Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse setup é bom para games e multitarefa ?


Posts recomendados

Beleza galera

 

Eu estou montando meu primeiro PC gamer e já fiz um outro tópico aqui no fórum perguntando só sobre placas de vídeo. Mas vendo o que o pessoal respondeu lá me mostrou que o meu setup tava bem errado. Então decidi fazer esse outro post aqui pra perguntar a opinião de vcs sobre esse novo setup que eu fiz. Meu foco é jogar travado em 1080p-60fps offline e online, edição e render de vídeo, blender, programação e alguma multitarefa 

 

Meu setup por enquanto tá assim:

 

  •  Ryzen 5 3600x Cache 32MB 3.6GHz
  • Gigabyte B550M DS3H, AMD AM4
  •  2x (XPG Gammix D10, 8GB, 3200MHz, DDR4)
  • Galax NVIDIA GeForce RTX 3060ti 8GB
  • SSD Kingston A2000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2200MB/s
  • Fonte Gigabyte 650W 80 Plus Bronze

total $9.2k

 

Meu setup antigo era esse:

 

  • Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz 
  • ASROCK B450M STEEL LEGEND
  • Galax NVIDIA GeForce RTX 2060 6GB
  • 2x (HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4)
  • SSD Kingston A2000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2200MB/s
  • Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze

total $8.3k

 

O que vcs acham do setup novo para os objetivos que eu falei?

Se esse não estive bom, na opinião de vcs qual é a melhor combinação de processador/placa de vídeo na faixa de preço do setup novo? Um que seja eficiente, não de gargalo etc

 

Valeu demais 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tiago_lago disse:
  •  Ryzen 5 3600x Cache 32MB 3.6GHz
  • Gigabyte B550M DS3H, AMD AM4
  •  2x (XPG Gammix D10, 8GB, 3200MHz, DDR4)
  • Galax NVIDIA GeForce RTX 3060ti 8GB
  • SSD Kingston A2000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2200MB/s
  • Fonte Gigabyte 650W 80 Plus Bronze

Larga esse kingston rapaz. Marca mediana, modelo ruim. Compre de marca boa para não passar raiva depois. O mesmo vale para a fonte. Economizar nesses componentes significa adiar sofrimento e aumentar seu gasto a longo prazo. Qual gabinete decidiu pegar?

Perguntei para falar o que o @Yan_ recomendou de cara. Compre uma fonte boa se quiser um PC durável.

@Pepse A 2070 custa o mesmo ou mais que a 3060, sendo que a 3060 equivale a uma 2080!!!!! Nova geração, outra realidade amiguinho.

1 hora atrás, Tiago_lago disse:

1100

jsuis... preço de nvme por um kinston... comasssim? Olha aí a quantidade de opções melhores: https://www.kabum.com.br/hardware/ssd-2-5?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["171","36","1128","100","12","82","2430","16"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1657"],["1662"]]

 

Literalmente qualquer um desses é melhor que esse kingston.

1 hora atrás, Tiago_lago disse:

Essa é melhor?  

Corsair VS600, 600W, 80 Plus - CP-9020224-BR (549,90   a outra era 499,90)

Não economize na fonte. Em vista do dinheiro que ia jogar fora no SSD que eu acabei de sugerir que pode ser poupado, compre uma Leadex III 550 ou uma xpg core reactor 650 (se for mesmo pegar uma RTX 3060 esta é a escolha certa).

 

E capricha nesse gabinete, frente em mesh e capacidade para cooler de 165 mm, todas as entradas de ar e as saídas superiores e inferiores filtradas!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Larga esse kingston rapaz. Marca mediana, modelo ruim. Compre de marca boa para não passar raiva depois.

Adata XPG Gammix S5, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s

esse daqui é bom ? Tem até dissipador, o outro era pelado kkk

 

 

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não economize na fonte. Em vista do dinheiro que ia jogar fora no SSD que eu acabei de sugerir que pode ser poupado, compre uma Leadex III 550 ou uma xpg core reactor 650 (se for mesmo pegar uma RTX 3060 esta é a escolha certa).

 

XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular

A 3060ti pede uma fonte de 750w. Eu preciso mesmo ou uma de 650w igual essa já da conta?

 

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

E capricha nesse gabinete, frente em mesh e capacidade para cooler de 165 mm, todas as entradas de ar e as saídas superiores e inferiores filtradas!

Gabinetes por enquanto eu achei esses. 

@woz dods

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tiago_lago disse:

Adata XPG Gammix S5, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s

esse daqui é bom ? Tem até dissipador, o outro era pelado kkk

Ótimo!

1 hora atrás, Tiago_lago disse:

XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular

A 3060ti pede uma fonte de 750w. Eu preciso mesmo ou uma de 650w igual essa já da conta?

Para qualquer outra GPU de séries anteriores eu acharia exagero. O problema é que a série 3000 da Nvidia tem tido picos de consumo que desligam a fonte. Veja os vídeos de lançamento no LTT e verá 3070, 3080 e 3090 derrubando fontes platinum. Realmente eu compraria 750W para uma 3070 sem dúvidas.


Sobre o gabinete, com uma máquina cara dessas, com tantos componentes caros, eu gastaria um pouco a mais no gabinete e compraria algo de qualidade garantida como este: 

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511 TG, Mid Tower, com FAN, Lateral em Vidro - R$ 579,90

OU

GABINETE THERMALTAKE COMMANDER C35 ARGB LATERAL VIDRO TEMP - R$799,90

OU

Gabinete Gamer Corsair 275R Airflow, Mid Tower, com FAN, Lateral em Vidro - CC-9011181-WW - R$ 709,90

 

Todos os três são compatíveis com coolers: de 165 mm (o primeiro), 180 mm (segundo) e 170 mm (terceiro).

O Hyper 212 Turbo, MA410M, MA620P e vários da Scythe e da Noctua. 
Recomendo que adicione um cooler de qualidade como esses. Recomendo também que mude sua CPU para o 5600X e a MB para a B550M DS3H ou Asus TUF Gaming B550M-Plus.

Qualquer dos gabinetes que escolha, recomendo que instale ventoinhas de qualidade, pelo menos quatro no total (incluindo as que já vem no gabinete) de preferência de 140 mm nos pontos de instalação que suportarem esse tamanho, para obter o melhor fluxo de ar possível. Tanto sua CPU quanto GPU vão aquecer bastante e merecem esse cuidado.

Porque não usar WC:

Spoiler

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Poxa daí estoura meu orçamento e não vou ter como comprar agora (perdendo também as promos que tão rolando no site). Dos que eu te mostrei qual é o  menos pior? 

 

24 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Recomendo também que mude sua CPU para o 5600X e a MB para a B550M DS3H ou Asus TUF Gaming B550M-Plus.

Não tenho como trocar pro 5600x pelo mesmo motivo. A minha placa já ta sendo uma Gigabyte B550M DS3H.

 

Por enquanto acho que vou ter que usar o cooler que vem com o cpu mesmo. Acha que vai dar muito problema?

 

valeu demais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Poxa daí estoura meu orçamento e não vou ter como comprar agora (perdendo também as promos que tão rolando no site). Dos que eu te mostrei qual é o  menos pior? 

Nenhum deles, salvo engano, suporta coolers com mais de 160 mm de altura (acho que alguns nem isso). O Aigo DarkFlash parece ser a exceção com suporte a até 163 mm, mas com lateral de acrílico eu não indico por arranhar fácil e ressecar com o uso. Simplesmente ficará muito feio muito rápido.

Fora isso, só não pego os micro ATX como o Nebulosa, pois são pequenos demais.

Olha, fonte e gabinete, se bem comprados, duram 10 anos ou mais (gabinete pode durar bem mais por sinal). Eu preferiria, por exemplo, adiar a aquisição do SSD do que comprar um gabinete ruim e depois passar aperto, mas vai de você. Os pichau sempre parecem interessantes, mas como tenho paranoia de ventilação de qualidade, prefiro os que indiquei por terem muito mais espaço e estrutura para isso.

Outra coisa que você pode fazer é adiar a compra de uma memória. Acrescentar a outra depois não acarreta em nenhum transtorno e 8GBs já são suficientes para jogar bem com uma GPU desse calibre. Só seu multitasking que ficará um pouco comprometido, especialmente se for usuário de chrome.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Outra coisa que você pode fazer é adiar a compra de uma memória. Acrescentar a outra depois não acarreta em nenhum transtorno e 8GBs já são suficientes para jogar bem com uma GPU desse calibre. Só seu multitasking que ficará um pouco comprometido, especialmente se for usuário de chrome.

Mano, você é um gênio kkkk

Acho que agora rola hein

Vou pegar esse daqui então https://www.kabum.com.br/produto/107364/gabinete-gamer-cooler-master-masterbox-mb511-tg-mid-tower-com-fan-lateral-em-vidro-preto-vermelho-mcb-b511d-kgnn-s00

 

Ele já vem com as ventoinhas?? Quais eu compro?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

Suporte para Fans:

- Topo: 2 x 120 mm / 2 x 140 mm

- Frente: 3 x 120 mm / 2 x 140 mm (montagem apenas atrás da placa frontal)

- Traseira: 1 x  120 mm (pré-instalado)

 

 

Ele suporta ventoinhas de 140 mm em todos os lugares exceto atrás (que já vem com uma de 120 mm por sinal). Se quiser menor ruído, compre 140 mm. Se quer menor custo, compre 120 mm. Eu instalaria duas no topo e três na frente, totalizando 6 com a pré-instalada, ou uma no topo e duas na frente. Modelos e marcas de ventoinhas que indico são: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe (clique no link).

Bom que esse gabinete parece ser extremamente espaçoso. Eu comprei um Thermaltake Core X31 para mim em 2019 e o espaço dele é similar. Depois disso eu nunca mais usarei gabinetes pequenos na vida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu teria que aguardar mais uns dias pra poder comprar as ventoinhas. Senão não vai sobrar pro frete kkk. O ssd ta em promo , senão eu adiava a compra dele também. Acha que eu poderia trabalhar com o gabinete aberto por uns dias (talvez uma semana) usando pouco pra testes ? 

A minha placa so tem duas entradas pra ventoinha além da cpu fan. Entao eu vou precisar um spliter né? 

Acha que esse kit da pichau vale a pena? https://www.pichau.com.br/kit-ventoinha-pichau-gaming-feather-dual-ring-rgb-3x120mm-c-controle-pgfea-rgb

, ou é mais negocio pegar tres desses mais um spliter? https://www.kabum.com.br/produto/102945/cooler-fan-deepcool-rf120r-120mm-led-vermelho-dp-fled-rf120-rd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um colega acaba de compartilhar esse link em outro tópico: Gabinete Gamer Cooler Master MasterBox MB311L - R$ 410,90

Por ser mini e preço próximo do KB500 não acho que vale a pena, mas é uma boa indicação para quem quer sistema compacto.

8 minutos atrás, Tiago_lago disse:

eu teria que aguardar mais uns dias pra poder comprar as ventoinhas. Senão não vai sobrar pro frete kkk. O ssd ta em promo , senão eu adiava a compra dele também. Acha que eu poderia trabalhar com o gabinete aberto por uns dias (talvez uma semana) usando pouco pra testes ? 

As ventoinhas podem ser as mais baratas das marcas que citei que tenham pelo menos uns 50 CFM e abaixo de 28 dB de ruído. Se tiver uma ventoinha no gabinete ele já vai funcionar direitinho. Se ficar preocupado abra o tampo lateral (e guarde ele bem guardado, pois vidro temperado não lasca, estoura com impacto) e direcione um ventilador para ele.

8 minutos atrás, Tiago_lago disse:

A minha placa so tem duas entradas pra ventoinha além da cpu fan. Entao eu vou precisar um spliter né? 

Pode ser splitter ou HUB. Este por sinal eu super recomendo: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM

Tinha desses na Kabum também 4 reais mais caro, mas parece que esgotou.

10 minutos atrás, Tiago_lago disse:

O da pichau é mais aparência do que funcionalidade (pra variar). a 36 CFM eu não pagaria 100 reais no kit, quanto menos 160. Os Deepcool são bacanas pela qualidade e desempenho, mas tem muitas outras opções interessantes no mercado, inclusive na terabyteshop e pichau por sinal. Lembre das marcas que mencionei. Eu pessoalmente tenho todas as minhas ventoinhas na cor azul, nunca comprei nada RGB (por querer, pois meu mouse só existe versão RGB). Simplesmente comprei porque eram ótimas ventoinhas e estavam em promoção (Aerocool Dead Silent 140 mm). Dê uma pesquisada, às vezes dá sorte de achar modelos ou kits de qualidade em promoção. Antigamente eu comprava caixas das cooler master silent fan por ótimos preços, mas agora quase não vejo mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Nossa mano, você tá ajudando para caramba. Valeu mesmo !!!

Agora uma das poucas coisas que tão pegando é que eu decidi pegar o r5 3600 e não o 3600x , porque eu vi que não tem muita diferença de desempenho entre eles e a diferença no preço é de uns $500. Mas o 3600 o pessoal ta dizendo que esquenta muito , dai eu vou ter investir em um watercooler em breve. Também acho que vou trocar ele por um 5600 daqui um tempo. suave eu acho

 

A  gpu vai ser da Asus, a marca é ok? A galax tá indisponível agora. Se você quiser eu te mando o link da asus no seu im pra você ver. Não vou mandar aqui não, porque toda vez que eu posto o link de placa ela acaba kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Tiago_lago disse:

Agora uma das poucas coisas que tão pegando é que eu decidi pegar o r5 3600 e não o 3600x , porque eu vi que não tem muita diferença de desempenho entre eles e a diferença no preço é de uns $500. Mas o 3600 o pessoal ta dizendo que esquenta muito , dai eu vou ter investir em um watercooler em breve. Também acho que vou trocar ele por um 5600 daqui um tempo. suave eu acho

Não invista em WC. Water Coolers tipo AIO de baixo custo são furada. Um air cooler de qualidade terá desempenho similar, preço inferior e durabilidade basicamente infinita (WCs tem via útil curta por sinal). Com o CM MB511 você pode pegar um cooler como o Hyper 212 Turbo, o Scythe Fuma 2 ou até o MA620P. Todos os três, em um gabinete bem ventilado, terão desempenho similar ou superior ao de um WC de preço bem mais elevado, com a vantagem de você nunca ter que ficar preocupado se a bomba parou de funcionar ou se o líquido está coagulando.

A propósito, concordo com a escolha do 3600. Para todos efeitos ele é muito mais do que a maioria precisa.

1 hora atrás, Tiago_lago disse:

A  gpu vai ser da Asus, a marca é ok? A galax tá indisponível agora. Se você quiser eu te mando o link da asus no seu im pra você ver. Não vou mandar aqui não, porque toda vez que eu posto o link de placa ela acaba kkkk

Eu sempre prefiro pegar GPUs da Gigabyte, mas MSI, Asus, Galax e EVGA são boas marcas também. Mande o link para eu ver e comparar com outras.

 

Lembrei agora de indicar um vídeo para você ver a diferença de desempenho e ouvir um pouco sobre vantagens e desvantagens de AIO WC:

Spoiler

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2021 às 13:12, WOZ Dods disse:

Eu sempre prefiro pegar GPUs da Gigabyte, mas MSI, Asus, Galax e EVGA são boas marcas também. Mande o link para eu ver e comparar com outras.

Po , só depois que eu comprei ela que eu vi a sua mensagem kkk
Mas também eu ainda não consigo mandar pm (deve ser porque eu sou noo-b no forum kkkkkk)

Mas foi essa daqui 

Asus TUF NVIDIA GeForce RTX 3060 TI, 8GB, GDDR6 - DUAL

 

Sobre monitor eu to querendo comprar esse daqui, acha uma boa? 

Ele curvo nunca tive um kkk

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95433

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago_lago Parece um bom modelo de GPU. Lembre de caprichar na ventilação do seu gabinete, pois essas GPUs aquecem muito. Lembre também que elas tem derrubado algumas fontes e se isso ocorrer na sua fonte você terá que acionar a garantia da mesma. Se tiver pegado a Leadex 750W torço para que não passe por isso, pois não é só uma questão de potência, mas de a placa de vídeo acionar a proteção da fonte durante o uso por pico de consumo. Lembre de baixar o driver de vídeo mais recente da GPU no site da Nvidia, pois versões mais novas podem evitar esse transtorno. A propósito, lembre de baixar todos os drivers mais novos da MB também diretamente no site da fabricante.

 

Sobre o monitor, lembre-se de que monitores curvos tem algum nível de distorção de imagem e algumas pessoas não gostam disso. Pessoalmente eu só compraria um monitor curvo se fosse jogar só jogos de carro constantemente. Para outros jogos não consigo enxergar o benefício. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Tiago_lago Parece um bom modelo de GPU. Lembre de caprichar na ventilação do seu gabinete, pois essas GPUs aquecem muito. Lembre também que elas tem derrubado algumas fontes e se isso ocorrer na sua fonte você terá que acionar a garantia da mesma. Se tiver pegado a Leadex 750W torço para que não passe por isso, pois não é só uma questão de potência, mas de a placa de vídeo acionar a proteção da fonte durante o uso por pico de consumo

@WOZ Dods No vídeo que eu vi ela funcionando ela parecia estar bem fria

 

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sobre o monitor, lembre-se de que monitores curvos tem algum nível de distorção de imagem e algumas pessoas não gostam disso. Pessoalmente eu só compraria um monitor curvo se fosse jogar só jogos de carro constantemente. Para outros jogos não consigo enxergar o benefício. 

 

@WOZ Dods Eu vou pegar um da Asus com tela reta mesmo kkk

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 Se tiver pegado a Leadex 750W torço para que não passe por isso, pois não é só uma questão de potência,

@WOZ Dods Eu vou pegar a xpg 750w gold. Acha que ela aguenta?

https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!