Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequências indevidas RYZEN 3 PRO 2200G


Ferndo.T

Posts recomendados

Recentemente adquiri uma máquina HP (HP pro AG3) com um processador Ryzen 3 PRO 2200G para estudar e eventualmente jogar.

 

Fiquei um pouco infeliz e decepcionado quando comecei a realizar alguns testes de estabilidade e desempenho na máquina e vi que ela não apresenta o desempenho de um Ryzen 3 2200G comum.

 

1º Na maioria dos jogos (Paladins, TF2, Valorant, CS:GO) a frequência dos núcleos se comporta de maneira estranha, operando sempre muito abaixo das especificações dadas pela própria fabricante do processador. No jogo CS:GO, por exemplo, cada núcleo fica sempre abaixo dos 2.9Ghz, enquanto só um núcleo fica acima dos 3.4Ghz, o que é estranho, já que a frequência base é de 3.5Ghz em todos os núcleos, e a máxima é de 3.7Ghz

 

2º sei que todo o projeto da máquina não foi feito visando uma máquina para jogos, mas isso não justifica a perda de tanto desempenho..

 

DUVIDA: Isso pode estar ocorrendo (frequências baixas) por conta do que? Se eu reutilizar esse processador em outras configurações minhas frequências continuaram baixas? Ou essa limitação não tem a ver com o processador em si? 

 

OBS: Apesar do sistema de arrefecimento não ser dos melhores, a máquina não passa dos 70°C mesmo operando por bastante tempo em jogos. Isso me leva a crer que não se trata de um problema de temperatura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Ferndo.T disse:

2º sei que todo o projeto da máquina não foi feito visando uma máquina para jogos, mas isso não justifica a perda de tanto desempenho..

Na verdade justifica e, provavelmente é o seu caso..

 

Nesse caso, o problema seria a placa-mãe.. Pode ser que, a HP tenha colocado um limite mais baixo na placa-mãe, pra ela se manter mais estável e mais fria, em detrimento de alguma performance do processador.. Se inglês não for problema, o vídeo abaixo mostra isso, num PC da HP, por coincidência.. A partir de 4:25..

 

 

Eu não sei se as placas-mãe da HP tão nesse naipe desastroso ai ainda, mas se for o caso, taí uma parte do drama..

 

A outra parte do drama é que, a HP meio que te prende nela, com formatos proprietários de placa, fonte, etc.. meio que teria de comprar quase um outro PC, pra aproveitar CPU, RAM e HD..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, RS Faria disse:

Na verdade justifica e, provavelmente é o seu caso..

 

Nesse caso, o problema seria a placa-mãe.. Pode ser que, a HP tenha colocado um limite mais baixo na placa-mãe, pra ela se manter mais estável e mais fria, em detrimento de alguma performance do processador.. Se inglês não for problema, o vídeo abaixo mostra isso, num PC da HP, por coincidência.. A partir de 4:25..

 

 

Eu não sei se as placas-mãe da HP tão nesse naipe desastroso ai ainda, mas se for o caso, taí uma parte do drama..

 

A outra parte do drama é que, a HP meio que te prende nela, com formatos proprietários de placa, fonte, etc.. meio que teria de comprar quase um outro PC, pra aproveitar CPU, RAM e HD..

Mas só pra confirmar: Entre o Ryzen 3 2200g PRO e o Ryzen 3 2200g não tem diferença, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dgl32 disse:

Mas só pra confirmar: Entre o Ryzen 3 2200g PRO e o Ryzen 3 2200g não tem diferença, correto?

O PRO é bloqueado pra OC, pois não é voltado pra usuário "normal".. Seria a única diferença que me lembro.. Teria de ver o site da AMD, pra ter noção exata..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!