Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contadores de eletrônica digital


aml_matter

Posts recomendados

@aml_matter Eu vou te passar uma ideia, e você pode aprimorar ela, porque imagino que o que vou dizer funcione apenas num simulador.

Você pode usar uma AND de x portas, onde x é o número de bits + 1, ou seja, as entradas são Qy, Qy-1, Qy-2, ..., Q0 e o bit dessa chave aí.

Daí você coloca a saída dessa AND e a saída do clock numa OR, e isso vai pra entrada de clock dos flip-flops.

Enquanto todos os bits não forem 1, a saída da OR é o clock, e quando todos os bits forem 1, a saída da AND é 1, então a da OR também, veja nesse diagrama de tempo:

image.thumb.png.cf2916ff2699f7b73ddc768c952fcbca.png

1F em hexa é 31 em decimal e 11111 em binário, vê que todos os bits são 1?

Daí a chave é justamente pra saída da AND deixar de ser 1, então a chave vai ter que inicialmente apresentar 1, e depois, na outra posição, 0.

Veja como fica o diagrama de tempo, no caso eu usei um pulso digital que é 1 até os primeiros 350ms de simulação, e depois é 0:

image.thumb.png.015f90a989bfa24dac10a8428bd63497.png

Note que o circuito é sensível à borda de descida.

 

Sua vez de tentar!

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aml_matter disse:

Como eu faço para quando um contador chegar ao final ele automaticamente congelar no final da contagem? E eu por meio de um botão/chave reativar a contagem dele.

Use um flip flop para interromper o clock. 

Pode ser o RS mesmo, em set você pode a saída do contador, no reset o botão. 

A saída Q aciona o enable do primeiro contador. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, aml_matter disse:

contador chegar ao final ele automaticamente congelar no final da contagem?

+...

Combine a última condição (número) numa porta AND pra bloquear o clock. Botão numa porta OR pra traspassar a condição e o clock. Algo como...

Clock=não condição OU botão

Viu como um desenho faz falta? 😁

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu projeto ta bem psicodélico tecnicamente falando. Tem transistor meio mal combinado com a lógica, capacitor em paralelo com a chave num misto de mundo real com o simulado, ou seja tem certas coisas desconexas e nem com zoom consigo ver a identificação dos contadores (claro no meu . de vista apenas ok?).

O máximo que posso somar é:

-fale + sobre o projeto, o quer quer fazer, o que fez, o que deu e não certo, suas entradas, saídas e vários etc

-dica bola de cristal: faça contador setável/programável (cd4029 acho que é) e decrescente: ao atingir zero com uma simples combinação OR ele faz o que tem que fazer.

🤪

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if É que eu estava testando pra ver como faria isso. Tirei um pouco do que era teste (não que mude muito), os transistores são mais por eu não entender o Proteus como por exemplo o sinal que sai do botão não poder ir direto para o CI...

@.if Não sei muito o que dizer era só pra ser um controlador de motor com RPM que quando chegasse a 59 daria o reset nos dois... Mas foi muito fácil dai meu professor me deu esse desafio que tentei fazer de algumas formas mas acho que ainda não achei o que procuro.

Não existe algum switch que quando recebe um sinal  alterne? E quando recebe um novo alterne para o seu original?

@.if Tentei o relé mas ele só se mantem enquanto tiver tensão, depois volta ao seu estado original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok...

26 minutos atrás, aml_matter disse:

não entender o Proteus

Pra simular circuitos lógicos não precisa de transistor. Ele confunde e confunde também o proteus. Use apenas portas lógicas mesmo.

 

26 minutos atrás, aml_matter disse:

o sinal que sai do botão não poder ir direto para o CI

ndv isso. O proteus num tá nem aí. E na real também (desde que não faça cagadinhas absurdas)

 

26 minutos atrás, aml_matter disse:

um controlador de motor com RPM que quando chegasse a 59 daria o reset nos dois

Estude o cd4029... https://www.diarioelectronicohoy.com/blog/imagenes/2020/04/cd4029b.pdf

Como disse ele é programável e deve atender algumas expectativas suas e de seu professor.. p.ex. ele tem um tal carry out que pode ser explorado pra esta sua aplicação.

 

 

26 minutos atrás, aml_matter disse:

Não existe algum switch que quando recebe um sinal  alterne? E quando recebe um novo alterne para o seu original?

@.if Tentei o relé mas ele só se mantem enquanto tiver tensão, depois volta ao seu estado original.

Sim pesquise e estude o tal flip flop. Sua família é grande mas ele foi feito pra isso mesmo: alternar o estado.

11 horas atrás, Renato.88 disse:

um flip flop

😁

E pra vida real  - e acho que não se aplica no seu caso ... por enquanto - sim me lembro de um relé trilegal que tem uma catraquinha que alterna L e D a cada pulso. Nem precisa manter energizado. Sempre quis ter 1. Qualquer momento acho ele. Acho que é algo como o sistema de farol baixo farol alto do fusca... nunca precisei saber

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aml_matter Veja a tabela verdade da AND:

image.png.e8b5133f288a214f490cfe55d729e9df.png

A saída só é 1 quando todas as entradas são 1, e a gente quer que a saída seja 1 para que a saída da OR que eu havia mencionado seja 1, e congele a contagem.

Então, no meu caso tenho lá um contador de 5 bits, as entradas da AND são Q4, Q3, Q2, Q1, Q0 e o pulso digital (que é sua chave).

O pulso digital deve ser 1 quando você quiser que a contagem congele quando a mesma chegar no final, que no meu caso é 11111 (31 em decimal). Percebe que todas as portas da AND estão em 1 quando a contagem congela? Daí quando o pulso digital for 0, a saída da AND vai ser 0, e então a saída da OR vai ser o clock.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!