Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! Estou ajudando um amigo a fazer upgrade no pc dele. Já coloquei HD novo e SSD M.2, porém, no último passo do upgrade, que é a instalação da Memória RAM de 16gb, o pc fica ligando e desligando.

Primeiro o teclado desliga, depois o PC. Geralmente quando já tá iniciando o Windows. Estou suspeitando que seja a fonte que não está aguentando a configuração..

 

Configurações do PC:

Ryzen 5 2400G

Placa-Mãe A320M-HD

Fonte 500W PIXXO PG-500x

Placa NVIDIA GTX 1650 Zotac de 4GB GDDR6

SSD M.2 SATA da WD Blue de 500GB

HD de 4TB da WD Blue

2 fans com LED (1 de 120mm e outro de 60mm)

 

Estou tentando instalar a Memória RAM XPG GAMMIX D30 16GB DDR4 3200MHz

 

Estou usando ele NORMALMENTE com 2x4GB de 2400MHz da memória verdinha... e só pega com elas.

 

Estou suspeitando da fonte, pois que eu saiba, quando o problema é na Memória RAM, temos um pib intermitente. E também por ela ter apenas 500W, de uma marca não conhecida por mim e só a placa de vídeo exigir 350W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Sandrinho Souza disse:

e só a placa de vídeo exigir 350W.

ué, da onde você tirou essa informação? Seu setup utiliza 300W estourando.

 

13 minutos atrás, Sandrinho Souza disse:

Fonte 500W PIXXO PG-500x

Se de duvidar, mesmo trocando a fonte pode ter dado curto ou queimado outro componente por causa dessa fonte aí, mas eu aconselho trocar por uma dessas abaixo:

  • PCYes Spark 400 75 plus
  • EVGA 450BR
  • VS450
  • CV450
  • PCYes Electro V2 450 80 plus
  • Cooler Master MWE 450
  • Niddus 500
  • DA500
  • XFX 450
  • Super Flower 450
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandrinho Souza pode ser fonte sim... essa fonte ainda não tem muita informação sobre ela nem review encontrei.

 

Seus problemas são 3 no total... 1º O pior deles é sua fonte DUVIDOSA, 2º deles é é sua placa-mãe que não permite sua memória ir muito longe..., 3º é o próprio processador pois os Ryzen 2000+G são os de 1º geração refeitos para virar APU sendo que continuou com o mesmo controlador Me**a de memória RAM da 1º geração.

 

Tentativas de solução sem trocar a fonte...

Entra na BIOS da Placa-mãe e vê ser tem configuração XMP na BIOS (duvido muito as A320 não tem suporte a overclock e XMP não deixa de ser um over de fábrica das memórias).

Veja se tem opções de timing das memórias nas latências CAS, se tiver ai esta de boa só ativar XMP e se for necessário mexer nas latências até funcionar de boa...

O que está acontecendo de desligar é porque não está suportando essa memória. Ao gerar autenticamente os timing CAS ele gera errado e buga e desliga quando as memórias aquecem pelo uso...  Isso eu acredito na minha visão mediúnica, retirei de vários relatos de incompatibilidade de memória que acontecem com Ryzen, não tirei do nada isso é recorrente em Ryzen de 1º e 2º geração, mas na 3º geração isso foi corrigido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Na primeira vez eu consegui acessar a BIOS com a memória RAM nova, tava tudo no AUTO (XMP e etc). Mas eu não prossegui. Aí depois eu consegui ligar o PC, mas ele tava e desligando. E agora eu não consigo nem ligar, o monitor não dá sinal de vida com a memória..

ou seja, não vou poder fazer o procedimento que você falou. Mas estava reconhecendo os 16gb e modelo da memória, tensão e frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandrinho Souza beleza, retira a placa de vídeo e tenta sem ela, conecta o monitor na placa-mãe, só para descartar de vez a fonte de alimentação (vamos aproveitar que seu processador tem vídeo nele (APU)), mas já acredito que não seja fonte, fonte costuma desarma ou desligar jogando ou fazendo algo pesado como ver vídeo na internet com mais de 20 abas abertas.

 

Acho que vai ter de setar manualmente a memória, com a frequência e a latência, tambem preciso saber da marca e modelo das outras memórias que estavam ai, vai precisar forçar para as 2 funcionarem juntas, dizendo os tempos e as frequências delas.

 

CPU-Z mostra os tempos e latências CAS das memórias

large?v=1.0&px=999

 

Veja os timing JEDEC em cada velocidade, anota (das memórias antigas) e XMP delas. As novas vou se se consigo na internet.

 

OBS: Os primeiros Ryzen foram preparados somente para memórias JEDEC, eles não entendem nem se dão bem com padrão XMP (adotado pela indústria) que foi desenvolvido e pertence a Intel. Não é tanta culpa assim da AMD é mais da indústria que não seguiu o padrão JEDEC.

 

Achei as uma imagem das novas... infelizmente ainda não achei as exatas suas, ache de quase o mesmo modelo só que de 3000mhz a sua é 3200... Mas sua placa-mãe só vai até 3000mhz então acho que dá para usar.

 

ADATA-XPG-Gammix-D30-DDR4-5.jpg?resize=7

Acrescentando... Seu processador suporta até (oficialmente) DDR4-2933, acho que dá para partir daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP @Henrique PP Amigo, perdão pela demora e MUITO OBRIGADO pelo empenho em me ajudar. 
Eu não me atentei à esses detalhes, é a primeira vez que “trabalho” com plataforma AMD.

 

O que faço agora? Terei que trocar a memória RAM por uma com 2933Mhz?

O que me deixou confuso foi isso na foto abaixo..

 

Ou seja, esse Ryzen 5 2400G é Picasso? Não sei o que fazer... deixei meu amigo levar num técnico pra ver se era fonte, mas pelo visto errei na indicação da memória RAM

ABB5B602-E5FC-4BF9-86A3-CAE41B3945DC.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandrinho Souza Relaxa, não errou em compara memória tão forte agora, mas poderá usa-la em um upgrade no futuro na velocidade de 3200mhz com uma placa-mãe melhor... Pois tanto o Ryzen 5 3400G quando o Ryzen 5 2400G o máximo de velocidade suportado por ele sem ser overclock é 2933mhz, usar mais que isso já é overclock, logo não é garantido suporte por parte da AMD (foi isso que quis dizer), compraste uma memória mais forte que o oficial para esse processador, poderia ter economizado nisso, mas nada impede de usar a 2933mhz, o problema mesmo é que o mercado adotou o padrão XMP e os AMD implicam muito com esse padrão.

 

Para tentar fazer ele funcionar numa frequência adequada deverá setar manualmente os Timing CAS na BIOS e se não sabe fazer isso, e se sua placa-mãe não tiver como fazer isso vai ter de levar num técnico. O que compro errado mesmo é a Placas-mãe A320, elas foram feitas para computador de escritório, não para jogar (colocando memórias rápidas e processadores fortes nessas placas não é indicado), mas como aqui é Brasil e o que vende aqui são sempre os mais baratos acabam as pessoas comprando as A320, o que não é de total ruim se ficar atento a padrão JEDEC de memória com velocidade base em JEDEC até 3200mhz, infelizmente não encontro mais a venda memórias assim.

 

Talvez tenha como... Veja se tem como editar os Timing CAS das memórias nessas placas A320, eu mesmo nunca tive uma em mãos para ter certeza, só leio a respeito, mas no meu FX já editei Timing de fábrica das minhas memórias para conseguir estabilidade, motivo do porque AMD é ruim nisso, AMD nunca foi muito boa em memória e sim tenho um AMD FX-8320.

 

Infelizmente esse procedimento é avançado, ou seja mesmo que edite os timing manualmente, para fazer isso terá de aprender sobre overclock, pois a execução é mesma, motivo pelo qual indico Intel, Intel plugou a memória e Bum.. Funcionou sem precisar mexer em nada, isso para usuário leigo é ótimo e é o que AMD ainda peca. Claro XMP pertence a Intel e indústria adotou esse padrão da Intel, Logo nada mais natural do que funcionar perfeitamente num Intel.

 

 

 

@Sandrinho Souza Vamos a Prática... Sem mais enrolar e sem mais esperar...

Cuidado pois o computador pode não ligar mais nem com as memórias antigas, mesmo resetando a BIOS, pois se havia alguma configuração de fábrica lá na BIOS será apagada se precisar resetar a BIOS, deixo esse aviso do porque esse procedimento é considerado avançado.

 

Aprenda a resetar a BIOS caso precise primeiro... Faço do modo mais fácil. Retire a bateria do mesmo e o deixe sem bateria por 20 minutos, fazendo assim ele perde data, hora e configurações pré-programadas, isso deve ser feito quando ele não lugar mais após mudar tempo de memória. Imagem da bateria abaixo.

http://s2.glbimg.com/CHC9zjOlMoB7RKyiCNTwrLcu0AM=/0x0:694x389/695x390/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/01/tutorial-trocar-bateria-placa-mãe-9_copy.jpg

 

Agora entre na BIOS e encontre as configurações de memória, comece editando, coloque no manual, coloque a frequência desejada em MHZ depois vá em tempos CAS e coloque os tempos igual da imagem abaixo incluindo a tensão (1.2V ou 1,35V), aqui terá de escolher... não achei foto exata das suas memórias, mas achei a de uma muito parecida logo poderá copiar os Timing. Tem 2 escolhas a do retângulo Azul e mais garantido... tem 2666mhz e CAS 20 19 19 43 61, e o retângulo vermelho mais arriscado, Nessa a memória ficaria 3000mhz 16 18 18 36 54 1,35V.

Imagem de referência abaixo.

ADATA-XPG-Gammix-D30-DDR4-5.png.21f745b0509918bf00b7c83ec2210964.png

Boa sorte ai e cuidado, é normal falhar de primeira, isso é um procedimento de várias repetições até acertar os tempos certos a corrente e a frequência. Desde que não passe de 1,35V não vai queimar a memória, mas tenha certeza de estar mexendo só no VRAN não na Corrente do SOC do processador.

OBS: Quando for resetar a BIOS também o retire da tomada, para garantir que o mesmo não receba qualquer energia, fazendo assim esquecer tudo, além de ser o procedimento correto para evitar estragar algo, faça descalço e coloque as mão na parede antes para retirar qualquer estática das mãos antes de pegar na bateria, Fazendo assim é impossível queimar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!