Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou upar meu i5 3570 pra um i3 10100f, vou ter alguma melhoria?


Arteemis
Ir à solução Resolvido por L. Ribeiro,

Posts recomendados

    Recentemente fiz a compra do 10100f e futuramente vou pegar a placa-mãe (certamente uma b460) e RAMs, porém eu não tenho certeza se vou ter alguma diferença no desempenho em jogos por ter uma RX 580 8gb.

    O que vcs acham? Será que fiz ***** comprando ele em vez de um 10400f? Peguei ele por R$ 600 e o 10400f está cerca de R$ 1200 no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Sério? Eu achei que R$ 600 estava bem barato pra um cpu com uma performance pouco inferior a do 10400f que custa o dobro. Imagino então que antes da pandemia esse cpu estava por cerca de R$ 400.

@RS Faria Mas então não vou obter uma melhora de performance geral em todos os games?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter uma diferença de performance substancial. O i3 10100F tem desempenho comparável ao Ryzen 3 3100. E R$600,00 é um preço razoável, o menor valor dele não é muito menor que isso (R$579,00; preço de hoje, por sinal).


E sim, o 10400F seria uma opção melhor (se coubesse no orçamento), ainda mais por R$1129,00, que é um preço imbatível hoje entre os CPUs intermediários (o equivalente AMD é o R5 3600, que está em falta nos estoques, e quando aparece, nunca vem por menos de R$1500,00). 
 

Contudo, com o @RS Faria falou, é um pouco complicado comprar um componente avulso assim, sem ter as demais peças, a não ser que fosse uma promoção imperdível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Arteemis disse:

@L. Ribeiro Mas por que compensaria pagar o dobro se o CPU não entrega tanto desempenho a mais que o 10100F?


O i5 10400F é bem superior ao i3 10100F. Aliás, são processadores que competem em tiers diferentes. O primeiro tem 6 núcleos e 12 threads contra 4 núcleos e 8 threads do segundo. Melhor performance tanto em single core, quanto em multi core. Dê uma olhada em alguns benchmarks no YouTube pra ter uma noção melhor do tamanho da diferença entre ambos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro Mas é exatamente pelos benchmarks que eu fico na dúvida kkkk. Vi alguns e o desempenho aparenta variar apenas 5-20%, olha só, vejamos consecutivamente o FPS médio do 10100f e do 10400f segundo um vídeo com uma 2080 super: AC Odyssey 75 e 81, Shadow of The Tomb Raider 112 e 125, BFV 113 e 115, RDR 2 85 e 107.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Arteemis disse:

Mas é exatamente pelos benchmarks que eu fico na dúvida kkkk. Vi alguns e o desempenho aparenta variar apenas 5-20%, olha só, vejamos consecutivamente o FPS médio do 10100f e do 10400f segundo um vídeo com uma 2080 super: AC Odyssey 75 e 81, Shadow of The Tomb Raider 112 e 125, BFV 113 e 115, RDR 2 85 e 107.

Isso varia de jogo pra jogo.. Foi o que disse lá em cima: onde o 3570 estiver limitando o jogo, o 10100 vai se sobressair.. Você vai ter ganhos de FPS em certos cenários mas, o que deve fazer mais diferença mesmo, seria a fluência dos jogos: você deve ter menos stuttering e o PC, de forma geral, deve rodar mais fácil, digamos assim..

 

A gente não sabe exatamente o que você joga..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
19 horas atrás, Arteemis disse:

@L. Ribeiro Mas é exatamente pelos benchmarks que eu fico na dúvida kkkk. Vi alguns e o desempenho aparenta variar apenas 5-20%, olha só, vejamos consecutivamente o FPS médio do 10100f e do 10400f segundo um vídeo com uma 2080 super: AC Odyssey 75 e 81, Shadow of The Tomb Raider 112 e 125, BFV 113 e 115, RDR 2 85 e 107.


São 5 a 20% de diferença, dependendo do jogo, com o i5 10400F trabalhando menos que o i3 10100F. Aliás, 20% já é um salto de desempenho bem grande. Sem falar que, em outros programas, você observa uma diferença significativa em termos de tempo de descompressão de arquivos, renderização, etc., justamente porque o i5 10400F tem mais núcleos lógicos trabalhando que o i3 10100F. Não me entenda mal, o i3 10100F é um bom CPU de entrada, mas o i5 10400F não só é melhor, como terá longevidade maior por ser um hexa-core. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!