Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação - PC GAMER na faixa de R$ 6.000,00


Posts recomendados

Clube do Hardware, boa tarde!

Quero montar um PC para o meu irmão caçula, que sempre jogava em xbox/playstation. Estava pensando em uma máquina que aguente a próxima geração de jogos por uns bons anos. Em termos de resolução, optei pelo 1080p, para não gastar uma fortuna na placa de vídeo.

Como sou novo nesse mundo, dei uma lida nos tópicos em destaque para tentar montar uma configuração que cumprisse os requisitos que mencionei acima:

Gabinete: Mid Tower V3X Aerocool
CPU: AMD Ryzen 5 3500X Hexa-Core 3.6GHz (4.1GHz Turbo) 35MB Cache AM4
GPU: Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 OC, 6GB, GDDR6, REV 2.0 - GV-N2060OC-6GD
RAM: HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16
placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Armazenamento I (para jogos com loading demorado): SSD WD Green, 120GB, SATA, Leitura 545MB/s, Gravação 430MB/s
Armazenamento II: Western Digital WD10EZEX, Disco Rígido Interno, 1000 GB, Caviar Blue
Monitor: LED 24" Samsung Full HD LS24D332 HDMI 1ms
PSU: Corsair VS500, 500W, 80 Plus - CP-9020223-BR

Pesquisando preços online, esse PC sai por volta de R$ 6.500,00. Algumas dúvidas que tenho:

(1) CPU + GPU + RAM estão exageradas para jogar games modernos em 1080p? Consigo usar uma configuração mais barata que continue dando conta do recado?

(2) Optei pela RTX 2060 com overclock porque parece estar em promoção, na mesma faixa de preço do sem overclock. Ela trabalha sempre numa temperatura muito mais alta?

(3) Ainda estou bastante perdido quanto à questão do cooler. O PC ficará no escritório de casa, que costuma ser um local abafado quando faz calor. Nesse caso, as ventoinhas da CPU/GPU e a abertura do gabinete dão conta do recado ou é melhor comprar uma nova ventoinha/refrigerador líquido?

(4) Quais lojas físicas/online vocês recomendam? Estive pensando em comprar tudo da Kabum ou da Pichau (onde estiver mais barato). Moro em SP capital.

(5) Reparei que algumas peças são mais baratas no Siga Ofertas (https://sigaofertas.com.br/), mas não tenho nenhuma referência sobre o site. É confiável?

Fico muito grato também se indicarem alguma peça da minha configuração que pode ser trocada por uma mais barata sem muita perda de eficiência (não sou rico nem de longe rs). Um abraço e obrigado desde já pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, L. Ribeiro disse:

Se você tiver com muita vontade (ou necessidade) de gastar esses 5k agora...
 

i5 10400F - R$1259,00

ASRock B460 Phantom Gaming 4 - R$699,90

Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz - R$499,90

Galax GTX 1650 Super - R$1369,98

SSD Adata Swordfish, 500GB, M.2 PCIe - R$429,90

Fonte Redragon RGPS 500W - R$319,00

Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 - R$114,90

Gabinete Gamer Aigo DarkFlash Pollux - R$219,90

 

Total: R$4913,38


Pega uma Super Flower LEADEX III 550W no lugar da Redragon RGPS 500W.

 

Pega uma RX 5600 XT (desempenho similar à 2060 por R$800,00 a menos) no lugar da GTX 1650 Super.


Pega o Gabinete Aigo DarkFlash Aquarius no lugar do Aigo DarkFlash Pollux.


Respondendo às dúvidas:

 

1- Não é exagero. Muitas peças que você escolheu tem custo-benefício muito ruim.

 

2- Essa RTX 2060 está custando, no mínimo, R$700,00 a mais que o preço das últimas semanas. Não vale a pena.

 

3- Não vale a pena pensar em watercooler por enquanto. Inicialmente, invista num gabinete melhor (o que você escolheu é ruim e prejudicaria as temperaturas dos componentes), um aircooler pra CPU e umas ventoinhas pro gabinete, e tudo ficará sob controle. 
 

4- Kabum, Terabyte e Pichau são as maiores. Faça monitoramento de preços, pois estes estão muito voláteis ultimamente.

 

5- 171.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, L. Ribeiro disse:


Pega uma Super Flower LEADEX III 550W no lugar da Redragon RGPS 500W.

 

Pega uma RX 5600 XT (desempenho similar à 2060 por R$800,00 a menos) no lugar da GTX 1650 Super.


Pega o Gabinete Aigo DarkFlash Aquarius no lugar do Aigo DarkFlash Pollux.


Respondendo às dúvidas:

 

1- Não é exagero. Muitas peças que você escolheu tem custo-benefício muito ruim.

 

2- Essa RTX 2060 está custando, no mínimo, R$700,00 a mais que o preço das últimas semanas. Não vale a pena.

 

3- Não vale a pena pensar em watercooler por enquanto. Inicialmente, invista num gabinete melhor (o que você escolheu é ruim e prejudicaria as temperaturas dos componentes), um aircooler pra CPU e umas ventoinhas pro gabinete, e tudo ficará sob controle. 
 

4- Kabum, Terabyte e Pichau são as maiores. Faça monitoramento de preços, pois estes estão muito voláteis ultimamente.

 

5- 171.


Muito obrigado pelas respostas detalhadas!

Gostei das sugestões de fonte e gabinete, que entendo muito pouco.

Quanto à RX 5600 XT, era uma das que pensei em comprar. Mas fazendo uma pesquisa rápida na Pichau, Terabyte, e Kabum, a média de preço está na casa dos R$ 2.100,00.

Como a RTX 2060 já vem voltada para rodar Ray Tracing e parece ser um pouco superior, não vale a pena gastar um pouco mais e pegar ela (no site da Kabum a versão overclocked sai por R$ 2.300,00 - https://www.kabum.com.br/produto/109805/placa-de-v-deo-gigabyte-nvidia-geforce-rtx-2060-oc-6gb-gddr6-rev-2-0-gv-n2060oc-6gd)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jbtz Em desempenho bruto, elas se equivalem. A RX 5600 XT ganha em alguns jogos e perde em outros, e a RX 2060 da mesma forma. Mas sim, em termos de tecnologia a 2060 se sobressai, nem tanto pelo RayTracing, mas pelo DLSS. Eu tinha visto essa GPU que você escolheu por 2.7k, mas foi uma pesquisa rápida. Seria, então uma diferença de R$350,00 (RX 5600 XT - R$1949,90) pelas tecnologias da Nvidia. O preço de ambas está muito ruim, só pra esclarecer, mas as duas te atenderão, então fica a teu critério decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@jbtz Em desempenho bruto, elas se equivalem. A RX 5600 XT ganha em alguns jogos e perde em outros, e a RX 2060 da mesma forma. Mas sim, em termos de tecnologia a 2060 se sobressai, nem tanto pelo RayTracing, mas pelo DLSS. Eu tinha visto essa GPU que você escolheu por 2.7k, mas foi uma pesquisa rápida. Seria, então uma diferença de R$350,00 (RX 5600 XT - R$1949,90) pelas tecnologias da Nvidia. O preço de ambas está muito ruim, só pra esclarecer, mas as duas te atenderão, então fica a teu critério decidir.


@L. Ribeiro Entendi. Acho que por ser um investimento a longo prazo (pretendo trocar uma ou outra peça só daqui uns anos) não vejo problema em gastar mais para pegar a RTX 2060.

Quanto aos preços, entendo estarem bem ruins, mas não vejo muita perspectiva de melhorarem no curto prazo por conta das constantes variações do dólar. Já enrolei demais meu irmão; tô prometendo esse PC faz tempo rs.

Acha que vale a pena pedir todas as peças de um mesmo lugar ou compro separadamente das lojas que oferecerem o menor preço para cada peça? Pergunto isso porque não sei se rola um descontinho comprando tudo no mesmo lugar, e também tenho medo de uma ou outra peça chegar muito depois das outras, afinal nunca comprei de Kabum, Pichau e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jbtz disse:


@L. Ribeiro Entendi. Acho que por ser um investimento a longo prazo (pretendo trocar uma ou outra peça só daqui uns anos) não vejo problema em gastar mais para pegar a RTX 2060.

Quanto aos preços, entendo estarem bem ruins, mas não vejo muita perspectiva de melhorarem no curto prazo por conta das constantes variações do dólar. Já enrolei demais meu irmão; tô prometendo esse PC faz tempo rs.

Acha que vale a pena pedir todas as peças de um mesmo lugar ou compro separadamente das lojas que oferecerem o menor preço para cada peça? Pergunto isso porque não sei se rola um descontinho comprando tudo no mesmo lugar, e também tenho medo de uma ou outra peça chegar muito depois das outras, afinal nunca comprei de Kabum, Pichau e afins.


Na verdade, você vai enfrentar um problema prático, que é: (ausência de) estoque. Por exemplo, a fonte que te recomendei só vende na Terabyte; o gabinete, na Pichau. E assim vai. O que você pode fazer é tentar comprar o máximo de itens possíveis numa loja pra aproveitar o frete. 
 

A dica que eu te dou é a seguinte: se comprar no Kabum, antes de finalizar a compra dá pra inserir um cupom de um dos influenciadores que eles patrocinam (PCFACTS, ALANZOKA, GAMEPLAYRJ, EMERSONBR) e receber desconto em itens que não estejam com valores promocionais. É um desconto de 5% se não estou enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!