Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maneira correta de desligar filtro de linha


Liver
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá, eu tenho uma dúvida que eu diria ser meio boba, mas já pesquisei na internet e fóruns e não encontrei uma resposta exata...

Comprei um filtro de linha Clamper Energia 5 onde ligo o meu computador, monitor e modem/roteador.  Agora, estou com uma dúvida em como seria a maneira certa de desligá-lo, posso apenas desligar o PC e tirar o filtro de linha da tomada? Ou devo, antes disso, desligar a chave microdisjuntora e após isso retirá-lo da tomada?
Vale ressaltar que eu preciso fazer isso todos os dias, ligá-lo a noite e desligá-lo de manhã, pois não fica ninguém em casa durante o dia.
Tenho essa dúvida porque tenho receio de ao ficar todos os dias ligando e desligando seja pela tomada ou pela chave acabar dando problema cedo com o equipamento.
Outra opção, seria retirar apenas a tomada do computador e deixar o filtro sempre ligado na tomada.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liver Não fica ninguém em minha casa também durante o dia e eu deixo meus 5 filtros de linha (tenho em vários pontos da casa) ligados. Se muito viro a chave de segurança do filtro. Desconectar da tomada eu recomendo apenas para aparelhos de má qualidade. Se você não conecta 30 coisas em uma mesma tomada (o correto é não sobrecarregar as tomadas), se não tem motores rodando nessas tomadas, se não tem nenhum outro fator de risco, basta virar a chave de segurança do filtro de linha para a posição desligado. Para todos os efeitos isso é o mesmo que remover da tomada. Se precisar mesmo remover da tomada por alguma razão, vire essa chave antes para desligado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Liver disse:

Agora, estou com uma dúvida em como seria a maneira certa de desligá-lo, posso apenas desligar o PC e tirar o filtro de linha da tomada? Ou devo, antes disso, desligar a chave microdisjuntora e após isso retirá-lo da tomada?

 

O interruptor existe pra você não ter que tirar o filtro da tomada, assim como existe o interruptor para ligar a lâmpada, é uma forma prática de fazer a mesam coisa, mas o resultado é o mesmo.
Eu também uso filtro de linha e uso apenas o interruptor, acho um saco ter que ficar tirando e colocando cabo em tomada todo dia, fora que a tomada fica atrás do hack, então acaba dificultando bastante.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Liver Não fica ninguém em minha casa também durante o dia e eu deixo meus 5 filtros de linha (tenho em vários pontos da casa) ligados. Se muito viro a chave de segurança do filtro. Desconectar da tomada eu recomendo apenas para aparelhos de má qualidade. Se você não conecta 30 coisas em uma mesma tomada (o correto é não sobrecarregar as tomadas), se não tem motores rodando nessas tomadas, se não tem nenhum outro fator de risco, basta virar a chave de segurança do filtro de linha para a posição desligado. Para todos os efeitos isso é o mesmo que remover da tomada. Se precisar mesmo remover da tomada por alguma razão, vire essa chave antes para desligado.

Não tenho nada de muito pesado na tomada, apenas o PC com uma CV550, o monitor que tá conectado em uma extensão por causa da tomada diferente, o modem e o roteador.
O filtro de linha ainda vai continuar com a proteção e DPS ativo mesmo com a chave off, né?
E se eu realmente precisar desligá-lo da tomada, tenho, antes disso, que baixar a chave?

 

34 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

O interruptor existe pra você não ter que tirar o filtro da tomada, assim como existe o interruptor para ligar a lâmpada, é uma forma prática de fazer a mesam coisa, mas o resultado é o mesmo.
Eu também uso filtro de linha e uso apenas o interruptor, acho um saco ter que ficar tirando e colocando cabo em tomada todo dia, fora que a tomada fica atrás do hack, então acaba dificultando bastante.

No meu caso é o contrario, é mais prático pra mim tirar da tomada do que desligar a chave, porque eu coloquei ela atrás da mesa, mas se nesse seu caso for mais correto a se fazer (desligar apenas a chave enquanto a tomada continua), eu posso mudar tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Liver O mais indicado é só desligar a chave. O DPS não continua ativo porque não há corrente passando pelo circuito, então se cair um raio sequer afetará o filtro, quanto mais os aparelhos ligados a ele. 

Ahh sim, entendi...

 

53 minutos atrás, Liver disse:

E se eu realmente precisar desligá-lo da tomada, tenho, antes disso, que baixar a chave?

Se for o caso de tiver acontecendo chuva forte, tempestade ou algo do tipo.
Eu tenho essa dúvida porque eu usava um estabilizador antes e eu apenas tirava da tomada depois de desligar o PC, sem baixar o interruptor dele, porque antes de eu começar a fazer isso, tive que levar várias vezes para autorizada porque com o uso diário de ligar e desligar, acontecia de apertar o interruptor um dia e ele não ligar de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liver Bem, você está falando de um dinossauro tecnológico que não devia existir (estabilizador), e que já era danoso para equipamentos 10, 20 anos atrás. Além disso, sabe-se lá a qualidade do aparelho em questão. O filtro que você tem em mãos é um clamper, a marca que eu conheço mais compromissada com qualidade nessa área. Pode ter certeza que vai durar muitos anos assim. Outra coisa, o interruptor dele é físico, não digital (como no caso de muitos estabilizadores). Se estragar, bastará trocar o interruptor que custa uns 4 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Liver Bem, você está falando de um dinossauro tecnológico que não devia existir (estabilizador), e que já era danoso para equipamentos 10, 20 anos atrás. Além disso, sabe-se lá a qualidade do aparelho em questão. O filtro que você tem em mãos é um clamper, a marca que eu conheço mais compromissada com qualidade nessa área. Pode ter certeza que vai durar muitos anos assim. Outra coisa, o interruptor dele é físico, não digital (como no caso de muitos estabilizadores). Se estragar, bastará trocar o interruptor que custa uns 4 reais.

kkkkkk, então o certo seria desligar a chave antes de tirar a tomada, né? É que fiz justamente o contrário hoje de manhã e fiquei com receio...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ah sim, enquanto está tirando a tomada né. Então, muito obrigado pelas respostas!

@WOZ Dods se me permite mais uma dúvida, quando eu fui colocar as tomadas dps dos equipamentos no filtro, umas delas ficaram meio soltas (as do modem/roteador), não fixaram mesmo eu colocando em outro buraco, e até pra tirar é um pouco complicadinho, precisa de um certo jeito, eu não vou precisar ficar tirando as tomadas, só queria saber se tem algum problema, se veio quebrado ou se é assim mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods É, não ficam fixas, se você mexer elas meio que balançam, não estou usando adaptador. Mas agora tô com outro problema, o gabinete dá um pequeno choque quando eu toco nele descalço, mas é melhor criar outro tópico pra essa dúvida né? Porque a tomada tá da maneira correta, com o terra em cima, eu acho que a casa tem aterramento porque tem DPS que já até acionou em certas ocasiões...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Liver Pode desligar só na chave mesmo, eu faço isso também. 

Em 30/10/2020 às 15:03, WOZ Dods disse:

@Liver O mais indicado é só desligar a chave. O DPS não continua ativo porque não há corrente passando pelo circuito, então se cair um raio sequer afetará o filtro, quanto mais os aparelhos ligados a ele. 

Discordo. Se um raio cair na rede irá queimar tudo que estiver nela ligado, a chave do filtro não irá impedir do raio danificar os equipamentos ligados ao filtro por melhor que ele seja. Eu aqui só desligo da tomada se estiver em dia de raios mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 A chave (física, não eletrônica como no caso do OP) serve justamente para segurança em todas as circunstâncias, pois corta o circuito. Se cair um raio e a chave estiver no "desligado", então não há como a corrente passar. Não vou transcorrer demais sobre o assunto, mas recomendo que pesquise sobre eletrônica se tiver dúvidas. Chave física corta a passagem de corrente, não tem misticismo nisso. Em fato, é assim que funciona, ponto.

 

@Liver Seu gabinete lhe passar choque é um indício de que você está com alguma fuga no seu PC, ou que está com um diferencial de estática muito alto. Tem carpete em sua casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Frib 2K4 A chave (física, não eletrônica como no caso do OP) serve justamente para segurança em todas as circunstâncias, pois corta o circuito. Se cair um raio e a chave estiver no "desligado", então não há como a corrente passar. Não vou transcorrer demais sobre o assunto, mas recomendo que pesquise sobre eletrônica se tiver dúvidas. Chave física corta a passagem de corrente, não tem misticismo nisso. Em fato, é assim que funciona, ponto.

 

Já vi o colega faller falar em um tópico ( não lembro qual) sobre isso, sei que a chave impede a corrente, mas a descarga de um raio é forte demais em comparação com curtos circuitos ou qualquer outra anomalia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Caríssimo, você está complicando demais uma questão demasiadamente simples. Digamos que o raio seja forte o suficiente para pular pelo interruptor (algo do que jamais ouvi falar). Mesmo nesse caso ele teria que passar pelas proteções que atuam em qualquer corrente elétrica. Estarem energizadas antes disso ou não não altera suas propriedades ou seu funcionamento, pois elas operam pela corrente elétrica, não por um processador que terá que tomar uma decisão. Enfim, não é tão complexo. O que precisamos efetivamente é de uma proteção ativa de qualidade (clamper é nossa única opção no mercado nacional hoje, pois upsai é caro ou indisponível), critério (de não deixar equipamentos energizados durante uma tempestade elétrica em uma região sem para-raios) e de um bom aterramento se isso for possível. 

Ademais, é tudo que tenho a explicar e repassar. Recomendo a leitura dos tópicos do @faller se for necessário maiores elucidações. Acredito que problematizar e criar hipóteses surreais não contribui para a discussão, simplesmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

não deixar equipamentos energizados durante uma tempestade elétrica em uma região sem para-raios

Chegamos então a um acordo, o que eu disse é que não custa nada retirar da tomada quando está dando tempestades, eu particularmente sempre deixo o filtro na tomada (desligo a chave à noite) e desconecto o mesmo da tomada quando está dando tempestades ou quando vou viajar, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods Aqui a citação do @faller sobre a questão da chave:

Citação

A questão chave x raio: Nem vou responder mas sim vou dar a chance de exercitar suas cabeças.. Veja, um raio percorre um caminho, inexistente, de total elementos isoladores, desde as nuvens até a terra, por vários quilometros de um nada interminável e resta a dúvida na cabeça de alguns se ele conseguiria romper os poucos milímetros de uma chave, de um interruptor?????
Pior de tudo é que na cabeça de outros existe a certeza de que sim a chave, o interruptor, se desligado, vai impedir a passagem do raio.... Pelo amor de Deus... Não é necessário que se entenda de eletricidade, de energia, de mecânica quântica para deduzir que chave nenhuma, que nenhum interruptor vai segurar a energia derivada de um raio... Isso é óbvio do óbvio, o Toby, meu cachorro, se perguntado saberia da resposta, a coisa é física, é observação da natureza em pelo... Na dúvida ou na dificuldade de deduzir a resposta, tire o plugue da tomada quando a coisa ficar preta lá pelas nuvens..
 

Fonte:https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/dúvida-boba-mas-vamos-lá-filtro-de-linha-x-descarga.437076/

Enfim, não vou ficar me alongando, mas prefiro desligar da tomada em dias de tempestade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Chegamos então a um acordo, o que eu disse é que não custa nada retirar da tomada quando está dando tempestades, eu particularmente sempre deixo o filtro na tomada (desligo a chave à noite) e desconecto o mesmo da tomada quando está dando tempestades ou quando vou viajar, por exemplo.

Atitude saudável!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!