Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de teclado mecânico para trabalho e jogos até R$ 300,00


Ir à solução Resolvido por gustavoomt,

Posts recomendados

  • Coordenador

Boa tarde, pessoal!

 

Meu teclado atual da Cougar, modelo 200K, de membrana e com switches de tesoura (similar a teclas de notebook), está com algumas teclas soltando. Consegui colar, mas estou "cansado" dele e desse estilo de tecla. Quero algo mais prazeroso para digitar e, ao mesmo tempo, minha irmã gostou do teclado da Cougar e quer ficar com ele. Por isso, estou em busca de um teclado mecânico. Queria gastar apenas R$ 200,00, mas estou satisfeito se puder manter dentro dos R$ 300,00 devido à alta dos preços. 

 

Procuro, acima de tudo, durabilidade e consistência. Quero algo que não estrague fácil. Após alguma busca, cheguei ao Sharkoon Shark Skiller SGK3, nas variantes Brown ou Blue. Está custando R$ 300,00 na KaBuM!: 

  1. Brown: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91492
  2. Blue: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91493

 

Por um lado, tenho medo de vir algo mais interessante e/ou barato na BF. Por outro, adorei o design desse teclado e confio na marca Sharkoon. Ainda não decidi sobre o switch. Sei apenas que não quero o Red, porque desejo ter feedback ao apertar as teclas. Meu uso primário é trabalho: preciso digitar demais o dia inteirinho. Jogos seriam uso secundário. Quanto à iluminação, precisa ter para facilitar minha vida à noite. Gostaria que tivesse várias opções e efeitos, mas fico satisfeito se tiver apenas um azul ou branco fixo. A única coisa que não quero é um arco-íris fixo.

 

Alguém teria alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Boa tarde,

 

Cara, nesse orçamento há poucas opções, ainda mais em solo BR, seguindo o modelo que você viu, vou sugerir o Pichau P631, possui switches Kalilh, keycaps double-shot e uma ótima construção... Esse Sharkoon que você citou é ótimo, porém está muito mais caro e não possui keycaps double-shoot.

 

Em relação aos switches é bem pessoal, mas de fato como você irá trabalhar a noite, não recomendo o blue, ainda mais se você for casado rsrs No mais, o Brown é uma ótima opção, leve, sem barulho e com sensação tátil muito boa.

 

Um adendo, fuja literalmente de qualquer teclado com switch OUTEMU, possui péssimo controle de qualidade e pode começar a falhar com semanas de uso... 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gustavoomt Opa! Muito obrigado pela dica. Dei uma olhada nesse Pichau e parece bem legal também! Mas o preço está o mesmo (link). Sobre os switches, acho que vou ficar com o Brown mesmo. Quero sensação tátil (é a coisa mais importante para mim), mas é certo que reclamariam de barulho aqui...

 

Sobre os switches Outemu, tenho percebido que as críticas parecem ser uma constante. Estou ciente do problema e pretendo evitá-los. Sei que os melhores são os Cherry, seguidos bem de perto pelos Gateron. Os Kailh vêm logo em seguida, não sendo tão bons, mas ainda decentes. Por fim, os Outemu estão no final da lista e devem ser evitados.

 

Esqueci de comentar sobre dois pontos: utilizo muito as teclas multimídia e preciso delas, mas não precisam ser dedicadas. Se estiverem presentes usando o FN já fico satisfeito. E o teclado deve ser totalmente configurável através das próprias teclas. Eu não uso Windows e software criado apenas para Windows não tem utilidade para mim. Meu sistema é Ubuntu. Dessa forma, dependo da independência do próprio teclado.

 

@concorenciamelhoraomercado Opa, agradeço pela dica, mas estou evitando os switches Outemu e esse teclado parece ter iluminação de arco-íris fixa, algo que não me agrada. Prefiro algo mais discreto. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Por nada!

Eu priorizaria o Pichau, por conta das keycaps, dará mais longevidade pro teclado em geral, o sharkoon tem o risco de começar a "apagar" as teclas mais usadas, isso em variado tempo, se fosse comigo seria meses por conta do suor em excesso nas mãos kkk, mas mesmo assim é um ótimo teclado.

 

Em relação às teclas multimídia, creio que seja um padrão dos mecânicos possuir a tecla FN pra essa finalidade, só fico devendo a informação das configurações, se é por software ou pela própria controladora 😕 , mas creio eu que tenha configurações por teclas, geralmente a gama de teclados com custo mais baixo não foca nesse quesito, mas isso não é regra... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gustavoomt Cara, acabei boletando o Sharkoon mesmo, mas ainda estou avaliando se vou pegar. Dei uma olhada nos dois e o da Pichau também é muito interessante, mas o Sharkoon me convenceu por alguns motivos:

  1. Visual (achei mais bonito e com uma pegada "industrial") e apoio, mesmo que pequeno (o Cougar 200K que eu usava não tinha apoio e isso me incomodava um pouco);
  2. Nos reviews e no próprio site da Sharkoon consta que o teclado é totalmente configurável usando apenas as próprias teclas, sendo o software um extra opcional;
  3. Confiança na marca. Sou fã de periféricos da Logitech e da Sharkoon. Tudo que comprei dessas duas marcas sempre foi muito além das expectativas. Esse seria meu 4º periférico Sharkoon;
  4. Nunca tive problemas com keycaps apagando, mesmo em teclados vagabundos. Sei que a durabilidade tende a ser menor, mas acredito que não terei problemas, ainda mais considerando que tem a marca Sharkoon.

Outra coisa: mudei totalmente de ideia sobre os switches. Estava evitando os Blue pelo barulho, mas fiz uma coisa óbvia que devia ter feito antes: perguntei ao pessoal aqui de casa de o barulho do teclado de membrana que peguei de quebra galho é chato. Falaram que nem escutam... Até porque o quarto onde fica meu desktop está bem distante. E esse tecladinho aqui é danado de barulhento. Assisti a diversos vídeos de comparação de switches e os Blue parecem fazer menos barulho que esse negócio aqui. '-'

 

Conclusão: boletei o Blue. Quero o máximo prazer ao digitar e gosto de escutar o click clack click click clack click. A metralhadora vai cantar, lol. Agora vou pensar direitinho aqui. Minha consciência pesa um pouco porque o teclado antigo ainda funciona e tenho medo de vir algo com preço mais convidativo na BF. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@KairanD

A única vantagem do Pichau, são as keycaps mesmo de resto são bem similares. A Sharkoon é uma ótima marca, queria te recomendar o Pure Writer deles, mas como é muito requisitado acaba muito rápido o estoque e não sei se está disponível em outros lugares. 

 

Eu usei switch blue durante 02 anos, usei a mesma linha de raciocínio que você, mas acabei trocando pelo Brown, o click clack de quando você tem o primeiro conato é muito prazeroso ouvir e sentir a tecla acionar, ver o ponto de acionamento e etc, mas em meu caso veio a incomodar muito com um tempo, pois eu digitava muito e ainda mais a noite, o barulho do switch em si não é escandaloso, mas somando barulho do switch + barulho da keycap quando pressionamos uma tecla, acaba sendo um pouco excessivo, na época apelei pra orings na keycap o que ajudava um pouco o barulho. 

 

Em relação a BF, eu não esperaria nada de mais, estamos sem opções no mercado dos custo x benefício, os preços estão subindo cada vez mais e não tenho ideia se isso irá melhorar. Antes dessa pandemia as opções eram muitas, inclusive o da Sharkoon Pure Writer, era uma das melhores opções, mas infelizmente não está retornando ao estoque. Pelo que vi o SGK3 está nessa mesma faixa de preço a muito tempo, único problema seria a disponibilidade mesmo... 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gustavoomt Acho que vou pegar ele mesmo, cara. Se minha família me colocar para fora de casa por causa do barulho, vai ver é porque o destino queria assim, rsrsrsrs. Eu costumo digitar bastante, pois meu trabalho é acadêmico (por isso o foco é para trabalho, embora eu também goste de jogar), mas raramente tarde da noite. 

 

Como tenho que passar muito tempo editando tediosos documentos de texto, estou tentando obter o máximo prazer ao digitar. Sei que é um risco, mas... Vamos ver o que vai dar. >.<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Leonardo2914 Pesquisei bastante sobre switches até chegar àquela categorização acima. Em diversos reviews que encontrei foi mencionado que os switches Outemu apresentam baixa qualidade de materiais (que fica evidente ao teclar), passando uma sensação bem abaixo dos outros fabricantes, e tendem a apresentar problemas mais rapidamente e com maior frequência, porque o controle de qualidade não é dos melhores. Não vale a pena correr o risco. Melhor investir um pouco mais e tentar pegar um teclado com Kailh ou Gateron. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava de olho no teclado que ele vai comprar o Sharkoon Shark Skiller SGK3 mas também vi um no mercado livre de 300 reais da lehmox (gt-t1) mas não achei nenhum review ou qualquer informação do teclado então não sei se é bom. Mas parece ter os switch outemu.

Acho que vou pegar o SGK3 tbem 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo2914

Hoje em dia os lotes estão tendo péssimo controle de qualidade, vejo teclados com esses switches falharem com dias de uso... Algumas marcas como a Red Dragon, enviam por padrão switches sobressalentes pra esses casos. A Outemu não era ruim, mas como a demanda cresceu eles pecaram nisso, meu primeiro teclado foi um CK 104, essa onda de teclado mecânico nem estava alta ainda e nessa época, meados de 2014, a Outemu era boa, não tinha uma demanda tão alta, começou a ficar famosa e acabou relaxando na qualidade do produto. Basicamente é isso, pode ser que volte a ser bom um dia, mas hoje não recomendo nenhum teclado que possua switches da marca. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, colegas. Licença para incluir uma questão rápida no tópico.

 

Ocorre que eu também passo o dia todo escrevendo, e hoje descobri que existem teclados mecânicos... vou experimentar um, seguindo a conversa e opções que apareceram nesse tópico aqui.

 

Mas só pra eu ter certeza... dá pra desligar essa retroalimentação do teclado? Não vai rolar esse treco colorido de alguns desses modelos na minha frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 horas atrás, Leonardo2914 disse:

@KairanD qual sua opinião sobre o SGK3?

Acabei de pagar o boleto. Peguei a versão com switches Blue, na promoção da KaBuM!, por R$ 300,00. Aceitei correr o risco agora e não esperar pela Black Friday, porque é muito difícil achar um teclado que atenda a todos os meus requisitos. 

 

11 horas atrás, Jethro.Tull disse:

Ocorre que eu também passo o dia todo escrevendo, e hoje descobri que existem teclados mecânicos... vou experimentar um, seguindo a conversa e opções que apareceram nesse tópico aqui.

 

Mas só pra eu ter certeza... dá pra desligar essa retroalimentação do teclado? Não vai rolar esse treco colorido de alguns desses modelos na minha frente.

As melhores opções para quem digita muito parecem ser os switches Blue e Brown mesmo. Quem pensa somente em jogos parece preferir Red ou Black, pelos reviews que andei vendo. O Blue é o mais satisfatório para digitar, mas também o mais barulhento. 

 

Dá sim para desligar a iluminação. No caso do Sharkoon SGK3, você pode escolher entre 20 efeitos, selecionar a intensidade e se quer cor fixa ou RGB (variando). Dá para selecionar também a iluminação de cada tecla individualmente. Também não gosto do colorido, mas a iluminação em si é uma mão na roda para enxergar de noite. Irei deixar em um tom azul ou branco. 

 

11 horas atrás, Jethro.Tull disse:

Já percebi, obrigado! E não precisa de software pra regular... pra quem não trabalha só no Windows faz a diferença, como o colega acima falou.

Isso é um dos fatores mais importantes para mim. Não tenho dual boot com Windows e não quero usar Windows. Mesmo que o teclado tenha memória para armazenar o que for feito pelo software, não quero depender de uma máquina virtual para isso. Esse Sharkoon permite configurar tudo através das próprias teclas e armazena as suas configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Meu teclado novo chegou! Cara, que DELÍCIA! A experiência de digitar nele é fenomenal. E é lindo demais. O peso e a textura dos materiais passam sensação de muita robustez. Não esperava menos da Sharkoon... Não é à toa que adoro a marca. E, sim, confirmo que é totalmente configurável por meio das teclas, sem depender do software de Windows.

 

Bem, sobre os switches... O barulho é muito, muito alto mesmo. Os cliques dos switches são ligeiramente mais altos que os cliques de um mouse comum. Contudo, a maior parte do barulho parece vir do ato de "marretar" as teclas no chassi de aço e, nesse caso, os switches Brown ou Red também causariam ruído considerável, embora sem os cliques. Acho que preciso me acostumar a não marretar as teclas >.<

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!