Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura da CPU oscilando muito


Ir à solução Resolvido por Zumbi Voador,

Posts recomendados

Comprei um i7 10700 há pouco tempo e a temperatura dele só com o Windows fica na casa dos 40 graus. Achei um pouco quente, mas como ouvi dizer que esse processador esquentava muito, eu não me preocupei. Só que depois que instalei o Resident Evil 3 no PC o comportamento dele ficou estranho. Primeiro a temperatura chegou aos 80° só de abrir o jogo, então fechei porque fiquei incomodado com isso.  Assim que fechei o jogo percebi que a temperatura não baixava de jeito nenhum, achei que iria ser na hora, mas tive que reiniciar o PC pra voltar ao normal. Depois resolvi abrir um jogo mais leve - Mortal Kombat 9 - e percebi que a temperatura ficou quase na casa dos 80 também. Suspeitando dessa coisa da temperatura subir tanto do nada e não baixar, resolvi esperar uns 20 minutos para ver o que acontecia e ela continuou alta. Aí resolvi reiniciar de novo pra melhorar, e percebi que às vezes a ventoinha girava muito rapidamente sem abrir jogo algum, só que assim que eu abria o gerenciador de tarefas para saber se tinha algo fazendo muito uso da CPU, a fan já parava de fazer barulho e o uso da CPU ficava na casa dos 4%. Suspeitando muito eu decidi abrir o Resident Evil 3 e a temperatura não chegou nem a 65° mesmo usando todas as configurações gráficas no máximo. Quando fui desligar o PC, percebi as fans - inclui as do gabinete - girando fortemente dando a impressão que o computador nem quisesse desligar.

 Alguém aí sabe me dizer o que poderia ser isso? Estou pensando em instalar um Air cooler na CPU, ao invés de usar o da Intel, mas tenho receio que esse problema persista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zumbi Voador Totalmente normal a temperatura variar mano, quando esta sem uso, no windows é muito normal bater 40 graus, quando você abre algum jogo ou algo mais pesado, é muito normal a temperatura subir rapidamente e descer rapidamente também, caso você feche o programa. Mas é extremamente importante você ter um air cooler ou um water cooler, te indico comprar um gammax 400, ótimo cooler. Só pra metodo de comparação, o meu processador com cooler stock batia 80 graus em 100% uso, com o gammax bate 62 graus, ótima temperatura. Não se assuste com essas temperaturas "altas", são normais em processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zumbi Voador Mano, tem a questão também que esse i7 é bem potente, ele esquenta bastante naturalmente, por isso precisa de um cooler mais parrudo também. Em relação aos fans, pode deixar eles trabalharem em desempenho maximo, quanto mais fluxo de ar, menor a temperatura geral do pc, fica tranquilo.

@Zumbi Voador Indicado também comprar uma pasta térmica de qualidade, comprei uma simples thermal silver da implastec, me atendeu muito bem e é muito fácil de aplicar, porém tem várias superiores a essa que fazem um trabalho melhor de troca de calor, diminuindo ainda mais a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Formactory Windows Informa disse:

quando voce comprou o PC i7 o vendedor informou quanto tempo tinha trocado a pasta térmica?

Eu comprei recentemente, em novembro pela internet, então a pasta é a de fábrica, mas retirei para colocar aquela "ruizinha" no lugar.

18 horas atrás, leonardobr_ disse:

@Zumbi Voador Mano, tem a questão também que esse i7 é bem potente, ele esquenta bastante naturalmente, por isso precisa de um cooler mais parrudo também. Em relação aos fans, pode deixar eles trabalharem em desempenho maximo, quanto mais fluxo de ar, menor a temperatura geral do pc, fica tranquilo.

@Zumbi Voador Indicado também comprar uma pasta térmica de qualidade, comprei uma simples thermal silver da implastec, me atendeu muito bem e é muito fácil de aplicar, porém tem várias superiores a essa que fazem um trabalho melhor de troca de calor, diminuindo ainda mais a temperatura.

Sabe o que me preocupa? É que hoje mesmo só com o Windows aberto a temperatura ficou quase a 60°. Aí eu vi que só diminuía a temperatura quando eu reiniciava e entrava na Bios e esperava um pouco até ficar nos 40 graus. É estranho, é como se meu PC estivesse esquentando até pra abrir o Windows. Testei o RE3 de novo por um tempo e a temperatura estava boa, depois que subiu para os 80 graus não caiu quase nada mesmo com o jogo fechado por um tempo.  Eu vou colocar um Air Cooler que tenho aqui para ver se resolve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Zumbi Voador disse:

Eu comprei recentemente, em novembro pela internet, então a pasta é a de fábrica, mas retirei para colocar aquela "ruizinha" no lugar.

Sabe o que me preocupa? É que hoje mesmo só com o Windows aberto a temperatura ficou quase a 60°. Aí eu vi que só diminuía a temperatura quando eu reiniciava e entrava na Bios e esperava um pouco até ficar nos 40 graus. É estranho, é como se meu PC estivesse esquentando até pra abrir o Windows. Testei o RE3 de novo por um tempo e a temperatura estava boa, depois que subiu para os 80 graus não caiu quase nada mesmo com o jogo fechado por um tempo.  Eu vou colocar um Air Cooler que tenho aqui para ver se resolve. 

O seu gabinete tem um bom fluxo de entrada e saída de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Formactory Windows Informa disse:

O seu gabinete tem um bom fluxo de entrada e saída de ar?

Não muito, mas sei que esse não é o problema. Agora mesmo estou com o gabinete aberto, virado pra cima e com o ventilador do teto ligado, e a temperatura até com um jogo leve como KOF XIII fica a 75°. Sendo que a placa de vídeo está a 40 graus. 

 

Veja como fica com RE3

IMG_20210110_000942.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zumbi Voador disse:

Não muito, mas sei que esse não é o problema. Agora mesmo estou com o gabinete aberto, virado pra cima e com o ventilador do teto ligado, e a temperatura até com um jogo leve como KOF XIII fica a 75°. Sendo que a placa de vídeo está a 40 graus. 

 

Veja como fica com RE3

IMG_20210110_000942.jpg

baixa o hwmonitor e fique com as duas janelas abertas tanto do jogo tanto do hwmonitor e verifique se é essa temperatura mesmo que esta mostrando ai,pelo visto caso seja as mesmas temperaturas pode ser as duas coisas certo...tanto o problema pode ser seu gabinete como também pode ser a fan do processador que não efetua refrigeração 100%,perceba que com o gabinete aberto já diminuiu 5 graus isso é um ótimo sinal com uma fan certa para esse processador resolveria seu problema também.por favor mande um print com o hwmonitor e um jogo aberto ao mesmo tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu devia era agradecer essa temperatura de 40 graus

meu Core 2 Duo chega a 50 ou 60 graus só no windows e jogando fica nos 80 ou seja se tivesse a potência de um I7 como o seu o pc explodia

mas tenta colocar uma boa pasta térmica e um cooler bom pois apesar dele esquentar bastante não acho que 80 graus seja o padrão dele

então um bom air cooler com uma boa pasta térmica como uma pasta térmica thermaltake TG-5 e de Watercooler (caso queira um) eu recomendaria um M240 que é bonito e bom

mas caso queira um AirCooler um M120 serve

@Zumbi Voador pra mim esse tipo de temperatura é normal mas caso queira um 60 graus ou 50 vai nessas minhas recomendações mas acho que não é preciso uma melhoria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse @Formactory Windows Informa Eu já descobri o que é. É um vírus minerador que só ativa quando o gerenciador de tarefas está fechado. Eu acabei de abrir o RE3 com o gerenciador e a temperatura chegou no máximo a uns 66 graus. Eu só não sei como irei remover esse vírus, pois o Malwarebytes (gratuito) só encontrou alguns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pepse Já foi resolvido. Eu só precisava reiniciar o PC. Agora meu computador está em 46 graus aproximadamente com um vídeo do YouTube aberto. Eu recomendo esse Malwarebytes, só é uma pena ele não ser gratuito.@mick 07 Já pode encerrar esse tópico, meu problema foi resolvido com o antivírus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!