Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc só "aceita" ligar após horas plugado


Posts recomendados

Saudações a todos.

Bem, meu problema é que meu PC que tem cerca de 7~8 meses tem apresentado um quadro estranho, quando liga  o nobreak dele apertando o botão ele não liga, deixando o nobreak ligado se apertar o botão de ligar algum tempo depois (entre 30 minutos e algumas horas de intervalo) o Pc  liga normalmente, exceto que sempre que  isso procede o relógio do windows precisa ser sincronizado porque vai estar marcando o horário errado, mas não é igual ao tempo que o Pc fica sem ligar.

De ontem para hoje decidi deixar o nobreak ligado direto e o Pc ligou assim que apertei o botão, mas estranhamente ele apresentou o relógio dessincronizado também.

Sendo bem honesto sou muito  leigo em computadores e não faço a menor ideia do que possa ser, então qualquer ajuda é bem vinda.
Além disso já testei ele em outro nobreak e outras tomadas e também não é a primeira vez que isso ocorre, mas da ultima vez (em novembro) foram só três dias com esse quadro, agora já faz mais de uma semana nessa situação.
Configurações:
placa-mãe: ASUS PRIME A320M-E
Processador: Ryzen 3 2200g
Placa de video: AMD Radeon 550
Memória: DDR4 8gb Kingstone 2400Mhz
Fonte: REAL 500W AEROCOOL
SSD:128GB ADVANTECH

HD:  500GB WD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chris2701 Informe o modelo desse nobreak.

 

Se ele for ruim está condenando seu pc.

 

E qual é o modelo exato da sua fonte ?

 

Não existe isso de fonte "Real" ou Watts "Reais", a fonte é real em matéria, você ela, sente o peso, manuseia, e pode até dar um tapa nela, e só, mais que isso não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, qual o modelo exato da sua fonte ? Se ela é chaveada ou não e etc...

 

Segundo, não se liga computadores com fontes mais recentes em estabilizadores ou nobreaks de baixa qualidade (Favor informar o modelo), principalmente se estes não forem capazes de suportar a fonte do seu computador, tem informação vasta sobre isso na internet, e aqui no Clube do Hardware também.

 

A julgar pelo que você disse, e assumindo que seja realmente um Nobreak (Que tem bateria interna) e não um estabilizador, a bateria dele pode ter se desgastado a ponto de que é necessário ela se carregar para ligar o computador. Computadores com fontes recentes recomendo usar ligados em filtros de linha de boa qualidade.

 

Teste seu computador ligando a fonte de energia diretamente na tomada, sem ligar no Nobreak. ATENÇÃO: Se a fonte for chaveada, verique a tensão da tomada e da fonte.

 

Se mesmo assim não funcionar, esse nobreak já deve ter causado algum dano a sua fonte, teste com outra fonte se possível.

 

O problema da hora do windows por ser a bateria da placa-mãe, recomendo troca-la.

 

Depois comente os resultados.

 

Boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai vir um monte de gente aqui daqui a pouco satanizar o seu "nobreak"... Então nem vou entrar no assunto de qualidade/necessidade do equipamento.

 

Mas a primeira coisa. Não se desliga nobreak. Ele tem de ficar ligado direto.

Segunda coisa.

Qual a potencia desse nobreak?  Se ele tiver uma potencia menor do que o seu pc consome, pode dar problemas também.

 

Pelo seu relato, parece que a pilha da placa-mãe também está com problema ou esgotou a carga. Então trocar a pilha deve resolver o problema da data/hora se perdendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

(Não entendi  como editar tópico)

Update do caso:
Tentei ver algumas coisas que mencionaram aqui como marca da Fonte (Aerocool - VX Series 500W) e do Nobreak(SMS 800V)
Também passei a não desligar mais o nobreak, no primeiro dia funcionou sem problema, mas há  uns cinco dias o PC simplesmente parou  de ligar até alguns  minutos atrás em que ele ligou sozinho sem ninguém interagir com ele, continuo sem ter ideia do que pode ser, tem algum programa para fazer um teste  ou algo assim no computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chris2701 Teste outra fonte no seu pc, uma que seja melhor, pois a linha VX da Aerocool não é boa, é apenas uma fonte genérica.


E tira o nobreak.

 

Coloca direto na tomada ou filtro de linha.

 

Recomendo pegar uma fonte da Corsair, Thermaltake, XFX ou PCyes para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Update 02 (ainda não editar)
Acabamos levando o PC numa assistência mesmo há alguns dias, hoje ligaram falando que seria a fonte que teria de ser trocada, no caso, aqui em minha cidade não tenho muitas opções, na verdade basicamente só tem duas lojas decentes e só uma delas tem uma fonte que parece ser uma marca boa, a fonte em caso é "Corsair CV550 550W 80Plus Bronze", só que minha preocupação é se pode haver algum tipo de incompatibilidade com entre a fonte e os componentes e como posso verificar isso?

Em 29/01/2021 às 13:39, Elder Nauvirth disse:

@chris2701 Teste outra fonte no seu pc, uma que seja melhor, pois a linha VX da Aerocool não é boa, é apenas uma fonte genérica.


E tira o nobreak.

 

Coloca direto na tomada ou filtro de linha.

 

Recomendo pegar uma fonte da Corsair, Thermaltake, XFX ou PCyes para testar.

Oi Visari, desculpe, mas tirar o nobreak é imperativo?
é que a concessionária de energia do meu estado deixa muito a desejar em termos de qualidade e segurança, mais de uma vez perdemos eletrônicos por causa de quedas de energia muito rápidas e o nobreak dá uma segurança a mais não é?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, chris2701 disse:

Oi Visari, desculpe, mas tirar o nobreak é imperativo?
é que a concessionária de energia do meu estado deixa muito a desejar em termos de qualidade e segurança, mais de uma vez perdemos eletrônicos por causa de quedas de energia muito rápidas e o nobreak dá uma segurança a mais não é?

A sugestão de remoção do nobreak é para que seja testado se ele também não está causando problemas no pc.

 

Procurando no google por SMS 800V o primeiro que a pesquisa retorna é o Station || de 800VA, e que nem se quer é indicado.

 

Esse nobreak é com onda Senoidal por Aproximação e tem estabilizador interno, o que não é nada bom para eletrônicos.

 

https://www.sms.com.br/produtos/nobreaks/line-interactive/station-ii-800-va?aba=especificacoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

A sugestão de remoção do nobreak é para que seja testado se ele também não está causando problemas no pc.

 

Procurando no google por SMS 800V o primeiro que a pesquisa retorna é o Station || de 800VA, e que nem se quer é indicado.

 

Esse nobreak é com onda Senoidal por Aproximação e tem estabilizador interno, o que não é nada bom para eletrônicos.

 

https://www.sms.com.br/produtos/nobreaks/line-interactive/station-ii-800-va?aba=especificacoes

caramba  pior que é esse mesmo meu nobreak

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Update após levar o o PC para suporte técnico e trocar a fonte para a dita Corsair cx550 no estabelecimento ele ligou normalmente e após retornar para casa eu o liguei ao nobreak e o PC funcionou normalmente, mas depois que eu o desliguei ele não ligou mais, mesmo trocando de tomadas, colocando apenas no filtro de linha ou direto na tomada, não mais nem o que pensar a esse ponto :v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz, pior que agora o PC ligou sem problema nenhum, só  coloquei no  filtro de linha que já tinha usado durante a semana sem que desse sinal, mas agora ligou na primeira tentativa, eu não sei o que   isso pode indicar, estou usando ele há 3 horas sem problema algum, isso já permite assumir que a  fonte está boa? :v

 

a fonte estando boa o que mais poderia ser? porqiue eu ja tentei ligar durante essa semana limpando a ram, trocando ela de lugar, com e sem a placa de video, mas no momento o Pc não tem nenhuma diferença e tá funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chris2701 Bem estrando esse ocorrido.

 

Vai usando o pc normalmente, se não der mais problema, então a fonte não estragou.

 

E claro, levar em consideração ficar só com o filtro de linha mesmo, se for para adicionar nobreak, só depois que conseguir comprar um que realmente seja de qualidade e adequado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendação do próprio fabricantes:

"Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), eletrodomésticos (microondas, forno elétrico, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possuam fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação à vida"

http://smslegrand.com/uploads/1/0/5/5/105549193/manual_sms_station_ii.pdf

Se insistir em continuar usando o nobreak, irá danificar novamente a fonte (se já não danificou...).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth bem, até agora tudo bem, ligou hj também, mas antes de desligar envolvemos ele com  um lençol grosso  e colocamos um tapete emborrachado entre ele e a mesa de MDF, desespero? sem duvida, mas funcionou :v
nobreak vai ser carinhosamente aposentado porque n tem mais  nada em que dê pra utiliza-lo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!