Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Risco de queimar alguma peça


Ir à solução Resolvido por Matheus Dutra,

Posts recomendados

Bom, sei que pra muitos deve parecer uma coisa bem ***** e admito que sou leigo na área, afinal, é meu primeiro computador, estou cheio de preocupação quanto a ele e vim aqui fazer uma pergunta. Se por um acaso eu acabei errando em algum processo da montagem, existe algum risco de quando eu tentar ligar o computador ele possa queimar alguma peça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@phantachan é preciso ficar atento a importantes características antes de encaixar cada peça, uma instalação incorreta pode queimar a placa de vídeo, processador ou a placa-mãe, causando prejuízos e oferecendo até mesmo risco ao usuário.

uns erros comuns seria : 

- Fonte com potência incorreta

A fonte é a peça responsável por fornecer energia a todos os componentes do seu computador.  Sendo assim, ela precisa ter potência para isso. Dependendo da intenção do dono, o ideal é que esta fonte tenha poder superior às necessidades para dar conta de futuros upgrades de hardware.

 

- Não se atentar aos resfriadores 

não dar a atenção necessária aos coolers do processador, placa-mãe e placa de vídeo. Ao ignorar esses componentes ou instalá-los incorretamente, você pode contribuir para o superaquecimento e travamento da máquina. Em caso mais graves, o componente pode até queimar.

 

- Fixação errada da placa-mãe no gabinete

Ao comprar a placa-mãe verifique se ela é compatível com o gabinete escolhido. O ideal é que os dois itens sejam comprados em conjunto para que não fiquem dúvidas em relação ao tamanho e encaixe da peça no chassi. Na compra separada, corre-se o risco de que a placa não se encaixe corretamente.

 

- Instalação errada do processador na placa-mãe 

Normalmente, o encaixe do processador na placa é perfeito. Certifique-se que o soquete do processador é compatível com o componente, se está limpo e sem poeira. A placa-mãe vem de fábrica com slots suficientes para conectar itens como processador, placas de som, vídeo, modem e rede. Há espaço para cada um e a dificuldade de encaixe é sinal de manuseio incorreto.

 

- Compra de componentes errados

Ao montar seu próprio computador, faça uma lista com os componentes necessários e verifique a compatibilidade entre eles. É necessário observar se as placas de vídeo, por exemplo escolhidas possuem entradas compatíveis com a placa-mãe. É neste momento também que deve ser definida a potência da fonte e o tipo de gabinete mais adequado para instalação das peças.

 

fonte : https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/conheca-os-principais-erros-ao-montar-um-computador-e-saiba-como-evitar.html#:~:text=Quer montar o seu computador,até mesmo risco ao usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso irá depender do processo que você errou, mas é extremamente difícil, porque a única coisa possível a se errar devido a falta de atenção na montagem é a posição de encaixe do processador, mas no geral se ele ligou normalmente então não há nada errado. Apenas certifique-se de ter adquirido uma fonte de qualidade e com potência o suficiente para seu PC e de liga-lo na tomada ou num filtro de linha e não em estabilizadores.

 

3 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

É necessário observar se as placas de vídeo, por exemplo escolhidas possuem entradas compatíveis com a placa-mãe.

O conector PCI-Express 16x (usado por placas de vídeo) está presente em 99,99% das placas mãe hoje em dia, então qualquer uma basicamente será compatível.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, phantachan disse:

@GabrielLV Essa posição de encaixe que você citou se refere a posição do processador correta? Ou somente um erro de encaixe por mais que a posição do mesmo esteja certa? Como posso checar isso? (Ainda não cheguei a ligar o computador)

Me refiro a posição do processador no socket.

 

Tanto o socket quanto o processador vem com um marcador da posição correta, apenas verifique se eles estão na mesma direção.

image.png

 

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!