Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de compra de PC novo


Posts recomendados

Não entendo muito de placa-mãe... basicamente a diferença dos computadores é que no PC que está com o Ryzen 5 3400g para compensar o preço está com uma B450m gaming br, e na configuração que está com o Ryzen 3 3200g está com uma placa-mãe mais robusta, pelo menos no preço... uma b450m steel legend. Vi varios reviews que com um overclock no Ryzen 3 3200g você chega a ter a MESMA performance do Ryzen 5 3400g, pois o que muda neles é basicamente a vega com o clock maior e que no Ryzen 5 o hyper thread está ativado...

 

E ambos os PC's estão na mesma faixa de preço... 

adicionado 0 minutos depois

image.thumb.png.9b7b7de3defa517cf563945f9a311ba3.png

adicionado 0 minutos depois

image.thumb.png.e7555e5c8b547c82400703db5de7a3f7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Mais vantagem ter o 3200G com a Steel legends, pois irá deixar que você utilize um Ryzen 7 tranquilamente no futuro, coisa que a gaming/BR não deixaria.

Outra coisa não conheço muito de fontes da cougar então eu recomendo trocar por uma PCYes electro V2 ou CV.

E o SSD vale a pena olhar os modelos de BX500 que custam na mesma faixa de preço e são uma ótima opção.

(edit pois tinha confundido o 3200G com o 3400G)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@carbonii Mais vantagem ter o 3400G com a Steel legends, pois irá deixar que você utilize um Ryzen 7 tranquilamente no futuro, coisa que a gaming/BR não deixaria.

 

Na vdd a comparação é entre o Ryzen 3 com placa-mãe Steel e Ryzen 5 com placa-mãe básica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que se eu pegasse uma steel legend não daria pra eu pegar o Ryzen 5 3400g...

 

Daria para colocar por exemplo um Ryzen 7 3gen na b450m?

adicionado 2 minutos depois

Configuração com a steel legend : à vista R$2.985,74

Configuração com a b450m gaming da asus : à vista R$3.170,85

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

3 minutos atrás, carbonii disse:

É que se eu pegasse uma steel legend não daria pra eu pegar o Ryzen 5 3400g...

Desculpe eu errei la acima queria dizer o 3200G com a steel legends.

 

3 minutos atrás, carbonii disse:

Daria para colocar por exemplo um Ryzen 7 3gen na b450m?

modelos com dissipador nos VRM sim (não é o caso da Gaming/BR) talvez até os da quarta gen poderão ser utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Sim, com certeza! Eu até manjo um pouco sobre hardware no geral, mas sou muito fraco em placa-mãe.

adicionado 1 minuto depois

@PlayerUzumaki Pera ai vou poder usar os Ryzen 4 gen nessas placas mãe?

 

 

adicionado 4 minutos depois

E como eu disse lá em cima a diferença das apu's R3 e R5 é o hyper thread no R5 e que a vega do R5 tem um clock maior coisa que com uma placa-mãe decente é só subir os clocks da vega 8 né? Corrijam-me se eu estiver errado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

4 minutos atrás, carbonii disse:

Pera ai vou poder usar os Ryzen 4 gen nessas placas mãe?

A AMD disse que as B450 terão suporte a 4 gen mas ai vai depender da fabricante da placa-mãe atualizar a BIOS para tal, pois isso acho que modelos mais simples como a gaming/br não terão essa vantajem mas não posso confirmar qual vai ter e qual não vai ter ao certo, por enquanto é só especulação.

adicionado 5 minutos depois
10 minutos atrás, carbonii disse:

E como eu disse lá em cima a diferença das apu's R3 e R5 é o hyper thread no R5 e que a vega do R5 tem um clock maior coisa que com uma placa-mãe decente é só subir os clocks da vega 8 né? Corrijam-me se eu estiver errado!

No geral é bem isso, mas dependendo do que quer jogar nem overclock precisará fazer, outra diferença é que o Vega 11 tem 11 núcleos gráficos e o Vega 8 tem apenas 8 núcleos gráficos, o que da uma certa vantagem para o 3400G, mas melhor pegar o 3200G mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, carbonii disse:

Essa placa-mãe vai de boa neste gabinete certo? vi testes da cougar e vi que ela é boa sim!

Sim. Placa-mãe mATX e gabinete mATX. Vai ficar bem justinho.

Sobre a fonte, a VS500 está no mesmo valor que essa Cougar. E tem uma Cooler Master também (MWE) que parece melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, carbonii disse:

E como eu disse lá em cima a diferença das apu's R3 e R5 é o hyper thread no R5 e que a vega do R5 tem um clock maior coisa que com uma placa-mãe decente é só subir os clocks da vega 8 né? Corrijam-me se eu estiver errado!

Uma correção... Hyper Thread é uma tecnologia em processadores da Intel. Para a AMD o correto seria chamar SMT (Simultaneous Multithreading). Na prática é a mesma coisa em sua funcionalidade, que é fazer o processador poder trabalhar com mais threads. Posso parecer chato, mas usar a terminologia correta é bom para o aprendizado e evitar futuros enganos.

Estes threads a mais podem fazer uma boa diferença em jogos mais exigentes (principalmente os de mundo aberto) como também em tarefas como renderização ou até mesmo poder fazer streaming.

Em relação as placa-mãe, para melhor aproveitamento a longo prazo, a B450 Steel Legend seria melhor, ou então uma DS3H ou Aorus M como já citaram.

Você tem intenção de colocar uma placa de vídeo a curto prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte  Atualmente estava com um PC "superior" a esse 1600af rx 470 8gb ram e uma a320m placa-mãe bem de entrada, porém comprei de um cara que trampava na santa efigênia e tal e ele não me deu garantia de nada de nenhuma peça, fonte zalman com chave seletora e etc... já tinha falado isso em um tópico aqui no Clube do Hardware! Vendi esse PC ai. E ai me veio a ideia de colocar um PC com gráficos integrados porém já com 16gb de ram e uma boa placa-mãe para um upgrade futuro.

 

Ando jogando jogos como LOL, CS GO, GTA V, jogos que rodariam tranquilamente na configuração que montei ai! e eu até tenho intenção em colocar uma placa de vídeo porém só quando os preços voltaram ao normal... ou sejá final do ano ou só próximo ano mesmo kkkkk...

adicionado 6 minutos depois

Essa no caso seria a ds3h?image.png.afb16a2a6a429c806e52074e5566b517.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

Esta placa da foto é uma B350, que é de uma série mais antiga, menos propensa aceitar futuros processadores. Não é ruim, mas eu tentaria apertar o orçamento e colocar uma B450.

A que foi mencionada seria a B450M DS3H.

 

1 hora atrás, carbonii disse:

Ando jogando jogos como LOL, CS GO, GTA V, jogos que rodariam tranquilamente na configuração que montei ai! e eu até tenho intenção em colocar uma placa de vídeo porém só quando os preços voltaram ao normal... ou sejá final do ano ou só próximo ano mesmo kkkkk...

Realmente esta questão de preços está muito ruim. Meus planos era migrar de plataforma final deste ano, mas creio que só vou poder quando lançarem uns DDR5.

Se for para ficar um bom tempo sem placa de vídeo dedicada, eu focaria no 3400G por garantia de desempenho aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal estou com 3100R$ para usar em um PC, já tenho monitor e periféricos... não quero botar uma placa de vídeo dedicada agora apenas mais no futuro. De preferência na PICHAU.

Porém teria interesse em pegar uma placa-mãe que fizesse um OC legalzinho para eu aproveitar o máximo da APU Ryzen 3g ou Ryzen 5g. Eu preciso realmente de no mínimo uma steel legend para fazer um OC legal nessas apu's...? Vi um pessoal descendo a marreta na asus prime por conta de ela não ter os dissipadores no vrm... minha ideia de config :
 

Ryzen 3 3200g irei fazer OC para 4GHz / b450m steel legend / 2x8 2666mhz irei fazer OC para 3200MHz/ SSD 256GB / Fonte Cougar VTC 500w 80 plus white/ Gabinete pichau magpie lll

 

 

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

Obs : Posso pegar pela kabum também peça por peça, lá tem mais variedade de placa-mãe e etc... 

 

adicionado 8 minutos depois

image.thumb.png.3cc77aa87f96ee823f7219ba48f18e91.pngConsegui fazer essa config aqui também na faixa de preço... na print não coube mas selecionei uma fonte evga 500w 80 plus white.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Pelo preço do Ryzen 5 3400G eu compraria um Ryzen 5 1600 AFBOX e com o troco compraria uma GPU usada. Quando for comprar uma GPU nova, vende a antiga e reaproveita o dinheiro. Mesmo sendo 3ª geração não acho lucro comprar o 3400G a menos que você só vá jogar com GPU integrada. Veja o comparativo de desempenho entre o Ryzen 5 3400, 1600 e 2600 (o 1600 AF é um 2600 por dentro) por este link: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-3400G-vs-AMD-Ryzen-5-2600-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3498vs3243vs2984

adicionado 11 minutos depois

SSD Lexar e Kinston eu acho arriscado, pois ambos tem alto índice de falha. Pegue marcas como WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG.

 

Gigabyte AB350M é uma das melhores opções de placa-mãe para quem tem orçamento limitado hoje. Não justifica comprar uma placa-mãe mais cara só para fazer OC depois, especialmente porque o dinheiro seria melhor empregado comprando uma CPU superior agora já de uma vez. OC é um recurso que quando você fatora antes da montagem só vale a pena em situações onde se tem muito dinheiro para investir e/ou a finalidade de uso do PC é profissional e crítica (trabalho).

 

Sua escolha de gabinete é um modelo com péssima ventilação. Recomendo que escolha um dos abaixo, e acrescente umas ventoinhas se o modelo escolhido não vier com pelo menos 4:

 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One 
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Corsair Carbide SPEC-04
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Galax Nebulosa (Micro ATX)
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Core X31
  • Thermaltake Versa J24
adicionado 12 minutos depois

Fonte você já escolheu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Sei do potêncial do 1600af, ele é um monstrinho hehe, mas para os jogos que ando jogando o gráfico integrado do Ryzen já iria suprir. Não tenho interesse em comprar tão cedo uma GPU... eu iria comprar ou nas promoções de Dezembro ou só próximo ano mesmo quando os preços abaixarem. Fonte Cougar VTC 500w 80 plus white <<< essa é a que escolhi montando o PC na pichau, e montando peça por peça na kabum escolhi uma da EVGA 500w 80 plus white, já tive uma EVGA 430w 80 plus white e nunca me deu problema, acho que é uma boa fonte...

 

E no site da pichau não tem a ab350 para eu poder montarno site deles, ou é a320m ou já pula para a asus prime b450m 

adicionado 9 minutos depois

@WOZ Dods Eu estava querendo uma placa-mãe segura para OC para que eu possa pegar um Ryzen 3 3200g e subir as frequências tanto da CPU quanto da VEGA, a VEGA 11 do 3400g é basicamente uma VEGA 8 com um clock maior.

 

E a diferença do R3g pro R5g é o SMT ativado além do clock maior na vega lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que monte em casa. Além de ficar limitado no que pode escolher usando os serviços de montagem das lojas, você ainda acaba pagando mais. A Asus prime é dor de cabeça se você for fazer OC ou usar uma CPU com maior TDP. Se puder pegar a AB350M melhor. Se optar pela prime, capriche na ventilação do gabinete.

 

As fontes que mencionou eu não recomendaria. Corsair CV450 é o mínimo que recomendo hoje. A linha VS eu recomendo se a pessoa estiver no desespero. Abaixo dessas (como as EVGA e Cougar que citou), não recomendo. Veja esta lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

Sua fonte ter durado não quer dizer que não danificou componentes ou reduziu suas vidas úteis. Lembre-se que componentes não queimam em menos de 8 anos quando a fonte é de qualidade, mas vai de você. Gosto de proteger meus investimentos e sempre recomendo dentro dessa mesma mentalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  

Ryzen 3 3200g irei fazer OC para 4GHz / b450m steel legend / 2x8 2666mhz irei fazer OC para 3200MHz/ SSD 256GB / Fonte Cougar VTC 500w 80 plus white/ Gabinete pichau magpie lll    adicionei 1 FAN <<< acabei de montar na pichau e deu 2940R$ à vista com o Frete e ainda sobre um trocado para eu pegar um HD no mercado livre... você acha que seria uma boa opção ? tirando essa fonte, de resto ta tudo ok?

adicionado 38 minutos depois

image.thumb.png.e99b00d31a944a7c43f17b102558ee5e.png

adicionado 38 minutos depois

Escolhi a fonte da corsair, e o gabinete da corsair com 4 fan's inclusos para uma boa ventilação, já que eu vou fazer um OC no Ryzen 3 e na RAM, porém o Ryzen 3 vou pegar em outro site pois na kabum não tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que teria que compatibilizar qualidade com preço se quer algo durável e eficaz dentro de suas expectativas. Essa é a essência de um bom custom PC. Se tiver dúvidas, seja objetivo ao explicitá-las. Quando tiver o conhecimento necessário, tudo ficará mais claro e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!