Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é dram em SSDs?


Davi54
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Estou com essa grande dúvida, queria saber o que é dram em SSDs, vejo muita gente falando pra pegar um com dram, outros falam que não faz tanta diferença, queria saber o que é e qual a vantagem dele para os SSDs que não tem isso. E também saber se esse m.2 seria uma boa escolha: 

 

https://m.kabum.com.br/produto/113663/ssd-adata-swordfish-250gb-m-2-pcie-leituras-1800mb-s-e-grava-es-900mb-s-aswordfish-250g-c

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

DRAM é um cache da controladora do SSD. Ele serve basicamente para guardar uma cópia da tabela de localização /índice.

 

Então nos DRAM less, o acesso ocorre diretamente acessando os flashs por este motivo, em alguns casos o burst/contínuo é bom, mas o aleatório é bem menor. O cache pode em alguns SSDs ajudar também na velocidade geral, já que agiliza o processo de consulta.

 

Então temos com DRAM:

Vantagens:

  1. Melhor performance do SSD
  2. Podendo oferecer maior vida útil
  3. Pode ter menor temperatura


Desvantagens:

  1. É um pouco mais caro
  2. Um defeito na RAM pode trazer problemas de morte do SSD ou perda de performance. (Nos SSDs melhores não é comum, mas no início do barateamento dos SSDs o mercado foi imundado com RAM e Flashs de segunda linha causando morte prematura)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Davi54 disse:

Estou com essa grande dúvida, queria saber o que é dram em SSDs, vejo muita gente falando pra pegar um com dram, outros falam que não faz tanta diferença, queria saber o que é e qual a vantagem dele para os SSDs que não tem isso.

Basicamente, é como se o SSD tivesse uma "memória RAM" extremamente rápida para ajudar com a transferência na hora da escrita.

 

11 minutos atrás, Davi54 disse:

Não tem. Você pode olhar no SSD Tier List, os que tem * não possuem esse cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Davi54 disse:

@Imakuni nao achei esse na lista

Como não...

 image.thumb.png.5de2cbcf5e3dc76ed8d2570bc993f929.png

 

5 minutos atrás, Davi54 disse:

mas enfim, esse seria uma boa escolha? Mesmo não tendo dram?

Se tiver qualquer outro de 250 mais barato... bem, é mais barato. E se tiver qualquer outro melhor por pouca coisa a mais, eu investiria o extra (eu paguei os 50R$ a mais por um tier B com cache nessa Black Friday).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni ah sim, agora eu vi, é que a pág atualizou pra português automático e não percebi kkkk, mas qual você pegou nessa bf? Eu ia pegar o sx6000lite mas faltou grana, agora aumentou 110 reais.. acha que dou uma esperada pra ver se aparece algum melhor ou compro esse agora? Esse aí pelo que vi é o melhor preço que já apareceu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Davi54 disse:

@Imakuni ah sim, agora eu vi, é que a pág atualizou pra português automático e não percebi kkkk, mas qual você pegou nessa bf? Eu ia pegar o sx6000lite mas faltou grana, agora aumentou 110 reais.. acha que dou uma esperada pra ver se aparece algum melhor ou compro esse agora? Esse aí pelo que vi é o melhor preço que já apareceu

Eu peguei o XPG SX8100, que estava por R$309. Tem agora por 329.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu peguei o XPG SX8100, que estava por R$309. Tem agora por 329.

É, por 80 reais a mais desse meu, e pelo dobro de leitura acho que vale a pena pagar a mais, mas a falta de um dissipador não lhe preocupa? Ou esses modelos não esquentam muito

24 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu peguei o XPG SX8100, que estava por R$309. Tem agora por 329.

Esse SX8100 ou o XPG S41 TUF ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Davi54 disse:

É, por 80 reais a mais desse meu, e pelo dobro de leitura acho que vale a pena pagar a mais, mas a falta de um dissipador não lhe preocupa? Ou esses modelos não esquentam muito

Não tem tanto problema.

 

53 minutos atrás, Davi54 disse:

Esse SX8100 ou o XPG S41 TUF ?

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

Eu peguei o XPG SX8100,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!