Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de desempenho ASUS GTX 1660 DUAL EVO


Posts recomendados

Bom, tenho uma ASUS GTX 1660 DUAL EVO, e tava estranhando o desempenho dela em alguns jogos. Pelo fato dela ser usada, decidi dar uma olhada no GPU-Z(coisa que não fiz quando comprei) 

No site da Asus diz que ela tem 8002mhz de Memory Clock, no GPU-Z diz que ela tem 2000 '-'

https://www.asus.com/br/Graphics-Cards/DUAL-GTX1660-O6G-EVO/gallery/

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, juliocabrall disse:

Bom, tenho uma ASUS GTX 1660 DUAL EVO, e tava estranhando o desempenho dela em alguns jogos. Pelo fato dela ser usada, decidi dar uma olhada no GPU-Z(coisa que não fiz quando comprei) 

No site da Asus diz que ela tem 8002mhz de Memory Clock, no GPU-Z diz que ela tem 2000 '-'

https://www.asus.com/br/Graphics-Cards/DUAL-GTX1660-O6G-EVO/gallery/

gpu-z graphics card.png

gpu-z sensors.png

Acho que quando a placa é falsa ela nem instala os drivers....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, juliocabrall disse:

Bom, tenho uma ASUS GTX 1660 DUAL EVO, e tava estranhando o desempenho dela em alguns jogos. Pelo fato dela ser usada, decidi dar uma olhada no GPU-Z(coisa que não fiz quando comprei) 

No site da Asus diz que ela tem 8002mhz de Memory Clock, no GPU-Z diz que ela tem 2000 '-'

Não estou conseguindo ver os prints, mas come relação a memória, tem que multiplicar por 4 o número do GPU-Z para comparar com o site do fabricante. Então nesse ponto, sua placa está normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, juliocabrall disse:

Ela não é falsa, tô perguntando se ela é capada, é diferente.

Essa diferença é pelo fato de como essas memórias trabalham.. O site da ASUS tá "errado"..

 

O certo é realmente os 2000MHz do GPU-Z.. Esse é o clock real da VRAM.. O site da ASUS mostra o "clock efetivo" da VRAM, que na verdade é o número de vezes que a VRAM troca informações com a GPU.. Seriam mesmo 8002 MT/s ou Mega Transfers por segundo.. Pra GDDR5, que a 1660 usa, Clock Real = Clock Efetivo / 4

 

 

O resto, deve ser coisa do seu PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Raelzado disse:

Desempenho abaixo do esperado é problema na fonte... Já verificou se suporta?

Também estou desconfiando disso amigo, ela é uma GAMEMAX GM500 80plus bronze. Fiz uns testes de estabilidade com o AIDA64 rodou 55 segundos e falhou, porém não desligou o pc, nem nada do tipo. Segue os prints, não entendo nada desses testes, me ajuda ae ;)

estability test statistics.png

estability test statistics2.png

estability test.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, juliocabrall disse:

Também estou desconfiando disso amigo, ela é uma GAMEMAX GM500 80plus bronze. Fiz uns testes de estabilidade com o AIDA64 rodou 55 segundos e falhou, porém não desligou o pc, nem nada do tipo. Segue os prints, não entendo nada desses testes, me ajuda ae ;)

estability test statistics.png

estability test statistics2.png

estability test.png

@juliocabrall Joga um jogo com o MSI AfterBurner aberto e ve se ela mantém certinho o clock maximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juliocabrall @Raelzado

 

Pra ser fonte, o PC teria de desligar, por falta de energia.. Foi o caso??

 

Se não foi, não é fonte.. A GM500 não é aquela maravilha, mas se for o modelo mais novo, leva a maioria dos PCs do mercado.. Alias @juliocabrall, você não informou seu PC ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RS Faria disse:

@juliocabrall @Raelzado

 

Pra ser fonte, o PC teria de desligar, por falta de energia.. Foi o caso??

 

Se não foi, não é fonte.. A GM500 não é aquela maravilha, mas se for o modelo mais novo, leva a maioria dos PCs do mercado.. Alias @juliocabrall, você não informou seu PC ainda..

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

3 minutos atrás, juliocabrall disse:

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

Latências das memórias: 16-18-18-39(não sei se tá na ordem certa, mas é mais ou menos assim, começa com 16, depois 18 e termina com 39)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, juliocabrall disse:

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

Eu descarto fonte.. Até porque, nem tem lógica..

 

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu descarto fonte.. Até porque, nem tem lógica..

 

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Parecem stutterings, achava que era problema de driver da placa de vídeo, aí fui testando vários e vários, e o problema persistiu. Achava que era devido ao meu HD, aí comprei um SSD e deixei o Windows nele. Vi vários tutoriais de stuttering e nenhum solucionou o meu problema. Mas o problema são engasgadas. Não é fps baixo.

1 minuto atrás, juliocabrall disse:

Parecem stutterings, achava que era problema de driver da placa de vídeo, aí fui testando vários e vários, e o problema persistiu. Achava que era devido ao meu HD, aí comprei um SSD e deixei o Windows nele. Vi vários tutoriais de stuttering e nenhum solucionou o meu problema. Mas o problema são engasgadas. Não é fps baixo.

Como eu comprei um SSD basicão de 120gb da Kingston apenas pra deixar o Windows, a única coisa que eu não tentei até agora, foi instalar o Fortnite(jogo que tenho os stutters) no SSD.

17 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu descarto fonte.. Até porque, nem tem lógica..

 

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Outra coisa, no Fortnite o uso de gpu bate no máximo 50% enquanto a CPU fica 60/70% eu acho que é normal porque Fortnite é full processador, porém não sei, já vi uma RTX 2070 com 90% de uso e o jogo tudo no low e tal.

p.s: até com a resolução mais alta a placa de vídeo não passa dos 50% de uso.

31 minutos atrás, juliocabrall disse:

A fonte é a GM500 das mais novas. Tenho um Ryzen 5 2600+ASUS A320M-K/BR(não é das melhores, mas foi o que o dinheiro deu na época, fui burro e não conhecia a B350, praticamente mesmo valor e com possibilidade pra fazer overclock) e tenho 2 pentes de 8gbram de marcas diferentes e frequências diferentes, uma HyperX 2666mhz e outra ADATA XPG 2400mhz(faço overclock e deixo ambas com a mesma frequência) e ambas são DDR4 e CL16.

Latências das memórias: 16-18-18-39(não sei se tá na ordem certa, mas é mais ou menos assim, começa com 16, depois 18 e termina com 39)

obs: todas temperaturas normais. a da placa de vídeo não passa de 50°, processador a mesma coisa.

28 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu descarto fonte.. Até porque, nem tem lógica..

 

Mas, seja mais claro com o "desempenho estranho" que disse antes.. Pode ser algum gargalo, mas precisa saber onde..

Como disse, a única coisa que não tentei até agora foi instalar o Fortnite no SSD, também por preguiça e de não ser isso, pois aí teria que formatar, colocar o Windows no HD e instalar apenas o Fortnite no SSD. Tem algum jeito de fazer isso sem formatar?

22 minutos atrás, juliocabrall disse:

Parecem stutterings, achava que era problema de driver da placa de vídeo, aí fui testando vários e vários, e o problema persistiu. Achava que era devido ao meu HD, aí comprei um SSD e deixei o Windows nele. Vi vários tutoriais de stuttering e nenhum solucionou o meu problema. Mas o problema são engasgadas. Não é fps baixo.

Como eu comprei um SSD basicão de 120gb da Kingston apenas pra deixar o Windows, a única coisa que eu não tentei até agora, foi instalar o Fortnite(jogo que tenho os stutters) no SSD.

Outra coisa, no Fortnite o uso de gpu bate no máximo 50% enquanto a CPU fica 60/70% eu acho que é normal porque Fortnite é full processador, porém não sei, já vi uma RTX 2070 com 90% de uso e o jogo tudo no low e tal.

p.s: até com a resolução mais alta a placa de vídeo não passa dos 50% de uso.

obs: todas temperaturas normais. a da placa de vídeo não passa de 50°, processador a mesma coisa.

Como disse, a única coisa que não tentei até agora foi instalar o Fortnite no SSD, também por preguiça e de não ser isso, pois aí teria que formatar, colocar o Windows no HD e instalar apenas o Fortnite no SSD. Tem algum jeito de fazer isso sem formatar?

Andei pesquisando alguma soluções pro baixo uso de GPU e uma delas era isso, instalar o jogo em outro HD/SSD. Fiz todos métodos lá menos esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Verdade. Eu usava uma fonte bomba na minha primeira placa de video (GTX 750) e o pc todo tinha um desempenho inferior, travava constantemente e os jogos tinham menos fps. Troquei a fonte e sanou

@juliocabrall Quando o pc faz muitos FPS dá muita instabilidade (pelo menos na minha experiência) e 'stutterings' dificilmente é placa de vídeo, pois ela quando é o problema (gargalo) sempre mantém a mesma quantidade de quadros (15~20).

@juliocabrall A placa com desempenho abaixo do esperado geralmente não mantém o clock máximo ou nem chega perto. O KMZ TECH já consertou várias placas com esse sintoma. O ideal seria um jogo pesado pra exigir dela, mas se o problema acontece só no Fortnite eu descartaria problema na placa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Raelzado disse:

@juliocabrall Tenta travar os frames (ativar o Vsync) e vê se resolve o problema.

Esqueci de mencionar, quando eu ativo o vsync soluciona todos os problemas. Porém só quando ativo o vsync, fast sync não resolve. Vsync on dá muito input lag e fica impossível de jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2020 às 21:49, Raelzado disse:

@juliocabrall Amigo não sei mais como te ajudar, mas acredito que seu pc esteja ok. O problema deve ser solucionado mexendo nas configurações do jogo ou monitor.

Configuração pode ter certeza que não é, já mudei tudo. Já resetei a bios, ja atualizei a bios, tudo. Estou desconfiando que minha fonte não entrega energia suficiente pra todos componentes. Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

2 minutos atrás, juliocabrall disse:

Configuração pode ter certeza que não é, já mudei tudo. Já resetei a bios, ja atualizei a bios, tudo. Estou desconfiando que minha fonte não entrega energia suficiente pra todos componentes. Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

Da pra monitorar os wats no MSI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, juliocabrall disse:

Configuração pode ter certeza que não é, já mudei tudo. Já resetei a bios, ja atualizei a bios, tudo. Estou desconfiando que minha fonte não entrega energia suficiente pra todos componentes. Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

Da pra monitorar os wats no MSI?

Dá, mas é só uma especulação, na teoria não há como medir por software. O problema acontece só em algum jogo em específico? Os quadros são menos do que o esperado? Já testou outro monitor? Sua fonte deveria suportar essa configuração, a gamemax é legalzinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2020 às 20:15, juliocabrall disse:

Minha fonte é uma GameMax 500w, só minha GTX 1660 exige 450w, fora o resto dos componentes... 

Uma RTX 3090 puxa 360 Watts sozinha.. Uma 1660 vai puxar 450??

 

Consumo real dela

 

power_average.png

 

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-gtx-1660-ventus-xs/30.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!