Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de coolers pra melhor refrigeração


Posts recomendados

Galera, eu tenho um gabinete wheeljack da redragon e minha config é essa :
 

Aorus B450 M

Ryzen 5 3500

Gtx 1650 super 

Memoria de 8gb 3200mhz

Corsair cx430

 

A media de temperatura de GPU em idle é 38 e 60~70 em games que exigem um pouco mais tipo de the witcher 3, e o processador fica oscilando em 48~58 usando somente o navegador e 60~70 também em in games.
Não são valores ruins, mas eu queria melhorar ainda mais, atualmente eu tenho 3 coolers na frontal da C3 tech puxando ar para dentro do gabinete e apenas um de 80mm na parte traseira servindo com exaustor.

Gostaria de indicações de 3 coolers bons para parte de trás e de cima, um cooler pra o processador e pasta térmica. 

gostaria de gastar até 500 pra fazer a melhoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSPGSS Discordando do colega acima, recomendo sim a melhora nessas temperaturas. Todo componente eletrônico desde que eletrônica existe, se beneficia de quedas na temperatura. Suas temperaturas estão aceitáveis, mas podem sim melhorar.

 

Recomendo coolers de 120mm ou mais (se o gabinete suportar 140mm, melhor). Marcas boas são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe.

Você encontrará modelos de baixo custo da aerocool e deepcool nas lojas kabum, pichau e terabyteshop. Custa entre 20 e 30 reais um cooler de qualidade dessas marcas. 

O cooler de CPU que recomendo é o Hyper 212 ou o MA410P. O grande defeito desse gabinete seu é que nem na página do fabricante nem anúncio de loja aparece a altura máxima de cooler de CPU. Esses dois modelos que indiquei são de 158 mm. Se quiser medir para saber, meça com uma régua da altura da CPU até o limite do tampo do gabinete. Geralmente gabinetes mid aguentam pelo menos coolers de 160 mm. Modelos de coolers como o MA620P ou o Hyper 212 Turbo, que lhe pouparia de ter que comprar mais uma ventoinha para instalar no Hyper 212 para Push n' Pull e de quebra é mais bonitinho, medem 163 e 165 mm respectivamente. 

 

Lembre de instalar as ventoinhas nessas orientações par obter o melhor affefecimento:

 

image.png.19d9f2c83c719b61dfde05534c0ae57b.pngimage.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.png

adicionado 0 minutos depois
agora, SSPGSS disse:

Sei que a c3 é ruim, por isso que queria investir em 3 novos coolers na parte de trás, com relação a longevidade, números inferiores de temperatura, não aumentam a vida útil das peças ?

Sim, aumentam, sempre. Quem lhe disser o contrário está confundindo as leis da física com mágica de harry potter.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@J4G3R Por esse preço não compraria este não. Além de ter um perfil horizontal, que é ruim, ainda é caro. A marca é boa, mas a performance é baixa por ser produto destinado a gabinetes compactos. Os dois que recomendei, tanto o Hyper 212 quanto o MA410P, cabem no seu gabinete. Se quiser ter certeza pode medir com régua, não tem erro. Os outros que citei (hyper 212 turbo e MA620P) são os que podem ser grandes demais para seu gabinete, mas mais uma vez basta medir.

 

O peso do cooler não vai danificar nada se você tiver cuidado na instalação e no transporte. Gabinetes com coolers instalados não devem ser transportados sem máximo cuidado, com o gabinete depositado na horizontal com a placa-mãe para baixo. Além disso, qualquer troca de cooler tem riscos, então não importa se é um pesado ou grande, pequeno ou leve, tudo vai depender do seu cuidado e delicadeza na  hora de instalar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSPGSS Se encostarem dá para subir as ventoinhas. Isso é ajuste normal que tem que ser feito em qualquer gabinete, pode ficar tranquilo. Esses dois modelos que você mostrou são versões pioradas dos dois que indiquei. Se quiser algo robusto que vai durar uma vida, pegue os que indiquei. Se quiser adicione mais uma ventoinha para o que escolher (eu pegaria o MA410P, com uma ventoinha master fan adicional) para fazer push and pull que é ainda melhor do que só uma ventoinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods obrigado por sanar essas duvidas, pesquisei por algum tempo e não achei nada útil

ainda ha algo me preocupando, queria colocar algumas fans no gabinete(cabem 5 ainda, ja tenho um exaustor(sim não tenho nenhuma fan ainda nele )) mas não achei nada sobre o suporte da minha MB(asus a320) sobre quantas fan ela suporta

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Dods, vou ter que discordar em 2 pontos.

O mito do cooler pesado, é verdadeiro. Quando colocamos o cooler na vertical, a força peso passa a atuar sobre ele ( Massa X Gravidade), sabendo disso, a pressão entre o processador/ cooler não fica de maneira homogenea. A pressão tende a ficar mais forte na parte inferior ( por conta da força peso), segue a imagem, tirada de um teste Teclab:

1346417952_coolerpesado.png.98f02b3ba60f1731708762088df9b361.png

Percebam que parece um degradê, tem muita pasta em um lado e pouca na outra. Os testes são feitos com a placa-mãe deitada.

@J4G3R Se você ja tem 3 ventoinhas em seu gabinete, não faz muito sentido colocar mais. Isso pois a mudança na temperatura é minima. o que eu aconselharia, pegar fans de mais qualidade de 140mm ( NZXT ou Lian Li) acima disso não vejo muito sentido..

As temperaturas estão bem boas, aconselho fazer essa curva de fans da GPU afim de prolongar a vida util da GPU:

758146994_curvafan.png.80eead72941b182bf3929ccc15f3397e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como puderam notar eu troquei as bolas na hora de postar. Desculpem.

3 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Dods, vou ter que discordar em 2 pontos.

O mito do cooler pesado, é verdadeiro. Quando colocamos o cooler na vertical, a força peso passa a atuar sobre ele ( Massa X Gravidade), sabendo disso, a pressão entre o processador/ cooler não fica de maneira homogenea. A pressão tende a ficar mais forte na parte inferior ( por conta da força peso), segue a imagem, tirada de um teste Teclab

Concordo em parte. O peso causa sim uma pressão desigual sobre a CPU, mas isso qualquer cooler, mesmo WC, vai causar. A questão é que a maioria dos coolers tem backplates justamente para minimizar este efeito. Quando bem instalados, mesmo coolers pesados vão funcionar pela vida inteira do PC sem causar danos. As maiores preocupações, como salientei, são fazer uma boa instalação e tomar cuidado no transporte, que é onde a maioria que perdeu uma placa-mãe ou socket por causa de coolers pesados fez de errado. 

adicionado 12 minutos depois
35 minutos atrás, J4G3R disse:

@WOZ Dods obrigado por sanar essas duvidas, pesquisei por algum tempo e não achei nada útil

ainda ha algo me preocupando, queria colocar algumas fans no gabinete(cabem 5 ainda, ja tenho um exaustor(sim não tenho nenhuma fan ainda nele )) mas não achei nada sobre o suporte da minha MB(asus a320) sobre quantas fan ela suporta

A placa-mãe geralmente suporta dois ou três, não mais que isso. Ventoinhas de qualidade geralmente vem com adaptador para molex para você conectar diretamente na fonte se não tiver conectores disponíveis na placa-mãe. Tem splitters também que transformam 1 header em 3, mas eu evito usar isso porque pode sobrecarregar o header.

 

A quantidade de ventoinhas ideal para seu gabinete depende mais do quanto você quer que ele seja bem arrefecido. Além disso, se você mantiver uma quantidade par de ventoinhas, com duas de intake e duas de outtake, evita então que haja acúmulo de ar quente em algumas áreas internas do gabinete (se o fluxo for positivo) ou adminissão de poeira por frestas não filtradas (fluxo negativo). Pessoalmente eu coloco todas as ventoinhas possíveis nos PCs que monto, pois assim elas podem rodar com velocidades e ruído menores sem prejudicar o airflow. Vai de você o quanto quer gastar. Como o @Felipe Barbosa Melo mencionou, acima de 3 ventoinhas o ganho começa a ser cada vez menor para cada uma adicionada.

adicionado 14 minutos depois
13 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

As temperaturas estão bem boas, aconselho fazer essa curva de fans da GPU afim de prolongar a vida util da GPU:

A curva que uso, desde sempre, é de 50% a 50º e 100% a 70~80º. Isso com GPUs de duas ou três ventoinhas. Como as minhas não passam de 60º nunca, acaba que ficam a 60~70% de velocidade a maior parte do tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

As temperaturas estão bem boas

Foi o que eu disse, pra que baixar mais? É a temperatura normal hoje em dia, vai gastar em mais coolers pra que? Colocar um backplate na placa seria a melhor opção caso já não tenha, pois além de ajudar na questão de "entortamento" da VGA ajuda na temperatura

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quero aproveitar esse topico, faz um certo tempo que não paro para acompanhar a temperatura durante o uso de algo simples como o navegador é assim que esta neste momento :

 

1013409413_usocpu.PNG.3564e479144a6a986955089a0e53721f.PNG953452189_tempcpu.PNG.0b2cffbe7b15badd2940521084a9493d.PNG

 

esta assim sem nenhum jogo aberto, só com o chrome, assistindo uma stream.

A um certo tempo atrás quando tive problema com a placa de video eu estava acompanhando as temperaturas e nao estava tão alto quanto esta agora, hoje eu cheguei a tirar todos os coolers limpei eles, que estavam um pouco sujos(1 ano sem limpar), mas não mudou muita coisa. Será que preciso colocar pasta térmica(nunca coloquei pasta, é a mesma que ja vem no cooler) ou já penso logo em trocar esse cooler box, que é amd wraith stealth ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o gancho para perguntar sobre refrigeração também.

Tenho um notebook Dell Core i5 9ª geração com 8Gb, placa on board e HD. Baixei o Vegas Pró para testar. Fiz um vídeo de 2 minutos, apenas com fundo preto, frases com efeito e música de fundo. Nada de vídeos inseridos ou imagens. Apenas textos, efeitos e música. Ao colocar para render em 1080p 60fps, levou pouco mais de 6 minutos, mas em compensação consegui esquentar minha janta nele além de secar a roupa de tanto que as ventoinhas trabalharam. O uso da CPU ficou oscilando entre 50 e 70%. Até o preview tinha momentos que engasgava um pouco então tive que reduzir a qualidade dele.

Baixei depois um vídeo em 4K 60 do Youtube pra testar. Esse já começou a dar problema para carregar. Dividi ele e apenas coloquei alguns efeitos de transição entre os quadros. Botei pra renderizar. Esses quase 2 minutos iriam virar quase duas horas (literalmente). E nesse formato o preview mal funcionava.

 

Pensei então em montar um PC compacto para não sofrer com esse aquecimento e processamento. Esse é o computador que pensei:

Gabinete NZXT H201i

Processador AMD (nova família 4000)

32 GB RAM G Skill F4-3200C16D-32GTZN

AORUS Gen4 SSD 500GB (novo modelo, sem o dissipador)

Placa-Mãe Gigabyte B550I Aorus Pro AX

Water Cooler Corsair Cw-9060033-ww H100i Pro 240mm Rgb

Suporte P/ Water Cooler Nzxt Kraken G12

Placa de vídeo entre 1080Ti e 2070

 

A configuração é boa, e fico pensando no aquecimento por ser um gabinete mini ITX. Se colocar o watercooler no painel frontal, e  o G12  resfriando a placa de vídeo saindo na parte de trás, sobre espaço para um fan na parte superior. A placa de vídeo já vi testes em jogos a qual resfriou em 20 graus uma 1080 Ti (jogando Rise of the Tom Raider). Como não vou usar para jogos, mas apenas aproveitar os CUDA Cores para processamento, acredito que vá aguentar de boa. Agora quanto ao processador, estava pensando na possibilidade de trocar o da Corsair e fazer um customizado (embora nunca tenha feito e nem nunca vi de perto). Minha dúvida sobre ele é se um watercooler customizado no meu caso seria melhor que um da Corsair por exemplo (além de que esses cutomizados deixam o gabinete diferente), se o ganho na dissipação do calor compensa o trabalho e a diferença de preço.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O G12 suporta até placas 2080Ti. Entrei em contato com a NZXT e ele não suportará as novas placas e a empresa nem tem projeto para as novas RTX 3000. Por ser um gabinete mini ITX me preocupo com o aquecimento.

 

Quanto a fonte, por enquanto não encontro nem no ML nem em lojas pela internet, mas como quero um setup branco e compacto, a fonte tem que ser modular. Talvez seja a Corsair RM750x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Eu não vou usar para jogos! O Vegas Pró usa os CUDA Cores para fazer o processamento do vídeo em conjunto com o processador. Dá uma boa diferença no tempo de renderização. O que preciso definir é como manter tudo refrigerado dentro de um espaço pequeno, sabendo que renderizar vídeos aquece bem o processador.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Nem preciso me preocupar com isso mais! Fiz um teste no meu super ultra notebook Dell i5 9ª geração com 8Gb e placa onboard. Coloquei um vídeo pra renderizar em 4k 60fps demorou 6 minutos, e deixei a base de refrigeração na rotação máxima, e mesmo assim em 10 segundos o notebook aumentou a rotação das ventoinhas no máximo e esquentou. Achei que por ser placa onboard não teria aceleração da GPU no Vegas Pro, mas tem. Liguei ela e literalmente o tempo de rederização caiu pela metade (alguns segundos a menos), e o notebook nem esquentou. Agora imagino se ligar uma placa de vídeo NVIDIA como não deve ficar, já que com uma placa onboard intel graphics deu um excelente resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSPGSS A temperatura está alta mesmo. Você está usando folding@home ou algo assim? Se não está, então precisa melhorar a ventilação desse gabinete. A placa de vídeo não precisa de troca de pasta térmica durante sua vida útil a menos que algo seja alterado nela. Geralmente desmontar para trocar é mais arriscado do que não, e raramente o ganho de arrefecimento vale a pena. Se seu gabinete não tiver pelo menos duas ventoinhas de intake (no painel frontal) e duas de outtake (atrás e em cima), então você tem que melhorar sua ventilação. 

adicionado 7 minutos depois

@mineirimbb Não entendi. Você está preferindo uma GPU de geração passada em vista da atual, que tem desempenho bem superior e um sistema de arrefecimento cotado como o maior avanço em sistema de referência "ever", por quê mesmo? 

Outra coisa, você sabe que WC não é necessariamente melhor que air cooling, não é? Basicamente, a menos que você vá usar open loop, estará pagando centenas de reais a mais por alguns graus a menos, ou até nenhum se não pesquisar e comprar direito. Sério, se quer algo durável e de bom desempenho de arrefecimento, sem o custo e manutenção que acompanham sistemas WC AIO (eles precisam ser substituídos regularmente, pois não podem ser reparados quando a bomba ou o líquido falham), então sua melhor opção sempre será de investir em bom arrefecimento a ar. Um gabinete mesh, com ventoinhas de qualidade dispostas da forma correta, com um bom cooler de CPU, sai mais barato, tem melhor desempenho e dura mais do que um gabinete todo bonitinho (que o NZXT infelizmente só tem isso, beleza), cheio de WC e outras coisas caras que não vão trazer ganho real algum. Sério, dá para planejar melhor sua montagem se quiser investir bem seu dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!