Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para gravação e tratamento de áudio, renderização de vídeos e games


Posts recomendados

Olá, pessoal.

Lá vou eu na saga de montar um novo pc de novo e dessa vez eu preciso de home studio por causa do isolamento. Estou trabalhando em projetos de produção musical para redes sociais e quero finalmente começar a gravar e tratar vídeos e áudios eu mesmo. Mas eu também sou gamer, então será um computador multifuncional.

Lá vai:
 

- Placa-Mãe

Recebi a indicação dessa pra games Asus Prime B450M Gaming/BR, mas um conhecido disse que algumas dessas placas não vem com dissipador e será um problema na produção de vídeos, ainda assim disse que eu não deveria subir o tier, só procurar uma 450 adequada.

Indicações?

- Processador

As indicações que recebi pra games são Ryzen 5 ou superior, pra produção musical I5 ou superior com 3ghz mínimo sem overclock.

As dúvidas são muitas, por exemplo, o Ryzen 5 5600 é praticamente o mesmo preço do Ryzen 7 3700X, mas o Ryzen 5 3600 é bem mais barato e ainda tem as variações X, TX etc

Os Intel são bem mais caros, faz tanta diferença assim ter intel em vez de amd para produção?

- RAM

Eu vou comprar 32Gb pra não ter problema com os plugins e fontes sonoras, mas há tantas opções que eu não faço ideia também.

A mais barata que achei foi na Pichau, uma T-FORCE DARK ZA 32GB (2X16) DDR4 3600MHZ PRETA, TDZAD432G3600HC18JDC01 por R$1200 à vista.

- VGA

As indicações que eu recebi são RTX2060, 2070 ou 2080.

A 2060 mais barata na KABUM é a NVIDIA GeForce RTX 2060 KO Gaming, 6GB, 14.0 Gbps, GDDR6, Ray Tracing, Ansel por R$ 2.823,41 Em 12x sem juros no cartão de R$ 235,28 ou R$ 2.399,90 à vista

A 2080 está passando de R$5000. Ouvi dizer que estava pra sair uma série superior a essa que seria mais barata.

Mas tem a RX 5700 8GB GAMING OC 256-BIT, GV-R57GAMING OC-8GD por exemplo é bem mais barata que a 2080...

Indicações de qual dessas comprar ou outra série?

- HD/SSD

Suponho que pode ser qualquer um, mas aceito indicações também.

Tô optando por um SATA 2Tb e um SSD 1Tb

- Gabinete, Water-cooler, fans

Estou pegando os mais baratos, não me importo com o design. Mas aceito indicações de boa ventilação e baixo ruído.

- Fonte

Me indicaram a 650w Bronze da Corsair pra poder fazer upgrades posteriormente se forem necessários. Mas estou aberto a sugestões.

Obs: Só pra ter um parâmetro, essa configuração na pichau passou de R$9.000 parcelado em 12x, eu sei que vcs indicam comprar as peças separadamente, e é provavelmente o que eu vou fazer, mas preciso de ajuda pra não comprar a versão errada de cada componente e acabar levando gato por lebre.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Caiphas disse:

A 2060 mais barata na KABUM é a NVIDIA GeForce RTX 2060 KO Gaming, 6GB, 14.0 Gbps, GDDR6, Ray Tracing, Ansel por R$ 2.823,41

Isso é preço de 2070. A kabum está louquíssima da vida nessa pós BF. Tava anunciando 2070 por 4k. (deve ser uma das respostas ao escorrega o preço.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Hardwarering disse:

Isso é preço de 2070. A kabum está louquíssima da vida nessa pós BF. Tava anunciando 2070 por 4k. (deve ser uma das respostas ao escorrega o preço.)

Sim, nessa faixa eu vi a RX 5700 8GB GAMING OC 256-BIT, essa placa vale a pena? Há alguma outra melhor na faixa de R$3000?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiphas Quanto à placa-mãe, pegue uma que esteja em verde na coluna 'VRM à <60A' se for pegar um Ryzen 5, se for um Ryzen 7, aí escolha uma que esteja em verde na coluna 'VRM à 75A':

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Se for pegar um Ryzen da série 5000, eu recomendo fortemente uma placa-mãe com chipset da série 500 (B550 ou X570).

 

Quanto à RAM, pegue dois ou quatro pentes, pois aí irão trabalhar em dual channel, o ideal são 2x16GB, com frequências acima de 3200MHz nos Ryzen.

 

Quanto ao processador, se você não for renderizar imagens 3D, um Ryzen 5 é suficiente, senão é melhor partir para processadores com mais núcleos, pois vão deixar a tarefa mais rápida.

 

Quanto à VGA, se você conseguir uma RTX 3070 ou uma Radeon 6800, pegue-as, são muito melhores que a 2080.

 

Quanto à fonte, escolha uma que esteja nos Tiers A, B ou C, desta lista:

https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placa de vídeo irá depender do seu monitor e programas de edição de vídeo que se beneficiem do NVENC, GeForce. Se não for utilizar o NVENC sugiro pegar então Radeon, possuem maior poder bruto por valor.

Processador, se tem grana pega o 5800X, se não vá de 3700/3800X, pra edição são melhores que o 5600X.

Motherboard, pega uma compatível e que tenha os recursos que pretende utilizar. Vai colocar placa de audio avulsa? Codec de audio integrado é importante a você?

SSD/HD dependerá do seu trabalho aí.

Fonte, pelos preços, pode esquecer as Corsair, tão enfiando a faca, pega uma Superflower Leadex III ou XPG Core Reactor, ambas 80 plus gold.

Gabinete, tem que ver o que você tem em mente tmb. Sendo bem refrigerado (preferência para frontal totalmente em mesh) tá valendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

5 horas atrás, fabkinder disse:

@Caiphas Quanto à placa-mãe, pegue uma que esteja em verde na coluna 'VRM à <60A' se for pegar um Ryzen 5, se for um Ryzen 7, aí escolha uma que esteja em verde na coluna 'VRM à 75A':

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Se for pegar um Ryzen da série 5000, eu recomendo fortemente uma placa-mãe com chipset da série 500 (B550 ou X570).

 

Quanto à RAM, pegue dois ou quatro pentes, pois aí irão trabalhar em dual channel, o ideal são 2x16GB, com frequências acima de 3200MHz nos Ryzen.

 

Quanto ao processador, se você não for renderizar imagens 3D, um Ryzen 5 é suficiente, senão é melhor partir para processadores com mais núcleos, pois vão deixar a tarefa mais rápida.

 

Quanto à VGA, se você conseguir uma RTX 3070 ou uma Radeon 6800, pegue-as, são muito melhores que a 2080.

 

Quanto à fonte, escolha uma que esteja nos Tiers A, B ou C, desta lista:

https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Um Ryzen 5 5000 ganha em muito de um 5 3000? A diferença de preço é absurda e como você apontou exige  um placa-mãe mais cara também.

Não pretendo renderizar 3D, não, mas com certeza em 4k.

Essas placas que você indicou passam de R$5.000 estava pensando em algo na faixa dos R$3.000. Indicações?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Caiphas disse:

- Placa-Mãe

Recebi a indicação dessa pra games Asus Prime B450M Gaming/BR, mas um conhecido disse que algumas dessas placas não vem com dissipador e será um problema na produção de vídeos, ainda assim disse que eu não deveria subir o tier, só procurar uma 450 adequada.

Pegue a B550M DS3H. Não vai precisar de mais do que isso. Ela é boa, compatível com 5ª geração e te poupará de dores de cabeça com suporte de memórias. Outras B550 podem valer a pena, mas recomendo que tenha dissipador no chipset, 4 slots de memória e seja das marcas MSI, Gigabyte ou Asus, pois tem melhor suporte.

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

- Processador
As indicações que recebi pra games são Ryzen 5 ou superior, pra produção musical I5 ou superior com 3ghz mínimo sem overclock.
As dúvidas são muitas, por exemplo, o Ryzen 5 5600 é praticamente o mesmo preço do Ryzen 7 3700X, mas o Ryzen 5 3600 é bem mais barato e ainda tem as variações X, TX etc
Os Intel são bem mais caros, faz tanta diferença assim ter intel em vez de amd para produção?

Para edição de vídeos você vai se beneficiar de uma CPU mais potente. O Ryzen 5 3600 é o ponto de partida, mas chegar ao 3800 já é exagero por não ter ganho substancial em relação ao 3700. Hoje é mais indicado adquirir 5ª geração, mas os preços e disponibilidade podem ser um problema. O 5600X equivale em desempenho ao 3700X, valendo mais a pena do que ele já que sua performance single threaded é bem superior. Eu não adquirira o 5600 só para games hoje, mas se vai usar para trabalho o investimento adicional valerá a pena.

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

RAM
Eu vou comprar 32Gb pra não ter problema com os plugins e fontes sonoras, mas há tantas opções que eu não faço ideia também.
A mais barata que achei foi na Pichau, uma T-FORCE DARK ZA 32GB (2X16) DDR4 3600MHZ PRETA, TDZAD432G3600HC18JDC01 por R$1200 à vista.

Para tratamento de vídeo e imagem o mínimo indicado é 16, mas já é pouco para alguns programas. Compre dois módulos de DDR4 16 GBs, 3200 MHz ou mais (3600 é um bom valor), mas atenha-se às marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG se quiser algo mais durável. Para facilitar seu trabalho, fica um filtro pronto para pesquisar na kabum: Filtro de memória Kabum

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

- VGA
As indicações que eu recebi são RTX2060, 2070 ou 2080.
A 2060 mais barata na KABUM é a NVIDIA GeForce RTX 2060 KO Gaming, 6GB, 14.0 Gbps, GDDR6, Ray Tracing, Ansel por R$ 2.823,41 Em 12x sem juros no cartão de R$ 235,28 ou R$ 2.399,90 à vista
A 2080 está passando de R$5000. Ouvi dizer que estava pra sair uma série superior a essa que seria mais barata.
Mas tem a RX 5700 8GB GAMING OC 256-BIT, GV-R57GAMING OC-8GD por exemplo é bem mais barata que a 2080...
Indicações de qual dessas comprar ou outra série?

Pelo valor que está gastando uma 2070 Super seria uma boa pedida. Se quiser economizar, a 2060 serve bem, mas um membro aqui do fórum hoje mesmo já declarou que não está conseguindo jogar CB2077 com bom desempenho e raytracing ligado nesse modelo. O ideal seria rtx 3060, na verdade, mas o preço e disponibilidade aqui no Brasil não estão bons. Marcas que recomendo são MSI, Gigabyte, Asus, Galax e EVGA. A 5700 XT consome mais, aquece mais e não tem RT. É uma boa opção se quiser economizar, apenas. Para trabalho você vai se beneficiar de Nvidia, no entanto, pois programas como after effects e muitos outros de edição de vídeo tem desempenho aumentado significativamente com GPUs que tem CUDA.

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

- HD/SSD
Suponho que pode ser qualquer um, mas aceito indicações também.
Tô optando por um SATA 2Tb e um SSD 1Tb

Para edição de vídeo você não terá ganho com o uso de apenas um SSD de grande volume. Para ter ganhos realmente bons, você teria que usar um para os arquivos de origem, um para o cash e idealmente um último para o produto final. O ganho, no entanto, não é grande o bastante para justificar um investimento tão alto. Se quiser adquirir um SATA de 2+ TB (acredito que talvez compense procurar 3 ou 4 TBs) acompanhado de um M.2 NVMe de qualidade. Este seria mais para o cache, programas e jogos. Marcas que recomendo são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Filtro para procurar: filtro ssd kabum

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

- Gabinete, Water-cooler, fans
Estou pegando os mais baratos, não me importo com o design. Mas aceito indicações de boa ventilação e baixo ruído.

Design não é problema, mas ventilação é. Recomendo os modelos abaixo, observando que o Matrexx 55 Mesh é o melhor custo/benefício deles hoje. Não recomendo nenhum micro ATX. O aero one frost seria uma boa segunda opção. 

Compre um cooler de qualidade para sua CPU. Recomendo o Hyper 212 (o turbo só serve no matrexx) ou o MA410P. O MA620P também serve no matrexx. WC não recomendo. Assita o vídeo abaixo para entender a razão:

Gabinetes indicados:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

Por que não usar WC:

Spoiler

 

 

6 horas atrás, Caiphas disse:

- Fonte
Me indicaram a 650w Bronze da Corsair pra poder fazer upgrades posteriormente se forem necessários. Mas estou aberto a sugestões.

Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular - R$ 699,90

ou

Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular - R$ 649,90

 

Não use fonte bronze num PC de 9k. Simplesmente não faz sentido. Ambas as fontes acima tem 10 anos de garantia e vão garantir energia de qualidade e eficiência. Eu iria na de 750 no seu caso, pois para aguentar as RTX 3xxx tem que ser dessa potência para cima.

 

 

1 minuto atrás, Caiphas disse:

Um Ryzen 5 5000 ganha em muito de um 5 3000? A diferença de preço é absurda e como você apontou exige  um placa-mãe mais cara também.
Não pretendo renderizar 3D, não, mas com certeza em 4k.
Essas placas que você indicou passam de R$5.000 estava pensando em algo na faixa dos R$3.000. Indicações?

Veja o comparativo:

https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-7-3700X-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3485vs3859

Observe o desempenho multi e single threaded. Na faixa de preço pretendida a GPU interessante hoje é a 2060 Super ou 2070 Super se encontrar a bons preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

Placa de vídeo irá depender do seu monitor e programas de edição de vídeo que se beneficiem do NVENC, GeForce. Se não for utilizar o NVENC sugiro pegar então Radeon, possuem maior poder bruto por valor.

Processador, se tem grana pega o 5800X, se não vá de 3700/3800X, pra edição são melhores que o 5600X.

Motherboard, pega uma compatível e que tenha os recursos que pretende utilizar. Vai colocar placa de audio avulsa? Codec de audio integrado é importante a você?

SSD/HD dependerá do seu trabalho aí.

Fonte, pelos preços, pode esquecer as Corsair, tão enfiando a faca, pega uma Superflower Leadex III ou XPG Core Reactor, ambas 80 plus gold.

Gabinete, tem que ver o que você tem em mente tmb. Sendo bem refrigerado (preferência para frontal totalmente em mesh) tá valendo.

Sim, vou precisar de placa de áudio e interfaces digitais externas.

Gabinete como eu disse não me importa a estética, desde que seja refrigerado e silencioso.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimento e pelos links, pessoal.

Já tenho de onde partir.

Uma pergunta que ninguém respondeu aqui, exceto pelo link sobre water cooler, foi sobre ruído.

Eu vou usar esse pc pra gravar músicos também e por um tempo o pc vai ficar no mesmo ambiente.

@WOZ Dods , você sabe se essas fontes que você indicou são silenciosas?

O gabinete que o cara tava usando no vídeo sobre coolers tinham vidros anti-ruído. Dentre os gabinetes  que você indicou, você conhece algum gabinete em preço acessível com isso? Tem algum kit de coolers silenciosos pra indicar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Caiphas disse:

@WOZ Dods , você sabe se essas fontes que você indicou são silenciosas?

O gabinete que o cara tava usando no vídeo sobre coolers tinham vidros anti-ruído. Dentre os gabinetes  que você indicou, você conhece algum gabinete em preço acessível com isso? Tem algum kit de coolers silenciosos pra indicar

As fontes que recomendei são silenciosas. Qualquer fonte com sistema de controle das ventoinhas ativo e que não tenha que trabalhar no limite de sua potência vai trabalhar silenciosamente.

 

Todo vidro temperado contribui em bloquear parte do ruído. O mais importante hoje é simplesmente ter dampeners nos parafusos, que são borrachas que evitam que as partes em contato vibrem e causem ruído. De todos os gabinetes que indiquei não conheço um que não use este recurso. As ventoinhas que comprar, no entanto, podem vir sem ele e é importante escolher bem. Esta semana usei ventoinhas modelo "master fan" da cooler master para montar alguns computadores e realmente fiquei impressionado com o baixo volume de ruído na velocidade máxima. Esses modelos tem dampeners na embalagem, e eu os utilizei nas montagens. Se tem preocupação com ruído recomendo:

  1. Gabinetes com frente 100% mesh, assim as ventoinhas não tem que rodar em velocidades tão altas para obter ventilação adequada;
  2. Ventoinhas de qualidade com baixo ruído, bem como ou um controlador de velocidade para ventoinhas ou alguns splitters para fazer com que a placa-mãe seja capaz de controlar as velocidades de todas. Observe que ventoinhas de 140 mm comumente tem ruído menor para o mesmo fluxo de ar. Ou seja, vale a pena investir em ventoinhas maiores se sua prioridade é baixo ruído;
  3. Um cooler de CPU de qualidade (air cooler), com duas ventoinhas de 120 mm, produz bem menos ruído para manter o sistema frio do que um cooler padrão ou water cooler de qualquer tipo e mesma faixa de preço. Invista nos coolers que indiquei com uma ventoinha adicional (ou o Hyper 212 turbo no gabinete matrexx 55 mesh) e não se arrependerá.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Caiphas Ainda sobre o audio, tem que ver qual placa de audio pretende colocar aí, pois plaquinhas de ~500 reais não fazem frente ao audio integrado em placa-mãe de boa qualidade (Realtek ALC1220).

Então, dependendo é melhor pegar uma placa-mãe topo de linha (X570 ou X470), com bom audio, bons recursos, bom VRM, maior durabilidade, do que placa mediana com recursos medianos e audio de entrada + placa de audio.

 

Eu veria isso primeiro pra aí sim definir alvos para compra.

 

Tópicos e artigos relacionados:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1296650-codec-de-áudio-realtek-alc-1220-na-placa-mãe-gigabyte-ga-1151-aorus-z270-gamer/

https://www.igorslab.de/en/realtek-alc1200-demystifies-what-different-the-beginner-soundchip-is-really-different-from-the-larger-alc1220/

https://www.reddit.com/r/hardware/comments/b8p9l8/realtek_alc1220_vs_sound_blasterx_ae5_corrected/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, baseado no que vocês indicaram, fiz a pesquisa de preços e cheguei a esses itens:
 

Gabinete Deepcool Matrexx 55 Mesh
Terabyte R$ 402,18 em 12x


Cooler Master Hyper 212 Turbo vermelho
Kabum 341,06 12x em 12x


Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
Kabum 823,41 em 12x


placa-mãe Asus TUF Gaming X570-Plus/BR
Americanas.com R$ 1.604,81 em 12x


RAM 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL18
PICHAU R$1.362,54 em 10x


PROCESSADOR AMD RYZEN 5 5600X
Terabyte R$ 2.631,03 em 12x

ou

Processador AMD Ryzen 7 5800X
combatinfo.com.br R$ 3.874,83 em 12x


SSD Corsair Force MP600, 500GB, M.2 PCIe + NVMe Leituras: 4950MB/s e Gravações: 2500MB/s
Kabum R$ 999,88 em 12x


HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA
Kabum R$ 705,76 em 12x


Gostaria da opinião de vocês sobre os preços. Alguns desses itens estão em "promoção" que encerrará nos próximos dias.

Vocês acham que encarecem passado o Natal? Tem chance de baratear?


Ainda estou com algumas dúvidas:


1. O Ryzen 7 5800 está com uma diferença de R$1250 em relação ao Ryzen 5 5600. Vcs acham que vale a pena pagar por ele? @WOZ Dods, o que você acha?


2. Ainda falta a VGA.
@fabkinder você disse pra pegar a RTX 3070 ou a Radeon 6800 e que ambas seriam superiores à 2080. A RTX 3070  está na faixa de R$5000. A Radeon 6800 não encontrei em lugar nenhum, mas estava na mesma faixa de preço, um pouco mais cara em algumas lojas. A minha dúvida é se vale a pena pegar a 3070 ou esperar a Radeon 6800. A Radeon é superior?


@WOZ Dods, você disse que NVIDIA seria melhor para renderização. Qual a sua opinião sobre a Radeon 6800 se comparada à RTX 3070?


3. @WOZ Dods, desculpa perguntar sobre as ventoinhas novamente, mas você me deu muitas opções e eu fiquei um pouco confuso... No Deepcool Matrexx 55 Mesh com o Cooler Master Hyper 212 Turbo, quantas ventoinhas extras eu vou precisar e de que tamanho? Indica algum kit específico?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Caiphas disse:
  1. Gabinete Deepcool Matrexx 55 Mesh
  2. Cooler Master Hyper 212 Turbo vermelho
  3. Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
  4. placa-mãe Asus TUF Gaming X570-Plus/BR
  5. RAM 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL18
  6. PROCESSADOR AMD RYZEN 5 5600X
  7. Processador AMD Ryzen 7 5800X
  8. SSD Corsair Force MP600, 500GB, M.2 PCIe + NVMe Leituras: 4950MB/s e Gravações: 2500MB/s
  9. HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA

 

  1. Bom gabinete, pode comprar sem medo. Bom preço.
  2. Cooler com bom preço, é o mais completo na faixa de preço, e com melhor desempenho na minha opinião. Os Scythe e Noctua tem bom desempenho também, recomendo que compare.
  3. Fonte ótima, dá para rodar a RTX 3070, mas acima dela não posso lhe afirmar com certeza já que essa série tem picos de consumo altíssimos que derrubam mesmo fontes robustas. Via de regra, 750W é o que eu indicaria para ter folga usando a 3070, 850W para a 3080.
  4. A menos que vá fazer OC pesado e se dedicar a isso acho essa placa-mãe desperdício de dinheiro. Tem muitas placas PCI-e para utilizar? Se não tiver, então pegue a B550M DS3H por metade desse preço.
  5. Preço interessante, mas qual é a marca e modelo?
  6. Esse é o que eu te recomendo. Ele já é muito mais do que qualquer pessoa precisa hoje para jogos. Para tratamento de áudio acredito que vai sobrar ainda  mais desempenho. Se for fazer edição de vídeo profissional (e ganhar dinheiro com isso), aí concordo que um investimento no 5800 talvez compense. 
  7. Este é o que não te recomendo. Vai gastar 1300 reais a mais sem ter 1300 reais a mais no desempenho. Compare os dois: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-7-5800X/3859vs3869
    Basicamente 1/4 a mais de desempenho para 1/2 a mais de custo.
  8. Boa opção de SSD, mas custo elevado. Lembre-se de que os números que você vê em SSDs, essas velocidades todas, não tem impacto no uso cotidiano do usuário. Estas são velocidades teóricas e na melhor das hipóteses vão melhorar algumas frações de segundo a menos no tempo de espera para carregamento de programas. Para o uso profissional apenas programas com alto volume de gravação contínua se beneficiarão desse ganho em velocidade, mesmo assim nem todo tipo de atividade se beneficiará. Recomendo que se concentre na marca de qualidade, com interface M.2 NVMe e o melhor preço. Se quiser ver a diferença de velocidade de um modelo específico procure por benchmarks de uso real como este: https://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_mp600_pcie_4_nvme_ssd_review,12.html
  9. Recomendo WD. Comprei um outro dia por preço melhor que esse, mas era a última unidade. Se não achar, Seagate não é péssimo, só poderia ser melhor (e ter preço melhor nesse caso).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Caiphas disse:

1. O Ryzen 7 5800 está com uma diferença de R$1250 em relação ao Ryzen 5 5600. Vcs acham que vale a pena pagar por ele? @WOZ Dods, o que você acha?

2. Ainda falta a VGA.
@fabkinder você disse pra pegar a RTX 3070 ou a Radeon 6800 e que ambas seriam superiores à 2080. A RTX 3070  está na faixa de R$5000. A Radeon 6800 não encontrei em lugar nenhum, mas estava na mesma faixa de preço, um pouco mais cara em algumas lojas. A minha dúvida é se vale a pena pegar a 3070 ou esperar a Radeon 6800. A Radeon é superior?
@WOZ Dods, você disse que NVIDIA seria melhor para renderização. Qual a sua opinião sobre a Radeon 6800 se comparada à RTX 3070?

3. @WOZ Dods, desculpa perguntar sobre as ventoinhas novamente, mas você me deu muitas opções e eu fiquei um pouco confuso... No Deepcool Matrexx 55 Mesh com o Cooler Master Hyper 212 Turbo, quantas ventoinhas extras eu vou precisar e de que tamanho? Indica algum kit específico?

  1. Não acho que vale a pena não. O 5600 deveria estar na faixa mediana de desempenho do que chamamos de High End (ou seja, high/mid), mas o desempenho é tão absurdamente alto que não justifica ir acima a menos que você tenha uma aplicação profissional específica. Para jogos isso não é uma CPU, mas um rolo compressor. 5800 eu compraria se tivesse mais dinheiro do que juízo, rs. No tom's hardware, na série best CPU/GPU for the money, eles sempre falavam qual era o  melhor para cada faixa de preço. Sempre tinha um certo patamar à partir do qual eles classificavam como "beyond the point o reason", e o 5800 é bem isso.
  2. Concordo em gênero, número e grau com o @fabkinder . Hoje 3070 é a melhor opção, pois com DLSS você ganha desempenho extra e permite o uso de RT razoavelmente mesmo em altas resoluções. Se está querendo montar um PC para o futuro, esta é sua GPU.
    Para aftereffects e outros programas que usam CUDA seu desempenho sobe significativamente usando Nvidia, não há questionamento sobre isso. Se os programas de produtividade que você vai usar não tem suporte a este recurso, então dá na mesma. Você pode procurar no site da produtora dos programas para saber ou até nos fóruns sobre cada programa. No geral é só procurar o nome do programa seguido de CUDA no google e ver se há suporte sólido, experimental ou nulo.
  3. Como seu orçamento está aparentemente bem folgado para comprar componentes de alto desempenho, vou facilitar e te passar o que considero melhor, pode ser?
    Compre esse cooler. São 3 para ótima ventilação ou 5 para máxima ventilação (mas não muito mais alta que 3): Cooler para Gabinete Scythe Kaze flex 140mm PWM, KF1425FD18-P
    + 1 desse obrigatoriamente: Cooler para Gabinete Scythe Kaze Flex 120mm 1.200 RPM, SU1225FD12M-RH

Essas ventoinhas são de alto desempenho e alta qualidade. Não achei nada que se comparasse nessa faixa de preço. O que encontrei abaixo não pareceu justificar a redução de custo em vista do quão são inferiores. Três ventoinhas de 140 mm, mais uma de 120 mm são tudo que você precisa. Acima disso só se você ficar realmente empolgado. Seu gabinete precisará de duas de 140 mm na frente, uma de 140 mm no topo e uma de 120 mm atrás.

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

@WOZ Dods @Caiphas Eu não pegaria nenhuma das duas placas, o ALC1200 é inferior ao 1220, o 887 pior ainda. Mas enfim, ele é quem deve decidir aí sobre a captura e qualidade do audio.

Não estou por dentro de preços de placas de áudio. A B550M não valeria a pena para gastar a diferença em uma placa de áudio externa de maior qualidade?

Afinal, são 800 reais de economia. Qual outra MB teria chip de áudio melhor? Aquelas que vem com a placa avulsa como as da Asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods Placa de audio boa somente à partir da Sound BlasterX AE-5 que vai custar uns ~1500 reais hoje.

Das B550 tem 3 que vi recentemente:

Facada extrema com Wi-Fi: https://www.kabum.com.br/produto/113864/placa-mãe-asus-rog-strix-b550-e-gaming-amd-am4-atx-ddr4

Facada menor: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114776

E esta: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-rog-strix-b550-f-gaming-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b550

 

Devem existir mais, cabe pesquisa. Ele tem que procurar exatamente pelo ALC1220, ou não. Vai do que ele pretende fazer aí, e pelo jeito não tá se ligando nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!