Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar bateria em som pequeno (12v)


Posts recomendados

Bem pessoal, tenho um probleminha aqui, tenho um pequeno som no qual gostaria de colocar uma bateria, mas estou em duvida sobre o tipo de bateria e como carrega-la, não achei uma fonte automotiva (que carregue bateria) na mesma faixa de potência do som, não pretendo fazer upgrades nele logo uma fonte muito potente só para carregar uma bateria seria desperdiçar potência (a menos potente que encontrei tinha 30A), então acho que vou ter que adaptar a fonte atual (chaveada comum), basicamente o som é composto por:

 

  • MP3 Player simples com Bluetooth
  • Amplificador TPA3116D2 (Classe D 2x 50W)
  • 6" triaxial 60WRMS cada (um par)
  • Fonte 12v x 12A comum + conversor (12v da fonte para 24v do amplificador)

 

Minha duvida basicamente é: qual tipo de bateria é melhor para usar, um pack de baterias lithium ou uma bateria 12v de chumbo? e como carrega-la de forma segura? Tem algum circuito para construir ou comprar que permita fazer isso sem tirar a bateria do som? Colocar a mão na massa para adaptar a fonte não vai ser problema, o importante é a bateria carregar de forma segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pack de 3 ou 4 baterias 18650, carregador adequado (BMS 3S ou 4S) e regulador de tensão, talvez?

 

Se bem que esses gerenciadores de carga não se dão bem com carregar e alimentar ao mesmo tempo. Mas nada impede de usar um P4 que, quando conectado, interrompa a alimentação do som pelas baterias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Um pack de 3 ou 4 baterias 18650, carregador adequado (BMS 3S ou 4S) e regulador de tensão, talvez?

 

Se bem que esses gerenciadores de carga não se dão bem com carregar e alimentar ao mesmo tempo. Mas nada impede de usar um P4 que, quando conectado, interrompa a alimentação do som pelas baterias.

Já tinha pensado nisso, mas no caso pensei em fazer um circuito utilizando relés e uma chave de três posições, uma para desligado, outra para as baterias somente carregarem e o som tocar direto da tomada e na última posição, ele tocar usando as baterias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Para alternar de forma a evitar que, quando se conecta a fonte as baterias continuem alimentando o som.

 

 

Agora, sobre a montagem de um pack com 3 baterias 18650, tem muito exemplo na Internet. Destaco esse aqui porque é em Português e bem explicado:

 

 

 

beleza, vou conferir daqui a pouco e esqueci de falar estava com o @Paulo Sérgio Simões e sem meu celular, aí usei a conta dele pra te responder

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Vi que na descrição dos componentes que voce deseja alimentar está uma fonte 12V por 12A.

Se o amplificador também vai ser usado pela bateria através dele ( ou suprimindo ele e ligando direto o stepup ) acredito que o pack de 18650 terá que ser bruto  e  vai acabar saindo mais caro.

Eu usaria bateria estacionaria mesmo, como faz o pessoal tem amplificadores de alta potencia nos automoveis.

 

11 horas atrás, Paulo Sérgio Simões disse:

Já tinha pensado nisso, mas no caso pensei em fazer um circuito utilizando relés e uma chave de três posições, uma para desligado, outra para as baterias somente carregarem e o som tocar direto da tomada e na última posição, ele tocar usando as baterias

 

Essa sua opção de um seletor separar os eventos é uma boa ideia , e fácil de implementar.

 

Um sugestão também viável seria usar uma placa de nobreak  ( fácil de conseguir usadinhos sem bateria )  para gerenciar a comutação entre rede AC e bateria, de forma automática. já com carregador de bateria .  Só teria que implementar algumas derivações internas na placa.

 

Quanto a minha opção por bateria 12V também tem a ver com a autonomia que voce deseja na situação off-grid.

A soma dos watts dos  falantes me parece requerer uma boa corrente .

 

Uma coisa que eu faria antes de começar : Ligar o conjunto na rede elétrica e medir com um amperimetro  ( lá na tomada da parede ) a corrente consumida com o som a meio volume ou no talo , passando pelo amplificador.

 

Digamos que se obtenha uma leitura de 3A , então saberá que para obter autonomia de 1 hora  vai precisar de uma bateria 12V  por 7Ah  ou o pack de 18650  também com essa capacidade .

 

Vai dar certo, vamos acompanhar o decorrer do projeto .

 

 

nao-sim.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Vi que na descrição dos componentes que voce deseja alimentar está uma fonte 12V por 12A.

Se o amplificador também vai ser usado pela bateria através dele ( ou suprimindo ele e ligando direto o stepup ) acredito que o pack de 18650 terá que ser bruto  e  vai acabar saindo mais caro.

Eu usaria bateria estacionaria mesmo, como faz o pessoal tem amplificadores de alta potencia nos automoveis.

 

 

Essa sua opção de um seletor separar os eventos é uma boa ideia , e fácil de implementar.

 

Um sugestão também viável seria usar uma placa de nobreak  ( fácil de conseguir usadinhos sem bateria )  para gerenciar a comutação entre rede AC e bateria, de forma automática. já com carregador de bateria .  Só teria que implementar algumas derivações internas na placa.

 

Quanto a minha opção por bateria 12V também tem a ver com a autonomia que voce deseja na situação off-grid.

A soma dos watts dos  falantes me parece requerer uma boa corrente .

 

Uma coisa que eu faria antes de começar : Ligar o conjunto na rede elétrica e medir com um amperimetro  ( lá na tomada da parede ) a corrente consumida com o som a meio volume ou no talo , passando pelo amplificador.

 

Digamos que se obtenha uma leitura de 3A , então saberá que para obter autonomia de 1 hora  vai precisar de uma bateria 12V  por 7Ah  ou o pack de 18650  também com essa capacidade .

 

Vai dar certo, vamos acompanhar o decorrer do projeto .

 

 

nao-sim.jpg

Algumas dessas informações já tenho, o amplificador é um classe D com 88% de eficiência mínima, a potência máxima de saída é 120w + 12%, pra termos uma boa sobra, vou colocar como 150W total, levando em conta o player e o conversor (com 90% de eficiência), logo o consumo total a 12v seria de 12,5A, meio a amenos que a fonte pode fornecer mas ela não entra nessa conta, logo uma bateria com 12A de capacidade poderia tocar tranquilamente por 1h, mas dificilmente ele vai ser usado com a potência total na bateria,  o problema é que nesse caso eu não sabia qual seria mais eficiente, uma bateria de chumbo (nobreak por exemplo) ou um pack de 18650 ou 26650

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!