Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LM 567 liga led erroneamente na energização, ou o erro sou eu ?


eletron1791

Posts recomendados

Passando raiva aqui...

 

Prezados, montei um simples decodificador de tom destes que encontramos aos montes no google. Minha carga é um LED, tensão de alimentação 4,75 volts mas já testei com 12 volts. O integrado é o JRC 567D (não tenho outro), deste eu tenho mais de cinco. Minha carga será um transistor BC 337 que fará a função de fechar com o GND uma chavinha tipo push-button, ou seja, o BC trabalhará em paralelo com a chave simulando um pulso nesta chave mecânica. Mas por enquanto minha carga é só o LED (apesar de eu já ter montado o BC...depois desmontei). Toda vez que eu energizo o circuito o LED lampeja, dá uma piscada. Já troquei de fonte, já coloquei um 1.000 uF entre o + e o GND. Nada dá certo. A carga, o LED, nunca poderia ser acionado logo na energização pois assim será como eu já tivesse simulado o fechar da tal chave mecânica que o BC estará em paralelo.

 

Comentei sobre como será a minha carga (BC em paralelo com contatos de uma chave) para ficar claro que não terei uma carga consumidora de corrente, vou manter o LED, então minha carga será o LED.

 

O que pode estar ocorrendo ? como resolver ?

 

Abraços

 

 

LM567.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque em paralelo com os terminais do LED, com + em A e - em K, um capacitor eletrolítico de 470 µF e 16 V, por exemplo. O tempo para o capacitor virar quase um circuito aberto e acender o LED a 63,2% da tensão de alimentação seria:

 

 

 

XqTKOuf.gif

 

 

 

Na realidade, deve-se considerar a resistência não-linear do próprio LED. O valor da capacitância então deve ser ajustado manualmente a fim de que o transitório sobre o LED seja absorvido pelo capacitor em curto, no começo da energização.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que ninguém havia respondido porque não vi nenhuma notificação no meu e-mail apesar de eu habilitar esta função quando postei a mensagem inicial. Nem na lixeira nem na caixa de spam. Aí mudei o curso do meu projeto (até por outros motivos) e deixei de usar o LM567. 

 

Porém acredito que as sugestões serão muito úteis para quem estiver passando por questão semelhante.

 

Pessoal aqui é bão demais. Muito grato.

 

***

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!