Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação PC R$ 6.000,00 - De olho na black friday


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

@Strolb Se tiver optado pelo gabinete MASTERBOX MB501L, então pode pegar o Hyper 212 Turbo, melhor custo/benefício na categoria. Vai deixar sua CPU fria, fria. Se tiver pegado qualquer outro gabinete (que não suporte coolers com mais de 160 mm), então procure o Hyper 212 mais barto que achar (o mais barto do seu post serve bem).

 

Toda CPU hoje vem com cooler próprio. Se quiser pode usá-lo e decidir se vale a pena ou não usar um superior depois. Pessoalmente, sabendo a carga excessiva que jogos impõe sobre os componentes de qualquer PC, recomendo um cooler aftermarket para qualquer processador acima do nível de entrada. Isso aumenta a vida útil do componente e evita thermal throttling por superaquecimento. Eu vivo nessa paranoia de que quanto mais frio melhor, de quanto melhor a fonte mais o PC vai durar, mas não montei um único PC até hoje que durasse menos do que 8 anos sem defeitos por superaquecimento ou qualidade da fonte. Pessoalmente eu considero o investimento em PC gaming como sendo alto demais para que dure menos que isso.

 

OC, geralmente, não vale a pena. Aumentar um pouquinho a frequência da GPU e da CPU é fácil, mas o ganho é pequeno, medíocre e risível. Aumentar muito requer todo um aparato de hardware previamente calculado e planejado, o que acarreta em gasto maior na aquisição de memórias e placas mãe (isso, é claro, se você tiver tal soma para gastar e se não priorizar a durabilidade dos seus componentes, pois todos duram menos sob OC). Se a pessoa tiver a inteligência de gastar esse custo adicional numa CPU superior no momento da aquisição, terá um ganho muito superior, muito mais durável e sustentável, sem os problemas de instabilidade e perda de durabilidade. 

 

Entenda, OC geralmente é para os curiosos e entusiastas. Esses se beneficiam sempre, pois buscam aprender e consideram divertido passar horas na frente de um PC que não liga somente tentando diagnosticar o que fizeram de errado. 

Pessoalmente, prefiro curtir meu tempo livre, tão pouco que é, jogando, isso quando sequer tenho tempo para tanto. :P

Nem falei no aumento do consumo elétrico, que é substancial por sinal...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2020 às 19:28, WOZ Dods disse:

Se tiver optado pelo gabinete MASTERBOX MB501L, então pode pegar o Hyper 212 Turbo, melhor custo/benefício na categoria. Vai deixar sua CPU fria, fria. Se tiver pegado qualquer outro gabinete (que não suporte coolers com mais de 160 mm), então procure o Hyper 212 mais barto que achar (o mais barto do seu post serve bem).

Eu estava monitorando os gabinetes

- Corsair Carbide Spec Delta

- Aerocool Aero One Frost

- Deepcool Matrexx 55 Mesh

Mas os 3 sumiram das lojas hahahaha

Agora vou ficar de olho nesse que você indicou...mas tb vi varios modelos dele. não teria que ser o mesh, em específico? Tem algum gabinete para indicar, decente, que já venha com ventoinhas instaladas? (pra não ter que comprar avulsa e instalar)

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na dúvida, tem esse: Aerocool Menace Saturn FRGB

É muito bom, melhor até que o spec delta. Só não é tão bom quanto os que tem frente mesh, mas extremamente superior aos que não tem abertura frontal. De quebra custa menos que a maioria.

56 minutos atrás, Strolb disse:

Agora vou ficar de olho nesse que você indicou...mas tb vi varios modelos dele. não teria que ser o mesh, em específico? Tem algum gabinete para indicar, decente, que já venha com ventoinhas instaladas? (pra não ter que comprar avulsa e instalar)

Se está falando do masterbox, eu não indiquei, só citei o que havia sido citado antes no tópico. Pessoalmente acho fraco, sem ventilação adequada e caro pelo que oferece (*#@)!()&!@$ ACRÍLICO!!!! AFFFFFF!). Sobre as ventoinhas recomendo 4 ou mais no total (contando as pré-instaladas), dispostas como abaixo:

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Isso é mais que suficiente para ter um sistema extremamente bem ventilado. Se quiser aumentar o número de ventoinhas fica a seu critério. Pessoalmente eu sempre monto PCs com todas as ventoinhas possíveis (algumas vezes com mais que isso, acredite) e todas rodando a baixas rotações. O resultado é um PC extremamente frio e silencioso. Meu PC que está aqui na minha frente agora tem 9 ventoinhas, das quais 6 são de 140 mm e 3 de 120, algumas rodando a baixas rotações, outras no máximo (as que são de baixíssimo nível de ruído) e nem minha CPU nem minha GPU nunca excdem 60º, geralmente ficam na casa de 51 a 54º em load. 

 

No mais, não tem nada disso de vir com ventoinhas instaladas. Os gabinetes que vem geralmente cobram horrores por esse luxo (salvo em promoções, como as do Spec Delta custando menos de 500 reais no meio do ano que eu considero uma pechincha). Ventoinhas você instala em 2 minutos cada e se compradas com critério vão durar o mesmo ou mais. Marcas recomendadas: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe.

Basicamente qualquer modelo das acima vai prestar e durar, mesmo a mais barata. Geralmente você compra dessas de bom custo/benefício por 20 a 30 reais por sinal. Só recomendo que compre uns dois splitters de conector de ventoinhas como o abaixo para ligar todas na placa-mãe sem dor de cabeça:

D_NQ_NP_725021-MLB31367108012_072019-O.jpg

Observe que recomendei 1 para 3 justamente para evitar sobrecargas na MB. Você vai encontrar 1x4 ou mais, mas não recomendo esses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, WOZ Dods disse:

Na dúvida, tem esse: Aerocool Menace Saturn FRGB

Olhei esse aerocool e não curti muito porque agora fiquei na vibe de pegar com frente mesh por questão de ventilação.

 

Fiz um segundo levantamento de gabinetes, vê o que você acha:

*Galax Nebulosa --> já vi você indicando esse uma vez. O único detalhe negativo dele é que ele é piquitito, então não cabe muitas ventoinhas. Mesmo assim, dá pra colocar 2 frontais, 2 superiores e 1 traseira. Além disso, só suporta placa-mãe micro-atx, o que eu acho que não seria um problema, já que todas as placas que vi seriam nesse formato (vou deixar uma dúvida sobre placa-mãe mais abaixo)

- Nebulosa na Terabyte por R$289

 

*Cougar --> vi você indicando o MX330-G e o MX410 Mesh-G. Infelizmente, não encontrei nenhum dos dois facilmente. Cavucando um pouco mais, achei o Cougar MX331 Mesh, que parece decente. Suporta até 5 ventoinhas (2 frontais, 2 superiores e 1 traseira - a traseira, por sinal, já vem instalada). Lateral em vidro temperado.

- Cougar MX331 Mesh-G na Pichau por R$329,89

 

*Aigo --> não vi você nem ninguém indicando. Simplesmente fiz uma pesquisa por frente mesh e cheguei a esse gabinete. Apesar de ter lateral em acrílico (o que eu não ligo muito, sei lá), aparenta ter um bom espaçamento interno (o que é um ponto positivo em relação ao Nebulosa), frente em mesh e espaço para até 8 ventoinhas. Outra parte boa é o preço (R$280). Agora se é uma merca boa ou não, já não sei.

- Aigo Darkflash Aquarius Mesh na Pichau por R$279,91

 

 

Quantos aos coolers, qualquer cooler desses já faria o trabalho?? --> Cooler Fan Deepcool RF120R, por R$26,90 na Kabum a unidade

 

 

Agora outra questão - a questão da placa-mãe

Aparentemente hoje, às 19h, a Kabum vai começar a Black Friday dela.

A menos que pinte uma promoção muito louca, é bem provável que eu fique com um processador da terceira geração ryzen. Muito provavelmente será o Ryzen 5 3600, o qual espero que baixe um pouco o preço.

Levando isso em conta, fiz um levantamento dessas placas mães. Inclusive, quero boletar uma delas antes que entre a black fraude (pode ser que alguma saia de promoção).

- ASUS PRIME B450-GAMING - R$589 na Pichau (esse valor vai até as 18h do dia 26/11/2020)

- Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 630 na Kabum (esse valor vai até as 17h do dia 26/11/2020)

- Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$529,90 na Kabum (sem qualquer sinalização de validade do valor)

 

Agora, sobre a explanação que vocês deram no tópico: por estar escolhendo a 3ª geração Ryzen, eu ficaria com a AB350M, correto? E ainda economizaria R$60 em relação ao preço da Asus B450. Haveria algum outro benefício além da compatibilidade com outra geração Ryzen pegar o B450 (o ASUS Prime B450, por exemplo)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2020 às 22:12, WOZ Dods disse:

Na dúvida, tem esse: Aerocool Menace Saturn FRGB

Olhei esse aerocool e não curti muito porque agora fiquei na vibe de pegar com frente mesh por questão de ventilação.

 

Fiz um segundo levantamento de gabinetes, vê o que você acha:

*Galax Nebulosa --> já vi você indicando esse uma vez. O único detalhe negativo dele é que ele é piquitito, então não cabe muitas ventoinhas. Mesmo assim, dá pra colocar 2 frontais, 2 superiores e 1 traseira. Além disso, só suporta placa-mãe micro-atx, o que eu acho que não seria um problema, já que todas as placas que vi seriam nesse formato (vou deixar uma dúvida sobre placa-mãe mais abaixo)

- Nebulosa na Terabyte por R$289

 

*Cougar --> vi você indicando o MX330-G e o MX410 Mesh-G. Infelizmente, não encontrei nenhum dos dois facilmente. Cavucando um pouco mais, achei o Cougar MX331 Mesh, que parece decente. Suporta até 5 ventoinhas (2 frontais, 2 superiores e 1 traseira - a traseira, por sinal, já vem instalada). Lateral em vidro temperado.

- Cougar MX331 Mesh-G na Pichau por R$329,89

 

*Aigo --> não vi você nem ninguém indicando. Simplesmente fiz uma pesquisa por frente mesh e cheguei a esse gabinete. Apesar de ter lateral em acrílico (o que eu não ligo muito, sei lá), aparenta ter um bom espaçamento interno (o que é um ponto positivo em relação ao Nebulosa), frente em mesh e espaço para até 8 ventoinhas. Outra parte boa é o preço (R$280). Agora se é uma merca boa ou não, já não sei.

- Aigo Darkflash Aquarius Mesh na Pichau por R$279,91

 

 

Quantos aos coolers, qualquer cooler desses já faria o trabalho?? --> Cooler Fan Deepcool RF120R, por R$26,90 na Kabum a unidade

 

 

Agora outra questão - a questão da placa-mãe

Aparentemente hoje, às 19h, a Kabum vai começar a Black Friday dela.

A menos que pinte uma promoção muito louca, é bem provável que eu fique com um processador da terceira geração ryzen. Muito provavelmente será o Ryzen 5 3600

 

 

 

 

 

@carbonii@WOZ Dods

 

UPDATE

Compras efetuadas na Black Friday

 

Boleto 0 - (boleto 0 porque já havia comprado antes da black friday) - JÁ PAGUEI

Fonte Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14HG - R$658,71    ----- A RTX 2070 SUPER é suportada por essa fonte de boa?

 

Boleto 1 - AINDA NÃO PAGUEI

- SSD Crucial BX500 - 480GB SATA - R$359,90

- Gabinete Corsair Carbide Spec Delta RGB, 3 FANS - R$375,90  -------  A RTX 2070 SUPER DÁ DE BOA NESSE GABINETE? Pelo que vi, dá sim. Queria só confirmar 😃

- Cooler Fan Deepcool RF120R - 120mm - LED Vermelho - 3 unidades por R$76,68

Frete boleto 1: R$54,06 

TOTAL BOLETO 1 R$866,54

 

Boleto 2 - AINDA NÃO PAGUEI

- Ryzen 5 3600 - R$1279,90

- RAM XPG Gammix D30 - 3200MHz - 2 unidades por R$550,82

Frete boleto 2: R$29,25 

TOTAL BOLETO 2 R$2153,78

 

Boleto 3 - AINDA NÃO PAGUEI

- Galax NVIDIA GeForce RTX 2070 Super 1-Click OC, 8GB, GDDR6 - R$2999,90

Frete boleto 3: R$36,27 

TOTAL BOLETO 3 R$3036,17

 

Boleto 4 - AINDA NÃO PAGUEI

- Placa-Mãe Gigabyte GA-A320M-S2H, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$439,90

Frete boleto 4: R$25,58

TOTAL BOLETO 4 R$465,48          ------ A RTX 2070 Super dá nessa placa-mãe de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2020 às 14:22, Strolb disse:

VISÃO GERAL DOS VALORES A SEREM GASTOS COM AS PEÇAS

*Fonte - aprox R$700

*RAM - aprox R$550

*SSD + HD - R$400 + R$360 (HD WD 1TB) = R$760

*placa-mãe: R$800 (chutei uns 800, porque n sei qual modelo em específico eu usaria)

*Processador: pretendo gastar, no máximo e a depender do custo/benefício R$1600

*Placa de vídeo: como sugerido, é a peça que mais se deve focar. Portanto, pretendo gastar cerca de R$2500 , tendo como  base as peças pré-selecionadas

*Gabinete: em torno de R$450

Fiz a previsão acima jogando todos os valores um pouco pra cima, mas quando vier a Black Friday vamos ver o que eu consigo economizar com a montagem dentro dessa ideia.

VALOR TOTAL ESTIMADO = R$7360

Resultado das compras

Cada cor dos componentes simboliza um pedido diferente. Exemplo: a fonte foi feita em um boleto, SSD + Gabinete + Cooler Fan foram todos em um outro boleto etc.

 

image.png.4892e0839b7466c6e598b9e2c1e7abf4.png

Agora é só esperar chegar.

Obrigado a todos pela ajuda.

Depois de montado, posto imagens aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador muito forte e placa de vídeo muito ruim.
Inverte isso aí, processadores bem mais simples e muito mais baratos têm desempenho de sobra para os games. O mesmo não pode ser dito para as GPU.

agora, Lilisandro disse:

Processador muito forte e placa de vídeo muito ruim.
Inverte isso aí, processadores bem mais simples e muito mais baratos têm desempenho de sobra para os games. O mesmo não pode ser dito para as GPU.


Ah, meu comentário foi feito sobre a publicação original. Agora que vi que chegou num equilíbrio com a ajuda da galera.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lilisandro disse:

Ah, meu comentário foi feito sobre a publicação original. Agora que vi que chegou num equilíbrio com a ajuda da galera.

Eu tinha dado like na tua publicação original (sem o edit) e já ia te perguntar onde tava o gargalo aí, que eu não tava entendendo mais nada kkkkkkkk

Mas beleza. É isso aí, quando chegar posto fotos e encho mais o saco de vocês.

Aah, uma pergunta pertinente:

Vale a pena comprar pasta térmica e o tal clamper?

Se sim, queria saber um clamper bom que tivesse proteção mesmo para tomadas sem terra (apesar de achar que as daqui de casa são tudo aterradas).

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Boas escolhas, ótimo setup. Conseguiu o spec delta num preço ótimo!!! O nível de ventilação dele é o mesmo ou menor que o menace (comprei dois desse por sinal), mas é um ótimo gabinete por esse preço pela quantidade de ventoinhas pré-instaladas (4). Ótima combinação de GPU, CPU, MB, RAM e fonte. Não tem erro com essa configuração, a fonte segura tudo com bastante folga. Realmente ótima aquisição, PC para durar facilmente mais de 5 anos até precisar fazer upgrade da GPU pelo menos. A CPU deve durar bem mais que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Boas escolhas, ótimo setup.

Cara, muito obrigado por toda a ajuda que você e o @carboniideram desde o início desse tópico. Sem vocês eu teria ficado perdidasso!

Sobre o Spec Delta, eu vi que a frente dele é mais fechada do que aberta. Pensei em duas coisas:

1 - deixar sem a frente

2 - fazer um monte de furo na frente dele (kkkkkkkkkkk, não sei se vai prestar isso)

Acha que compensa?

2 horas atrás, Strolb disse:

Aah, uma pergunta pertinente:

Vale a pena comprar pasta térmica e o tal clamper?

Se sim, queria saber um clamper bom que tivesse proteção mesmo para tomadas sem terra (apesar de achar que as daqui de casa são tudo aterradas).

Abraços

@WOZ DodsAlguma opinião sobre isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Strolb disse:

Cara, muito obrigado por toda a ajuda que você e o @carboniideram desde o início desse tópico. Sem vocês eu teria ficado perdidasso!

Sobre o Spec Delta, eu vi que a frente dele é mais fechada do que aberta. Pensei em duas coisas:

1 - deixar sem a frente

2 - fazer um monte de furo na frente dele (kkkkkkkkkkk, não sei se vai prestar isso)

Acha que compensa?

Desnecessário. Depois que montar teste e veja as temperaturas. Se instalar as ventoinhas nas posições corretas provavelmente ficarão bem baixas. O gabinete não é ruim de jeito nenhum. É bem melhor do que gabinetes de frente fechada, só não é tão bom quanto os que são full mesh. Depois que montar e testar nos conte como foi, aposto que ficará satisfeito.

3 minutos atrás, Strolb disse:

Aah, uma pergunta pertinente:

Vale a pena comprar pasta térmica e o tal clamper?

Se sim, queria saber um clamper bom que tivesse proteção mesmo para tomadas sem terra (apesar de achar que as daqui de casa são tudo aterradas).

Abraços

Desnecessário usar outra pasta térmica. A que vem com o cooler que comprou é ótima e dura por muitos anos (geralmente a vida inteira do produto se você não mexer). Sobre o clamper, o melhor é o que se encaixa no seu setup. Lembre-se apenas que não deve jamais ligar impressora laser em filtro de linha, ela tem que ter uma tomada exclusiva só para ela, de preferência em outra rede (o que eu bem sei não é sempre uma possibilidade). Aqui em casa todos que uso são de 8 tomadas. Não comprei de 5 tomadas porque só instalo eles em locais que tem muitos aparelhos concentrados (escritório, laboratório e sala de TV). Veja se consegue promoção enquanto ainda tem estoque. Se quiser o multiproteção, compre apenas para o roteador e TVs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sobre o clamper, o melhor é o que se encaixa no seu setup. Lembre-se apenas que não deve jamais ligar impressora laser em filtro de linha, ela tem que ter uma tomada exclusiva só para ela, de preferência em outra rede (o que eu bem sei não é sempre uma possibilidade). Aqui em casa todos que uso são de 8 tomadas. Não comprei de 5 tomadas porque só instalo eles em locais que tem muitos aparelhos concentrados (escritório, laboratório e sala de TV). Veja se consegue promoção enquanto ainda tem estoque. Se quiser o multiproteção, compre apenas para o roteador e TVs.

Veja a descrição que achei sobre esse FILTRO DE LINHA DPS CLAMPER ENERGIA 8 TRANSPARENTE, 013001

Aplicação
Carregadores de smartphones, tablets, notebooks, geladeiras, freezers, computadores (sem conexão cabeada ou com conexão sem fio à internet), DVDs, blu-rays, receivers, aparelhos de som, videogames, home theaters (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura), impressoras, multifuncionais, TVs de plasma / LCD / LED (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura), dentre outros.

 

Isso quer dizer que, se eu conectar um computador com conexão cabeada (meu caso) ao clamper, ele não conseguirá fornecer proteção?

 

E sobre o que você falou, eu deveria colocar a TV (e o monitor, quiça) em um clamper diferente do que eu usaria para o computador?

 

Os aparelhos que terei que ligar na tomada, aqui no meu quarto, são os seguintes

- Computador NOVO (que vai chegar ainda e eu vou montar)

- Monitor ultrawide

- TV 50 polegadas

- Roteador

- Notebook antigo (pode ser que uma vez ou outra eu o use)

Apesar de achar difícil ter todos os 5 aparelhos ligados simultaneamente, seria interessante deixar a divisão deles nos filtros de linha já de um jeito adequado. Para isso, tinha pensado na seguinte distribuição

- Filtro 1

       - PC Novo

       - Monitor ultrawide

- Filtro 2

       - Roteador

       - TV 50 polegadas

       - Notebook

Ficaria ok assim ou eu teria que juntar o monitor ultrawide no filtro 2 e deixar o filtro 1 somente com o PC novo?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Strolb disse:

Isso quer dizer que, se eu conectar um computador com conexão cabeada (meu caso) ao clamper, ele não conseguirá fornecer proteção?

Isso quer dizer que há um outro produto com proteção tanto elétrica quanto do cabo de internet e de TV (o multiproteção). A descrição, por sinal, é surreal. Freezers? Tá maluco. Tem produto específico para isso no site da clamper, recomendo que compre lá para não ler essas bobagens e ficar confuso. Por sinal, não é necessário o multiproteção para se proteger, ele só é melhor que sem proteção para ethernet.

Geralmente descargas vem da rede elétrica, mas ocasionalmente podem vir da TV a cabo ou linha telefônica.

3 horas atrás, Strolb disse:

E sobre o que você falou, eu deveria colocar a TV (e o monitor, quiça) em um clamper diferente do que eu usaria para o computador?

Pode colocar os três juntos sem problema se estiverem próximos. O que não recomendo é que instale uma impressora laser junto com qualquer outra coisa. Impressoras laser causam picos elétricos extremos que podem danificar qualquer equipamento ligado na mesma tomada (às vezes até na mesma linha), então recomendo uma tomada (de parede) exclusiva para ela.

3 horas atrás, Strolb disse:

Os aparelhos que terei que ligar na tomada, aqui no meu quarto, são os seguintes

- Computador NOVO (que vai chegar ainda e eu vou montar)

- Monitor ultrawide

- TV 50 polegadas

- Roteador

- Notebook antigo (pode ser que uma vez ou outra eu o use)

Se sua rede elétrica for bem feita, com cabos de espessura correta, então pode deixar todos esses aparelhos ligados no mesmo filtro. O único que tem consumo alto é o computador, mesmo assim só durante atividades intensas. Todos os demais tem consumo baixo, não dá sequer para considerar que terão peso na sua linha.

O seu PC, se tiver consumo alto será algo da ordem de 400W. Monitor, TV, roteador e notebook, todos juntos, não chegam a 150 (dependendo do notebook, bem menos). Cada monitor/TV consome lá uns 40W salvo engano. Acredito que até um ferro de passar consome mais que tudo isso junto. Um chuveiro certamente consome extremamente mais. 

Se quiser tirar tudo isso 100% a limpo, crie um tópico no setor de fontes e energia aqui do fórum. Eu pessoalmente considero que a carga que você terá é leve demais para sobrecarregar um filtro desses, mas lá poderão fazer o cálculo e te mostrar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, a rigor, para ter proteção contra surtos advindos da internet, eu deveria usar um clamper desse abaixo (provavelmente nem vou me preocupar com isso, já que é caro e um tanto improvável).

Aí eu botaria esse clamper na tomada, boto o roteador nele, o cabo do roteador que iria no meu PC entra nesse clamper, e o cabo que sai do clamper é o que vai levar a internet, de fato, pro meu PC.

Seria isso? Nem sabia que existia tal problema muito menos tecnologia para prevenir esse tipo de surto.

image.png.14ce076b4ae394b5e3ebb16618dfd952.png

A bem da praticidade e plausibilidade, eu ficaria, contudo, apenas com um clamper, como esse de 5 tomadas.

image.thumb.png.a9c13e66a9983564f14326b9786ef81f.png

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

O que não recomendo é que instale uma impressora laser junto com qualquer outra coisa

Bom saber disso, apesar de não ter mais esse problema aqui em casa. A impressora que tenho fica em outro quarto, é toner, e quando preciso imprimir alguma coisa tenho que levar ela pra sala pra pegar sinal Wi-Fi e conseguir imprimir algo. Então ela já ficaria em outra rede de tomada por si só (a rede que atende as tomadas aqui de casa é diferente da rede que atende a tomada da sala).

 

 

Obrigado por mais essa ajuda.

Abração!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade esse é melhor:

1104981758.jpg

Completo, mas tem que esperar chegar em estoque ou comprar em outra loja. O nome é clamper multiproteção 8.

9 horas atrás, Strolb disse:

Nem sabia que existia tal problema muito menos tecnologia para prevenir esse tipo de surto.

Isso é para todo tipo de surto, de curto na rede até raio.

9 horas atrás, Strolb disse:

Bom saber disso, apesar de não ter mais esse problema aqui em casa. A impressora que tenho fica em outro quarto, é toner, e quando preciso imprimir alguma coisa tenho que levar ela pra sala pra pegar sinal Wi-Fi e conseguir imprimir algo. Então ela já ficaria em outra rede de tomada por si só (a rede que atende as tomadas aqui de casa é diferente da rede que atende a tomada da sala).

Não recomendo deslocamento desnecessário da impressora. Se ela estiver mais perto do computador do que do roteador, configure ela para conexão direta com o PC vai wifi. Veja no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

clamper multiproteção 8

Show de bola

Vou pegar esse modelo transparente, com a indicação de TERRA PRESENTE

 

Sobre a montagem do PC em si (ele ainda não chegou, mas já quero deixar o "tutorial" esquematizado e li/vi algumas coisas

1 - Sobre a pasta térmica: pra evitar fazer o exposto abaixo, vi esse post em que, aparentemente, o melhor jeito de espalhar seria fazendo um X.

image.png.bfd030309371a9f91146756725aba8ed.png

 

2 - Sobre a memória RAM, vi em algumas montagens que os melhores slots pra encaixá-las seria os slots 2 e 4 para fazer dual channel. É fato isso?

 

3 - Sobre as ventoinhas. O Spec Delta já vem com 4 instaladas (marcadas abaixo - Imagem do próprio interior do spec delta)

image.thumb.png.278bfe8bad2aa4105fa9fbe8328d5189.png

Comprei mais 3 ventoinhas, e iria instalá-las conforme a marcação: duas em cima e, na que sobrou, estava pensando em colocá-la embaixo. As duas em cima sei que dá bom, só não sei se aquela lá de baixo estaria ok.

Em 25/11/2020 às 22:12, WOZ Dods disse:

Observe que recomendei 1 para 3 justamente para evitar sobrecargas na MB. Você vai encontrar 1x4 ou mais, mas não recomendo esses.

Vi nesse vídeo, aos 10:20, o cara falando que os 4 fans nativos do gabinete (ele está montando um spec delta também) podem ser colocados em um mesmo splitter (splitter, por sinal, que já vem com o próprio gabinete). você acha que está de boa também ou eu deveria comprar mais dois splitters para fazer 3+2+2 (já que vou ter 7 fans no total), em vez de comprar só mais um splitter e fazer 4+3? Se a placa-mãe tiver 3 entradas para 3 splitters, de boa, acho que dá pra ficar no mais safe e fazer 3+2+2 mesmo.

 

4 - Sobre os cabos, onde conectar e tal, teria algum vídeo tutorial legal explicando onde conecta cada coisa? To com uma fonte modular (que por sinal já chegou), mas não faço a mínima ideia do que conecta o que e onde vai na placa-mãe. Todos essas dúvidas poderiam ser tiradas com o manual da placa-mãe? Se sim, de boa, gosto de ler um manual hahaha (o manual da fonte não explica muita coisa não, pelo que vi)

 

No mais, obrigado pela enésima vez

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Strolb disse:

1 - Sobre a pasta térmica: pra evitar fazer o exposto abaixo, vi esse post em que, aparentemente, o melhor jeito de espalhar seria fazendo um X.

2 - Sobre a memória RAM, vi em algumas montagens que os melhores slots pra encaixá-las seria os slots 2 e 4 para fazer dual channel. É fato isso?

3 - Sobre as ventoinhas. O Spec Delta já vem com 4 instaladas (marcadas abaixo - Imagem do próprio interior do spec delta)

Comprei mais 3 ventoinhas, e iria instalá-las conforme a marcação: duas em cima e, na que sobrou, estava pensando em colocá-la embaixo. As duas em cima sei que dá bom, só não sei se aquela lá de baixo estaria ok.

  1. A melhor técnica tanto por ter melhor resultado quando por evitar risco de erros é a do pingo de pasta térmica no centro da CPU. Não há a necessidade de que a pasta térmica esteja presente por toda a superfície do heat spreader (capa da CPU), mas sim concentrada onde o chip se encontra que geralmente é no meio (nos Ryzen tem mais de um e são mais espalhados, mas ainda sim centralizados). Existem muitas matérias (inclusive aqui no CDH) onde foram testadas várias técnicas e a que teve melhor resultado geral foi esta, poi é mais difícil aplicar pasta em excesso ou em falta, bem como de que a pasta térmica vase para a placa-mãe. No geral você deve aplicar uma gota no centro da CPU, instalar o cooler diretamente sobre esta gota e então fixá-lo. O método do X pode ser bom também pelo que você mostrou no GIF, mas se houver excesso de pasta nesse caso o desempenho térmico pode ser reduzido. Em alguns testes com excesso de pasta térmica obteve-se menor desempenho mesmo utilizando os mesmos métodos. 
  2. Slots 2 e 4, ou DIMM2 e DIMM4, ou A2 e B2. Geralmente os dois de mesma cor mais afastados do socket da CPU. Isso aumenta sim a compatibilidade com dual channel.
  3. Segundo o manual do Spec Delta não esta posição de instalação de ventoinhas sobre o PSU shroud não existe. A única posição disponível nesse gabinete para as ventoinhas que comprou é no topo, onde cabem duas de 120 mm ou 140 mm. A ventoinha adicional você pode devolver ou usar para modificações posteriores no gabinete. Se tiver comprado um cooler de CPU que tenha apenas uma ventoinha e a que comprou a mais for compatível em tamanho, então use-a para fazer o push and pull no cooler. Com duas ventoinhas no cooler da CPU, ambas apontando para o fundo do gabinete, você terá um ganho interessante no arrefecimento dela.
18 horas atrás, Strolb disse:

Vi nesse vídeo, aos 10:20, o cara falando que os 4 fans nativos do gabinete (ele está montando um spec delta também) podem ser colocados em um mesmo splitter (splitter, por sinal, que já vem com o próprio gabinete). você acha que está de boa também ou eu deveria comprar mais dois splitters para fazer 3+2+2 (já que vou ter 7 fans no total), em vez de comprar só mais um splitter e fazer 4+3? Se a placa-mãe tiver 3 entradas para 3 splitters, de boa, acho que dá pra ficar no mais safe e fazer 3+2+2 mesmo.

Não faz muita diferença o que você falou. O importante é não exceder a corrente máxima por conector da placa-mãe, o que eu costumeiramente me planejo para que sejam apenas 3 por conector. O rapaz do vídeo disse que não dá problema, mas isso sob a supervisão dele. Me preocupo que o PC rode bem, sem anomalias, por toda sua vida útil, especialmente se for algo fácil de evitar.

O splitter da Corsair é bom e se ela se garante instalando 4 ventoinhas em um FAN header, ótimo. O outro que você vai comprar pode sim usar apenas um header para duas ventoinhas ou você pode retirar uma do splitter da corsair e colocar no seu outro para ficarem 3 em um header e 3 em outro. Lembrando que esta orientação que dou se deve ao fato de que o gabinete só tem 6 posições de instalação de ventoinhas como citei acima.

Se a ventoinha adicional que comprou for compatível com seu cooler de CPU, use o header restante da placa-mãe para instalá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

A melhor técnica tanto por ter melhor resultado quando por evitar risco de erros é a do pingo de pasta térmica no centro da CPU. Não há a necessidade de que a pasta térmica esteja presente por toda a superfície do heat spreader (capa da CPU), mas sim concentrada onde o chip se encontra que geralmente é no meio (nos Ryzen tem mais de um e são mais espalhados, mas ainda sim centralizados

Certo, obrigado por explicar!

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Slots 2 e 4, ou DIMM2 e DIMM4, ou A2 e B2. Geralmente os dois de mesma cor mais afastados do socket da CPU. Isso aumenta sim a compatibilidade com dual channel.

Obrigado por confirmar.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

A ventoinha adicional você pode devolver ou usar para modificações posteriores no gabinete. Se tiver comprado um cooler de CPU que tenha apenas uma ventoinha e a que comprou a mais for compatível em tamanho, então use-a para fazer o push and pull no cooler. Com duas ventoinhas no cooler da CPU, ambas apontando para o fundo do gabinete, você terá um ganho interessante no arrefecimento dela.

"sobraria" uma ventoinha, que custa 25 pila. O empenho de devolver é maior do que o valor.

O cooler de processador que comprei é o Cooler Master Hyper 212 (está na imagem abaixo)

 

Agora, sobre a questão de colocar duas ventoinhas no cooler da CPU?

Seria fazer uma gambiarra e colocar essa ventoinha sobressalente sobre o cooler do processador, tipo assim? (imagem abaixo). Desculpa a ignorância, imagino estar passando vergonha com essa pergunta, mas é que não entendi direito mesmo 😆

image.png.b8abb207212917bf5c2b35270f92f932.png

EDIT

Acho que entendi agora o lance. A ventoinha sobressalente iria no outro lado do cooler do processador, fazendo um "sanduíche" de dissipador. Seria isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Strolb disse:

Acho que entendi agora o lance. A ventoinha sobressalente iria no outro lado do cooler do processador, fazendo um "sanduíche" de dissipador. Seria isso?

Exatamente, mas ambas tem que soprar na mesma direção, jamais uma contra a outra ou direções inversas. O correto é ambas soprarem na direção da ventoinha que tem atrás do gabinete como na foto abaixo.

IomGM.jpg

A única diferença é que você vai colocar mais uma ventoinha. Os coolers da Cooler Master costumam já vir com o kit de instalação da ventoinha adicional e o manual ensina como fazer.

 

21 horas atrás, Strolb disse:

4 - Sobre os cabos, onde conectar e tal, teria algum vídeo tutorial legal explicando onde conecta cada coisa? To com uma fonte modular (que por sinal já chegou), mas não faço a mínima ideia do que conecta o que e onde vai na placa-mãe. Todos essas dúvidas poderiam ser tiradas com o manual da placa-mãe? Se sim, de boa, gosto de ler um manual hahaha (o manual da fonte não explica muita coisa não, pelo que vi)

Comecei a responder, mas não enviei. Os cabos são bem intuitivos. Não existem dois cabos com codificação igual que não sejam perfeitamente compatíveis. Na fonte tem os rótulos indicando a primeira ponta do cabo, sendo então compatível com o que está escrito no conector. Como todo cabo tem duas pontas, se você estiver lendo em uma e não achar a correspondente na fonte, então provavelmente está segurando a ponta errada. Só conecte os cabos que vai usar, que são o da placa-mãe (o de 24 pinos ou 20+4), o da CPU (geralmente é um de 8 pinos escrito CPU, se tiver escrito Intel no conector despreze), o da placa de vídeo (PCI-e) e o dos HDs e periféricos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase todas placas mãe padrão ATX tem mais ou menos o mesmo layout. 

image.thumb.png.f5d03d97e1f9f11d096e370c19e29183.png

Fiz um guia básico dos conectores mais importantes. O conector de áudio do painel frontal também era importante, mas não identifiquei no olho. O manual explica tudo, então pode ficar tranquilo. O manual é de consulta obrigatória de qualquer maneira, pois os conectores do painel frontal tem que ser instalados de acordo com as coordenadas do manual.

 

Lembrando, o manual da fonte só precisa te explicar onde os cabos dela são ligados. Os da placa-mãe você verá no manual da placa-mãe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2020 às 22:12, WOZ Dods disse:

Observe que recomendei 1 para 3 justamente para evitar sobrecargas na MB. Você vai encontrar 1x4 ou mais, mas não recomendo esses.

Achei esse aqui numa loja perto de casa por R$20. Ou seja, não precisaria pagar frete.

image.thumb.png.a9d41ca9c615d5ce6198a779dba3e0f7.png

Apesar de ser 4x1, teria problema se eu usasse apenas 3?

E eu achei ele meio pequeno. O tamanho é esse mesmo?

Aí eu compraria dois desse splitter e faria 3+2+2

OU

Compraria apenas um e faria 3+3+1 (3 no splitter que ja vem no gabinete, 3 no splitter comprado, e 1 diretona MOBO)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Esse splitter que mostrou é para MOLEX, não será conectado à placa-mãe e não terá controle de velocidade. Se é o que deseja, ótimo. Caso contrário, o que você vai precisar é este:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1668073759-cabo-adaptador-splitter-fan-pwm-4-pinos-p3-multi-cooler-pwm-_JM?matt_tool=18956390

ou este: 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10961/controlador-de-fan-deepcool-fh-04-com-4-saidas-de-3-e-4-pinos-funcao-pwm-dp-f04pwm-hub

21 minutos atrás, Strolb disse:

Aí eu compraria dois desse splitter e faria 3+2+2

OU

Compraria apenas um e faria 3+3+1 (3 no splitter que ja vem no gabinete, 3 no splitter comprado, e 1 diretona MOBO)

Como já lhe disse seu gabinete só suporta 6 ventoinhas e você já tem 4 instaladas de fábrica. Seriam 3 x 3. Se você for instalar a ventoinha adicional no cooler da CPU, então terá que usa spliter de 4 pinos (1 para 2) para ambas as ventoinhas serem controladas pela placa-mãe como CPU (isso é importante). Os mesmos links que enviei acima são válidos para esta situação se preferir comprar dois deles ao invés de comprar dois diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vou fazer assim

image.png.3f0d89463c281bc4076703e80fc2f5b9.png

 

42 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Os mesmos links que enviei acima são válidos para esta situação se preferir comprar dois deles ao invés de comprar dois diferentes.

Levando o frete em conta, fica um diferença de apenas R$2 entre pegar o do ML e o da Terabyte. Como o da Terabyte parece mais robusto, vou pegar dois desse.

Apenas para desencargo de consciência.

Essa parte que marquei em azul não dá rolo nenhum, certo?

Capturar.JPG.badc8259f50238abcfd74d4229e181ac.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Eita, eu achei que era splitter de ventoinhas (foi o que busquei no google). Esse é um RGB HUB, nada a ver com FAN splitter. Perdão pelo engano, despreze o link. Tem opções mais fechadas como estas para ventoinhas, mas são mais caras. Os cabinhos do ML são a melhor opção neste caso a menos que encontre em outra loja.

Pior que agora estou confuso.

Ao mesmo tempo que isso é o que diz no alerta, não é a descrição nem do produto nem da caixa do mesmo.

Recomendo que confira na página do produto no site da deepcool. Não posso conferir agora por estar ocupado. Depois volto para debater. Abraço.

https://www.deepcool.com/product/dcoolingaccessory/2018-10/12_9882.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Pior que agora estou confuso

Mano, se tu tá confuso, imagina eu.

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esse é um RGB HUB, nada a ver com FAN splitter

Ainda bem que só boletei, em vez de pagar.

Mas será que ele não faria essa função de splitter sem problemas?

Olha esse vídeo

Não sei se eu perderia alguma função específica de um outro splitter, mas parece fazer o trabalho. 

 

Em 30/11/2020 às 10:18, WOZ Dods disse:

(splitter, por sinal, que já vem com o próprio gabinete)

Na real que o splitter não vem com o gabinete. Acabei de confirmar nos comentários do vídeo. Ou seja, vou ter que comprar 3 splitters mesmo kkkkkkk

 

Sobre o Controlador de fan da deepcool, parece que ele faz essa função sim (comentários abaixo são os que aparecem na página de compra do produto)

image.thumb.png.4afb261a2dd6730b48511f7f115fbb49.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!