Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Gigabyte GP-750GM 750W 80+ Gold tem bom projeto?


Mathiew

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, estava vendo essa fonte para um colega e vi que não tem muitos reviews dela nem citação em alguns PSU Tier List mesmo o fabricante garantindo capacitores japoneses de alta qualidade, entrega da energia rotulada com uma eficiência energética 80+ Gold além de uma citação honrosa ao trilho de 12V. Alguém pode me passar mais informação sobre? Se é realmente um bom projeto, se alguém tem alguns bom review (pode ser gringo) confiável ou se ela é realmente uma fonte bem construída? Ele pretende pegar uma 3080.

 

Setup dele:

 

• Asus X570 TUF.

• Ryzen 7 3800X a 4.4Ghz (não sei se usa water cooler ou algum outro cooler).

• Adata 2X8GB 16GB RAM 3200Mhz.

• RTX 2080 SUPER.

• SSD NMVe 256GB.

• HD 1TB.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto, não há nenhum review; mas há alguns relatos sobre a qualidade da fonte em alguns fóruns estrangeiros:

 

"As far as I have seen, those Gigabytes are from a relatively new to psu OEM MEIC (they usually make power adapters) but is seriously decent. They supposedly rank with the Corsair RMx crowd, with the bigger brother (AP-850w) ranking with the Corsair HX crowd in the Platinum range.

Jon and Oklahoma Wolfe have retired from doing the indepth reviews, so has Gabriel Torres for all intents and purposes. That leaves Aris (he writes for several sites including Tom's and kitguru) as pretty much it when it comes to a psu review. Aris says they are quite good, well built, well designed and more than he expected from a newcomer OEM.

I'd not be adverse to using one if there weren't alternatives handy."

https://forums.tomshardware.com/threads/is-th-new-gigabyte-gp-p750gm-any-good.3645153/

 

Pelo jeito, esse modelo está sendo testado pela Cybenetics e, creio que em breve, teremos acesso aos resultados dos testes:

image.thumb.png.caeb728e02d9128372db37c42cad0180.png

image.thumb.png.38dfe1105a14990b00bee11b0918e65b.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pesquisando até agora, ví que a GP-P750GM não tem algumas proteções em comparação com outros bons modelos como uma Core Reactor de 750W 80+ Gold também.

 

• Operação sem carga (NLO).
• Proteção contra surtos de sobretensão (SIP).

 

OBS: Ele já comprou a fonte, espero que não tenha problemas pois ele usa overclock e futuramente irá pegar uma 3080. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Pesquisando até agora, ví que a GP-P750GM não tem algumas proteções em comparação com outros bons modelos como uma Core Reactor de 750W 80+ Gold também.

 

• Operação sem carga (NLO).
• Proteção contra surtos de sobretensão (SIP).

 

OBS: Ele já comprou a fonte, espero que não tenha problemas pois ele usar overclock e futuramente irá pegar uma 3080. 

Se dividíssemos as fontes em tiers, essa P750GM provavelmente estaria na tier B, e, por essa razão, não conta com alguns features e proteções que fontes mais robustas e de construção superior possuem. Ela também tem 5 anos de garantia; fontes excepcionais possuem 10 anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vou comprar para testar, decidi haha. Vale o risco, quero ver se ela aguenta tranquilamente o meu setup, se for boa e aguentar até meu OC eu venho dar meus R$ 0,10 sobre o assunto, queria mesmo testar fontes mais "em conta" porque quero juntar para uma 3070 futuramente, vamos ver se ela presta, vou comprar pela Kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já chegou a sua ?

 

Comprei também, com cupomzinho saiu a 576,00 na loja que explode. Overkill total, vou botar no PC das crianças. Pra 99% dos usuários domésticos fonte acima de 550W é "overkill mesmo". Mas por 70,00 ~ 90,00 a mais que a fonte que eu "precisaria", a CX550 (além dos pipocos em lotes recentes das CX) resolvi arriscar e dar um tiro no escuro nessa Gigabyte. Afinal são 3 anos de garantia conforme indicado no site do vendedor (no exterior são 5).

 

Depois que sairem os resultados do teste do Cybenetics se não forem OK em relação a qualidade de energia fornecida,  passo ela pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha chega entre segunda e terça, e estou com o mesmo sentimento, não há reviews dela mas há uns pontos importantes, além da proteção que eu já citei. No site do fabricante (Gigabyte) garante capacitores japoneses, o que é realmente muito bom, mas se você ler com atenção, está escrito "main japoneses capacitors" ou seja, apenas os capacitores PRINCIPAIS são japoneses e não todos. Eu realmente não acredito que a fonte seja decente em relação aos componentes. Meu setup gasta em media 600/650W por causa dos overclocks, mas vou testar a fonte por uns meses (possuo uma HX850i da Corsair), se ela me atender (a da Gigabyte) e sair review de que ela é uma boa fonte pela Teclab ou Cybernetic, vendo a Corsair e fico com a da Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou rodando uma aqui que comprei dia 11/11 na loja que explode paguei R$621,65 com frete, chegou dia 13/11 e já instalei no mesmo dia, venho rodando ela por volta de 14hr dia e agora de noite (17/11 as 23:30h) começei a ouvir um zunido, desliguei o PC o ventilador e este zunido continou, verifiquei que estava vindo da fonte tirei o cabo de energia e o zunido parou, ao liga-lá novamente constei também que o Fan dela não estava em rotação e logo depois de um tempo começou a rotacionar.

 

Estou com dúvida refêrente ao Fan, é para ele rodar constantemente ou somente quando ela aquecer ? (Até onde sei na minha vida de T.I é constantemente, só me tirem essa dúvida mesmo).

 

Vou solicitar garantia, devido ao ruido e ao Fan que não estava rotacionando.

 

MB: Gigabyte B365M D3H

CPU: Processador Intel Core I5 8400 2.8ghz

Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti OC Cerberus 4GB

Memória: 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz DDR4

HD: 2x Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM

SSD: Sandisk Plus 240gb 530mb/s

Gabinete: Gabinete RGB Sharkoon ATX 3x 140 mm RGB + Fita Led RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, xistudo disse:

Galera, estou rodando uma aqui que comprei dia 11/11 na loja que explode paguei R$621,65 com frete, chegou dia 13/11 e já instalei no mesmo dia, venho rodando ela por volta de 14hr dia e agora de noite (17/11 as 23:30h) começei a ouvir um zunido, desliguei o PC o ventilador e este zunido continou, verifiquei que estava vindo da fonte tirei o cabo de energia e o zunido parou, ao liga-lá novamente constei também que o Fan dela não estava em rotação e logo depois de um tempo começou a rotacionar.

 

Estou com dúvida refêrente ao Fan, é para ele rodar constantemente ou somente quando ela aquecer ? (Até onde sei na minha vida de T.I é constantemente, só me tirem essa dúvida mesmo).

 

Vou solicitar garantia, devido ao ruido e ao Fan que não estava rotacionando.

 

MB: Gigabyte B365M D3H

CPU: Processador Intel Core I5 8400 2.8ghz

Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti OC Cerberus 4GB

Memória: 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz DDR4

HD: 2x Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM

SSD: Sandisk Plus 240gb 530mb/s

Gabinete: Gabinete RGB Sharkoon ATX 3x 140 mm RGB + Fita Led RGB

A fan do modelo P750GM fica desligada quando o PC está demandando pouco da fonte (até 20% da potência nominal dela) - isso é uma feature inteligente que a maioria das fontes de melhor projeto no mercado possui.

 

Provavelmente o zunido proveniente da fonte é coil whine, que é bastante comum e geralmente não representa uma falha grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gdds_01 obrigado por sanar essa dúvida referente a Fan da fonte. Amanhã cedo estarei abrindo a solicitação de garantia da loja que explode.

 

Esse zunido que citei ele ficou mesmo quando eu desligava a chave de liga e desliga da fonte, só parou quando eu tirei o cabo de energia e ao religar não voltou a zunir, acha que mesmo assim devo abrir a solicitação de garantia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, xistudo disse:

 

Esse zunido que citei ele ficou mesmo quando eu desligava a chave de liga e desliga da fonte, só parou quando eu tirei o cabo de energia e ao religar não voltou a zunir, acha que mesmo assim devo abrir a solicitação de garantia?

Você liga o PC direto na tomada ou usa um filtro de linha (especifique o modelo e a marca)?

 

Se o barulho for muito alto e insuportável, sim.

 

Você pode acionar o direito de arrependimento no máximo até 7 dias depois do recebimento do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gdds_01 antes eu usava um estabilizador, mas agora uso um filtro de linha.

 

Filtro de linha: https://www.neteletrica.com.br/produto/protetor-adaptador-10-tom-biv-3-metros-forceline/28370

 

Então o barulho não é insuportável, mas meu medo é que venha dar alguém problema refêrente a este barulho que poderia ser algum capacitor vazando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Eduardo__W disse:

diz isso no pdf:

 

efficiency and noise
level certifications

Todos os testes têm isso, cara. Você chegou a ler todas as páginas do PDF?

 

De onde você acha que o Aris tirou os números de ripple, eficiência, regulação das saídas, barulho etc.? Por mera dedução ou testando a fonte com um equipamento adequado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estou testando a fonte há mais de 5 dias, só fiz umas modificações porque fiquei com um leve medinho de deixar meu setup pois não tô confiando muito nessa fonte, haha.

 

• Tirei o meu 3600 e coloquei um 3300X a 4.2Ghz 1.35V.

• Tirei minha 2070S e coloquei uma Radeon HD 6850 da XFX que eu tenho há anos parada para testes.

• Removi 2 pentes de RAM da G.Skill, deixei só 16GB ao invés dos 32GB.

 

Deixei teste de estresse tanto de GPU quanto de CPU para ver se tinha coil whine como muitos reclamaram, não consegui ouvir nada. As únicas coisas anormais que eu percebi foram: algumas vezes, quando eu desligo a fonte ou retiro o cabo de alimentação depois de desligado, minha placa-mãe dá umas "piscadas" tanto nos leds quanto na carenagem da placa-mãe, mostrando que ainda tem energia passando, o que é "normal", porém não acontecia com a minha fonte HX850i da Corsair. Outro fator foi: o cheiro de queimado algumas vezes, sim, isso aconteceu. Já me deu um leve receio, quando senti, desliguei tudo e tentei achar de onde vinha o odor, sem sucesso, verifiquei meu filtro de linha, não era de lá, verifiquei o cabo da fonte, e também não notei nada de diferente. Estou pensando em abrir a fonte e dar uma olhada na construção interna dela, olhar os capacitores, a bobina de filtragem etc. É a única coisa que eu consigo fazer já que não tenho os equipamentos para testar realmente a fonte, mas quando eu tirar a foto dos componentes eu deixo aqui.


 

Spoiler

Só um adendo: aproveitei tudo isso para testar outros processadores inclusive, apesar da AMD garantir que as B550 só suportam Ryzen 3000 (Zen2) e Ryzen 5000 (Zen3) consegui usar o 2600X, o que não é nada surpreendente pois há várias placas-mães B550 que aconteceram o mesmo, principalmente da Asus e da Gigabyte, e apesar de estar claro que não funcionam as outras gerações, o 2600X funcionou, porém testei o 3400G da minha namorada e não deu vídeo, o que é mais curioso ainda, já que são a mesma litografia, pois tanto o 2600X quanto o 3400G são Zen+.

 

 

Algumas fotos para registrar o momento e ter álibi caso a fonte leve meu setup de teste para o beleléu.

 

(Aqui ele tava com o 3300X e a Radeon HD)

IMG_20201122_164328032.jpg

 

 

(Meu 3600 na caixinha bonitinho e seguro)

 

IMG-20201122-WA0002.jpeg.b2ac26dc35227d14021ee5bca0ba1e75.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus cheiro de queimado é normal, capacitres novos é assim mesmo eu também senti na minha nos primeiros dias mas depois sumiu, e aqui também mesmo depois de desligada ainda passa um pouco de corrente que acende os led, ta rodando suave aqui, os ruidos que ouvi antes nunca mais aconteceu. E ainda coloco jogos para roda no máximo e ativo o boost da GPU OC. 

 

MB: Gigabyte B365M D3H

CPU: Processador Intel Core I5 8400 2.8ghz

Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti OC Cerberus 4GB

Memória: 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz DDR4

HD: 2x Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM

SSD: Sandisk Plus 240gb 530mb/s

Gabinete: Gabinete RGB Sharkoon ATX 3x 140 mm RGB + Fita Led RGB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ornitotheus disse:

Estou pensando em abrir a fonte e dar uma olhada na construção interna dela, olhar os capacitores, a bobina de filtragem etc. É a única coisa que eu consigo fazer já que não tenho os equipamentos para testar realmente a fonte, mas quando eu tirar a foto dos componentes eu deixo aqui.

Opa, seria muito útil fotos com a construção interna.. muito mesmo. Agora, só tome cuidado quando for abrir pra não tomar um belo choque dos capacitores. O ideal seria você esperar algumas horas com a fonte desligada pra abrir ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shanks. irei deixar fora da energia um dia todo, pela manhã antes do trabalho e quando eu chegar eu faço o manuseio, mas irei deixar para o final de semana.

 

@gdds_01 provavelmente sim, mas sinceramente acho que não tem problema, essa fonte custa incríveis R$ 600, metade do preço da minha fonte principal, acho que só pelo fato de ninguém ter uma foto da construção interna da Gigabyte, já vale a garantia, e outra que eu tenho minha HX850i ainda, caso dê algum probleminha eu volto ela para o setup.

 

Apesar do receio, vou testar com meu setup completo final de semana e torcer para nada acontecer, vou abrir pra poder ver os componentes internos e a qualidade deles, também posto aqui, muito obrigado pelo feedback.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Essa fonte usa vários componentes de qualidade baixa / duvidosa e chegou a explodir nos testes do Techpowerup que acabou de sair (preliminar ainda, não é versão final).

https://www.techpowerup.com/review/gigabyte-gp-p750gm-750-w/single-page.html#component-analysis

 

 

A minha tá empacotadinha, aliás nem abri da caixa da loja, esperando devolução e estorno.  Vou gastar (investir na real)  com XPG e Super Flower mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!