Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe para Core i3 9100F


Ir à solução Resolvido por cleiton2040,

Posts recomendados

13 minutos atrás, cleiton2040 disse:

cara, você vai passar bastante sufoco com 1 pente em single channel de 4gb, só pra avisar, não sei se vai rodar muito jogo, a placa de vídeo é boa pro gasto, só o que mata é essa memória, só com chrome (4 abas) e discord aberto tô usando 4gb de ram, vai ser bastante sufoco

sei bem disso, não vou comprar essas coisas agora então vou ficar de olho caso apareça alguma promoção, e caso eu consiga economizar algo com promoção vou priorizar mais um pente de ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 26/01/2021 às 05:22, cleiton2040 disse:

Não sei o porquê da discussão de socket morto, se é suficiente pra quem usa, então use, posso me botar como exemplo, eu uso um i5-2400 de 2011, é bem "antigo" e dá pra considerar como socket morto, mas e é suficientemente bom pra mim, consigo jogar todos os jogos que baixo, se é suficiente pra mim, então por que vou trocar por um i5 de 10ª geração?

A questão é que você já tem esse computador há algum tempo. Ele ainda não pegou o i3 9100F. Por isso são cenários diferentes. 

 

Em 26/01/2021 às 05:22, cleiton2040 disse:

Se eu sentir que devo, posso só botar um i7-3770k e overclockar.

O i7 3770K ainda é um bom processador. Contudo, o difícil é encontrá-lo por preço realmente bom. Essa é a realidade para diversas das gerações antigas da Intel: os processadores acabam retendo preços altos e, na hora de fazer um upgrade, muitas vezes o valor é demasiadamente alto.

 

Em 26/01/2021 às 05:22, cleiton2040 disse:

A mesma coisa acontece com o amigo @Pedro Henrique Paranhos, se ele julga um i3-9100F bom pro uso dele, então não tem motivo pra ir pra uma 10ª geração, ainda mais se ele só vai jogar, a diferença de FPS em diferentes gerações é mínima, pode usar esse video como exemplo, quase não existe diferença entre o meu i5 de 2ª contra um i5 de 8ª em FPS, já que o que mais determina desempenho em jogo é a placa de vídeo, então deixa ele ser feliz sem pensar "pô, a 11ª geração tá chegando ai né, vou ter que pagar 500 conto e ter que me preocupar em vender meu kit atual pra ganhar 2FPS", se ele por algum acaso sentir que o processador não tá rendendo, essas placas suportam até mesmo um i9-9900KS, quem é que vai dizer que um i9-9900KS não tá dando conta do recado?

Usei justamente esse vídeo para comentar sobre a grande diferença de desempenho entre um Core i5 7400 e um Core i5 8400. E detalhe: o vídeo trata "apenas" de uma GTX 1060 6GB. Este comentário que destaquei anteriormente ilustra e explica detalhadamente as limitações de processadores 4/4:

 

No vídeo que você enviou, em GTA V, por exemplo, ao final do vídeo, percebemos uma diferença de quase 30 FPS na média entre o i5 7400 e o i5 8400 e, mais importante ainda, ganho nos 1% lows. A mesma tendência pode ser observada nos 1% lows em Battlefileld I. GTA V e Battlefield I são jogos que exigem consideravelmente do processador, mas podem ser considerados leves perante um Cyberpunk 2077 ou Battlefield V multiplayer, por exemplo. Em uma das lives do Adrenaline, testaram o melhor processador 4/4 (o Core i3 9350KF), ainda com overclock, e mesmo assim a limitação ficou evidente em jogos como Red Dead Redemption 2 e Cyberpunk 2077. A recomendação deles é justamente fazer de tudo para comprar, pelo menos, um 4/8. Independentemente da placa de vídeo que você colocar, o processador dá drops até para baixo de 40 FPS em algumas ocasiões no meio da cidade, por exemplo:

 

 

Anteriormente enviei um vídeo do Peperaio ilustrando a experiência do i3 8100 no Battlefield V, onde percebe-se que o processador sofre com problemas de stutter. Outros jogos estão seguindo essa tendência. Red Dead Redemption 2 e os últimos Assassin's Creed são alguns exemplos de títulos muito pesados.

 

A primeira geração da linha "Core i" da Intel não foi muito interessante. A segunda foi excelente e, a partir dela, os ganhos até a 7ª foram apenas incrementais, geração a geração. Da 7ª para a 8ª, houve um salto insano de desempenho, pois o Core i3, por exemplo, passou de 2/4 para 4/4 e o Core i5 passou de 4/4 para 6/6. Da 9ª para a 10ª geração, houve outro salto enorme: o Core i3 passou a ser 4/8 e o Core i5 passou a ser 6/12. Isso basicamente colocou o Core i3 10100F no patamar de um Core i7 7700 ou Core i5 9400F.

 

Essas mudanças foram necessárias porque a linha Ryzen da AMD começou a ganhar mercado rapidamente e provocou a obsolescência acelerada de chips 4/4 (e era isso que a AMD queria, essa era a tática de mercado). Agora os processadores de entrada são 4/8 e os desenvolvedores vão mirar cada vez mais nisso. Ou seja, jogos como Cyberpunk 2077 tendem a surgir cada vez mais frequentemente, e dependem de um 4/8 para fornecer experiência limpa, sem stutters.

 

A questão aí, portanto, não é simplesmente o fato da 10ª Geração ser mais nova, mas o fato de um processador ter hyper-threading e o outro não. Isso faz toda a diferença. A placa de vídeo é o que determina o desempenho em jogos, desde que o processador seja capaz de acompanhá-la.

 

Em 26/01/2021 às 05:22, cleiton2040 disse:

Eu disse qual placa compraria, mas não falei do processador, pois não é o foco do tópico, porém, caso queira minha opinião, eu compraria um i5-9400F ao invés do i3-9100F se o dinheiro desse conta, mas não tem problema caso não queira ou consiga...

O Core i3 10100F (4/8) e o Core i5 9400F (6/6) têm desempenho muito semelhante. Contudo, como o Core i5 9400F é de uma plataforma antiga e costuma ser mais caro, torna-se uma compra muito ruim como novo. Nesse caso, sua recomendação deveria ser o Core i3 10100F ou o Ryzen 5 1600AF, assim como recomendamos anteriormente.

 

4 horas atrás, cleiton2040 disse:

Não considero alguém que tá pegando um i3-9100F como alguém que tá pegando um socket morto, não dá pra pegar uma 10ª geração, mas da pra upar pra i5, i7, i9..., não é um socket que você não vai ter chance de upgrade...

Chamamos de "socket morto" não pelo fato de não ter upgrades disponíveis, mas pelo fato de eles geralmente não compensarem. Se ele comprar um Core i3 9100F, pode fazer um upgrade para, por exemplo, um Core i5 9400F. Se ele pegasse um Core i3 10100F, já teria um processador com desempenho de Core i5 9400F:

 

 

Ou seja, ele já se beneficiaria de um fôlego agora caso comprasse uma placa do nível da GTX 1060 6GB/RX 580 8GB e, caso quisesse usar uma placa melhor posteriormente, possivelmente não precisaria trocar o processador (o Core i3 10100F suporta placas bem mais potentes numa boa). Fora o fato de que estaria deixando a configuração "futureproof" contra jogos como Cyberpunk 2077 e outros mais pesados que vão surgir nos próximos anos.

 

Pagando o preço de um Core i3 10100F, ele teria, basicamente, o desempenho de um Core i5 9400F ou Core i7 7700. Se escolhesse um Ryzen 5 1600AF, melhor ainda. Ou seja, seria um investimento extra pequeno agora para economizar muito lá na frente. Por isso a recomendação. Mas, se ele não puder investir, tudo bem. Apenas precisa estar ciente desses fatos.

 

11 horas atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

média 650 reais, a config seria, i9100f, 1x4gb 2400mhz GT730 1GB GDDR5(um dos motivos de estar economizando dinheiro no processador), Gigabyte H310M S2P 2.0 e uma CV450w da corsair

OBS: A placa de vídeo eu já tenho e uso ela a 2 anos já que o vídeo integrado do phenom não suporta os jogos então a 730 da um jeito ainda, e a fonte também já tenho e como o 9100f já vai sufocar minha placa de vídeo eu penso em comprar outra mais pra frente

 

3 horas atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

sei bem disso, não vou comprar essas coisas agora então vou ficar de olho caso apareça alguma promoção, e caso eu consiga economizar algo com promoção vou priorizar mais um pente de ram

Esses R$ 650,00 seriam para o processador e a memória RAM? Onde você olhou esses preços? Será à prazo ou à vista? Se você estiver olhando preços em loja física, costuma não compensar. Melhor comprar pela Internet.

 

A Corsair CV 450 é boa fonte, mas anda com preço inflacionado. Veja se a Redragon RGPS 500W não está mais barata. As Cougar VTC 500W e VTE 500W também andam com um preço interessante. E tem a Pichau Nidus 500W e a Deepcool DA 500 também. Ou PCYes! Electro V2. 

 

A memória realmente vai ser fator limitante e será um upgrade muito importante. Com 4GB não sei se você conseguirá rodar jogos como GTA V de forma agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, KairanD disse:

A questão é que você já tem esse computador há algum tempo. Ele ainda não pegou o i3 9100F. Por isso são cenários diferentes. 

Tenho há 5 meses, não é tanto tempo, comprei em 2020 e gastei menos de mil reais, se eu tivesse escolhido uma 10ª geração (creio eu que não tinha lançado ainda, mas supondo), só o i5 10400 é cerca de 30% mais caro do que o meu pc completo, ao contrário do meu processador que foi só 300 reais, nessa comparação do i5-2500k vs i5-10600k (é o mais próximo que achei do i5-2400 vs i5-10400), a diferença máxima de FPS que vi foi de cerca de 60FPS, e claro, a gente tá comparando um quad-core com um hexa-core com HT, eu acho que vale bem mais a pena investir 1000 reais em uma placa de vídeo mais potente do que em um processador de 10ª geração, entende o que quero dizer? pra jogos, a placa de vídeo é mais importante do que o processador, então a preferência é dela, a menos que ele tenha foco em outras coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, cleiton2040 disse:

F pra sua HD 6570, o pc do meu amigo com i3 3240 também não reconheceu essas placas, e a gente tem a mesma placa-mãe, e acabou chegando à conclusão de que o fato da placa-mãe ser pcie 2.0, só suportar gpu 2.0 (a gente testou várias placas, todas 2.0 deram vídeo, nenhuma 3.0 deu, coincidência demais pra ser só coincidência), e como posso ver, a sua HD 6570 também é 2.0 image.png.77a3e9a8151b675cf7e3ff0b7daf1308.png, e a RX550 & GTX 1660S é PCIe 3.0. Só pra eu saber, qual é a sua placa-mãe? aparentemente o problema que eu e meu amigo tem é só de BIOS

Na verdade o problema é o H61. Uma Asus Q67, que tem o mesmo socket, que também é 2.0, reconhece de boa. Alguns H61 não reconhecem nem a pau, mesmo com atualização da BIOS. Existe retrocompatibilidade. GPUs 3.0 funcionam em Mobos 1.0. Minha RX550, pra ter uma ideia, funciona numa G41 velha que eu tenho com um E5700, mesmo sem atualizar a BIOS, mas não funciona na H61 com o i5 2400. E uma GTX960 de um amigo funciona na H61. Então, fui sorteado com um H61 zicado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@cleiton2040 Isso é relativo. Pegando esse vídeo mesmo como exemplo, houve essa diferença na média, como você mesmo disse. Colocaram uma placa bem potente e o usuário estaria perdendo muito do potencial da placa. Contudo, isso não é a parte mais relevante. Diferenças na média muitas vezes sequer são percebidas pelos jogadores, principalmente porque grande parte dos monitores nem é capaz de passar de 60 Hz ou 75 Hz. Diferenças na mínima - drops de FPS - são percebidas. Processadores 4/4 alcançam 100% de uso em jogos modernos muito exigentes e provocam drops, pois não há folga disponível para processar, por exemplo, mais física em uma cena de ação. Por isso compreender a questão dos 1% e 0.1% lows é tão importante:

 

Assista novamente ao vídeo que você enviou e fique atento a essas estatísticas. Infelizmente não há dados relativos aos 0.1% lows (que são as travadas mais feias), mas podemos observar os 1% lows. No Need for Speed Heat, por exemplo, o i5 2500K (que está com overclock de 4.5 GHz) alcançou 1% lows de 32 FPS, enquanto o i5 10600K (que está em stock) alcançou 69 FPS. No Assassin's Creed Odyssey, 37 FPS contra 67 FPS. No Battlefield V, 42 FPS contra 96 FPS. 

 

A placa de vídeo condiciona o desempenho do jogo desde que o processador seja capaz de movimentar dados em velocidade suficiente. Se você tem drops para a faixa dos 30 ~ 40 FPS em um jogo com um 4/4 porque ele alcançou 100% de uso, esse problema vai continuar ocorrendo independentemente da placa de vídeo. Você pode colocar uma GTX 1060, RTX 2070 ou mesmo RTX 3080 que continuará sentindo esses drops e terá stutter. No Cyberpunk 2077, mesmo após os patches, há drops abaixo dos 30 FPS com processadores 4/4 quando você vai para a cidade e há muitas pessoas. No Red Dead Redemption 2, cutuca os 30. Você sente as "travadas". Nesse caso, um processador 4/8 ou 6/6 entregaria uma experiência de jogo muito mais agradável que uma placa de vídeo mais potente.

 

Outro dia eu mesmo estava pesquisando sobre o meu processador, um Core i5 4670K. Neste vídeo, o cara fez um overclock insano (o que joga o desempenho dele claramente acima do i3 9100F) e obteve médias de FPS bem altas, mas comenta que a experiência de jogo foi arruinada devido aos baixos 1% e 0.1% lows (não adianta ter médias de 80 ~ 100 FPS se você sofre micro-stutter). Mesmo com um overclock tão absurdo e tanto desempenho de IPC, ele comenta que em alguns jogos o processador (assim como qualquer outro quad core) estava na borda entre jogável e injogável. Isso foi em 2019. Em jogos que vieram depois, como o Cyberpunk 2077, as coisas complicam mais e realmente estamos no limite entre o jogável e o injogável. Eu mesmo empurrei esse processador enquanto pude, mas agora percebi que chegou ao limite. Monster Hunter: World, Battlefield V MP, Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077... Não são experiências exatamente "suaves". Se fosse apenas pelo gargalo na média de FPS eu nem ligaria, mas o problema são os 1% e 0.1% lows. Um amigo meu recentemente também trocou um Core i5 3330, que ele usava com uma RX 580, por um Ryzen 5 2400G, porque não aguentava mais o stutter no Monster Hunter. Existe um penhasco de diferença entre o i3 9100F e o i3 10100F:

 

 

No caso do @Pedro Henrique Paranhos, não se trata de uma diferença de valor tão alta que poderia inviabilizar a compra da placa de vídeo, mesmo porque ele nem pretende pegar uma agora. Se trata de uma diferença de uns cento e poucos Reais para ter algo muito superior e que não teria essas limitações severas que descrevi acima (ao menos durante algum tempo). É claro que se não tiver jeito de pegar, tudo bem também, mas ao menos agora ele está ciente disso e tomou a decisão da forma que achou melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Kleber Peters disse:

Na verdade o problema é o H61. Uma Asus Q67, que tem o mesmo socket, que também é 2.0, reconhece de boa. Alguns H61 não reconhecem nem a pau, mesmo com atualização da BIOS. Existe retrocompatibilidade. GPUs 3.0 funcionam em Mobos 1.0. Minha RX550, pra ter uma ideia, funciona numa G41 velha que eu tenho com um E5700, mesmo sem atualizar a BIOS, mas não funciona na H61 com o i5 2400. E uma GTX960 de um amigo funciona na H61. Então, fui sorteado com um H61 zicado. 

puts, dessa eu não sabia, só tavaligado na loteria do silício

 

5 horas atrás, KairanD disse:

No caso do @Pedro Henrique Paranhos, não se trata de uma diferença de valor tão alta que poderia inviabilizar a compra da placa de vídeo, mesmo porque ele nem pretende pegar uma agora. Se trata de uma diferença de uns cento e poucos Reais para ter algo muito superior e que não teria essas limitações severas que descrevi acima (ao menos durante algum tempo). É claro que se não tiver jeito de pegar, tudo bem também, mas ao menos agora ele está ciente disso e tomou a decisão da forma que achou melhor.

Sim, de fato o i3-10100F é superior ao i3-9100F, eu sei a importância do 1% low, mas não acho que ele vai querer jogar um RDR2 em uma GT730, né?! É um i3-9100F + 4GB de ram + GT 730, todo jogo que ele botar ele vai pensar nos requisitos de memória RAM e placa de vídeo, nenhum jogo que ele botar vai sofrer com o problema de um AAA em quad-core.
Aproveito pra deixar minha recomendação do i3-9350KF pro nosso amigo @Pedro Henrique Paranhos, 50 reais mais barato do que o i3-9100F e mais potente, com potencial de overclock, não dá pra overclockar na H310M, mas adiciona um valor ou motivo pra alguém comprar caso ele venda)

Agora faz as contas comigo

 

i3-9350KF + MSI H310M Pro-VDH = R$ 998

i3-10100F +  Asus Prime H410M-A = R$ 1.098

 

Uma diferença de exatos 100 reais
Uma memória DDR4 de 4GB básica, mas suficiente, custa R$ 139,90, ou R$ 127,80 se ele optar por comprar em outras lojas que não são de hardware

Ele pode investir 40 reais e saircom i3-9350KF + 8GB de RAM + GT 730, e eu te garanto que ele ainda não vai tentar rodar Cyberpunk ou RDR2 em uma GT 730

De que adianta um 4/8 com 4GB de RAM? Sabemos que o mínimo pra se jogar jogos atuais é 8GB de RAM 

 

Ele pode investir 40 reais e ficar com 8GB em dual channel, e eu te garanto que ele ainda não vai tentar rodar Cyberpunk ou RDR2 em uma GT 730

 

Eu jogo em uma GT 520, você joga em uma 1070Ti, os nossos conceitos de "taxa de FPS jogável" são bem diferentes, e creio que ele com uma GT 730 tá bem mais próximo do meu, de que 30FPS ainda dá pra jogar, as quedas não são pra 1fps, o jogo não fica travado por 3 segundos, ele só atinge 30FPS por alguns segundos, eu mesmo se jogar com msi afterburner fechado, não consigo dizer se tá a 30fps ou 50fps

É bem mais fácil acontecer 1% low baixo quando você usa 4GB de RAM do que quando você tem um 4/4

 

Não sei você, mas eu prefiro sair com um processador overclockável + 8gb em dual-channel do que com um processador 4/8 com 4gb em single-channel

 

Aliás, esqueci de lembrar, mas citei o i7-3770k no meu socket só como exemplo, se fosse pra pegar um 4/8, provavelmente eu pegaria um E3-1270 de 330 reais, eu nunca pagaria 900 reais em um 4/8 usado, só se eu sentisse  necessidade, ele usa 100%, mas não vejo refletindo no FPS, então não mexo por enquanto (E um i5-2500 é completamente diferente de um i3-9350KF)

image.png.762c35cb02257f095742ce03d9cb0787.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
41 minutos atrás, cleiton2040 disse:

Sim, de fato o i3-10100F é superior ao i3-9100F, eu sei a importância do 1% low, mas não acho que ele vai querer jogar um RDR2 em uma GT730, né?!

A questão é que ele mesmo disse que pretende fazer um upgrade de placa de vídeo posteriormente. Essa placa atual é provisória e só está pavimentando o caminho.

 

42 minutos atrás, cleiton2040 disse:

Uma diferença de exatos 100 reais
Uma memória DDR4 de 4GB básica, mas suficiente, custa R$ 139,90, ou R$ 127,80 se ele optar por comprar em outras lojas que não são de hardware

A memória é um upgrade barato e rápido de se fazer posteriormente. Basta comprar e encaixar. Trocar um processador é algo mais complicado, porque você precisa encontrar algum superior por preço bom (o que nem sempre ocorre e pode empurrar para a troca da placa-mãe junto) e ainda tem o trabalho de vender o antigo. A memória seria sim uma limitação forte a curto prazo, mas de fácil resolução. É isso que tenho em mente.

 

O raciocínio que você explicou acima não é incorreto, apenas diferente do meu. Você está pensando mais a curto prazo, enquanto estou direcionando mais a longo prazo. É bacana que você tenha exposto também, pois caberá ao colega autor do tópico a decisão final diante das opções. Ele terá que avaliar, por exemplo, o tempo que levaria para obter outra memória de 4GB caso optasse pelo caminho que sugeri.

 

42 minutos atrás, cleiton2040 disse:

Eu jogo em uma GT 520, você joga em uma 1070Ti, os nossos conceitos de "taxa de FPS jogável" são bem diferentes, e creio que ele com uma GT 730 tá bem mais próximo do meu, de que 30FPS ainda dá pra jogar, as quedas não são pra 1fps, o jogo não fica travado por 3 segundos, ele só atinge 30FPS por alguns segundos, eu mesmo se jogar com msi afterburner fechado, não consigo dizer se tá a 30fps ou 50fps

Sim, você está correto ao colocar a percepção pessoal como fator de influência. Mas isso considerando que você estaria optando, eventualmente, em travar a taxa de FPS nos 30 ou pouco acima disso. O problema do stutter não é ficar algum tempo nos 30 FPS (o que muitos poderiam considerar perfeitamente jogável), mas a travadinha (porque o processador está a 100%) que ocorre no ato de cair. Quando você está jogando a 60 FPS, o processador bate 100%, há uma explosão e cai a 40 FPS, por exemplo. A taxa não é tão baixa, mas há uma travadinha desagradável no momento em que ocorre.

 

Nesse caso, optar por jogar nos 30 FPS cravados ao estabelecer um limite pode ser muito melhor que jogar com FPS solto e micro-stutter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!