Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul do nada :(


lipexpower
Ir à solução Resolvido por lipexpower,

Posts recomendados

Recentemente montei um computador, faz 1 mês e ele começou a apresentar problemas. Já notei que quando eu deixo o programa da Epic aberto, depois de alguns minutos o computador "morre". Ontem formatei o computador, mas o problema continuou. Antes da formatação o computador travava do nada também, cheguei a baixar um programa de debug do windows, afim de tentar solucionar o problema, mas infelizmente não encontrei uma resolução. Li que poderia ser problema do driver de vídeo ou de áudio, mas ambos estão atualizados, assim como todos os drivers. Vi que poderia ser um problema nas memórias, eu utilizo duas diferentes, uma HyperX e outra XPG.

Pensei que pudesse ser problema na BIOS também, no site da fabricante diz que tem suporte para meu processador a partir da versão F40, mas minha placa-mãe já veio com a versão F50, sei lá se isso quer dizer alguma coisa, mas já pensei em trocar a versão da BIOS pra F40.

Aqui estão as especificações do PC

placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320

Processador: AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 35MB Cache AM4

Placa de vídeo: MSI AMD Radeon RX 570 Armor 8G OC, GDDR5

Memórias: XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 e uma HyperX de 8GB

Fonte: Corsair CX500

 

P.S: Enquanto escrevia esse tópico, o pc deu tela azul. Em anexo estou enviando as especificações bem como as duas ultimas BSOD.

MSInfo32.zip Debug 2.txt Debug.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite Lipe, Seja bem vindo ao fórum Clube do Hardware!

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

 

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2020 às 00:28, Mr. Caio Augusto disse:

Boa noite Lipe, Seja bem vindo ao fórum Clube do Hardware!

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

 

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

Boa tarde @Mr. Caio Augusto , muito obrigado pela atenção.

 

Estou enviando as especificações do computador e o relatório de erros via anexo, porque estava dando erro ao postar a resposta.

Meu Windows é original, e está atualizado.

Minha fonte é uma Corsair CX500.

 

1) Fiz o teste do HD e aparentemente não apresenta nenhum erro, segue o print no anexo.

 

2) Fiz o teste de stress da CPU, e a temperatura máxima que chegou foi aos 68º e a média enquanto ociosa fica 37º.

 

3) Nos testes de memória, não apresentou nenhum erro, realizei o teste de deixar apenas uma memória, mas tive tela azul com os dois pentes.

 

4) A temperatura máxima que chegou durante as benchmarks foi de 71º, enquanto ocioso 36º.

 

5) A placa-mãe está atualizada para ultima versão F52.

 

6) O debug enviei via anexo "Dump".

 

Agradeço novamente pela atenção, realmente não faço ideia do que possa estar acontecendo. Aparentemente as memórias estão boas, o HD não apresenta erros, o que me leva a crer que possa haver algum problema com a placa-mãe.

 

Obrigado.

fonte corsair cx500.jpg

HD Tune Pro - Error Scan.png

Especificações PC.txt Dump.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

D9n8NNP.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabrielLV disse:

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

D9n8NNP.png

 

Boa noite @GabrielLV ,

BS1.png

BS2.png

BS3.png

BS4.png

BS5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (rode o teste extenso, ele pode demorar algumas horas): https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3 e veja se é informado algum erro.


2- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/download/#CrystalDiskInfo clique em "INSTALLER" abaixo de "Standard Edition")
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lipexpower 

1- Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (se utilizar uma borracha, use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha).

 

2- Iremos fazer um diagnóstico na memória RAM para verificarmos se não existem defeitos físicos nela, para isso, é necessário que você tenha um pendrive com no mínimo 1GB de espaço (faça um backup dos dados desse pendrive pois tudo nele será apagado após instalar o software de diagnóstico nele).

 

Vá em Iniciar > Escreva "PowerShell" (sem aspas) e tecle Enter > No powershell, digite o comando "get-disk" (sem aspas) e tecle Enter > Em "Partition Style", veja se o seu disco esta em particionado em MBR ou GPT.

 

Pk3K2xz.png

 

Instalação do software:

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

http://memtest.org/download/5.31b/memtest86+-5.31b.usb.installer.zip

 

SKRFzXX.png


- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

 

9FzcQMg.png


Após os procedimentos acima e instalar o software no pendrive, você deverá dar boot (inicia-lo) a partir de uma mudança no SETUP (configurações do BIOS/UEFI).

Se não souber como, veja este vídeo:

 

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o procedimento apenas é parecido para iniciar o computador pelo pendrive.

 

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

zHqE8NF.png


Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

WvawBzf.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Após várias tentativas, acabei encontrando o problema.

Por padrão, nas configurações da minha placa-mãe, tem uma opção "Core performance boost" que já estava no modo automático.

Eu desativei e os problemas pararam. Pesquisando, eu vi que é como se fosse um overclock inteligente, então caso alguém tenha algo semelhante, é uma solução simples.

Obrigado a todos que me ajudaram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!