Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o sentido de girar a pilha do controle e voltar a funcionar?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Penso que essa "lenda urbana" se deve a corruptela de entendimento da questão de eliminar um possível mau contato devido a oxidação do terminal das pilhas (aquelas molinhas).

Ao girar a pilha se provoca um atrito da pilha com seu suporte minorando ou eliminando desse modo o possível mau contato.

 

Quanto a pessoa estar fazendo isso há 12 anos, lenda urbana.. Pura lenda urbana...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, faller disse:

Penso que essa "lenda urbana" se deve a corruptela de entendimento da questão de eliminar um possível mau contato devido a oxidação do terminal das pilhas (aquelas molinhas).

Ao girar a pilha se provoca um atrito da pilha com seu suporte minorando ou eliminando desse modo o possível mau contato.

 

Quanto a pessoa estar fazendo isso há 12 anos, lenda urbana.. Pura lenda urbana...

Talvez, mas por exemplo: o meu controle não tem nenhum mal contato e nenhuma oxidação e mesmo assim girar a pilha ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Cardinal disse:

Talvez, mas por exemplo: o meu controle não tem nenhum mal contato e nenhuma oxidação e mesmo assim girar a pilha ajuda.

Ai a coisa evolui de "lenda urbana" para "placebo"...

O importante é ter fé. Fé de mais ou fé de menos, tem de ter fé, tem de acreditar no que se quer. Acreditando a coisa vai..

Se ficar girando muito a pilha será capaz de explodir...Cuidado..

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se meu caso é lenda urbana ou placebo, mas tenho tvs Samsung de 27 até 60", sendo que a maioria delas (são 4) apresentam mal contato no controle remoto, de vez em quando ele para de obedecer, ai tem que mexer na pilha (pode ser girar, empurrar ou seja qualquer movimento e a de 27" que é a mais velha (2011), inclusive full hd, está com um papel dobrado entre a pilha e a tampa do CR para garantir o contato, tinha uma delas, que não lembro qual é, já ficava até sem a tampa traseira do CR para facilitar movimentar a pilha quando necessitasse.

Obs: Tem um fenômeno semelhante, que ocorre nos CRs de abertura de portão elétrico, onde por vezes ele fica inoperante, mas no caso dele, é o contato normalmente negativo, que cria uma oxidação, inclusive ficando mais escuros, ai tem que retirar a bateria de 12 V (em formato de pilha) , lixar o contato do CR ( o negativo ) recolocar a bateria de 12 V ai funciona, agora creio que no caso dos CR da Samsung o problema é a mola, ela fica encaixada no plástico em uma espira da mola e não se ve a parte ficada na estrutura do CR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Eu faço isso há anos, com controles remoto da Samsung (TV e DVD) e geralmente dá certo! Eu comecei a fazer isso empiricamente, para evitar a troca da pilha, acreditando na formação de um "filme" de óxido entre as superfícies da pilha e da molinha do controle remoto, o qual é rompido quando a pilha é girada. Parece que isso de fato ocorre. É curioso que não consigo ver o tal "filme", as superfícies da pilha e da molinha são brilhantes, mas nem sempre o óxido isolante é visível - afinal, ele pode ser fino o suficiente para interromper a corrente elétrica e se manter invisível. O aço inoxidável não enferruja devido à formação de uma camada aderente de óxido de cromo em sua superfície, e ele sempre se mantém brilhante, apesar dessa camada estar presente para protegê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!