Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar HD que aparece partição como RAW


Posts recomendados

  • Membro VIP

Caros colegas, costumo participar bastante do fórum, na maior parte das vezes respondendo.

 

Acontece que meu irmão me trouxe um desafio aqui e estou quebrando a cabeça, vendo muitos tutoriais e vídeos sem sucesso para conseguir acessar os dados de um HD externo problemático:

 

  • Não consigo de forma alguma converter o sistema de arquivo para NTFS e recuperar os dados desse disco "F:".
  • Ao tentar acessar o disco o Windows solicita a formatação. Não posso formatar pois gostaria de recuperar algumas informações que infelizmente não estão em backup.

 

image.thumb.png.4c85c1a34296d4fa52b63e202fe17b0e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também ja tive um problema similar, porém eu formatei o hd com formatação rápida e mesmo assim consegui recuperar os dados, porém na ocasião eu utilizei o recuva fazendo varredura profunda mas tenha em mente de que isso é um processo extremamente lento e na parte de recuperar os arquivos o ideal é você recuperar eles para outra unidade pois do contrario ele vai reescrever alguns clusters e os arquivos daquele local ficarão ilegíveis além disso se não me engano no recuva existe a possibilidade de recuperar os arquivos com a estrutura das pastas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que usar programas free de recuperação de dados, mas as versões free da maioria desses programas tem limite no tamanho dos arquivos a recuperar

Depois só usando o diskpart e zerando o disco para formatar em ntfs

Um programa free e sem limitações é ess

https://postsinfo.blogspot.com/2019/08/recupere-arquivos-do-modo-raw-sem.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov @Lucas Emanuel Valério @f_neto

 

Caros colegas, você conseguem ser um pouco mais específicos no procedimento?

Eu não tenho conhecimento em recuperação de dados.

 

Em 24/10/2020 às 15:46, Ricardov disse:

Use um utilitário para recuperar a partição, como Partition Magic ou Easeus.

Partition Magic não encontra a unidade em RAW =/
 

Em 24/10/2020 às 16:20, Lucas Emanuel Valério disse:

também ja tive um problema similar, porém eu formatei o hd com formatação rápida e mesmo assim consegui recuperar os dados, porém na ocasião eu utilizei o recuva

Recuva apresenta "erro fatal de hardware".

 

Em 24/10/2020 às 16:53, f_neto disse:

Tem que usar programas free de recuperação de dados, mas as versões free da maioria desses programas tem limite no tamanho dos arquivos a recuperar

Depois só usando o diskpart e zerando o disco para formatar em ntfs

Um programa free e sem limitações é ess

https://postsinfo.blogspot.com/2019/08/recupere-arquivos-do-modo-raw-sem.html

O Find Mount não funcionou, mostrou disco com 0KB de tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu caso eu fui no gerenciador de discos e fiz a formatação como se fosse um disco novo depois fiz o scan profundo tenha em mente que essa parte demora bastante depois ele gera uma lista com os arquivos e pastas dai você seleciona e recupera o que quiser, no programa da EaseUS tem até um tutorial bem intuitivo

https://br.easeus.com/file-recovery/recuperar-arquivos-com-estrutura-de-pasta.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de criar um tópico com o mesmo problema pois depois de muitas pesquisas não achei nada (solução) que se aplique no WIN XP SP3, meu atual SO. Tive meu note roubado e uso um muito fraco por isso uso o XP. Um dos volumes virou RAW e temo pela integridade dos dados que desejo salver. Não são todos. Apenas alguns que não totalizam 2 GB.

@f_neto O programa pode salvar o drive virtual numa unidade externa (USB). Minha área de trabalho não tem espaço. O esoaço maior do HD está justamente no volume comprometido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Boa tarde. Deu algum tipo de erro aos 31% com um código numerado específico. Vou tentar de novo pois o programa sugeriu ja que tem 3 tipos de scan. Pode sugerir o tipo 2 ou o 3? No (RECOMENDÁVEL) deu esse erro.  Mas da uma oolhada nos meus passos e vê se fiz certoÇ

1- Scan no HD (encontrou a partição em raw) ok

2- Mount Image e atribuir uma letra à imagem (M) -

3(Iniciei a montagem da imagem na unidade externa USB

4- Aos 31% parou e deu esse erro (921)

 

Fiz certo? ou falhei em algumas dessas etapas?

 

Você acha que mudando o tipo de scan (o programa sugeriu isso) pode ajudar e qual deles, o NORMAL ou o terceiro?

 

grato pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Hugo Stiglitz disse:

O programa pode salvar o drive virtual numa unidade externa (USB).

Aqui houve um mal entendido da minha parte, eu entendi que estava se referindo ao local onde salvar os dados e por isso respondi Sim

Agora que compreendi, e a resposta é NÃO, montar a partição a ser analisada deixe por conta do windows, apenas atribua uma letra a ela

Talvez ao indicar para montar na usb tenha dado erro...foi mal, desculpe aí...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Opa, que isso amigo. Não há o que se desculpar. Refiz só atribuindo a letra e o drive virtual apareceu junto com os outros (M). Abri o drive e lá estavam as pastas. Ufa... Já estou em processo de cópia dos arquivos que quero salvar. Mas como o PC é fraco vejo que vai demorar bastante mas agora deu certo. As 3 pastas que eu quero salvar já estão sendo copiadas para o USB HD. Após terminar e eu verificar a integridade dos arquivos copiados, desmonto o drive virtual e formato o C (RAW) em NTFS normalmente pelo Windows, é isso mesmo? Não se desculpe. você ta me ajudando a resolver um problema bem incômodo. Eu que só agradeço. Aguarde que posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Hugo Stiglitz disse:

desmonto o drive virtual e formato o C (RAW) em NTFS normalmente pelo Windows, é isso mesmo?

Sim, se não der pelo windows graficamente tente pelo diskpart

Abra o cmd como Administrador e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean (aqui o disco é zerado)

convert gpt ou convert mbr (conforme sua necessidade)

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit (para sair do diskpart)

exit (para sair do cmd)

 

Corrigindo....hoje tô distraido

Não vai dar pelo diskpart pois o disco está em uso....

Somente se voce colocar ele em outro pc ou um adaptador usb

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Sim entendi. Vou tentar pelo Windows, se não der certo tento a segunda alternativa. Pensei nisso, pois com o volume em uso o diskpart não resolveria. Ainda está copiando (uma das pastas tem muitos arquivos de fotos q são backup do FB da época que eu morava no Brasil. Por isso a demora. Muitos arquivos pequenos de fotos numa só pasta atrasa a cópia. Mas até agora correndo bem. na hora da formatação, se der algum problema te peço auxílio. gostaria de deixar o volume (149 Gb) para armazenamento apenas. Valeu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Apresento os resultados do procedimento com o software 'FINS AND MOUNT' - https://postsinfo.blogspot.com/2019/08/recupere-arquivos-do-modo-raw-sem.html

Arquivos recuperados - 42.678.921

Integridade dos arquivos recuperados - 100%

Arquivos corrompidos ou inutilizáveis - 0

Sucesso total.

Prós- Tudo pode ser recuperado sem danos e com integridade total, fácil de usar, basta montar a partição virtual e começar a recuperar. Mesmo num computador 'fraco' o programa recupera e copia sem compremeter o SO.

 

Contras: Demanda paciência pois as cópias dos arquivos a serem recuperados é muito demorada, mas o programa obedece aos procedimentos de cópia do SO. Pastas com muitos arquivos demoram muito ao passo que pastas com menos arquivos e maiores a recuperação é normal.

 

Avaliação final: Software que resolve e cumpre o que promete. havendo paciência do usuario, pode-se dizer que o FIND AND MOUNT é perfeito.

 

Muito obrigado @f_neto. Resolveu meu problema sem ter que recorrer a mais nenhuma ferramenta.💯

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!