Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coloco XMP 3200MHz nas memórias e PC não liga.


Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Olá, tenho um Ryzen 5 1600AF stock com uma Biostar X370 e dois módulos XPG Spectrix D41 x Tuf Gaming (2x8GB) 1.35V

 

O problema: Quando eu ativo o XMP para frequencias acima de 2666MHz, o PC não liga, neste caso coloco 3200MHz, o PC liga e desliga umas 2 vezes, na terceira ele liga porém setado no automático em 2666MHz

 

Será que consigo usar os 3200MHz? Algum truque nos timings?

 

Agradeço quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@_Gabriel V pior que o controlador de ram do cpu só "garante" a 2666mhz apesar de ser comum usar acima disso, aí varia bastante de chip pra chip, placa-mãe, drivers, bios etc. tentou conferir com o DRAM Calculator?

Captura de tela 2020-11-30 125637.png

Não entendo também é que antes eu usava uma asrock a320 (modelo mais básico), e nela tanto com um 3200g quanto com o 1600af, eu conseguia fazer OC pra 3000, troquei de placa-mãe e não consegui mais,

 

Vou dar uma olhada nesse site que você citou e a noite vou fazer mais testes (trocando slots, testando um pente, etc) e depois tentar atualizar a BIOS dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel V não boto fé que mudando slot ou pente único vá mudar alguma coisa, mais provável ajudar em algo atualizando o bios e drivers do chipset. além disso, o dram calculator pra setar os timings manualmente também, pra usar esse programa direitinho procure tutoriais no youtube, há vários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Gente, consegui!

 

Não fiz nada de mirabolante, primeiro, troquei os módulos de lugar, coloquei no slot 2 e 4

 

Daí ativei o XMP e fui subindo a frequência desde de 2666MHz, sempre salvando e reiniciando, até chegar nos 3200MHz, e foi! Sem alterar timings nem nada!

 

Não sei se foi o esquema de ir aumentando, salvando e reiniciando, ou a posição das memórias, mas o importante é que deu certo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@Jmaxyyz Valeu brother tu me salvou, aqui as minhas tavam no slot 1 e 3 e quando ativava o xmp ele ligava e desligava 3 vezes e dava os 3 bip de memoria ram e depois voltava a configuração padrão, foi só eu mudar pro slot 2 e 4 e deu numa boa pra ativar o xmp, minha config é essa: Ryzen 5 3600, ASUS tuf b450m, memoria T-force vulcan 2x8 3200mhz, fonte 750w cooler master 80 plus, rx 570 4gb, só atualizando aqui para os que estão passando pela mesma situação quem sabe pode ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!