Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ótimo transmissor (modulador fm) de fm para cerca de 100 à 200 metros com diodo


Posts recomendados

Trago a vocês um achado .

Uma raridade de modulador de fm ( transmissor de fm) .

Circuito simples e barato de montar 

Monofônico.

O circuito ultiliza um diodo varicap atenuador de frequencia que pode der substituido  colocando-se um capacitor ceramico de 15pf  no catodo. De um diodo 1n4148 ou um diodo 1n4007.

Otimo pra transmitir som de pc .

Para maior eficiencia do diodo varicap o projeto conta com um trimpot que limita a tensão do catodo do diodo varicap ...quanto menor tensão maior a potencia do varicap atenuando a frequencia em RF.

Segue layout e esquema 

Mais informaçoes vai neste link artigo do site newton c.braga

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/3071-art421

 

art0421_07 (1).jpg

art0421_08 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglaslopes disse:

 

O circuito ultiliza um diodo varicap atenuador de frequencia 

 

1 hora atrás, Douglaslopes disse:

Para maior eficiencia do diodo varicap o projeto conta com um trimpot que limita a tensão do catodo do diodo varicap ...quanto menor tensão maior a potencia do varicap atenuando a frequencia em RF.

 

 

art0421_07 (1).jpg

art0421_08 (1).jpg


Esse circuito funciona sim, me lembro dele dos áureos tempos de 1982 .... o velho transmissor de FM que vinha a plaquinha na revista !

 

Mas o Varicap não funciona do jeito que você escreveu, ele não atenua a frequencia e nem tem a potência controlada por tensão !

 

O varicap é apenas um diodo cujo valor  de capacitância muda conforme a tensão inversa que lhe é aplicada.

 

Dessa maneira, com o trimpot consegue-se limitar a faixa de Tensão aplicada e a capacitância , e assim manter a modulação em FM dentro das especificações, que era na época variar no máximo 75 Khz ( acho ... ).

 

Sem o trimpot, o áudio mais forte aplica uma tensão maior , e faz a capacitância variar mais, o que faz a frequência central variar bem além dos 75 Khz e isso faz o som ficar horrível e se for muita variação causa espalhamento de frequência, que se reflete em potência perdida inutilmente, diminuindo o alcance do transmissor.

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Douglaslopes disse:

atenuador de frequencia

 

12 horas atrás, Douglaslopes disse:

atenuando a frequencia em RF.

 

10 horas atrás, Douglaslopes disse:

Justamente perda de potencia

Só pra demonstrar que você esqueceu do acento mesmo depois de corrigir 🤪.

 

Mas Paulão lembrou bem 😁

11 horas atrás, aphawk disse:

potência perdida inutilmente

 

Me lembro que fiz um com bd135 que usava configuração base comum. O sinal era aplicado no emissor. Era bem potente... acendia uma lampadazinha 💡só com a indução da bobina. No momento só na minha memória. Se um dia eu achar na net, agrego no seu tópico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglaslopes ,

 

Postar o circuito é algo muito legal, e todos agradecem.

 

Agora, querer explicar o funcionamento, só se você tiver certeza do que está falando, senão é melhor nem falar nada, pois como já te falei em outro tópico, muitos iniciantes aparecem aqui  procurando  ajuda, seja mediante um novo post, seja pesquisando os posts existentes.

 

Já imaginou se alguém apresenta um TCC e coloca essa explicação sua sobre a função do diodo varicap no circuito ?

 

Pois é ....

 

A função do Varicap nesse circuito é a de não ultrapassar o limite de modulação FM , pois na decodificação do sinal o áudio saí totalmente distorçido se isso ocorrer.

 

Para ocorrer uma diminuição do sinal fundamental no transmissor, não estamos falando de alguns poucos Khz a mais, e sim mais de centenas de Khz, algo que embora teóricamente seja possível, não acontecerá nunca nesse circuito por causa do ajuste fino provido pelos dois potenciômetros.

 

Ainda assim, uma explicação deve ser sempre feita da maneira correta, explicando os conceitos de forma correta.

 

Esses seus comentários :

 

- "O circuito ultiliza um diodo varicap atenuador de frequencia"

- "quanto menor tensão maior a potencia do varicap atenuando a frequencia em RF."

 

São incorretos sob qualquer ponto de vista, pois não existe diodo varicap atenuador de frequência, não existe "potência do varicap"  e muito menos "atenuando a frequência"  ....  

 

O certo seria você dizer :

 

- "O circuito utiliza um diodo Varicap para limitar a modulação da frequência do transmissor para atender as normas utilizadas"

- "quanto menor a variação de tensão sob o Varicap, menor a sua variação de capacitância, e com isso menor a variação da frequência da portadora, o que mantém a modulação de áudio dentro dos limites estabelecidos para uma perfeita demodulação do sinal de áudio."

 

Reparou a diferença técnica entre as suas explicações e as minhas ?

 

Para finalizar, você escreveu "atenuando a frequência em RF"  , o que significa "diminuir a frequência" , algo muito diferente de se " atenuar o sinal em RF" , que significa "Diminuir a potência" .  São conceitos muitos diferentes.

 

Para finalizar,

 

10 horas atrás, Douglaslopes disse:

eu quiz dizer que atenua a potencia na base do transistor de efeito de campo sitado em seu comentario.

 

onde eu falei algo sobre Transistor no meu comentário ???????

 

O Transistor de Efeito de campo é apenas um amplificador de áudio, mais nada, e o sinal aplicado em sua "base" ( você quis dizer Gate né ?) tem uma pequena amplificação, para permitir uma boa variação de tensão sobre o Varicap.

O trimpot P1 faz o ajuste grosso do nível DC sobre o Varicap, que determina a frequência da portadora de FM sem nenhum sinal de áudio aplicado ao transmissor.

O trimpot P2 permite o ajuste fino do nivel de modulação, devendo ser ajustado com um sinal de áudio de volume máximo aplicado na entrada do circuito.

 

O transistor fundamental nesse circuito não é o de efeito de campo, e sim o BF494, se não me engano é um circuito Colpitts.

 

 

 

adicionado 6 minutos depois
8 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Me lembro que fiz um com bd135 que usava configuração base comum. O sinal era aplicado no emissor. Era bem potente... acendia uma lampadazinha 💡só com a indução da bobina. No momento só na minha memória. Se um dia eu achar na net, agrego no seu tópico

 

Eu fiz um transmissor de PX com ele também ....

 

http://users.belgacom.net/hamradio/schemas/RF_amplifier_28Mc_27Mc_5w_HFamp.htm

 

Pegava fogo mas funcionava ....

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!