.thumb.png.f851921ee1c29e95f70e4c12c292326c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!