Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diminuir memoria RAM compartilhada com placa de video


Posts recomendados

Eu tenho um PC core i3 9100F, placa-mãe Gigabyte H310M M.2 2.0 v1, placa de video Galax GT710 1GB, e 8GB RAM.

No Windows 10 64bit, verifiquei que 4GB RAM esta sendo compartilhada com a placa de video, ficando 5GB para ela, e somente 2GB para o sistema, e 1GB nao entrou na conta.

Gostaria de alterar essa porção de memoria RAM compartilhada, para 1GB ou menos.

Procurei em todo lugar na BIOS e nao achei opção alguma para alterar isso.

A BIOS esta atualizada para versao F12.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, PowerGraphics disse:

Eu tenho um PC core i3 9100F, placa-mãe Gigabyte H310M M.2 2.0 v1, placa de video Galax GT710 1GB, e 8GB RAM.

No Windows 10 64bit, verifiquei que 4GB RAM esta sendo compartilhada com a placa de video, ficando 5GB para ela, e somente 2GB para o sistema, e 1GB nao entrou na conta.

Gostaria de alterar essa porção de memoria RAM compartilhada, para 1GB ou menos.

Procurei em todo lugar na BIOS e nao achei opção alguma para alterar isso.

A BIOS esta atualizada para versao F12.

 

Essa memória compartilhada faz referência a quantidade GB que a placa de vídeo irá usar (não significa que ela está o tempo todo utilizando) caso falte VRAM, ou seja, sua placa de vídeo possui 1GB de VRAM, caso esteja utilizando uma aplicação que necessite mais do que isso, então a placa de vídeo automaticamente irá utilizar parte dos 5GB da memória RAM.

 

Não há nenhum motivo para querer reduzir esta memória pois ela é utilizada de maneira dinâmica (somente quando o Sistema precisa) e não estática, e também isso não irá lhe trazer nenhum benefício/melhora no desempenho (muito pelo contrário, caso falte VRAM, o sistema irá então utilizar o arquivo de paginação do HD, o que fará com que a aplicação fique absurdamente lenta).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu gostaria, mesmo assim (se possivel) de alterar essa quantia de RAM compartilhada.

Pois em Gerenciador de Tarefas -> Desempenho -> Memoria -> Disponivel 3,9GB.

E na BIOS, não ha essa opção, e vendo alguns videos no youtube, parece que a opção só aparece quando se tem graficos embutidos no processador, e nao para placa de video off board (como é o meu caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, PowerGraphics disse:

Mas eu gostaria, mesmo assim (se possivel) de alterar essa quantia de RAM compartilhada.

Pois em Gerenciador de Tarefas -> Desempenho -> Memoria -> Disponivel 3,9GB.

E na BIOS, não ha essa opção, e vendo alguns videos no youtube, parece que a opção só aparece quando se tem graficos embutidos no processador, e nao para placa de video off board (como é o meu caso).

Mande print dessa informação do gerenciador de tarefas

 

E qual a versão do seu sistema operacional? (aperte Windows + Pause Break, tire print e poste aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

image.png.1f66e8924a4d40386c5c918033c87ee5.png

 

image.png.8b731ceafce226a6b0b99abf150b5b8b.pngimage.png.ecda52420c4057c5ec25abad4c0d8dab.png

 

Como pode ver, os 8GB são reconhecidos e utilizados perfeitamente pelo Windows, sendo que neste momento você possui 3,8GB estão disponíveis, já que 4,1GB estão sendo utilizados.

 

 

image.png.0e2bdf374ec41aa227ad6417e18360be.png

 

Enquanto que a sua GPU está utilizando somente 0,3GB dos 1GB de VRAM totais, sendo que os 4GB de memória compartilhada (memória RAM) nem sequer estão sendo utilizados (pois como eu disse, a memória compartilhada é dinâmica, sendo utilizada SOMENTE quando a VRAM está no limite e o sistema precisa de mais memória). O Windows pré-determinar 4GB de memória compartilhada não impacta em NADA no seu computador e desativa-la/diminuí-la irá somente causar o efeito contrário: deixar seu PC mais lento.

 

A única questão aqui é que você provavelmente está confundindo os valores/funcionamento exato dessas tecnologias.

 

Em resumo, a memória compartilhada é utilizada de maneira automática apenas (e tão somente) quando o sistema está precisando, e desativa-la/diminuí-la não vai aumentar o desempenho, muito pelo contrário, irá reduzi-lo.

 

Caso queira diminuí-la, faça por própria conta e risco.

https://www.tecmundo.com.br/video/1685-aumente-a-memoria-de-video-da-sua-placa-onboard-.htm 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, PowerGraphics disse:

O mais preocupante:

04.thumb.gif.11605c0de1368db313aa32eef9cc0145.gif

Não há nada de preocupante, isso é simplesmente o que eu te disse nos posts anteriores.

 

Memória de vídeo dedicada = 1GB de Memória da sua placa de vídeo (sua GT710 possui 1GB de VRAM).

 

Memória de Vídeo do Sistema = Memória utilizada pelo vídeo integrado do processador (sendo que seu processador não possui vídeo integrado, logo, 0MB).

 

Memória do Sistema Compartilhada : 4GB pois é a quantidade que o sistema determina para ser utilizada APENAS e tão SOMENTE quando a memória de vídeo dedicada (da placa de vídeo) estiver sendo totalmente utilizada e o sistema necessitar de mais memória (e novamente, essa memória NÃO É utilizada o tempo todo, é utilizada somente quando o sistema precisar).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda, valeu!

Como eu disse antes, parece que essa opção só existe para alterar memoria para video onboard. Mesmo no link que voce me indicou!

Ja no meu caso é offboard, e por causa disso nao aparece na BIOS essa opção!

 

Uma curiosidade, na minha antiga placa-mãe Foxconn 761GXM2MA, com processador AMD Athlon 64 X2 3600+ dual core, mesmo o processador nao tendo graficos integrados, a placa-mãe tem, e a VGA funciona.

Ja nas placas mae atuais, como essa minha, mesmo tendo saida VGA e ate HDMI, o video nao funciona, pois nao tem mais graficos integrados na placa-mãe, dependendo do processador ter essa opção, que tbem nao é meu caso (i3 9100F).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, PowerGraphics disse:

Como eu disse antes, parece que essa opção só existe para alterar memoria para video onboard.

Essa opção existe para aumentar o desempenho da aplicação pois faz com que ela não precise utilizar o arquivo de paginação do HD, o que resultaria em uma queda absurda no desempenho caso você estivesse utilizando uma aplicação que utiliza mais do que o 1GB de memória VRAM.

 

3 minutos atrás, PowerGraphics disse:

Uma curiosidade, na minha antiga placa-mãe Foxconn, mesmo o processador nao tendo graficos integrados, a placa-mãe tem, e a VGA funciona.

Ja nas placas mae atuais, como essa minha, mesmo tendo saida VGA e ate HDMI, o video nao funciona, pois nao tem mais graficos integrados na placa-mãe, dependendo do processador ter essa opção, que tbem nao é meu caso (i3 9100F).

Em placas mãe antiga (até a geração haswell se não me engano) o vídeo integrado estava presente no chipset, e a partir disso ele passou a fazer parte do processador.

 

A sua placa-mãe possui conector VGA/HDMI integrado para o caso do seu processador possuir vídeo integrado (no caso ele não tem, por tanto aqueles conectores não tem utilidade), do contrário você terá que conectar o cabo no conector da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu de novo, obrigado!

Pode contar comigo para algo que necessite tbem!

 

E se nao for pedir muito, poderia tentar me ajudar no outro post que fiz?

 

É que antes de usar essa placa de video atual, eu tenho essa placa antiga, e o problema é bem estranho, nao sei se é normal, ou se alguem ja passou por problema semelhante, e se ainda tem jeito de usar essa placa no meu sistema atual!

 

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 18/09/2020 às 01:11, GabrielLV disse:

/cdn-cgi/mirage/06adc47454660f6787c76bbcf5abb0c95725eadd707d2762661ff5c2ca36afea/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2020_09/image.png.1f66e8924a4d40386c5c918033c87ee5.png

 

/cdn-cgi/mirage/06adc47454660f6787c76bbcf5abb0c95725eadd707d2762661ff5c2ca36afea/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2020_09/image.png.8b731ceafce226a6b0b99abf150b5b8b.png/cdn-cgi/mirage/06adc47454660f6787c76bbcf5abb0c95725eadd707d2762661ff5c2ca36afea/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2020_09/image.png.ecda52420c4057c5ec25abad4c0d8dab.png

 

Como pode ver, os 8GB são reconhecidos e utilizados perfeitamente pelo Windows, sendo que neste momento você possui 3,8GB estão disponíveis, já que 4,1GB estão sendo utilizados.

 

 

/cdn-cgi/mirage/06adc47454660f6787c76bbcf5abb0c95725eadd707d2762661ff5c2ca36afea/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2020_09/image.png.0e2bdf374ec41aa227ad6417e18360be.png

 

Enquanto que a sua GPU está utilizando somente 0,3GB dos 1GB de VRAM totais, sendo que os 4GB de memória compartilhada (memória RAM) nem sequer estão sendo utilizados (pois como eu disse, a memória compartilhada é dinâmica, sendo utilizada SOMENTE quando a VRAM está no limite e o sistema precisa de mais memória). O Windows pré-determinar 4GB de memória compartilhada não impacta em NADA no seu computador e desativa-la/diminuí-la irá somente causar o efeito contrário: deixar seu PC mais lento.

 

A única questão aqui é que você provavelmente está confundindo os valores/funcionamento exato dessas tecnologias.

 

Em resumo, a memória compartilhada é utilizada de maneira automática apenas (e tão somente) quando o sistema está precisando, e desativa-la/diminuí-la não vai aumentar o desempenho, muito pelo contrário, irá reduzi-lo.

 

Caso queira diminuí-la, faça por própria conta e risco.

https://www.tecmundo.com.br/vídeo/1685-aumente-a-memória-de-vídeo-da-sua-placa-onboard-.htm 

 

 

 

Cara eu tô com esse problema, tenho uma RX 6600 com 8 de VRam. e apenas 8GB de ram.  O W10 está usando minha ram ao invés de

Vram. Meu windows e 64bits. Processador Ryzen 5 5500 sem vídeo integrado.

Ram 8GB DDR4 2666MHz (X.M.P inativo)

placa-mãe B450 VSH3 gigabyte.

Placa de vídeo RX 6600

 

Screenshot_20230113-234521.thumb.png.7cd54bfb21e5078be4de4ae82b449845.pngScreenshot_20230113-234454.thumb.png.b5835a6bf9167ff0cd871e235078706d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/01/2023 às 15:39, Filipe Novais disse:

Cara eu tô com esse problema, tenho uma RX 6600 com 8 de VRam. e apenas 8GB de ram.  O W10 está usando minha ram ao invés de

Vram. Meu windows e 64bits. Processador Ryzen 5 5500 sem vídeo integrado.

Ram 8GB DDR4 2666MHz (X.M.P inativo)

placa-mãe B450 VSH3 gigabyte.

Placa de vídeo RX 6600

As prints mostram que o jogo está usando 6,9GB da VRAM no gerenciador de tarefas, e as estatísticas no jogo constam que está usando 7606 MB (7,5GB aprox.) de VRAM.... Não entendi o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

As prints mostram que o jogo está usando 6,9GB da VRAM no gerenciador de tarefas, e as estatísticas no jogo constam que está usando 7606 MB (7,5GB aprox.) de VRAM.... Não entendi o problema..

O problema e que tipo o jogo não usa toda a VRam antes de começar a usar a memória compartilhada. Isso causa travamentos devido a memória de vídeo ser mais rápida que a memória RAM.

 

https://files.fm/u/mepne4zsp?ak=e4af2

 

Nesse link aí postei a imagens de como fica, mesmo sem nada aberto a uso dessa memória compartilhada.

 

Salvei uma print lá também de como era para ser o uso de vram normal da placa de vídeo do jogo no ultra com Ray trancing ativado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Filipe Novais disse:

O problema e que tipo o jogo não usa toda a VRam antes de começar a usar a memória compartilhada. Isso causa travamentos devido a memória de vídeo ser mais rápida que a memória RAM.

 

https://files.fm/u/mepne4zsp?ak=e4af2

 

Nesse link aí postei a imagens de como fica, mesmo sem nada aberto a uso dessa memória compartilhada.

 

Salvei uma print lá também de como era para ser o uso de vram normal da placa de vídeo do jogo no ultra com Ray trancing ativado.

Consegui resolver o problema minha CPU não tem gráficos integrados mas indo na BIOS e desativando essa função melhorou bastante o uso da vram e ram da minha gpu dedicada, real não sei o motivo mas quando antes disso minha ram e vram só chegavam a 90 porcento antes do jogo fechar e minha gpu ainda pegava uma parte da RAM.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!